Montar uma rede caseira, help

LionGreen

1st Folding then Sex
Boas :)

Tenho aqui um router wireless da D-Link, modelo DI-624+

Quero por 2 pc's em rede, um atravez do cabo de rede e outro atravez de wireless.

Estive aqui a ver o manual e tenho algumas duvidas, já que de redes não pesco nada :(

WAN Ip address:
WAN Subnet mask:
WAN Gateway address:
Primary DNS address:
Secundary DNS address:

Tenho o Evarest e deparei-me com a seguinte infomação:

Campo Valor
Endereço / Máscara da sub-rede:
Gateway:
DHCP:
DNS:
DNS:

Isto basta por os valores de ip que o evarest apresenta pelos que o setup do router pede?

É verdade, esqueci-me de uma cena....e quanto aos cabos de rede, que tipo são?
Do modem para o router e depois do router para o pc..

Tanks in advance
 
Última edição:
cabos tanto faz cruzados com directos q o router lida com os 2 sem qq prob....arranja um qq e liga q o router trata do resto.

qto aos restantes dados fazes IPCONFIG no prompt ms dos e tens os dados. Mas mascara deve ser 255.255.255.0, se n me engano. e os ips qq coisa tipo 192.168.xxx.xxx depende se tens ips fixos ou em dhcp.
 
Flyer disse:
Mas mascara deve ser 255.255.255.0, se n me engano. e os ips qq coisa tipo 192.168.xxx.xxx depende se tens ips fixos ou em dhcp.
255.255.255.0 só dá para 192.168.y.xxx, em que 'y' é um número fixo para toda a rede a que a máquina acede, ou seja a máquina apenas acede a outras máquinas com o mesmo 'y'. Se for 255.255.0.0 os ip's da máquinas são 192.168.xxx.xxx em que a máquina "vê" a qualquer máquina dentro dos limites xxx.xxx. Já não me lembro disto, portanto a resposta pode ter saido ao lado, mas tem a ver com classes de ip's (A, B e C), é só procurar no google.
 
Ando mesmo á nora com isto :(

Corri o setup do router e aparentemente correu tudo bem....

Ninguém tem um router destes que tenha configurado uma rede semelhante á minha, que me possa explicar os passitos todos uma a um sff??

Quando ligo o 2º pc, ele detecta uma rede, que parto do principio que é do router....
Tipo supostamente o Pc principal não devia de aparecer alguma menssagem a dizer que detectou uma outra maquina na sua rede???
 
Segundo o meu programa de configuração tenho o seguinte:

Lan

Ip: 192.168.0.1
Gateway: 192.168.0.1
Submask: 255.255.255.0

Wan

Ip: 217.129.50.236
Gateway: 217.129.48.1
Submask: 255.255.240.0
DNS: 213.228.128.99213.228.128.6


Que valores devo por pa placa Wireless para que ela detecte o Router?

Ainda ando á nora com isto :neutral:
 
PC's:

colocar mesmo workgroup.
nas propriadades da placa de rede q faz a ligaçao: escolhes tcp/ip e mestes Ip e dns automatico.

router:
separador wan->escolher PPOE e dinamic ppoe, colocar os dados de acesso ( psw e usn).
activar DHCP
desactivar macfilter ( so mesmo para testar)
MODEM:

coloca-lo em bridge...
------------------------------
vamos primeiro configurar o pc que esta por cabo, qdo estiver a funcionar passamos a parte wireless.
por alto é isto q tens que fazer.
 
caprr disse:
PC's:

colocar mesmo workgroup.
nas propriadades da placa de rede q faz a ligaçao: escolhes tcp/ip e mestes Ip e dns automatico.

router:
separador wan->escolher PPOE e dinamic ppoe, colocar os dados de acesso ( psw e usn).
activar DHCP
desactivar macfilter ( so mesmo para testar)
MODEM:

coloca-lo em bridge...
------------------------------
vamos primeiro configurar o pc que esta por cabo, qdo estiver a funcionar passamos a parte wireless.
por alto é isto q tens que fazer.


Fiz exactamente como disseste, mas essa parte de por o modem em bridge é que não compreendi :wow:
faço ping ao Ip do router (192.168.0.1) e ele responde, tal como o Ip do pc (192.168.0.101)
Quando meti essas opções no outro pc apareceu um icon default gateway, mas depois desapareceu...
E também quando tenho essa configuração fico sem internet
 
qual o modem que tens??
o modem liga á porta wan do router, o modem tem QUE ESTAR EM BRIDGE para que o router faça a autenticaçao...
 
caprr disse:
qual o modem que tens??
o modem liga á porta wan do router, o modem tem QUE ESTAR EM BRIDGE para que o router faça a autenticaçao...

O modem é um daqueles RCA da cabovisão.
Ele está ligado á porta WAN do router.

Desliguei no entanto o Pc principal e não é que consigo aceder á net no pc2 do quarto, onde tenho a placa wireless....
 
entao se é cabo entao nao é ppoe.
decerteza que fizeste tudo o q eu disse ??
è que para isso estar a acontecer parecer ser problema de dhcp
 
Então fui eu que fiz confusão :rolleyes:

Fiz reboot no outro pc e ao que parece tenho internet nas duas maquinas sem problemas...

E agora qual é o passo a seguir?
 
Aparentemente isto está configurado tudo "automático"....

Agora queria também ter umas pasas partilhadas, que tivesse oportunidade de trocar dados entre as duas máquinas.
Mas para isso basta correr aqueles wizards do Win Xp, ou é preciso fazer alguma coisa em especifico?
Também queria por alguma segurança na minha rede....pá desculpa pas isto é matéria que não domino :( é como um burro a olhar para um palácio :'(

Seja como for Tanks for the help ;)
 
Última edição:
para teres pastas partilhadas podes correr a aplicaçao do xp, depois prtilhas pastas.
activa o macfilter no router com os macfilters dos pcs ( ipconfig/all na linha de comandos em cada pc que aparece la o macfilter da placa de rede em questao).

encriptaçao do wireless depende da zona onde vives, se for numa zona povoada aconselho-te a teres wep/wap + macfilter+ssdi disable +mais firewall em cada pc ( embora o router trate de muita coisa ). se for numa zona onde aches que n há perigo deixa ficar soo o macfilter.
EU tenho uma rede que liga 5 casas ( 1Km de raio) e so tenho macfilter, pois vivo numa aldeia onde nao há quase ninguem e muito menos pessoas com habilitaçoes para me invadir a rede..
 
caprr disse:
para teres pastas partilhadas podes correr a aplicaçao do xp, depois prtilhas pastas.
activa o macfilter no router com os macfilters dos pcs ( ipconfig/all na linha de comandos em cada pc que aparece la o macfilter da placa de rede em questao).

encriptaçao do wireless depende da zona onde vives, se for numa zona povoada aconselho-te a teres wep/wap + macfilter+ssdi disable +mais firewall em cada pc ( embora o router trate de muita coisa ). se for numa zona onde aches que n há perigo deixa ficar soo o macfilter.
EU tenho uma rede que liga 5 casas ( 1Km de raio) e so tenho macfilter, pois vivo numa aldeia onde nao há quase ninguem e muito menos pessoas com habilitaçoes para me invadir a rede..

Eu também penso que não haja muito risco na zona onde eu vivo :)

Mas seja como for, tenho que ler com mais atenção o manual, coisa que só olhei assim de repente pois o configurador do router está em alemão :rolleyes: e tenho que traduzir aquilo com o manual em ingles que tive que sacar do site, já que na caixa apenas vinha o quick installation guide, mas vou fazer um esforço ;)

Muito obrigado pela tua ajuda :beerchug:
 
Back
Topo