montar Rede e tomadas

rubenm

Suspenso
ora tentei ligar umas tomadas de rede que comprei usadas e devo estar a fazer mal a conexao dos fios
alguem tem um esquema para ligar tomadas a cabo directo ou seja da parte de tras da tomada sai o cabo e na ponta leva ficha RJ45 para ligar direcamente ao switch ?
as tomadas usam numeros 1 a 8 sendo que no meio troca 2

sugestoes sao muito bem vindas
 
Ou arranjas o esquema para essas tomadas ou descobres. As minha são relativamente recentes mas tive de descobrir:

Ligas um fio a cada contacto do lado de dentro da ficha, e fazes um cabo RJ45 só com uma ficha. Pegas num led/lampada e pilhas/fonte electrica para fazer ligar esse led/lampada (há multimetros que têm um modo para isto que evita usar a pilha e a luz). Ligas um dos polos da pilha à lampada/led e ligas o primeiro fio de dentro à pilha, por exemplo, e vais procurar a qual corresponde na ficha. Estás a perceber?
Apontando um por um chega ao que queres ;)
 

Como disse, aquela será das maneiras mas faceis de testar quando se tem pouco material. Se as tomadas forem todas iguais, fazes o que está naquele esquema e vais ligar ao outro lado do cabo que liga à toma pela mesma ordem. Isto é, vamos supor que, naquela tomada da foto, o fio verde corresponde ao pino 1 na ficha macho RJ45, então vais ligar, no outro lado, o verde no pino 1. A ideia é ser directo, o pino um da tomada vai ligar ao mesmo do outro lado. Percebeste?


Depois vêm dar todos ao switch/router (neste caso é um switch, o que faz de roteamento é o modem ADSL, ligado por aquele cab de cor diferente).


Resumindo: o cabo, na foto, vermelho, está directo (1-1, 2-2, 3-3, ...) e, agora que vejo nao era ali que queria meter o verde lol... O verde devia estar a sair da tomada para mostrar que vai ligar ao modem/PC/seja lá o que tenhas.

Dúvidas? lol

Cumps
 
Última edição:
ora eu hj tive a tentar novas coisas e consegui obter rede da tomanda inclusive trocar ficheiros na rede no entanto so obtenho 100 mb e nao gigabite podera ser da tomanda? pelo que vi sao antigas comprei as usadas e sao ao que me parece de 2003 da marca Deltacom versao 2.5 no entanto nao encontrei nada desta empresa.

da maneira que liguei os cabos obtive rede a 10/100 e no cable tester obtenho duas trocas nos fios ou seja acende o 5 com o 6 e o 7 com o 8 e depois trocam sera por isso que nao tenho 10/100/1000??
 
Duas trocas? Como assim?
Primeiro tens de ver se tudo é compativel com 1000Bps. E não é por uma tomada ser antiga que isso nao ia funcionar... Se for RJ45 tem 4 pares logo tem 1000Mbps. Mas só se tiverem todos ligados. Por exemplo, para uma ligação de 100Mbps, bastam 4 fios...
 
tive a ver a tomada e ela tem os numeros com a seguinte ordem:
8-7-5-4-6-3-2-1

BL-L-V-A-BA-BC-C

o 7 e 8 tavam trocados pq me enganei ao cravar logo ficaria:
BL-L-V-A-BA-C-BC

a minha duvida sera qual a ordem a aplicar na ficha Rj45 de ligar ao switch ou outra ordem...

acabei agora mesmo de ligar uma tomada a outra onde correspondi as cores aos numeros nas duas e estao corretamente alinhados segundo o cable tester aparecem todos correcto e o swithc detecta gigabit logo o problema ta nas tomadas...qual sera a combinacao correcta para esta tomada como descobro??
 
Última edição pelo moderador:
tive a ver a tomada e ela tem os numeros com a seguinte ordem:
8-7-5-4-6-3-2-1

BL-L-V-A-BA-BC-C

o 7 e 8 tavam trocados pq me enganei ao cravar logo ficaria:
BL-L-V-A-BA-C-BC

a minha duvida sera qual a ordem a aplicar na ficha Rj45 de ligar ao switch ou outra ordem...

acabei agora mesmo de ligar uma tomada a outra onde correspondi as cores aos numeros nas duas e estao corretamente alinhados segundo o cable tester aparecem todos correcto e o swithc detecta gigabit logo o problema ta nas tomadas...qual sera a combinacao correcta para esta tomada como descobro??

Boas, essas tomadas são Efapel, por isso elas de lado teem a legenda para cravar como Tipo A ou Tipo B, seguidos com cores!!!
 
entao mesmo estando trocado na tomada se usar o tipo correcto A ou B ela devera funcionar...
RJ_45.jpg
 
Boas, já montei centenas de conectores de varias marcas e todos os esquemas de cores das tomadas sempre bateram certo!!!
Não montei tantas como tu, mas as suficientes para saber que nem sempre é assim tão simples. No caso dele também se complicou e eu só sugeri uma maneira certa de ficar a funcionar..
 
eu optei por ligar tomada a tomada como se fosse extensao e ai foi facil basta ter as pontas iguais...com tomada->chicote e que ainda n consegui e ja n vou tentar mais...

outra questao usando cabo Cat 6 e tudo gigabite n consigo obter so 10/100 sera das pontas das fichas ??
 
eu optei por ligar tomada a tomada como se fosse extensao e ai foi facil basta ter as pontas iguais...com tomada->chicote e que ainda n consegui e ja n vou tentar mais...

outra questao usando cabo Cat 6 e tudo gigabite n consigo obter so 10/100 sera das pontas das fichas ??

Boas, já viste nas outras tomadas se o esquema de cores está bem visivel???
 
nao usa cores mas sim numeros em todas eu quando puder coloco uma foto ate porque irei vender as que nao usar, mas estao a suportar gigabit ag os chicotes que fiz e que nao e o cable tester diz que o cabo ta lidado da luz em todos direito mas nao suporta e como o cabo e cat 6 pensei ser das fichas ou entao o alicate nao ta a cravar direito mas para isso nao davam algums luzes no cable tester...penso eu
 
Back
Topo