1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montar rede Wireless... o que preciso?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Alex107, 23 de Janeiro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1175)

1. Alex107

Alex107 Power Member

Boas

Actualmente tenho um Pc ligado ao modem da Netcabo via cabo de rede. Agora com a aquisição de mais um PC queria montar uma rede wireless de forma a distribuir internet pelos dois PC e poder trocar ficheiros entre eles. O que é preciso? E que marcas aconselham?

Gracias!

2. jtcgomes

jtcgomes Power Member

Uma vez k keres montar uma rede wireless, aconselho-te a compra de um router wirelles, ao qual ligaras o modem.

Parte-se do presuposto k ambos os computadores tem placa wireles para interagirem entre si..

Depois é so configurar....

Marcas?? isso tudo depende de quanto queres gastar...
    É como tudo... procura meia duzia de lojas de informática, o k não falta pelo google é isso...

3. Bem Deixo-te Aqui O Que Eu Tenho Para Teres Umas Ideias:

Router/Modem ADSL 2+ SMC (Ligaçao à Net)

PC1 - Placa PCI 100Mbytes SMC

PC2 - Placa PCI 100MBytes SMC

PC3 - Placa PCI 54MBytes SMC

PC4 - PC Portatil Acer

Configuração:

É Super Facil, No Meu Caso Sendo Cliente SAPO ( INFELIZMENTE CLARO ) Foi So meter o User, A Password , E Nos PC's Foi So Detectar A Rede Sem Fios, E Voila!!!

Claro que convém que seja uma Rede Encryptada Para Salvaguardar Que Ninguem Se Tente Ligar à Tua Rede Sem A Tua Autorização!

É Bom Para Jogar Jogos Em Rede ... No Meu Caso Com Os Meus Irmãos!!!

Digamos que é uma Boa Solução Para Quem Tem Uma Casa E Nao Quer Ter Os PC's TOdos No Mesmo Sitio!

Um Abraço!

4. Alex107

Alex107 Power Member

Exactamente a ideia é mesmo ter os Pcs em quartos diferentes.

Só para confirmar, tenho então de comprar um router wireless que vou ligar ao meu modem, e depois em cada pc tenho de colocar uma antena, Right?

Agora, a escolha do router tem alguma coisa a ver com o número de PCs que o vão usar ou não tem mesmo nada a ver. E as escolha do router prende-se apenas à força do sinal e a facilidade com que é recebido pelas antenas?

Gracias

5. vascorama

vascorama Power Member

sim, precisas de um router wireless e uma placa de rede wireless para cada pc(não compres usb)

eu tenho netcabo 8 megas+ um router wireless barato(sitecom wl-160), tenho 3 pc´s ligados, 2 em wireless, 1 wireless e o desktop sempre ligados e nunca tive uma unica quebra de largura de banda(faço testes quase todos os dias), para o que quero chega e sobra, são 54mbps é verdade, mas para fins domésticos não estou a ver que seja necessário mais que isso, até porque se o sinal for bom(e que é, na casa de cima apenas tive de comprar uma antena melhor para a placa de rede) não se nota grande diferença, talvez na transferencia de ficheiros grandes(pq os pequenos é quase instantaneo) entre os pcs da rede...

ps:isto foram os meus 2 centimos, é que ás vezes há ppl que gasta pequenas fortunas escusadamente, dinheiro que podia ser investido num upgrade qq pr exemplo...

Última edição: 24 de Janeiro de 2007
  6. Mitch

Mitch Banido

não precisas de placa wireless nos dois pcs, se um dos pcs ficar perto do router. para esse basta ligar pela placa de rede (se o pc não tiver, só custam 5 euros).

7. vascorama

vascorama Power Member

:lol: , ya, normalmente até têm todos 4 saidas rj45, não estou a par das distancias em que se pode trabalhar por cabo sem perder qualidade, mas por exemplo se fosse só atravessar uma parede e dou outro lado tivesse o outro pc encostado á mesma parede, era um furo com uma broca de 10 e tava a andar de mota :-D , poupavas 50 euros em 2 placas wireless.:P

8. Alex107

Alex107 Power Member

No meu caso o Modem está no Hall de entrada, onde chega o cabo da Tv\netcabo. Depois parte um cabo de rede com para aí uns 10 metros pela tubagem dos cabos da televisão até ao quarto que tem o Computador, não sei se é muita ou pouca distância. O outro quarto fica ainda mais distante pelos cabos e deve ficar tipo a 10 m em linha recta. Como não me está a apetecer andar a inventar a por mais fios, daí a vontade de pôr wireless.

Os computadores e o modem router estão todos no mesmo andar, em linha recta um a 6 a 7 metros e outro a 10m atravessando uma e duas paredes respectivamente. Não devo ter problemas de perda de sinal, certo?

Obrigado pela ajuda

Edit: tendo em conta que já tenho o cabo de rede estendido, também posso pôr o Router no primeiro quarto ao pé do primeiro PC, e liga-lo directamente via rede (que já tenho place de rede), e então ligar o mais distante via wireless, até tem a vantagem de o router ficar mais centrado em relação à casa, e mais perto do segundo quarto. À partida 10 metros de cabo de rede devem ser mais fiáveis em termos de sinal do que 7 metros de "wireless".Gracias Micth

Última edição: 24 de Janeiro de 2007

Partilhar esta Página