Montar Rede

Mr.Henrique

1st Folding then Sex
Olá boas noites!
Precisa aqui de uma ajuda se possível.

Tenho de configurar uma rede aqui para casa... Tenho de enviar Internet de uma casa para outra, sem passar cabos visto que passam duas estradas entre ambos os edifícios.

Distam cerca de 90m em linha recta, contudo não se conseguem ver, visto que o "edifício 1" está mais baixo que a Casa.

Fiz um esquema à mão para se perceber melhor:





Notas:
- O Edifício 1 está mais baixo que a Casa, e só tem "linha de vista" para o tal repetidor que estava a pensar instalar.
- O router que recebe a Internet, está numa janela direccionada para o tal repetidor.
- O repetidor vai ficar ao ar livre, precisa de ser à prova de água.
- A Casa é em pedra, o que danifica a recepção de sinal.


Creio que o esquema que desenhei é capaz de ser o melhor... No entanto não sei que material adquirir para o repetidor.
o router que recebe a Internet é o Zyxel da PT, e em casa tenho um DLink que dá para fazer de AP... Contudo será melhor instalar uma antena decente.

Resumindo:
Que repetidor comprar?
Que antena para o Dlink comprar?

Será este o melhor esquema?

Muito obrigado a todos.



 
Boas, como faria isso.

Equipamento para o repetidor
Mikrotik - OmniTikU-5HnD

Equipamento para servidor e casa
2 x RBSXT-5HPND

Agora não sei se queres gastar cerca de 230€ + iva com estes equipamentos.

Qual é a diferença de alturas entre o "Servidor" e a Casa?

Eu creio que dá para fazer de repetidor, mas não tenho a certeza, se quiseres/puderes confirma com vendedor/fabricante.
Com um Groove A-2Hn Level 4 32 + ANTENA INTERLINE OMNI DE 9dBi no sítio do repetidor assim gastarias perto de 100€
 
eu só aconselhava equipamento a 5ghz da ubiquiti por ser bem mais simples de configurar..

agora o problema está mesmo com não ter linha de vista.. o ideal é levantar um mastro a ver se consegue apanhar, pois obstáculos no meio podem dificultar muito a passagem e qualidade do sinal..

ainda por cima a essa distância não dá para jogar muito com o fresnel, nem a banda 5ghz é propícia a ultrapassar obstáculos..

mas antes de mais convém dizeres qual o teu orçamento disponível para o projecto.
 
Se instalar um terceiro equipamento no tal sitio para o repetidor não há problema de linha de vista, segundo ele.

Um aparte, os equipamentos cisco também não são fáceis de configurar e não é por causa disso que o pessoal compra smc em detrimento de cisco penso eu de que.
A minha primeira proposta é com equipamentos a 5ghz.

Mas pronto seja Mikrotik,Ubiquiti, etc é importante é que consiga fazer o que pretende, com qualquer uma das marcas ficará bem servido, e os problemas de fresnel, LOS são iguais seja que marca for.
 
A casa encontra-se a 166m de altura e o servidor a 160m... E têem uma casa e vegetação entre si...
O edifício não vê a casa, mas ambos conseguem ver o local onde planeio instalar o repetidor...

Pois, esqueci-me realmente do orçamento. Seria o mínimo possível... 200e está mesmo fora de questão. 100e seria o tecto (e já é a puxar)

Em casa tenho já um DLink DWL G700AP... Queria usa-lo, para aproveitar... Trocando talvez a antena (se for necessário).
E o router da PT também se manteria.

Portanto seria só instalar o repetidor (e uma antena no Dlink se necessário)...

(isto claro, se for exequível)

PS: Não faço a mínima onde comprar este material...Se me puderem mandar por PM as lojas que aconselham, agradecia ;)

Muito obrigado pela ajuda.
 
Huuum tenho de ver bem, mas não creio... Como podes ver na imagem de satélite, entre a casa e o edifício do servidor, existe bastante vegetação...
 
A vegetação se for pouco densa, pinheiros/eucaliptos não interfere muito, agora se forem arbustos ou árvores com muitas ramadas... se bem que interfere sempre menos que as paredes das casas.
 
Back
Topo