1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria Morreu a gráfica? + o PC não arranca com drive otica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por gyzdark, 14 de Dezembro de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 844)

1. gyzdark

gyzdark Power Member

Será da gráfica?

Boas Pessoal!
    Acabei de montar um sistemazito com umas peças usadas mas tenho dois problemas que me impedem de utilizar o PC, vou relatar o historial porque pode ser útil:
    Tinha um P4 1.4 e um disco 160Gb com o XP entretanto montei o sistema e arranquei-o com o XP. O meu leitor de DVD's não funcionava por isso coloquei os ficheiros numa pen drive, corri o XP e a partir daí instalei o Win7 no SATA.
    A instalação correu quase na perfeição, digo quase porque durante a instalação escolhi a versão 86x, conclusão, fiquei com a versão 32bit (só deteta 3Gb RAM). Atualizei tudo direitinho, todas as drives, fui aos fabricantes e fiz o download e tal, flash player, etc... no entanto, sempre que vejo um video, (ás vezes nem isso) A imagem desfoca e/ou fica com graínha e o computador pára, crasha, não mexe mais. Aqui vão uns exemplos de como fica a imagem:
    http://imageshack.us/a/img12/7459/dscf3881y.jpg
    http://imageshack.us/a/img845/8259/dscf3889h.jpg
    http://imageshack.us/a/img822/3489/dscf3887n.jpg
    Isto acontece se: Utilizando o Firefox procuro por "youtube" ou "facebook", por exemplo. No IE consigo procurar e entrar no youtube e só cracha se colocar o video a dar em full-screen. Acontece também se vou ao programa da Nvidia e tento ver a página de "regular definições da imagens, com pré-visualização", onde deveria aparecer o logotipo da Nvidia a rodar em 3D. Houve apenas uma vez em que o erro não aconteceu e consegui fazer tudo sem problema: http://imageshack.us/a/img811/6476/dscf3888k.jpg Dessa vez vi videos (no youtube) HD em full screen, fui ao FB, entrei no programa de configurações da Nvidia sem problema, passado meia-horita deu-lhe outra vez.

Deve ser da placa uma vez que já experimentei noutra board/cpu. A placa morreu? Há alguma solução?

o PC não arranca com drive otica

Acontece-me também, agora que comprei uma nova drive (Samsung SH-224BB), não consigo arrancar o PC atravéz da drive optica. Pior: Supostamente tenho o XP instalado no IDE e o Win7 no SATA. Acontece que, se desligar o disco IDE (sem alimentação), altero na bios o SATA para primeiro boot device mas o windows não arranca. Coloco o leitor como 1ª boot device e não arranca na mesma (com o DVD do Win7 inserido). O PC só arranca se, com os dois discos ligados, escolher o IDE como disco principal e o colocar como 1ª boot device. Nesse caso arranca e pregunta que instalação usar (Win7 ou Antiga) Qualquer outra configuração não deixa iniciar o windows. Após a deteção dos discos fica com o retangulozinho branco a piscar no canto superior direito.

Alguma solução? O que devo verificar? Precisam de mais info?
    Desde já o meu muitíssimo obrigado!

2. Xarick

Xarick Banido

Mete-lhe menos RAM. Experimenta 3GB ou 2.5GB. x86 vai dar ao mesmo que x86_32. 4GB de RAM é o máximo teórico em sistemas de 32 bits, na realidade vai ter menos, que é o que te está a acontecer. É normal.
    Verifica as unidades IDE que tens, se estiverem ligadas pelo mesmo cabo, um tem de ser Master, e o outro Slave. Geralmente é ver como tens os jumpers no disco com o XP.

Instala o Windows 7 com o disco IDE desligado, senão, as informações dos OS disponíveis devem de ir parar ao disco IDE. Penso eu de que.

3. gyzdark

gyzdark Power Member

Neste momento só tenho uma drive IDE, o disco, e isto porque é a unica maneira de conseguir arrancar o Windows. Se desligar o disco simplesmente não arranca.
    Desligo o IDE, coloco o DVD como 1st boot device mas o sistema não arranca. Apenas fica com um retangulozinho branco (como o do ms-dos) a piscar no canto superior esquerdo após verificar a existência do disco (deteta o SATA, que está ligado à porta laranja dos conecores SATA da Board)

PS: ..e a gráfica, é para o lixo ou é normal por o SO não estar a 100%?

Última edição: 14 de Dezembro de 2012
  4. Xarick

Xarick Banido

Hmm, tens outra gráfica para experiência? Esses riscos faz-me lembrar uma geforce 4 ti 4200 que pifou, mas também pode ser muita coisa, como RAM a mais. O DVD é o de instalação do Windows XP ou 7? Se for do XP, é provavel que a instalação não tenha suporte SATA sequer e como a drive de DVD é SATA... deve empanar.

5. gyzdark

gyzdark Power Member

O DVD de instalação tenho dos dois, XP e 7 mas mesmo com o leitor vazio não pede (como é típico) para incerir o disco do SO e carregar em enter
    Também já tentei com menos RAM (4 e 2 GB) e o resultao é exatamente o mesmo. Tenho que ver se arranjo outra placa PCI para testar.
    Muito estranho a bios nem sequer tentar arrancar com o DVD, nem com, nem sem disco, basta não ter o IDE em primeiro para o sistema não arrancar, qualquer outra combinação falha...

6. gyzdark

gyzdark Power Member

Desinstalei os controladores da gráfica e o PC já marcha direitinho (Só não usa é a aceleração do hardware, suponho), até já pede para incerir o DVD do SO se desligar o disco IDE.
    Moral da história, a gráfica morreu, não?

7. seed.helper

seed.helper Power Member

antes de te dares por vencido é bom sinal que desinstalado os drivers isso esteja a funcionar bem...

experimenta drivers muito mais antigos e vê como o bicho se porta

8. modernvisionpt

modernvisionpt Power Member

Boas,

O problema é mesmo a gráfica, e além de poder ser necessário reballing ao Chip, talvez também seja necessário fazer a troca de alguns condensadores.

Cumprs

9. blaster_00

blaster_00 Power Member

Pelas fotos parece-me problema da VRAM = gráfica a pifar.

O facto de funcionar bem sem os drivers pode ser simplesmente porque a resolução é inferior e usa menos VRAM, quanto maior a resolução e mais se puxar pela gráfica mais provável ver-se o problema.

Para ter a certeza experimenta drivers mais antigos da mesma altura da gráfica, experimenta um boot cd linux para certificar que não é problema do windows.
    Também há este prog para testar a VRAM:
    http://www.mikelab.kiev.ua/index_en.php?page=PROGRAMS/vmt_en

Podes tentar fazer underclock à gráfica (ATItool ou rivatuner) para ver se aguenta sem erros num clock mais baixo.

10. mix_pt

mix_pt Power Member

Sem dúvida, parece que a gráfica esta a dar as últimas. Se tivesses outra gráfica para testar, era óptimo.

11. gyzdark

gyzdark Power Member

Já tentei vários drivers desde os antigos aos beta, várias resoluções e frequências do monitor, nada. Qualquer video faz o PC crashar, até algumas imagens estáticas. Posso vir aqui ao forum, por exemplo e à maioria dos sites "leves", ao Facebook, por exemplo, só com o dispositivo desativado.
    Vou tentar o teste que o blaster_00 sugeriu mas cheira-me que não vai passar sequer do início do teste já que, por exemplo quando nas propriedades do computador tento fazer o teste para classificar o meu sistema, este crasha assim que chega à parte da Avaliação Direct 3D. Com a consola da Nvidia também, se tentar encontrar automaticamente as melhores definições. Qualquer teste à placa provoca as distorções e o PC crasha.
    Acho que só mesmo com o reballing é que vai lá, vamos ver.

Partilhar esta Página