Montar um Home Cinema

E para teres colunas de pé alto e design bonito vais ter que aumentar o orçamento e se quiseres também o HTPC ainda mais já que nenhum HTPC que eu conheça pode utilizar essas colunas de pé alto bonitas, precisas sempre de um amplificador ;)

Exacto.
O problema é que normalmente quem monta um HTPC depois espeta-lhe com aqueles kits da Creative :-D e fica todo contente :wow:

Quem quer um sistema a sério, monta por componentes. E um receptor AV mais um DVD são imprescindiveis, mesmo que adicione também um HTPC.
Só que fica um sistema carote.
 
Não é bem assim... Se for um kit daqueles de €60, claro que é só marginalmente melhor que os HTIB budget que se encontram nas Worten e afins.

Agora, lembro-me de ler na TomsHardware (andei à procura do link, mas não encontrei :() que os conjuntos de topo Creative e Logitech, embora custem muito menos, têm qualidade comparável ou mesmo frequentemente superior aos conjuntos dedicados de marca. Isto porquê: são desenhados para gamers, e têm períodos de renovação de tecnologia muito mais reduzidos (toda a gente sabe como é a competição na indústria de hardware). Ou seja, temos material que é "feio" (é para ser posto numa secretária, num quarto onde está um pc), mas que em termos de som é muito bom.
Uma analogia (reconheço que não 100% aplicável) são os GPS que vêm incluídos nalguns carros de gama alta. Para instalar um GPS de origem num BMW tenho ideia que era à volta de €3000-€4000 euros, e são máquinas "atrasadas" em termos de tecnologia e funções em relação a qualquer TomTom aftermarket que custe €400.
 
Essa comparação não tem nada a ver.

E acredito que algum kit da Creative possa ser melhorzinho que alguns kits de marca (sony, samsung, etc), porque esse kit's de marca já são uma bosta. Mas duvido que seja melhor ou se aproxime sequer à qualidade de som de um conjunto separado, como o amp da Pioneer e o kit de colunas da Infinity que aqui foi proposto e que são equipamentos de entrada de gama.
 
Bem eu tenho som surround que considero de boa qualidade, pelo menos o meu ouvido não tem sensibilidade para distinguir as diferenças de qualidade a partir dum certo nível. Uso o som onboard e quanto a colunas a Creative, a logitech e outras providenciam muitos sistemas para muitos bolsos. Quanto ao pé alto são vendidos kits à parte e todos os sistemas 5.1 e 7.1 vêm com furações para adaptar as colunas aos suportes de pé alto. No meu caso, para as colunas traseiras coloquei os fios dentro de tubos no interior das paredes (aproveitei as obras em casa) e tenho tomadas RCA fêmeas nas paredes junto ao rodapé :) As colunas da frente e o Subwoofer encontram-se no móvel da televisão da sala de estar que ocupa quase toda a parede dando a possibilidade de espaçar bem as colunas. Quanto à potência, é a suficiente para eu quando quero ouvir o som alto, ter o sistema a 50%, senão a minha cunhada que mora na casa ao lado (eu moro numa vivenda) dá-me cabo da cabeça :)
 
Última edição:
A potência não é tudo. É muito mais importante teres um som coerente e completo e isso é impossivel de conseguir com esses kits. A limitação das colunas está lá. Não se pode esconder. Podem arranjar muita potência para esses kits para parecer barulhento, mas a falta de gama dinâmica e de agudos é indisfarçavel.
 
Eu admiti que a comparação do GPS não era boa :)

O que eu quis transmitir com essa comparação e com o meu post foi mesmo a relação qualidade/preço e... mais uma comparação: - o factor "IKEA" da coisa.
Isto é realmente a minha opinião pessoal, mas eu faço sempre as coisas de modo a perder o mínimo de dinheiro possível a médio prazo numa coisa, e por isso valorizo muito a relação qualidade/preço. Especialmente agora com as guerras de formatos dos discos HD, e o dia em que a TV de alta definição nos rebente no mercado, acho que não dava dinheiro para um conjunto AV e colunas de marca, num mercado neste momento ainda mais volátil.
Para os MEUS ouvidos e olhos de não-connoisseur, e dadas as MINHAS exigências em termos de multimédia e o tamanho dos MEUS bolsos :) , acho que a melhor, mais versátil, e mais económica solução é realmente um HTPC e um conjunto Logitech ou Creative de topo.

E cá está a minha visão IKEA da coisa: não me sinto mal em gastar "x" em algo que cumpre as minhas espectativas e que posso reciclar ou descartar no futuro em vez de "10x" em algo de relativa melhor qualidade à qual terei de ficar aprisionado anos a fio mesmo quando ficar obsoleto por causa do balúrdio que custou...

...Mas sim, admito que sou um bocado forreta ;)
 
Relativamente a essa ideia de colocar o ELISA por cima do Ubuntu, não foi coisa que me passase pela cabeça!!

Mas supondo que percebo tanto de Linux como de um lagar de Azeite, como é que faço para instalar o Elisa ??????

Tenho já instalado o Ubuntu, tenho já sacado Elisa, e agora?

Alguem pode ajudar???
 
Back
Topo