1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Moradia Bicentenária - Como ter ITED2 com o Mínimo de Obras ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por pauloms, 18 de Junho de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 1393)

  1. pauloms

    pauloms Power Member

    Olá Pessoal,

    Comprei uma casa bicentenária com 4 pisos (sem elevador...) e estou a restaurá-la. Actualmente, tem infra-estrutura telefónica com tomada rj11 (uma por piso) e tomadas coaxiais, também uma por piso. Estas últimas derivam todas a uma caixa aonde os cabos estão agrupados (será, portanto, uma configuração em estrela) e com um amplificador de sinal da antena. Todas as cablagens estão embebidas nas paredes e queria evitar o mínimo de roços abertos.

    A minha questão tem a ver com o que é realmente necessário para poder ter TV por cabo, net e telefone na casa, com o mínimo de parefenálias possível. Ou seja, sei que nas moradias novas existe um quadro de entrada (ATI ou bastidor) para onde o fornecedor dos serviços deriva os cabos com os serviços de tv, dados e telefone. Dentro desse ATI estão os repartidores coaxiais, fibra e rj45 para cada uma das tomadas existentes na moradia, sendo cada uma configurável para o serviço pretendido.

    Como a TVCabo tem fibra na rua, o que pretendo saber é se com a fibra as tomadas coaxiais são necessárias? Ou seja, a minha ideia era substituir as cablagens coaxiais e rj11 já existentes por cabo cat6, bem como as respectivas tomadas. Ficava com duas tomadas por piso, embora na mesma divisão (cada piso tem duas/três divisões). Depois, na caixa para onde actualmente derivam os cabos coaxiais, aplicava três switches e o ONT e Router. Um dos switches utilizaria para as tomadas de net, outro para as tomadas de Tv e o outro para as tomadas de telefone. Claro está que o cabo de fibra teria de ser enfiado por um dos tubos já existentes com cabo coaxial para chegar à caixa.
    Isto faz algum sentido?
     
  2. _valve_

    _valve_ Power Member

    sinceramente sem esburacar é muito dificil...
    essa casa tem poucos pontos de rede, e as tubagens por onde passam os actuais cabos quase de certeza que não têm diametro para meter cabos novos.

    Essa caixa de onde derivam os cabos coaxiais deve ser parecida a (se não for) uma caixa de derivação, certo? se assim for como pões la dentro switches/ONT/Router?
    E por onde passariam todos esses cabos para as restantes divisões?

    O meu conselho:
    Visto ser uma moradia antiga, acho que devias fazer uma "pequena manutenção" pois quase de certeza que irá precisar de obras, nomeadamente águas, gás, electricidade, ited, etc.

    Mas como tudo, a carteira é que manda

    um abraço e boa sorte.
     
  3. sir_santos

    sir_santos What is folding?

    Por acaso á uns meses andei a trabalhar com o meu pai numa casa tambem antiga , e o dono queria fazer o mesmo mas o problema era andar a furar paredes .... entao o que o meu pai fez foi como a casa iria ter chao em madeira nos 2 pisos ,pusemos o chao mais alto 2cm e dessa forma por cada piso os fios passavam no chao (dentro dos habituais tubos que se usa na parede)

    Depois tudo o que era fios que vinham da rua passavam pelo chao dentro da propriedade, entravam na casa e depois subiam o andar numa parede no meio da casa que tambem foi forrada em madeira e dava uma aspecto rustico

    è uma soluçao , voce precisa é pensar onde quer as tomadas e que fios vao passar para depois nao ter de tirar o chao (se bem que é mais facil que partir cimento .
    e arranjar um carpinteiro que lhe faça isso , nós foi mais chato porque o eletricista andava ocupado e tivemos de ser nós a fazer o trabalho dele e depois fazer o nosso ai como já era madeira foi mais rapido

    *unico problema lá foi mesmo a antena satelite que ficou á mostra de resto a casa ficou bonita
     
    Última edição: 18 de Junho de 2012
  4. Karski

    Karski Power Member

    Tratando-se de uma casa antiga presumo que tenhas um pé-direito bastante alto. Se tal se passar podes tratar de toda a cablagem pelo tecto (incluíndo canos) e depois fechas tudo com tecto falso.
     
  5. sir_santos

    sir_santos What is folding?

    Dá mais jeito trabalhar no chao , do que andar todo o dia com os braços no ar em cima de um escadote ou andaime
    *depois no chao passar os fios para as tomadas é só preciso fazer um corte de 20 cm na parece que é a altura das tomadas

    mas claro o sr é que tem de ver o que dá mais jeito para cada situaçao, nao sabemos depois se o chao dos andares a placa é cimento ou se sao vigas de madeira...
     
  6. ricponte

    ricponte Power Member

    Boas, essa remodulação ira ter licenciamento? pergunto isto porque para ter ited2 qualquer instalação necessita de projecto para o instalador a executar e depois passar o termo de resposabilidade da instalação. Isto claro esta para ser legal. O termo de responsabilidade da instalação serviria depois para o operador certificar que estava tudo em ordem, mas neste momento nenhum operador esta a pedir o TR (ilegalmente pois esta previsto no decreto de lei que so poderia ligar se a instalação possuisse TR).
    Para ter ITED 2ºEd. existem uns minimos que a instalação deve cumprir. eles encontram-se no manual ITED no site da anacom o download.
    Para moradias e de uma forma sucinta:
    Deve possuir uma CEMU no limite da propriedade( muro ou na parede exterior) para ligação de operador pares de cobre
    CEMU - ATI 2 tubos de VD40
    ATI deve possuir espaço pelo menos para 2 equipamentos ativos ou numa caixa ao lado (CATI)
    2 tomadas pares de cobre (PC) e uma de coaxial (CC) na sala, cozinha e quartos.
    1 zap (zona de acesso priviligiado) numa das divisões a escolha do dono de obra,normalmente na sala. com 2PC, 2CC e 2 de Fibra optica.
    As caixas de aparelhagem para as tomadas devem de ser de fundo duplo.
    Para a cobertura apartir do ATI um tubo VD40 chamada PAT.
    Distancia maxima entre ATI e Tomadas sem caixas de passagem de 12m e -2m por cada curva. Caixas de passagem minimo I3
    Tubo minimo de VD20(aconselho tubo de VD25 no minimo).
    Aconselho a 3 tubos de 25 para a zap.
     
  7. varejo

    varejo Power Member

    Boas, se a remodulação não vai ter licenciamento não é obrigatório ITED2, se a remodulação tiver licenciamento também pode não ser obrigatório fazer ITED2!

    A ANACOM aconselha a fazer ITED nas remodulações, mas não pode obrigar em alguns casos!

    Desde que se prove que a fracção foi certificada no tempo do RITA ou data anterior e tem/teve contrato de telefone activo, junta-se ao processo a factura de telefone em substituição de projecto ITED, as câmaras aceitam isso.

    p.s com água e electricidade é igual, ninguém obriga a partir tudo para colocar conforme as regras técnicas actualmente em vigor.

    Resumindo, sempre que existem remodulações deve-se fazer ITED2, mas em alguns casos fica ao critério/carteira do projetista/proprietário.
     
    Última edição: 20 de Junho de 2012
  8. pauloms

    pauloms Power Member

    Olá Pessoal,

    Obrigado desde já pelas vossas intervenções!

    Respondendo e complementado com mais informações sobre aquilo que necessito:

    - A moradia é anterior a 1951, logo está automaticamente licenciada para habitação. Ou seja, creio que a Câmara Municipal não é chamada ao caso para licenciamentos uma vez que não vão existir alterações na casa que o justifiquem ou exijam projecto.

    - Como pretendo alugar o R/C e ter o resto da casa para habitação própria, contactei a Câmara Municipal (de Coimbra) a saber se no caso de fraccionar a casa se a nova fracção teria de ter projecto de ITED ou outras obrigações do género. Responderam-me que nos regulamentos não havia nada mencionado e que pelo facto da casa ser anterior a 1951 a nova fracção também teria automaticamente licença de habitabilidade desde que cumprisse os restantes requisitos (entrada independente, casa de banho, etc). Ou seja, pelo que sei, no meu caso não há a necessidade de cumprir os regulamentos do ITED2. Apenas há a necessidade de cumprir com as necessidades reais de uso, presentes e futuras, da casa.

    - Efectivamente estou a remodelar parte da instalação eléctrica e de águas da casa, nomeadamente para aplicação de contadores independentes para as duas futuras fracções e a instalação eléctrica e de águas completamente nova no R/C. Além disso, também mandei aplicar mais circuitos eléctricos independentes, o que obrigou à abertura de alguns roços, inclusive para a pré-instalação de AC em quase todas as divisões. Paralelamente, boa parte dos forros em madeira dos tectos foram removidos para análise da estrutura dos pisos (em madeira) e porque também não estavam como novos.

    - Alargando estes roços é possível passar mais uns tubos para cabo Ethernet cat6 ou outro, mas é sempre desagradável ter de fazer mais buracos porque as paredes são em alvenaria de pedra e funcionam como uma estrutura solidária. Muitos empreiteiros vêm a espessura destas paredes e “bora fazer buracos”…


    Resumindo, aquilo que pretendo é implementar o que tiver de ser, aproveitando ao máximo o que já existe (tubagens para cabos Rita rj11 e coaxial). Ou seja, antes de definir em definitivo novas tomadas disto e daquilo precisava de saber que cablagens é que são realmente necessárias com a fibra e mais algumas coisas:

    - os cabos coaxiais ainda têm alguma utilidade com a fibra ou podem ser simplesmente substituídos por cabos de rede cat6 para usar com TV?

    - As caixas ATI ou os bastidores são indispensáveis ou posso derivar o cabo (fibra) directamente para uma tomada ZAP e daí ligar ao ONT, Router e switches ethernet e colocar estes aparelhos dentro de um qualquer móvel?
     
  9. varejo

    varejo Power Member

    Este tópico é um déjá vu! :biglaugh:
     

Partilhar esta Página