1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

montar workstation

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por jonnyme, 26 de Maio de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1307)

1. Viva estou a tentar montar uma workstation mas tenho algumas duvidas, entre elas que processador usar, e que placa grafica. Eu trabalho essencialmente com photoshop, corel draw, adobe ilustrator, flash, algum cad e 3d e ediçao de video.

Que processador usar ? eu estava mais inclinado para o xeon mas nao sei que vantagens tera sobre um extreme. Intel® Core™2 Extreme quad-core processor,
    Quad-Core Intel Xeon processor, Intel® Core™2 Quad.

Outra grande duvida e a placa grafica sera que eu preciso mesmo de uma nvidia quadro Fx 4500/4600, ou uma ati fire gl v 7600. Ou se uma
    EVGA 9800GX2 SSC EDITION 1GB GDDR3 PCIe 2.0 chega.

Obrigado pela ajuda, como se ve estou um pouco perdido.

2. setekh

setekh Power Member

Olá!

Primeiro que tudo - qual o orçamento?

Estás a contar fazer rendering com OpenGL?

3. Viva o orçamento devera andar pelos 2500 euros 3000 euros. Quanto ao rendering com open GL se estas a falar de aplicaçoes 3D, digamos que nao sao uma prioridade no meu trabalho apenas funcionam como complemento. obrigado

4. setekh

setekh Power Member

Não sei qual a dimensão do trabalho que costumas fazer, por isso, para comprar já, e assumindo que não costumas trabalhar com imagens enormes, podes escolher algo como

CPU: Intel C2Q Q9300 (ou Q9450, se quiseres gastar mais uns cobres) (€230/€280)

Motherboard:
    Asus P5Q (ou uma outra semelhante...desde que seja estável, não vejo grande problema) (€125)

RAM:
    Kit Corsair Dominator 4GB (2x2GB) PC8500 (€110) (ou RAM PC6400, se quiseres poupar uns cobres)

Disco:
    Isto depende mais da tua paciência...podes optar por um disco só (bem mais simples), ou por um par de discos em RAID0 e um outro extra.

WD 640GB (twin plates) (€95)

2x Seagate Barracuda ES 250GB + Seagate 500GB (7200.11) (€190)

PSU:
    Seasonic S12 650W (€150)

Placa gráfica: EVGA 8800GT 512MB (€180)

TOTAL: ~€900 - ~€1050 (e sobram-te uns cobres para caixa+gravador DVD+etc+cerveja :P)

Caso trabalhes com tralhas mesmo pesadas, fala-se numa solução diferente. Se não for esse o caso, este hardware é relativamente barato e francamente bom!

5. byakya_sama

byakya_sama Power Member

Boas

Acho que te enganaste aí... Compra-se a cerveja :beerchug: e depois é que sobram uns cobres para a máquina! :lol:

Cumps

6. Jesp

Jesp Power Member

Trocando a fonte por uma corsair TX-750W de 106€ (excelente fonte) ainda se bebia mais cerveja.:009:

7. setekh

setekh Power Member

Também é uma fonte bastante porreira!...eu é que sou biased (Seasonic e Silverstone FTW :x)

8. Obrigado pela ajuda, mas sim de facto trabalho com imagens muito pesadas. que aconselharias neste caso obrigado

9. setekh

setekh Power Member

OK então...há alguns pontos a mudar

CPU: 2x Xeon Quad E5410 (2.33GHz) devem ser suficientes (2x€270). Se ainda sentires que precisas de mais poder de processamento (o que, com toda a franqueza, duvido), dá uma olhada nos E5430 (2.67GHz), que têm o inconveniente de custar (mais ou menos) o dobro.

Motherboard: Algo como uma Tyan Tempest i5400PL ou uma Supermicro X7DWA-N (não tenho acompanhado os preços, mas contava com uns €500)

RAM: Não há muito por onde fugir - 4x2GB FB-DIMM PC6400 (800MHz) (~€200 cada DIMM 2GB - dependendo da marca)

Discos: Mantenho o que já sugeri anteriormente

PSU: A mesma Seasonic é suficiente (embora seja capaz de apostar que te vão dizer que não). Se acabares por ir na onda de uma PSU com maior potência, opta por uma Silverstone ST75ZF. Não creio que para esta máquina tenha sentido escolher uma fonte com redundância, BTW.

Placa gráfica: Esta é a decisão complicada...porque não sei exactamente o tipo de trabalho que fazes. A questão está em que, para quem trabalha bastante em CAD e/ou mexe com objectos gigantes usando AA line drawing, uma placa gráfica mainstream é uma má opção - os ganhos de performance de uma Quadro são enormes. No entanto, para o resto da malta, creio que não será necessário nada mais que uma 8800GT ou 8800GTS. Acima disso, parece-me dinheiro mal gasto.

E acho que está tudo! Parece-me que ainda te consegues manter dentro do orçamento (mesmo com os 2 CPU Xeon, que talvez sejam overkill...mas - repetindo-me - não sei mesmo exactamente o que fazes), e sobram os famosos cobres para a cerveja :P

EDIT: Faltou dizer que das duas marcas de motherboards que falei, tenho um soft spot pela Supermicro. No entanto, o importante é que tenha o chipset 5400 (até porque há muito mais marcas), de modo a que, caso seja necessário/relevante, possas trocar os CPU por uns mais pipis com FSB 1600MHz.

AH! E estou a assumir que vais usar um SO de 64bits. Não tem sentido esta configuração com um SO de 32bits.

Última edição: 8 de Junho de 2008
  10. Mais uma vez mto obrigado pela tua disponibilidade de me ajudares que ando mm perdido. Só para tentar esclarecer o que eu faço, a nivel de imagem recebo ficheiros na ordem dos 120 megas quase formato raw, nomeadamente tiff.

Dar retoques a estes ficheiros, fazer montagens com mais ficheiros de 120 megas, montes de layers, o pc tem de responder rapido. Depois passar esses ficheiros para um corel ou para um ilustrator e fazer o resto da composiçao grafica letras, paginaçao, rodar imagens esticar etc. No pc ke tenho neste momento tb é uma workstation as vezes tenho que ficar a espera do pc so de mudar a imagem de posiçao.

No 3d que como te disse e secundario mas tb gostava de ter o pc minimamente preparado para isso. Porque me estou a iniciar em fazer maquetes no archicad meter texturas, nao precisso de ter velocidades de renderizaçao instantaneas nao tou a fazer um filme para a pixar, mas era bom ter o pc preparado.

Dai as minhas duvidas sera ke ter 2 processadores quad xeon vale mm a pena ou 1 quad xenon da para isso?, a ram sempre pensei em por so 8 gigas que penso que serve perfeitamente (ja agora que axas de meter ddr3 ? ), o meu grande drama tb e grafica sera que com a quadro os ganhos sao assim tao grandes ou mm a tal ati fire gl v de 1g ou 500 megas. Ou se simplesmente uma 8800 gt chega. Mais uma vez obrigado :)

Um SO de 64bits e compativel com programas de 32bits? E a nova board inte skulltraill e so para quem ker fazer overclocking no pc? Depois disto tudo ainda falta a questao do barulho espero ke o pc seja silencioso.

Última edição: 9 de Junho de 2008

Partilhar esta Página