Montar uma LAN House

Originally posted by banid0
se bem me lembro , nao se aplicam ligações pela net...pelo menos no win2k server nao era preciso CAL's pa isso :)


Exacto, no win2k não era preciso CALs para isso, no winXP home e PRO não só é preciso, como só te deixam usar para aqueles fins.

Esta é a clausula correspondente do win w2k server/advanced server.

c. Windows 2000 Server Client Access License ("CAL")

Requirements. You must acquire a separate CAL for each

Device that is used by an "Authenticated User" or that

uses "Windows 2000 Server Services" regardless of what

software you use. Terminal Services. In addition to a CAL,

you must acquire a Terminal Services Client Access License

("TS CAL") for each Device that uses "Terminal Services."

You do not need to acquire a TS CAL to utilize Terminal

Services for Devices running a licensed copy of Windows

2000 Professional. CALs and TS CALs that you acquire may

be used only in conjunction with your Server Software.

Definitions.



* "Authenticated User" is a user who directly or indirectly

utilizes the Windows 2000 Server Integrated Sign-On Service

or receives credentials from the Windows 2000 Directory

Services.

É radicalmente diferente.

Kazuza, não fales à parva... basta teres lido a EULA do 2003 para não teres mandado essa boca estúpida.

E servidores de CS são na grande maioria Linux.
Pelo menos na altura em que jogava aquilo.
 
a ms e uma beca po xula n? ...

ps: ouvi dizer que as CAL's se pagam mensalmente , e nao se compram ao contrario do ke pensava... alguem me pode confirmar isso? :)


dass xulecos:005:
 
Originally posted by banid0
a ms e uma beca po xula n? ...

ps: ouvi dizer que as CAL's se pagam mensalmente , e nao se compram ao contrario do ke pensava... alguem me pode confirmar isso? :)

A m$ anda agora tentar fazer leasing do software com algumas empresas, mas não todas. Continuas a poder comprar CALs.
 
Este tópico está extremamente interessante... Pena é que seja de difícil inteligibilidade para leigos (como eu).
Tafinho, ainda não respondeste a uma pergunta... Já montaste 1 LAN house? Dás assistência a alguma? Podes indicar algumas que funcionem com Linux em portugal?
 
Tafinho, os teus ultimos posts também estão repletos de ilegalidade...

O próprio sistema operativo controla o máximo de ligações possíveis a ele. No XP Home 5, no PRO 10...
 
Originally posted by kazuza
O próprio sistema operativo controla o máximo de ligações possíveis a ele. No XP Home 5, no PRO 10...

Kazuza... vamos a ver uma coisa...
tu próprio já montaste coisas destas...
Já alguma vez viste o servidor de CS barrar a entrada a alguém porque o SO não aceitou mais ligações...?

Essas são as ligações directas ao SO, por sharing.
As restantes o SO não pode barrar, até porque não sabe a quantas ligações uma serie de portos corresponde.

E sim, isso proibe qualquer tipo de servidores em windozes caseiros, quer IIS quer Apache.
 
Originally posted by Mr.Mike
Este tópico está extremamente interessante... Pena é que seja de difícil inteligibilidade para leigos (como eu).
Tafinho, ainda não respondeste a uma pergunta... Já montaste 1 LAN house? Dás assistência a alguma? Podes indicar algumas que funcionem com Linux em portugal?

Não estou no negócio das Lan-houses, por 2 razões básicas:

- Não confio nos conhecimentos das pessoas para as dirigirem.
- Não quero estar relacionado com questões jurídicas que venham do mau uso das licensas, uma vez que a pessoa que explora uma LAN house sem licensas é tão culpada quanto a pessoa que a montou tendo conhecimento da falta de licensas.

Enquanto as mentalidades das pessoas não mudarem radicalmente acho que não é seguro ninguém meter-se nisso.

Mas para te dar umas certezas, não conheço nenhuma lan house que use linux. E se perguntares se conheço alguém que use Linux, conheço, até pessoas que não estão minimamente ligadas à informatica.

Por outro lado irrita-me bastante o facto de algumas pessoas acharem que um PC é diferente de um carro. Quando um carro avaria, vão à oficina e dão o cu e 5 tostões para o arranjarem. Quando o PC avaria acham-se no direito de levar tudo à borla. Felismente ainda me posso dar ao luxo de escolher os meus clientes, e de cobrar aquilo que acho que devo cobrar. Ainda estou para encontrar o primeiro cliente insatisfeito, mas já fiquei insatisfeito com vários clientes, que não corresponderam às minhas espectativas.


Ahh, depois ainda há o 3º tipo de pessoas: aquelas que não percebem um cu, mas recusam-se a admitir. Resultado: são enganadas, sugadas e espancadas, pelas "boas" empresas de consultadoria. Assim de repente estou a lembrar-me de uma junta de freguesia que comprou um dual Xeon para fazer de NAT box...
 
Última edição:
Originally posted by kazuza
E se o servidor funcionar por UDP ?

Se o servidor funcionar por UDP, é favor ler aquilo que eu escrevi:

As restantes o SO não pode barrar, até porque não sabe a quantas ligações uma serie de portos corresponde.


A noção de "ligação" da EULA não é a ligação TCP/IP.
É o uso de recursos de um PC por outro, quer estes sejam dados ou somente largura de banda, ou qualquer outro tipo de recursos.
 
Tafinho ... desculpa lá ... mas se há tantas ilegalidades, e tantas Lan Houses a usar windoze a Microsoft já teria feito algo ... não axas? Conheces alguma que pague CALs?
 
Achas que a M$ se preocupa com este canto escondido...?

Para isso tem os vampiros de Assoft...

E sim, conheço empresas que têm (centenas) de CALs.


Agora preciso de um esclarecimento jurídico:

Se alguém quiser instalar agora um PC com win2k, e não tiver licensa, o que pode fazer, já que a M$ já não as vende...?

À luz da lei, é impossível comprar licensas, uma vez que a M$ já não as vende, logo por inerência, a Assoft não pode implicar com a falta de licensas do win2k, o que pensam?
 
Taf,

A M$ fez isso suponho por querer vender o XP e o 2k3, pelo que deixou de vender o 2k ... mas em termos de legalidade na sei :S na tou dentro do assunto.

Talvez o Telles saiba de algo :S
 
Lá está, Tafinho...

O CS só usa ligações TCP/IP, não faz mais nada... Logo não é ilegal...

E se dizes que o SO não controla o número de clientes ligados a ele, tenta fazer streamming dum video, por exemplo, dum XP Home... Verás que só 5 máquinas conseguem aceder...
Os restantes recebem um erro de "falta de recursos" ...

Quanto à tua (boa) pergunta:

Enquanto a M$ oferecer suporte para o 2k, e desde que hajam COA's originais em "stock", o sistem está apto para ser comercializado.... Tanto que (ainda) se encrontram 2K à venda...

Tanto que os OEM Royalties ainda podem pedir a um Replicador Autorizado M$ , CD's de Produto e a respectiva estampa de manuais para Pré-Instalações desse SO para os seus sistemas ...

Mito Urbano: Na altura em que saiu o XP, houve (dentro do ramo) quem dissesse, que as Chaves de produto do XP PRO poderiam ser usadas na instalação do 2k PRO (mas nesse caso ficavam permanentemente fixas nesse sistema, com o respectivo COA estampado de lado... ou não, para casos especiais ... )
 
Última edição:
Originally posted by kazuza
Lá está, Tafinho...

O CS só usa ligações TCP/IP, não faz mais nada... Logo não é ilegal...

Tu és teimoso...

O que EULA diz é que só podem estar 5 utilizadores ligados ao SO, e mesmo esses 5 SÓ E APENAS se for para partilha de ficheiros.

Já percebeste?? não podes lá meter nenhum tipo de servidor.
Originally posted by kazuza

E se dizes que o SO não controla o número de clientes ligados a ele, tenta fazer streamming dum video, por exemplo, dum XP Home... Verás que só 5 máquinas conseguem aceder...
Os restantes recebem um erro de "falta de recursos" ...

Só se usares os servidores da M$...

Originally posted by kazuza
Enquanto a M$ oferecer suporte para o 2k, e desde que hajam COA's originais em "stock", o sistem está apto para ser comercializado.... Tanto que (ainda) se encrontram 2K à venda...

Mas não há.
Ainda à bocado fui à procura.
Já só encontram so win2K Server.
 
Entra em contacto com um M$ Partner ...

Podes sempre comprá-lo no estrangeiro...

Eu tenho-o visto em estantes, mas presumo que não queiras versões BOXED ... :eek: :eek: :eek: :eek:
 
As tuas lojas são diferentes das minhas... e já andei à procura...

EDIT: E não, lá fora também já só se vende a versão server, fui agora confirmar. A M$ já não vende mesmo a versão PRO.

Mas a questão não é essa.

Se a m$ já não o vende, não tem qualquer razão para obrigar as pessoas a comprarem licenças, até porque seria a eles que essas pessoas deviam comprar.
 
E eu vi isso há uma semana na Vobis no Norte Shopping ...

na prateleira! Pegar e pagar ...

Custava era perto de 90 contos (~450€)... dasss (versão BOX )

Originally posted by Mig
A Poweron tem na tabela isto...

http://www.poweron.pt/category.php?ECM_CATEGORY_ID=10149
http://www.poweron.pt/product.php?ECM_PRODUCT_ID=14379
http://www.poweron.pt/product.php?ECM_PRODUCT_ID=14386

Não sei se era disto que falavam...

Resta saber se ainda vendem ou se é apenas herança de tabelas anteriores...

Se viste essa tabela este ano, então está disponível...

Estiveram com o site down justamente para actualização de preços e tabelas ...

EDIT: É, está lá... basta adicionar ao carrinho ...
 
Back
Topo