OS X/macOS Monterey 12.3.1 e Brother DCP-L3550CDW (wifi)

sdomingues

Power Member
Boas,

Ando aqui com um stress, que não sendo de agora (ou seja, não é específico ao Monterey 12.3.1), desde que o instalei que não consigo andar pá frente (nos anteriores, com o tempo a situação auto-resolveu-se).
Tenho uma impressora Brother DCP-L3550CDW, e infelizmente, suporte é mentira. Já não há drivers específicos desde o 10.x, e remetem para "usar as funcionalidades AirPrint" ou alternativamente uma toolzita que lá disponibilizam.
O meu problema é um pouco bizarro: tanto o MacBook Pro como a impressora estão no mesmo SSID, na mesma VLAN, ambos com IP fixo. Neste cenário, o Macbook simplesmente não vê a impressora, não consigo adicioná-la (embora ele a encontre via Bonjour), nem sequer consigo aceder via IP com o Firefox/Safari/Chrome, nem pings dão!
Se ligar a impressora por cabo ethernet, que fica na mesma VLAN, funciona tudo bem.

Se tentar novamente por WiFi, mas a partir dum Windows, ou até de um iPhone, também encontram a impressora, e funciona tudo.

Alguma ideia ? Alguém que tenha passado por algo similar ? Haverá alguma definição "core" do Mac OS que de alguma forma ignore algo da impressora estritamente por WiFi ?

Obrigado!
 
Boas @The WolfMan,

Sim, já tenho essa app (a tal toolzita que tinha falado), mas não resolve o problema quando a impressora está ligada por WiFi.
Quanto aos drivers, nem sequer instalam: "This update requires macOS version 12.0 or earlier".
No site da Brother dizem para nem instalar nada, usar o AirPrint, que também não funciona por WiFi.

Gosto bastante da impressora, mas confesso que este problema me irrita profundamente.
 
Estás sempre a procurar pelo mesmo IP? É que se o IP fixo é atribuído por Mac Address, por ethernet a impressora tem um Mac Address e por Wi-Fi tem outro.
 
Bom dia, desculpem estar a desenterrar o tópico mas tenho um problema identifico. Tenho um ChromeOS e não detecta a DCP-135C que é ligada por USB e na BROTHER não tem solução, alguém sabe como resolver? Obrigado
 
Back
Topo