1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montar servidor em Casa

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por carlluchi, 29 de Outubro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 2389)

1. carlluchi

carlluchi Power Member

Bom dia

Na passada sexta feira foi assalyado um vizinho meu. O que me começou a levantar uma serie de questões.
    Tenho copias de segurança de alguns ficheiros importantes, mas não de todo o conteudo dos discos, nomeadamente filmes, musica, fotos de familia e outros...

Pensei e se fosse a minha casa....

Dai decidi avançar para um novo projecto, visto o htpc estar praticamente pronto.

Vou montar um servidor para guardar os ficheiros importantes e servir de biblioteca multimedia.

A ideia será colocar um pc relativamente modesto, com os discos, sem monitor e num local escondido da casa. Sendo que todos os outros pc´s irão buscar as informações a esse pc.

Duvidas:

1º O Pc que quero enquadra-se num servidor NAS ou uma maquina com windows server na rede?

2º Software ( sei que existe servidores baseados em Linux, mas nao estou à vontade com linux, seria talvez melhor uma solução windows server )

3º Que tipo de sistema teria de colocar para ter os ficheiros seguros, em caso de disco avariado, RAID, mirror, copias agendadas ?

Estas são para já as duvidas iniciais....

Irei tentar fazer deste post um relatorio de avnço do projecto para ficar como referencia futura para outros.

Obrigado.

2. spastikman

spastikman Banido

se é para depositar ficheiros, então o que precisas é de uma NAS.

Checka a FreeNAS. É baseada em FreeBSD mas com o interface web de gestão, não terás problemas a configurar.

3. ShadeX

ShadeX Power Member

O mais simples (leia-se preguiça...) é RAID1 em que cada HD tem um mirror. É extremamente improvável que ambos os discos pifem em simultâneo (excepto se a PSU explodir...).

Um RAID1 já te dá alguma paz de espirito, mas não dispensa ires fazendo backups ocasionalmente para o caso de desgraça não evitável pelo animal, aka apagar ficheiros, um vírus, etc...

De qqr modo, se meteres um RAID1, tens (ou poder ter) de o fazer antes da instalação quando ainda está vazio. O tempo de "construção de um RAID1 não "a zeros" é assim como que aberrante em certos controladores, sendo muito superior ao tempo que deveria demorar a copiar um HD para outro...

Se optares por SoftRaid, ou seja, RAID feito pelo OS e não pelo hw, tens mais flexibilidade, mas tens algumas questões adicionais a resolver.

4. carlluchi

carlluchi Power Member

Uma das funções é servir de base de dados para um PC HTPC que tenho na sala, a velocidade de rede desse sistema NAS será suficiente para manter um stream sem soluções de video?

Em relação ao servidor, pensei em fazer tambem servidor de email e de documentos, as maquinas clientes estariam assim desprovidads de dados, qq problema, seja roubo, ou formatação, a unica questão que me preocuparia era reeinstalar os programa que uso.

Para este caso um sistema baseado em xp ou windows server nao seria melhor?

5. xupetas

xupetas Banido

O Nas aguenta sempre melhor q qq windows a velicodade...

em relacao aos documentos tas sempre mais bem servido com Nas visto que é simplesmente melhor...

6. ShadeX

ShadeX Power Member

Mesmo que te ficasses pelos 6/7 MB/s já era mais que suficiente para o que queres. O unico problema pode ocorrer com vários acessos em simultâneo e/ou "engasgos" no servidor.

Normalmente isso disfarça-se bem dando ao servidor uma quantidade de RAM suficiente para ele fazer cache à vontade e usando HD's que não "empacotem" demasiado.

O sitio onde podes notar mais que está "over network" e que não é um stream é quando tentas andar para trás e para a frente num filme. Dependendo de muita coisa pode não ser smooth e dar saltos. Mas normalmento o playback é sem problemas.

Podes tambem usar o Videolan para fazer streaming do servidor para o cliente, mas isso implica que a box server se consiga aguentar à pastilha de fazer decode video->encode to stream. Uma box masi fraquita pura e simplesmente não vai conseguir descodificar um codec mais pesado e voltar a encodificar num codec ainda pior em stream format.

E como é óbvio, o OS só ajuda (ou atrapalha dependendo...).

7. jpsfs

jpsfs Power Member

Boas!

Aqui em casa também fiz algo do género, depois de equacionar várias opções cheguei a duas que funcionam bastante bem, deixo aqui as minhas sugestões.

PC Server:
    Pentium IV 1.8Ghz
    728mb ram
    300gb de disco

Instalei ClarkConnect (uma distro de linux), muito simples de configurar, e depois, podes controlar o servidor por uma página web, como um router. A partir daqui fazes o que pretenderes do servidor. Trabalhar em linux não é o bicho de 7 cabeças que já foi. Qualquer dúvida também tens sempre gente que percebe disso por aqui.

Outra solução mais rápida, que apenas para backups funciona, e acabei por adoptá-la, visto o PC Servidor servir para outras coisas e não precisar de um serviço dedicado de ser com tantas funções.

Eu tenho um router Asus WL500gP, tem 2 portas USB 2.0. Liguei um disco externo de 120gb. O router tem um servidor SMB e FTP. A partir daqui meti a minha biblioteca de áudio no disco e já está. Faço stream para todo o lado com as maiores das facilidades. Para os backups basta procurares um programa que o faço directamente para o disco ligado ao router. O Nero até traz um jeitoso, mas há melhores por aí.

Aqui por casa fiz isto.

Cumpz jpsfs

Partilhar esta Página