Montar rede Wireless... o que preciso?

Alex107

Power Member
Boas

Actualmente tenho um Pc ligado ao modem da Netcabo via cabo de rede. Agora com a aquisição de mais um PC queria montar uma rede wireless de forma a distribuir internet pelos dois PC e poder trocar ficheiros entre eles. O que é preciso? E que marcas aconselham?

Gracias!
 
Uma vez k keres montar uma rede wireless, aconselho-te a compra de um router wirelles, ao qual ligaras o modem.

Parte-se do presuposto k ambos os computadores tem placa wireles para interagirem entre si..

Depois é so configurar....

Marcas?? isso tudo depende de quanto queres gastar...
É como tudo... procura meia duzia de lojas de informática, o k não falta pelo google é isso...
 
Bem Deixo-te Aqui O Que Eu Tenho Para Teres Umas Ideias:

Router/Modem ADSL 2+ SMC (Ligaçao à Net)

PC1 - Placa PCI 100Mbytes SMC

PC2 - Placa PCI 100MBytes SMC

PC3 - Placa PCI 54MBytes SMC

PC4 - PC Portatil Acer

______________________________________________

Configuração:

É Super Facil, No Meu Caso Sendo Cliente SAPO ( INFELIZMENTE CLARO ) Foi So meter o User, A Password , E Nos PC's Foi So Detectar A Rede Sem Fios, E Voila!!!

Claro que convém que seja uma Rede Encryptada Para Salvaguardar Que Ninguem Se Tente Ligar à Tua Rede Sem A Tua Autorização!

É Bom Para Jogar Jogos Em Rede ... No Meu Caso Com Os Meus Irmãos!!!

Digamos que é uma Boa Solução Para Quem Tem Uma Casa E Nao Quer Ter Os PC's TOdos No Mesmo Sitio!

Um Abraço!
 
Exactamente a ideia é mesmo ter os Pcs em quartos diferentes.

Só para confirmar, tenho então de comprar um router wireless que vou ligar ao meu modem, e depois em cada pc tenho de colocar uma antena, Right?

Agora, a escolha do router tem alguma coisa a ver com o número de PCs que o vão usar ou não tem mesmo nada a ver. E as escolha do router prende-se apenas à força do sinal e a facilidade com que é recebido pelas antenas?

Gracias
 
Só para confirmar, tenho então de comprar um router wireless que vou ligar ao meu modem, e depois em cada pc tenho de colocar uma antena, Right?

sim, precisas de um router wireless e uma placa de rede wireless para cada pc(não compres usb)

eu tenho netcabo 8 megas+ um router wireless barato(sitecom wl-160), tenho 3 pc´s ligados, 2 em wireless, 1 wireless e o desktop sempre ligados e nunca tive uma unica quebra de largura de banda(faço testes quase todos os dias), para o que quero chega e sobra, são 54mbps é verdade, mas para fins domésticos não estou a ver que seja necessário mais que isso, até porque se o sinal for bom(e que é, na casa de cima apenas tive de comprar uma antena melhor para a placa de rede) não se nota grande diferença, talvez na transferencia de ficheiros grandes(pq os pequenos é quase instantaneo) entre os pcs da rede...


ps:isto foram os meus 2 centimos, é que ás vezes há ppl que gasta pequenas fortunas escusadamente, dinheiro que podia ser investido num upgrade qq pr exemplo...
 
Última edição:
não precisas de placa wireless nos dois pcs, se um dos pcs ficar perto do router. para esse basta ligar pela placa de rede (se o pc não tiver, só custam 5 euros).
 
:lol: , ya, normalmente até têm todos 4 saidas rj45, não estou a par das distancias em que se pode trabalhar por cabo sem perder qualidade, mas por exemplo se fosse só atravessar uma parede e dou outro lado tivesse o outro pc encostado á mesma parede, era um furo com uma broca de 10 e tava a andar de mota :-D , poupavas 50 euros em 2 placas wireless.:P
 
No meu caso o Modem está no Hall de entrada, onde chega o cabo da Tv\netcabo. Depois parte um cabo de rede com para aí uns 10 metros pela tubagem dos cabos da televisão até ao quarto que tem o Computador, não sei se é muita ou pouca distância. O outro quarto fica ainda mais distante pelos cabos e deve ficar tipo a 10 m em linha recta. Como não me está a apetecer andar a inventar a por mais fios, daí a vontade de pôr wireless.

Os computadores e o modem router estão todos no mesmo andar, em linha recta um a 6 a 7 metros e outro a 10m atravessando uma e duas paredes respectivamente. Não devo ter problemas de perda de sinal, certo?

Obrigado pela ajuda

Edit: tendo em conta que já tenho o cabo de rede estendido, também posso pôr o Router no primeiro quarto ao pé do primeiro PC, e liga-lo directamente via rede (que já tenho place de rede), e então ligar o mais distante via wireless, até tem a vantagem de o router ficar mais centrado em relação à casa, e mais perto do segundo quarto. À partida 10 metros de cabo de rede devem ser mais fiáveis em termos de sinal do que 7 metros de "wireless".Gracias Micth
 
Última edição:
Back
Topo