Dúvidas Montar um servidor

ch3dwise

Power Member
Boas pessoal

Eu li umas coisas sobre montar um servidor a partir de um computador eu tenho uma pequena empresa e tinha como objectivo montar a partir de um computador velho comprar 2 discos de 2 TB e 2 Gb de ram e ligar 2 computadores a esse servidor o objectivo do servidor seria partilhar internet, o programa de facturação e guardar alguns ficheiros para poderem ser acedidos por os 2 computadores.
Entao gostava de saber se isto e possivel que SO devo meter .. programas aconselhados e hardware aconselhado e saber ainda se isto tudo e possivel atravez de wireless sem ser preciso cabos de rede

obrigado cumps ..
 
Boas pessoal

Eu li umas coisas sobre montar um servidor a partir de um computador eu tenho uma pequena empresa e tinha como objectivo montar a partir de um computador velho comprar 2 discos de 2 TB e 2 Gb de ram e ligar 2 computadores a esse servidor o objectivo do servidor seria partilhar internet, o programa de facturação e guardar alguns ficheiros para poderem ser acedidos por os 2 computadores.
Entao gostava de saber se isto e possivel que SO devo meter .. programas aconselhados e hardware aconselhado e saber ainda se isto tudo e possivel atravez de wireless sem ser preciso cabos de rede

obrigado cumps ..

Sim, é tudo possível.

Em relação à máquina, é uma opção que terás de ser tu a tomar. Se forem só dois clientes, se não antevires crescimento no escritório, se for uma solução para "desenrascar", podes aproveitar essa máquina.

Recordo-te é que não terás redundância a nenhum nível (energia, componentes, rede, discos), portanto o servidor parado ou morto será sinónimo de que todos os recursos que nele estarão, ficarão indisponíveis.

No mínimo, tenta garantir que consegues algum tipo de redundância em termos dos discos. Verifica se a motherboard suporta RAID 1 (ou ainda melhor, RAID5) ou compra uma placa controladora para o efeito.

Imagina que um disco avaria: provavelmente toda a informação no software de facturação será perdida ou terás de pagar balúrdios (e falo de muitas centenas de €) para te recuperarem os dados.

Outro factor a ponderar é o sistema que vais utilizar. Se é, efectivamente uma solução para "desenrascar", nem precisas de criar um domínio nem nada do género. Se o software de facturação necessitar de uma base de dados MSSQL, ou só correr em Windows, não tens alternativa.

E aqui tens de tomar outra decisão: ir para uma solução que não foi desenvolvida para servir de servidor (mais barata) ou adquirir já um sistema especialmente desenhado para o efeito.

Se optares pelo segundo caso, já podes fazer mais umas coisas. Adquire o Windows Server SBS, podes espetar duas placas de rede no servidor e filtrar o tráfego de e para a tua rede interna através do ISA, podes criar um domínio AD, etc, etc, etc.

Se optares pela primeira opção, terás de te contentar com a criação de um WORKGROUP e assegurares-te que cada máquina está devidamente protegida com firewall própria. Perdes uma série de coisas, mas ganhas no investimento que tens de fazer.

Caso o software de facturação tenha uma versão para Linux, honestamente para uma solução "desenrasco", no teu caso, eu iria sempre para esta opção. Não são necessárias licenças, nem tens de te preocupar com isso. Eu iria para Debian, mas é uma opção um pouco pessoal.

No caso de optares por uma solução sem um sistema operativo "cliente" (Windows XP\Vista), o que vais fazer é adquirir um modem\router wireless. Activas o DHCP no dispositivo e, em termos de Internet estás servido.

Passas um cabo até ao "servidor" (ou compras-lhe uma placa de rede wireless e ligas-te à rede wireless) e depois bastará instalar o software de facturação e criar as partilhas. E pronto, é uma solução em cima do joelho, mas desenrasca.

No caso de teres um sistema operativo mais vocacionado para o propósito, eu aproveitaria para filtrar o tráfego de e para a Internet no próprio servidor. Adquire uma segunda placa de rede, um modem simples e um Access Point Wireless. Ligas o modem a uma das placas de rede do servidor e configuras o servidor para partilhar a ligação e servir como firewall.

Ligas o Access Point à segunda placa de rede e instalas um serviço DHCP para a tua rede interna. Crias as partilhas e pronto. É uma solução mais complicada, mas permite-te posteriormente fazeres mais coisas (e tens a segurança adicional da firewall).

Se precisares de mais apoio, manda-me uma PM.

Abraço!
 
Back
Topo