Montar servidor em Casa

carlluchi

Power Member
Bom dia

Na passada sexta feira foi assalyado um vizinho meu. O que me começou a levantar uma serie de questões.
Tenho copias de segurança de alguns ficheiros importantes, mas não de todo o conteudo dos discos, nomeadamente filmes, musica, fotos de familia e outros...

Pensei e se fosse a minha casa....

Dai decidi avançar para um novo projecto, visto o htpc estar praticamente pronto.

Vou montar um servidor para guardar os ficheiros importantes e servir de biblioteca multimedia.

A ideia será colocar um pc relativamente modesto, com os discos, sem monitor e num local escondido da casa. Sendo que todos os outros pc´s irão buscar as informações a esse pc.

Duvidas:

1º O Pc que quero enquadra-se num servidor NAS ou uma maquina com windows server na rede?

2º Software ( sei que existe servidores baseados em Linux, mas nao estou à vontade com linux, seria talvez melhor uma solução windows server )

3º Que tipo de sistema teria de colocar para ter os ficheiros seguros, em caso de disco avariado, RAID, mirror, copias agendadas ?

Estas são para já as duvidas iniciais....

Irei tentar fazer deste post um relatorio de avnço do projecto para ficar como referencia futura para outros.

Obrigado.
 
se é para depositar ficheiros, então o que precisas é de uma NAS.

Checka a FreeNAS. É baseada em FreeBSD mas com o interface web de gestão, não terás problemas a configurar.
 
3º Que tipo de sistema teria de colocar para ter os ficheiros seguros, em caso de disco avariado, RAID, mirror, copias agendadas ?

O mais simples (leia-se preguiça...) é RAID1 em que cada HD tem um mirror. É extremamente improvável que ambos os discos pifem em simultâneo (excepto se a PSU explodir...).

Um RAID1 já te dá alguma paz de espirito, mas não dispensa ires fazendo backups ocasionalmente para o caso de desgraça não evitável pelo animal, aka apagar ficheiros, um vírus, etc...

De qqr modo, se meteres um RAID1, tens (ou poder ter) de o fazer antes da instalação quando ainda está vazio. O tempo de "construção de um RAID1 não "a zeros" é assim como que aberrante em certos controladores, sendo muito superior ao tempo que deveria demorar a copiar um HD para outro...

Se optares por SoftRaid, ou seja, RAID feito pelo OS e não pelo hw, tens mais flexibilidade, mas tens algumas questões adicionais a resolver.
 
Uma das funções é servir de base de dados para um PC HTPC que tenho na sala, a velocidade de rede desse sistema NAS será suficiente para manter um stream sem soluções de video?

Em relação ao servidor, pensei em fazer tambem servidor de email e de documentos, as maquinas clientes estariam assim desprovidads de dados, qq problema, seja roubo, ou formatação, a unica questão que me preocuparia era reeinstalar os programa que uso.

Para este caso um sistema baseado em xp ou windows server nao seria melhor?
 
Uma das funções é servir de base de dados para um PC HTPC que tenho na sala, a velocidade de rede desse sistema NAS será suficiente para manter um stream sem soluções de video?

Em relação ao servidor, pensei em fazer tambem servidor de email e de documentos, as maquinas clientes estariam assim desprovidads de dados, qq problema, seja roubo, ou formatação, a unica questão que me preocuparia era reeinstalar os programa que uso.

Para este caso um sistema baseado em xp ou windows server nao seria melhor?

O Nas aguenta sempre melhor q qq windows a velicodade...

em relacao aos documentos tas sempre mais bem servido com Nas visto que é simplesmente melhor...
 
Mesmo que te ficasses pelos 6/7 MB/s já era mais que suficiente para o que queres. O unico problema pode ocorrer com vários acessos em simultâneo e/ou "engasgos" no servidor.

Normalmente isso disfarça-se bem dando ao servidor uma quantidade de RAM suficiente para ele fazer cache à vontade e usando HD's que não "empacotem" demasiado.

O sitio onde podes notar mais que está "over network" e que não é um stream é quando tentas andar para trás e para a frente num filme. Dependendo de muita coisa pode não ser smooth e dar saltos. Mas normalmento o playback é sem problemas.

Podes tambem usar o Videolan para fazer streaming do servidor para o cliente, mas isso implica que a box server se consiga aguentar à pastilha de fazer decode video->encode to stream. Uma box masi fraquita pura e simplesmente não vai conseguir descodificar um codec mais pesado e voltar a encodificar num codec ainda pior em stream format.

E como é óbvio, o OS só ajuda (ou atrapalha dependendo...).
 
Boas!

Aqui em casa também fiz algo do género, depois de equacionar várias opções cheguei a duas que funcionam bastante bem, deixo aqui as minhas sugestões.

PC Server:
Pentium IV 1.8Ghz
728mb ram
300gb de disco

Instalei ClarkConnect (uma distro de linux), muito simples de configurar, e depois, podes controlar o servidor por uma página web, como um router. A partir daqui fazes o que pretenderes do servidor. Trabalhar em linux não é o bicho de 7 cabeças que já foi. Qualquer dúvida também tens sempre gente que percebe disso por aqui.

Outra solução mais rápida, que apenas para backups funciona, e acabei por adoptá-la, visto o PC Servidor servir para outras coisas e não precisar de um serviço dedicado de ser com tantas funções.

Eu tenho um router Asus WL500gP, tem 2 portas USB 2.0. Liguei um disco externo de 120gb. O router tem um servidor SMB e FTP. A partir daqui meti a minha biblioteca de áudio no disco e já está. Faço stream para todo o lado com as maiores das facilidades. Para os backups basta procurares um programa que o faço directamente para o disco ligado ao router. O Nero até traz um jeitoso, mas há melhores por aí.

Aqui por casa fiz isto.

Cumpz jpsfs
 
Back
Topo