1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Montar um PC (newbie)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Agnor, 8 de Setembro de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 1964)

1. Boas. Já uso PCs há bastante tempo, mas nunca na vida me aventurei para lhe trocar peças ou assim. Ia agora comprar um computador novo (dentro de um mês, no máximo) e não consegui encontrar um "já feito" que me agradasse. Decidi então acabar com a minha burrice em hardware e acho que vou mesmo para a frente em montar um. Assim no futuro fica muito mais fácil fazer um upgrade ou substituir peças avariadas.

Já tenho em casa um monitor (por sinal, aconselhado aqui no fórum, o HP w2207) e vou precisar de uma caixa completa, com colunas, teclado e rato. O PC vai servir quase exclusivamente para trabalho, principalmente programação e criação/edição de música. Acho que um poderoso processador e muita RAM (e uma boa placa de som) são o suficientes para garantir isso. Também queria uma máquina silenciosa e que não consumisse demasiado. O orçamento não deverá passar os 1500€ (quanto menos melhor), mas se me convencerem para mais eu aceito :P

Aqui fica os componentes que eu já decidi, assim como um esboço do que peço. Sintam-se à vontade para alterarem as minhas sugestões:

Caixa - uma bem espaçosa e organizada (e até pode ser cara). Não conheço marcas por isso façam sugestões.
    Processador - Intel Core 2 Quad Q6600 G0
    Motherboard - Uma que seja estável e com boa capacidade para overclock e de expansão (falaram-me no chipset p35). Gastem o dinheiro que quiserem com a motherboard!
    Placa Gráfica - Sinceramente não me interessa uma boa, porque não vou utilizar o PC para jogar. Mas claro ponham algo bom (nunca acima dos 150€)
    RAM - 2 GB no mínimo, de preferência 4 GB
    Disco Rígido - 500 GB no mínimo
    Drives - Leitor/Gravador de DVD simples e bom. Compro os de Blu-Ray quando estiverem a menos de 100€
    Refrigeração/Fontes de Alimentação - sou um noob nisto por isso aconselhem!
    Teclado/Rato - de preferência muito ergonómico e com fios. Talvez vá para o novo Wave da Logitech
    Colunas - umas 2.1 ou 5.1 simples, eu utilizo mais é auscultadores...
    Placa de Som (esta fica fora do cálculo do preço, porque não a vou comprar para já) - http://www.xsound.com.pt/index.php?main_page=product_info&products_id=63

Acho que são todos os componentes, se faltar algum aconselhem na mesma. Digam também bons sites para a compra de componentes, assim como de guias para montar um PC (já vi bastantes, mas quero saber os que vocês gostam).

Muito obrigado desde já.

2. Miguel T.

Miguel T. Power Member

Acho que andará à volta disto, ainda falta o rato e teclado.
    Podes ainda meter uma motherboard um pouco melhor, se o dinheiro chegar, por exemplo:Asus P5K Deluxe Wifi.

Cá vai:

Cumps.

3. JKL22

JKL22 Power Member

Aqui vai, com esta configuração já ficas com uma placa de som de muito boa qualidade:

4. Muito obrigado pelas vossas respostas.

Estive a analisar as vossas propostas e fiquei bastante agradado. Como tinha dito, não era preciso incluirem uma placa de som, que já estou com a da Audiophile na cabeça, e só a vou comprar para o princípio do próximo ano.

Montei uma configuração com base no que aprendi aqui. Falta teclado, rato e colunas, mas isso tudo junto deve rondar os 100€.

http://img178.imageshack.us/my.php?image=config1wr1.png

Para já são mais ou menos 1400€ (se contarmos com o rato+teclado+colunas), por isso aceita-se mais 100-200€ para colocar aí :P

5. JKL22

JKL22 Power Member

Troca a P5K Deluxe por uma P5K Premium e põe um gravador de DVD Plextor PX-810SA 18X Dual Layer Sata. De resto não vale a pena gastares mais dinheiro, assim poupas uns trocos.

6. Muito obrigado.

Já agora, ninguém me recomenda websites para comprar as pecitas? De preferência de confiança e que se possa pagar a crédito. Eu conheço ainda alguns, como a Extreme-Computers, *****, *****, *****, f13, mas não sei se são de confiança e além disso, quanto mais melhor, para poder comparar os preços.

E já agora, estou a pensar em comprar uma UPS com o dinheiro que sobra. Que aconselham, dentro dos 100€ (ou pouco mais)? Não é preciso muito tempo de bateria, mas uma que aguente bem os picos e que alimente um computador, um monitor e uma Playstation 3 :P

7. JKL22

JKL22 Power Member

Compra uma APC, não sei os modelos mas sei que é a marca que tem as melhores UPS. Nem penses nas Mustek, são a maior porcaria que existe.

8. AkumaOwn

AkumaOwn Power Member

Caixa - Antec P182 - 130€ (Exelente caixa de extrema qualidade, muito espaçosa, silenciosa, excelente airflow...)
    Processador - Intel Core 2 Quad Q6600 G0 - 269€
    Motherboard - (Espera pelas motherboards com chipset X38) +/- 240€
    Placa Gráfica - Sapphire Radeon X1950Pro 256MB PCI-E - 130€
    RAM - GSKILL PC2-6400 PQ Dual Channel 4 Gb (2 x 2048) - 222.95 €
    Disco Rígido - WESTERN DIGITAL RAPTOR 36,7 Gb 10000 RPM 16 MB - 112€
    SEAGATE BARRACUDA 500 GB 16 MB DE CACHE SATA II - 112.50€
    Drives - NEC AD-7170S DVD+/-RW 18X DUAL LAYER SATA PRETO - 35€
    Fontes de Alimentação - Corsair HX-520W Modular - 96€ (Excelente fonte de alimentação da Corsair dá já para o que tu quiseres. É uma óptima escolha)
    Cooler: Tuniq Tower 120 - 44€

Total: 1391,45€

Se achares que o disco Raptor não se vai fazer grande diferença podes o retirar ;)
    Faz uma pesquisa no google sobre a caixa para veres uma Reviews a caixa é mesmo 5* e em relação à fonte o mesmo ainda tens a de 620W mas penso que não é necessário.

9. AkumaOwn, achas que vale a pena esperar pelos x38? As vantagens em relação aos do P35 são exclusivamente em overclock ou também apresenta vantagens na compatibilidade com processadores futuros? Eu ponho em primeiro lugar a compatibilidade com o futuro, porque se chegar a fazer overclock ao Q6600 não o ponho a passar acima dos 3 Ghz e isso acho que uma Asus P5K Premium aguenta :)

Vi essa caixa Antec e pareceu-me bonita e espaçosa. Talvez vá para essa porque eu não gosto muito das luzinhas da 900.

"Nem penses nas Mustek, são a maior porcaria que existe."

Foi exactamente essa que comprei para o meu PC actual. Passado um mês avariou (deve ter explodido algum fusível lá dentro, porque eu vi uma enorme faísca e senti o cheiro a queimado...). Agora foi para a garantia, mas já está lá há um mês...

10. JKL22

JKL22 Power Member

Não precisas de colocar as luzes na 900, se não gostas basta não as ligares.

11. AkumaOwn

AkumaOwn Power Member

Podes fazer uma breve pesquisa no Google a ver o que é o chipset X38 te trás, mas uma das coisas é a capacidade de OC e PCI-E 2.0 para não falar que o chipset X38 é o topo de gama enquanto o P35 é media gama....

12. Silver Wolf

Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

Vou aqui intervir pois ando aqui com umas dúvidas "algo" parecida.

Numa gama mais barata a Asus P5k-SE é boa opção ou há melhor?

Desculpem a intervenção no tópico ;)

13. JKL22

JKL22 Power Member

Pelo preço da mesma é o melhor que consegues comprar.

14. Silver Wolf

Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

Mto obrigado JKL22 :)

15. JKL22

JKL22 Power Member

Sempre às ordens.

:kfold:

16. Estive a analisar os vossos comentários e cheguei a esta configuração. Esta inclui um UPS (+/-100€), colunas (70€), um headset (40€) e ainda um extrazito que gostei, um controlador de ventoinhas que inclui um leitor de cartões (47€), não sei se vale a pena mas pareceu-me bonito :P

EDIT: A UPS que estive a ver (APC BACK-UPS ES 700VA) pareceu-me muito boa, mas sei que "só" aguenta com 405W. Será suficiente para este PC e para um monitor (HP w2207)? A PS3 posso ligá-la às outras tomadas (as que só protegem contra picos), mas dava-me jeito ligá-la quando estiver a fazer upgrades ao firmware (posso desligar o monitor ou assim).

Só falta teclado e rato. O teclado em princípio será o Wave da Logitech (que ainda não encontrei à venda) e o rato estou aberto a sugestões (preferia um com fios, para não ter problemas com pilhas).

Passou um bocado o orçamento, mas com os extras que pus, também justifica. Ainda estou aberto a sugestões para tudo.

Última edição: 10 de Setembro de 2007
  17. ManUtdFan

ManUtdFan Power Member

Bela configuração que ficaste! No meu caso só mudava a gráfica, pois gosto de jogar. Qnt ao rato pelo o que vi o Logitech MX620 parece ser porreiro não sei se é demasiado caro (42 euros), os ratos sem fios não são todos a pilhas, alguns têm bateria e um carregador de mesa caso do logitech MX1000 que é o que eu tenho e adoro-o mas custa cerca de 70 euros. Qnd tiveres o headset da creative diz como ele é, se é porreiro que estou a pensar em comprar um.

18. JKL22

JKL22 Power Member

Se queres um rato para ustilizar num PC essencialmente de trabalho compra um M$ Intellimouse Explorer 3.0

19. Já actualizei a lista da configuração (deve ser +/- a final). Falta aí o teclado wave da logitech, mas ele deve estar quase em stock e custa 50€. Troquei a fonte de 620W por uma de 520W. Não faço a mínima ideia de quanto esta besta precisa, mas acho que se não abusar no overclock ela vai aguentar bem (estou a pensar em passar de 2.4 para 3Ghz no máximo...). O preço final ronda os 1690€, mas já inclui UPS e Windows XP, ou seja, o custo real seria de +/- 1490€. Também retirei os auscultadores, porque é um extra mesmo à parte, depois compro. Acho que não consigo fazer melhor. Ainda ponderei baixar o preço da motherboard, mas acho que assim está bem...

Aqui fica:

20. JKL22

JKL22 Power Member

Eu só te aconselhava a mudares a fonte para uma com mais potência mas mais barata, vê as LC Power Green a partir dos 700W.

Partilhar esta Página