Montar rede em casa, ubiquiti vs outros

LInkX

Membro
Bom dia,

Precisava de uma ajuda para montar uma rede em casa.
O principal dilema é equipamentos ubiquiti vs tp-link, custo/beneficio.
Será que me compensa investir numa rede com hardware da ubiquiti ou para o que vou fazer serve os decos e swith tp-link ?

O uso vai ser o seguinte:
Em apartamento
Ter os equipamentos ligados por cabo a um switch:
-um pc fixo
-box/tv android
-servidor com proxmox a correr home assistant e futuramente dentro do proxmox uma cloud
-possivelmente um NVR com 2 câmaras
-2/3 Aps ligados por cabo ou em mesh, 1 em cada ponta da casa para não falhar sinal Wifi
-dispositivos de casa inteligente wireless, cerca de 25
-cerca de 5 telemóveis ligados à rede wireless a fazer o uso normal, redes sociais ou youtube.

A minha única condição é que dê para criar Vlans para poder separar os acessos à rede.
Não preciso de ter uma rede interna extremamente rápida, algo usual.

Muito obrigado
 
Não sei se será possivel mas a ideia era ter um router a gerir tudo, ou seja os decos ou ligavam ao swich ou ao router só para emitir wireless mais nada ou então outro equipamento que sirva de AP apenas
 
Bem, UniFI é bom. É escalável e permite muitas opções quando tens equipamentos do ecossistema. Aquilo que eu faria sempre era pensar se pretendo (ou não) poder escalar a minha rede, com AP's na rua (por exemplo, numa moradia, que não é o teu caso), ou outros. Nisto tudo, colocaria uma tabela com preços para poder comparar. Uma coisa é teres uma diferença de 100 eur mais caro numa solução e dizeres "que se lixe, até gosto disto". Outra são 500 ou mais. Nas características que ali colocas, diria-te que provavelmente te fica mais barato outra solução que não seja UniFI. Dependendo da topologia da casa, podes precisar de 1, 2 ou mais AP's. Olhando, por exemplo, para os U6 Pro, custam por volta de 150 euros cada. Precisarias de um switch para tratar das vlan's e conta com mais uns 100 euros. Agora, quiseres olhar para uma larger picture, tens NVR com o UniFI Protect, podes controlar acessos a áreas e wifi's com o UniFI Access e UniFI ID, que é tudo muito porreiro e custa tudo MUITO dinheiro. De novo, e para a questão apresentada, primeiramente faria uma folha em excel com valores, para ter logo uma ideia. Diferença grande -> o factor preço pode ser um factor de decisão.
 
Se vais usar proxmos eu comprava um controlador the Ethernet dedicado de 4 portas ( há montes por 30 euros ) fazia pass through ao controlador e virtualizava pfsense e usava como router. Uso está config há quase 2 anos e nunca me falhou. para Wi-Fi tens tp-link onada ou acesss points da UniFi.
 
Back
Topo