Montar um servidor Web

Pescador12

Power Member
Boas

Estou constantemente a fazer alguns sites pequenos, que depois tenho de aloja-los em hosts gratuitos, e tal. Mas fica sempre com banners, ou muito lentos, etc.

Pensei então aproveitar a minha internet de banda larga (Clix 2Mb, mas com a possibilidade de fazer upgrade pra 12Mb) e montar um servidor.

O que vocês acham, tendo em conta que são páginas com poucos acessos e também muito simples. O máximo que posso colocar é um fórum, de mais exigente.

Preciso também da vossa opinião sobre se devo instalar Windows ou Linux e qual distro. E quais os passos todos que tenho de fazer desde a instalação de software até ter um domain a apontar para a minha máquina (Como é ip dinâmico, tenho tido dificuldades nas minhas experiências, de associar um domínio decente tipo www.meunome.com, pois obrigam-me a usar sub-domínios do no-ip e coisas assim).

Nisto tudo o objectivo será gastar o menos possível, senão mais vale um host pago! Se possível pagar apenas o domínio (isso tem mesmo de ser!)

Obrigado a todos
 
Viva,

Pessoalmente a minha preferência vai para um servidor LAMP (linux apache mysql php) construído apartir de um opensuse 10.2.

Em relação aos dominios, se arranjares algum registar que te aceite como dns primários um cname de ip (para usares o belo do no ip-com) tas safo.
 
Viva,
Em relação aos dominios, se arranjares algum registar que te aceite como dns primários um cname de ip (para usares o belo do no ip-com) tas safo.

Obrigado pelas dicas, mas esta parte não percebi muito bem... como consigo ver se o local onde registei o domínio tem isso? Foi no GoDaddy.com, parece que consigo alterar os nameservers, mas não sei q valores posso colocar... A forma que resolvi pra dar a volta foi fazer um foward do endereço com masking.

Em relação ao LAMP, conheço é o XAMP para windows... mas deve ser no mesmo estilo.
 
Boas.. épá LAMP parece-m tratar-se de uma abreviatura de 4 aplicaçoes que vais ter de correr se optares por um sistema linux e n uma unica aplicação como no caso do XAMPP que istala tudo no windows.. :D
 
Obrigado pelas dicas, mas esta parte não percebi muito bem... como consigo ver se o local onde registei o domínio tem isso? Foi no GoDaddy.com, parece que consigo alterar os nameservers, mas não sei q valores posso colocar... A forma que resolvi pra dar a volta foi fazer um foward do endereço com masking.

Em relação ao LAMP, conheço é o XAMP para windows... mas deve ser no mesmo estilo.

O lamp foi o primeiro... o xamp um port para outro SO...

Na pratica são os dois o mesmo conceito.

No caso do godaddy infelizmente não suporta. Existem outros que suportam mas o unico que me estou a lembrar já não aceita dominios novos por ter sido comprado pelas duas vacas. E as duas vacas não aceitam cnames para records de DNS primários.

Amanhã lembra-me por PM de perguntar a um colega meu qual o registar (que ele usa) que dá para fazer assim.
 
Já consegui configurar o servidor, de modo que já tenho a pagina no meu localhost.

Agora mais outro problema, ao digitar o endereço através do No-Ip, leva-me à pagina de configuração do meu router! Ou seja, pelo que percebi o meu router esta a bloquear o acesso ao servidor, mesmo depois de configura-lo para redireccionar a porta 80 para o IP do servidor...

O router é daqueles q vêm com a clix, MT882 penso eu. Isto também tem de ser alterado, porque depois ainda vai ligar a um router wireless, da linksys, pra poder distribuir a net pelos dois pc's q tenho. Estou a pensar em desactivar o router da clix funcionando apenas como modem... Que acham?

De salientar que estes problemas também terei mesmo q mude pra linux (porque acho que vou seguir o conselho do xupetas).
 
Nao sou eu que o digo, mas sim as recentes sondagens sobre os servers utilizados, consultem as mesmas e normalmente estes servers sao implementados por equipas especializadas e que sabem as opcoes existentes no mercado, tal como a sua plataforma...

Sem esquecer que o apache e free, e o iis e licenciado.
 
Última edição:
o melhor não será, mas para um user caseiro recomendo, pela sua simplicidade de configuração. Se quiseres usar um cpanel instala o Plex que é gratuito para single license.

Nao sou eu que o digo, mas sim as recentes sondagens sobre os servers utilizados, consultem as mesmas e normalmente estes servers sao implementados por equipas especializadas e que sabem as opcoes existentes no mercado, tal como a sua plataforma...

Sem esquecer que o apache e free, e o iis e licenciado.

Podes colocar a fonte??? Porque se for sondagens da Microsoft, de certeza que é verdade! ;)
 
Back
Topo