1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Morgan Duron mto quente?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por BubbaGump, 24 de Junho de 2002. (Respostas: 15; Visualizações: 1467)

1. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Boas,
    Tenho aki o meu morgan duron a 1ghz em default numa epox 8kha+ com uma vulcano7 e as3, com temps nos 43º/44º idle e 48º full com a caixa fechada e sem fans adicionais, o vcore tá nos 1.75, embora no winXP seja sempre lido como 1.78. Gostava de saber se não estão um bocado altas? Se sim, q fazer para baixar isto?

Já tive o sensor da Vulcano7 dentro do dissipador para ter uma leitura mais precisa da temperatura real e tinha temps um pouco mais baixas.

Já agora, tenho andado a pensar em por duas fans adicionais na caixa de 80mm, quais é q me aconselham? Pensei na YS-TECH de 3000 rpm. É boa? Que outras alternativas melhores tenho?

Já agora, outra pergunta.. em termos de overclock e com esta config, já xeguei +/- aos 1.2 ghz com o vcore e o vdimm no maximo, mas nada de muito estavel. Até onde é q acham q isto pode ir? O q é q devo melhorar?

Desde já muito obrigado pela ajuda q me puderem dar.
    Cumprimentos,

José Reffóios

2. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Então ng me dá umas dicas?
    Tenho o multiplicador bloqueado e n consigo passar o fsb de 119, a 120 nem consigo fazer boot, com o vcore no máximo.. acho q n deve ser das memorias (crucial) e as temps tão melhores pq a caixa tá aberta (36º/39º). Ainda assim, qnd abro um ficheiro de video o computador bloqueia, mas de resto parece estavel. sugestões?

Para desbloquear, já sei q devo usar a tinta condutora. como é q se aplica? Alguem me pode dar uns links para tuturiais?
    obrigado

3. Crusher

Crusher Power Member

Pá essas temps estão algo elevadas...
    Na minha EPoX 8KHA+ com AXP [email protected] 1,85v tenho +-40ºC full load...
    E é com uma Volcano 7 modificada...

Que BIOS é que tens nessa mobo?

4. BubbaGump

BubbaGump Power Member

a bios acho q é a ultima, a 2612.. mudei-a para aí à 2 dias, antes não sei se tinha o mesmo problema. Há alguma melhor?. Já agora qual é a modificação na Volcano 7? obrigado

5. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Mete as duas fans de 80mm

Mete a meter ar e a sacar ar!

Uma corrente de ar baixa as temps nem imaginas kuanto!

Convem e teres a caixa fexada para que isso tenha efeito :P

6. Crusher

Crusher Power Member

Bem a melhor BIOS da 8KHA+ é a 2314...

Pá a modificação da Volcano 7?
    Vê isto...

http://193.126.14.104:81/showthread.php?s=&threadid=2664

Para além disso, botei uma fan de 80mm por cima do cooler só que silenciosa... tirei-lhe a grelha...
    Outra modificação mas esta fui que inventei foi tirar a base de cobre e botar uma cola termica entre o aluminio e o cobre isto porque se vires bem a transicção entre os dois materiais aquilo tens algums falhas...

Outra forma é de lapares tanto o core do CPU como o cooler com uma lixa fininha... quanto mais fina melhor...
    No core do CPU basta que a superficíe fique sem as letras impressas no core... pode ser mau mas olha que por causa disto subi a frequência do CPU de 1690Mhz para 1708Mhz... só por causa de lapar... :D
    O CPU é um XP1500+ (1333 Mhz)

Já agora quando fores botar a pasta termica têm a certeza que limpas bem as superficíes tanto do core como do cooler, com alcool por exemplo...
    E deixa também a AS3 actuar pelo menos 3 dias...

7. jfbbms

jfbbms Power Member

Pois, á pala de nao limpar o core com alcool e andar la com os dedos é qeu aquilo anda um pouco mais quientinho.... alcool de 70% né?

8. Crusher

Crusher Power Member

Foi o que utilizei...

Mas não se preocupem que aquilo não vai incendiar... o alcool acaba por "evaporar"... no problem...

9. BubbaGump

BubbaGump Power Member

O q é q aconteceu aos posts q aki estavam? Desapareceram pelo menos 2 ou 3..

10. Crusher

Crusher Power Member

Epá tiraram o post count... não desapareceu nada... :D

11. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Desapareceu um meu enorme pelo menos, muito valioso! lol
    Assim como o meu avatar.. q tinha posto. Bom vou esperar para ver se re-aparecem qnd acabarem os testes, senao depois posto again.

12. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Boas,
    Em relação à instalação da Volcano 7, tb tirei a grelha e pus o sensor dentro do dissipador, apliquei a AS3 como descrito no site deles e tive cuidado com os dedos por causa da gordura, além disso limpei bem o core do cpu e a base de cobre do cooler com acetona, devia ter sido com alcool?
    Tembém pus uma fan de 80 de uma fonte antiga a sacar o ar quente na parte de trás da caixa.

Agora falta comprar duas fans decentes para fazer a tal corrente de ar, esta me*** já parece um boing, não tarda tenho q isolar o quarto para o meu irmão conseguir dormir.

Crusher, em relação à bios, por enquanto vou ficar com esta pq ainda n tou mto à vontade em flashar, e obrigado pela ideia do lapping, pq 1mhz ganho é sp 1 vitoria para 1 begginer como eu :), qual foi a fan silenciosa q puseste?

Entretanto, comprei a tinta condutora na dimofel (Av. da Liberdade 85 1º esq, para quem n sabe) e desbloqueei o multiplicador (foi a 1ª vez q fiz isto e ficou bastante catita), baixando o multiplicador consegui um overclock de de 171x7 limitado pelas memorias (crucial [email protected]) pq o vcore n estava no máximo, mas isto tudo com a caixa aberta e temps nos 38º/42º. Neste momento está a 133x9, muito estavel e temps nos 41º/46º com a caixa fechada.

Finalmente, uma coisa q me acontece qnd abuso muito do overclock é q ao entrar no WinXP ouve-se 1 dos discos a desligar-se e o PC reinicia-se, será q está muito quente? Vale a pena por um cooler nisto?

obrigado a todos pelas sugestões.

13. Crusher

Crusher Power Member

Pá foi uma YS-Tech... normalmente são as que vêm com AX-7...

Sim é dessas que dá para caixas...

Ou seja tenho duas fans em cima do dissipador...

Só para teres uma ideia dos resultados que tive com os mods a Volcano tenho 37-38ºC full load com o CPU a 1708Mhz 1,85v (171x10)... com a caixa aberta... ;)

P.S- Chegastes aos aos 171Mhz de bus? Estáveis ou instáveis?
    Pá experimenta botar um bom dissipador na Northbridge com AS3... isso fica excelente se queres acelerar o bus...
    Podes também lapar o chip... no meu caso já não se vê que o KT266a.... :D

Outro truque é arrafeceres tudo o que chip, pricipalmente Mosfets e pll... embora não sei se te interesa...

E bota Vio... mas isso ou botas mod (não te recomendo) ou botas um PSU regulável...

Última edição: 30 de Junho de 2002
  14. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Este forum é 1 pequena maravilha! :)

Belas temps com a Volcano, tou impressionado. Mas n tou a perceber bem esse sistema das duas fans, como é q prendes isso?
    Tb já me decidi pela YS-Tech para a caixa, a silenciosa...

Os 171 de fsb tavam rock stable, para um duron com default 100 de fsb até tou admirado, cheguei a entrar no windows a 173, e sempre limitado pelas memorias, pq de resto a 171 tive vários dias.. a jogar, a benchar, tudo e com o vcore a 1.80 por isso ainda anda um bocado. Tou mm contente com esta epox.
    Vale a pena uns dakeles active (ou passive ?) cooler da TT para as memorias?

Tenho aki 1 cristal orb, vou começar a inventar na board, pq por hora os 1200 mhz são +/- o limite.. a partir daí não tah nada tudo bem. Acho q vou investigar vcore e vdimm mods, e já agora q n percebo nada disto, o vio é para os pcis e agp, tipo I/O voltage?

15. Crusher

Crusher Power Member

Hehe... belo Duron... :D

Bem, quantos as fans, deixo a original ( a que vêm com o dissipador) e depois com um bocado de cola (pode ser super cola 3) em cada parafuso... aquilo acaba por se fixar...(não sei se estar a perceber a minha ideia).

Tens que tirar a grelha primeiro... para isso tens que tirar aqueles parafusos enormes... botas outra vez os parafusos... depois botas bastante cola em cima dos parafusos... depois aquilo acaba por fixar a outra ventoinha que queres botar...

O prob é que com SC3 pode custar tirar aquilo... não sei se existe algum produto que seja capaz de retirar aquela cola...

Mas podes sempre fixar com uma boa fita-cola ao longo das ventoinhas... mas têm que ser boa porque por causa do calor gerado aquilo acaba por descolar...

Já agora aproveito para dizer que outra ou mais ventoinhas para além das duas não compensa... acaba por fazer mais ruído e não baixa as temps...

Quanto aos TT Heat Spreeders para a RAM... bem pode subir um pouco uns 1-2Mhz, mas o objectivo disso é apenas arrefecer isso para ter um maior tempo de vida útil...
    Pessoalmente nunca experimentei isso, mas fica ao critério... ;)
    Tenta os passive... os active acho que pelo preço que sá por aquilo não compensa...

O Vio é isso mesmo... io voltage...
    Essa voltagem dá jeito porque se a subires vais subir a voltagem do interface do cpu (socket) e também do chipset... dá imenso jeito para altos FSB...
    Depois também dá para o AGP e PCI... isto para aguentar melhor os perifericos que tenhas nisso...

O que é pena é que a 8kha+ não tenha 1/5x de multiplicador... :(

16. BubbaGump

BubbaGump Power Member

Bem, vou desistir de Heatspreaders e pensar em vdimm, vio (q tah escasso de $... para fontes) e vcore mods, mas n tenho experiência nenhuma com soldagens tão arriscadas, portanto vou tentar outras coisas primeiro.
    O q é q posso fazer para as memorias aguentarem mais fsb?

E realmente faz falta um divisor 1/5 q no outro dia matei 1 placa de rede com as brincadeiras! Agora só deixo o modem para poder benchar e por na madonion :D :D

Bem, acho q vou então adicionar a fan extra no cooler e tratar de lapar isto asap.
    obrigado pelas dicas mais uma vez.

Partilhar esta Página