Montes de duvidas sobre S-ATA

Isotic

Power Member
Comprei 2 Maxtores S-ATA 120Gb para ligar em Raid-0.

Agora as minhas duvidas são:

1- Há algum problema em ter os 2 discos S-ATA a trabalhar em conjunto com outro(s) IDE?

2-Com os S-ATA só se pode ter um disco em cada cabo? (pensava que era como os IDE, 2 discos ligados no mesmo cabo)

3-Os discos S-ATA ñ aparecem na BIOS como Master e slave?

A primeira pergunta surge-me do facto de eu ter instalado o Win XP nos discos S-ATA, mas depois lembrou-me que tinha coisas importantes noutro disco IDE, então desliguei o computador e liguei o disco IDE, só que esse disco tambem tinha instalado o Win XP (que era o que estava antes a funcionar), ora qual ñ é o meu espanto quando o computador arranca pelo IDE e ñ pelo recem instalado S-ATA, até aqui tudo bem, o problema veio depois quando reeniciei e desliguei o disco IDE, um dos discos S-ATA já ñ era reconhecido e comecou com uma barulheira do camano, (parecia que o braco da cabeca de leitura estava preso), dava estalidos sem parar, que raio é que se passou????

Já madei os 2 discos para RMA, mas as duvidas mantem-se.
 
1. Não
2. Não
3. Porque na bios vês a controladora IDE, e após o Post, aparece-te a bootrom da controladora SATA (promise talvez) que te vai detectar os discos sata. Ou seja tens duas controladoras diferentes. Como nos scsi...
 
Podes ter os 2 SATA e um ou mais IDE em simultâneo. Podes fazer o boot por qualquer um deles. Eu tenho um setup parecido (2 sata em raid 0 e um ide) numa p4c800e dl e basta-me na bios seleccionar qual o disco de boot: o array do raid ou o ide.

na tua board deve ser o mesmo

Cumps
 
Originally posted by ojdr2001
Podes ter os 2 SATA e um ou mais IDE em simultâneo. Podes fazer o boot por qualquer um deles. Eu tenho um setup parecido (2 sata em raid 0 e um ide) numa p4c800e dl e basta-me na bios seleccionar qual o disco de boot: o array do raid ou o ide.

na tua board deve ser o mesmo

Cumps

Mas a tua board tem o controlador SATA integrado no chipset, a dele pode ser uma board pra AMD, plo que pode ter um controlador externo e como diz o Chight "Porque na bios vês a controladora IDE, e após o Post, aparece-te a bootrom da controladora SATA (promise talvez) que te vai detectar os discos sata. Ou seja tens duas controladoras diferentes. Como nos scsi..." penso que isto vá mudar as coisas ou não ?
 
------------------------------------------------------------------------------------
Podes ter os 2 SATA e um ou mais IDE em simultâneo. Podes fazer o boot por qualquer um deles. Eu tenho um setup parecido (2 sata em raid 0 e um ide) numa p4c800e dl e basta-me na bios seleccionar qual o disco de boot: o array do raid ou o ide.
------------------------------------------------------------------------------------

Huuummm, então deve ter sido isso, eu tenho uma Abit NF7-S v2
e deveria ter escolhido na BIOS para fazer boot a partir do raid.

mas de qualquer maneira, acho que arrancar do disco IDE mesmo que já estivesse um sistem operativo instalado no RAID, ñ era motivo para um dos discos se f¤%#", ou seria??
 
Originally posted by Tecnoboy
Mas a tua board tem o controlador SATA integrado no chipset, a dele pode ser uma board pra AMD, plo que pode ter um controlador externo e como diz o Chight "Porque na bios vês a controladora IDE, e após o Post, aparece-te a bootrom da controladora SATA (promise talvez) que te vai detectar os discos sata. Ou seja tens duas controladoras diferentes. Como nos scsi..." penso que isto vá mudar as coisas ou não ?

O bootrom da controladora raid só aparece após o post se estiver activada na bios. Caso contrário, já não aparece. De qualquer das maneiras pela bios escolhes sempre por onde queres fazer o boot. Eu falo pelo que sei relativo à minha board. Outras boards poderão ter opções diferentes....

Cumps
 
Back
Topo