Multi Mortal Kombat (Midway Games)

EagleEye

Colaborador
Staff

Goro lives...

A 2000 year old half human, half dragon, Goro has remained undefeated for the last 500 years. He won the title of Grand Champion by defeating Kung Lao, a Shaolin fighting monk. It was during this period that the tournament fell into Shang Tsung's hands and was corrupted.

Let the Tournament begin!

fight.gif


Sejam bem vindos a mais um tópico retro! Infelizmente, fico novamente por apenas 1 jogo.

Como alguns se devem recordar, Mortal Kombat foi, muito possivelmente, o maior impulsionador e aquele que deu maior significado à frase "violência nos videojogos". A quantidade de sangue e golpes mortais que eram possíveis de executar no fim de cada combate, chamados Fatalities, deram ao Mortal Kombat a popularidade mais do que suficiente para se tornar num dos jogos mais marcantes de sempre!
A ajudar à festa estavam também presentes os gráficos digitalizados, cópias (tipo scan) de pessoas reais, ao contrário do chamado estilo cartoon, o que conferia ao jogo uma dose de realismo bem mais elevada do que as pessoas estavam habituadas!

mortal_kombat_cabinet.jpg


Mortal Kombat surgiu nas máquinas Arcade no ano de 1992, mas bem antes da sua versão final passou por várias versões e revisões, muitas delas incompletas (falta de certos sprites/preenchimento do cenário, impossibilidade de escolher a mesma personagem no modo 2 jogadores, etc...), menor quantidade de sangue, inteligência artificial mais "burra", e por aí fora!

Produzido e desenvolvido pela Midway, enquanto que as versões caseiras tiveram nas mãos da Acclaim, o jogo nasceu através de 4 pessoas sendo elas: Ed Boon (na foto) responsável pela parte da programação, John Tobias e Vogel foram responsáveis pelos gráficos, efeitos visuais e animações e por fim Dan Forden, que teve o trabalho de tratar da componente sonora.

ed_boon.jpg


Outro objectivo pretendido com a introdução do Mortal Kombat era fazer frente ao popular Street Fighter! A rivalidade entre estas 2 franchises é mais do que conhecida, e nos jogos seguintes chegava ao ponto de verem qual lançava o jogo mais cedo! Apesar desta guerrinha dos melhores jogos de luta daquele tempo, ambas as franchises iriam viver uma época de ouro, levando para casa excelentes números no que toca a vendas!

Mesmo sendo jogos do mesmo género, não impediu que Mortal Kombat se tornasse diferente do seu adversário! Com a inclusão dos referidos gráficos/sprites digitalizados, um sistema de combate mais baseado no juggling....

Juggling - O adversário fica impossibilitado de responder, após ser "atirado" para o ar, o que permite ao jogador efectuar certos combos enquanto o adversário não retomar o controlo da personagem, que só acontece quando acaba por cair no chão e voltar a levantar-se. A ideia do sistema é "oferecer" golpes extras no inimigo, causando dano adicional, e ao mesmo tempo uma forma de aviso: "Mais uma vez e não terás energia suficiente para te aguentar nas canelas"

Este sistema iria mais tarde aparecer em jogos como, por exemplo, Virtua Fighter e Tekken, embora um pouco diferentes na sua execução.

... voltando às diferenças para com o Street Fighter, a introdução de um botão especifico para efectuar o bloco/bloqueio foi incorporado no MK (abreviatura de Mortal Kombat), ao invés de carregar para trás (ou estar agachado) e a personagem defendia automaticamente, presente no sistema do Street Fighter. Além disso, as personagens perdiam à mesma energia, mesmo que fosse pouco, dando um significado diferente à dita estratégia de combate!

Outra questão que diferenciou Mortal Kombat dos restantes jogos do género foi a não utilização de movimentos circulares (volta inteira, meia volta ou 1/4 de uma volta) seguidos por um botão de ataque para a realização de certos ataques específicos. Um exemplo é o movimento Teleport por parte do Raiden (Baixo, Cima) ou o ataque Cannonball do Kano.

No entanto, a questão do Fatality foi aquele pormenor (hoje em dia parece que não é nada de mais) que ficou na memória de todos e que tanto furor causou entre a juventude, viciada nesta nova perspectiva dada pelo Mortal Kombat! :)



Outra característica que parecia ser moda na altura, era a enorme quantidade de ports que se faziam! Mortal Kombat fez parte desse grupo no ínicio da sua vida, mas as coisas foram mudando à medida que foram surgindo as ditas sequelas.
As várias diferenças entre algumas das versões podem ser visualizadas mais à frente, por agora fica a lista de todas as plataformas/colecções/etc... onde surgiu o 1º Mortal Kombat!

  1. Arcade
  2. SNES (Super Nintendo)
  3. Mega Drive
  4. Sega CD/Mega CD
  5. Master System
  6. Game Gear
  7. Nintendo Game Boy
  8. PC (DOS)
  9. Amiga
  10. HandHeld LCD
  11. Tiger (MK Barcodzz)
  12. PlayStation 2 (Mortal Kombat: Deception - Premium Pack)
  13. Xbox (Mortal Kombat: Deception Kollectors Edition)
  14. Jakks TV Plug and Play
  15. PSP (Midway Arcade Treasures: Ultimate Classics)
  16. PC (Midway Arcade Tresures Deluxe Edition)

Por fim, Mortal Kombat teve uma recepção calorosa, que tanto teve de positiva como mencionada anteriormente! Excelente jogo, novidades no género bastante mortais, inovadores e com estilo para a sua época, adesão profunda por parte da massa associativa mais jovem e que tão cedo não largou este fenómeno!
Como também teve uma recepção adversa e bastante empenhada em matar o Mortal Kombat! Falo claro, das várias organizações, políticos e afins que acharam este jogo um verdadeiro atentado à saúde mundial e à educação que se ia dar ao putos! Chegou-se ao ponto de dizer que era bem pior que os filmes, quando uma frase pode simplesmente finalizar esta discussão: "It's just a game!"

Para além da muita controvérsia, e não esquecer o facto de que foi um dos responsáveis indirectos pela dita criação do sistema ESRB (os jogos passaram a ter de apresentar uma informação ao cliente: Se é ou não aconselhável, para a idade do "puto/criança/jovem/" em questão, jogar o dito jogo) como se isso mudasse as coisas (basta ver os exemplos de hoje em dia, nem com 10 avisos), o jogo mesmo assim acabou por ter a oportunidade de se manter vivo! E assim continuou durante muitos anos...

Para futura referência, aqueles que gostava de ver um dia...
Mortal Kombat II
Mortal Kombat 3
Ultimate MK3
MK Trilogy
Mortal Kombat 4
Mortal Kombat Gold

Para acabar de vez, uma referência breve ao media Mortal Kombat fora do ramo dos videojogos.
A franchise teve direito, até ao momento, a dois filmes de produção superior: Mortal Kombat e Mortal Kombat: Annihilation! Na minha opinião, nada de extraordinários para fazem um papel razoável.

A seguir temos duas séries de televisão, uma estilo cartoon chamada Mortal Kombat: Defenders of the Realm, e outra que utiliza actores da vida real (que se não me engano, passou na TV Portuguesa, e até gostava de ver) com o nome Mortal Kombat: Conquest!

No entanto, aquele que queria realçar é um filme animado do Mortal Kombat, o Mortal Kombat: The Journey Begins!
Poucos se calhar lembram-se disto, ou até mais do que julgo, mas no ano (1995) em que o vi sempre achei um óptimo filme, com uma narrativa 5 estrelas! Saiu no antigo formato VHS, nem chegava a 1 hora o filme e ao contrário o que é dito (uma prequela do 1º filme: Mortal Kombat), e após este tópico acredito que seja muito mais uma introdução ao jogo e não ao filme.

Apesar de na altura ter gostado, hoje em dia vejo claramente que era de uma qualidade muito mas muito mázinha, comparando com filmes da mesma época. A explicação que tenho é que na altura não ligava a nada disso, desde que visse as personagens a lutar (mesmo com as repetições excessivas) já me dava por contente :D

Anyway, finalizo por aqui mais uma introdução. Ficam algumas cenas do que podem esperar do filme animado. Poderão encontrar o mesmo no youtube, caso queiram dar uma espreitadela.
Os pontos fortes (se não julgarem a qualidade) do filme são a história do Great Kung Lao, o background do Goro e, repito, a narrativa de qualidade superior, parecia que estava mesmo a a ouvir uma história :)

journey_begins_ss.png


boxart.png


boxarts.png


plataformas.png


Algumas das diferenças entre as várias versões e a original. A começar por...

PC/DOS:
  • A melhor conversão (imagem, som, jogabilidade)
  • Possibilidade de alterar as configurações do sangue, Fatalities, Créditos e por aí fora...

SNES:
  • A seguir à versão PC/DOS, é a melhor em termos de tecnologia (imagem, som) ainda com uma diferença acentuada para com a concorrência..
  • O conjunto de cores usadas para o sangue são acastanhadas em vez do vermelho.
  • Alterações acentuadas na jogabilidade (ex: impossibilidade de executar um uppercut).
  • Alteração no sistema de combos do jogo.
  • Alguns fatalities sofreram censura (aka chegaram a ser alterados).
  • A "The Pit (Bottom" não contem qualquer sangue ou cabeças espetadas.
  • Na biografia das personagens (no fim) é apenas mostrada a pose das personagens (e não o seu retrato)

Mega Drive:
  • Inferioridade em relação à versão SNES no que toca a imagem e som.
  • A jogabilidade mantém o sistema da versão Arcade.
  • Versão também censurada (através de um código, é possível meter o jogo com todo o sangue e fatalities)
  • Existe um pequeno "loading" antes de cada Fatality.
  • Efeitos sonoros algo alterados quando se dá ou recebe ataques.
  • Falta de alguns frames na animação (pose) das personagens.
  • Músicas diferentes em várias partes do jogo comparado com as outras versões.

Sega CD:
  • Praticamente igual à versão Mega Drive em termos de imagem (melhor nitidez aqui e ali..)
  • Som com a qualidade da versão Arcade.
  • Tempos de loading!
  • Adição do vídeo comercial.
  • Alguns bloqueios ou loadings mais longos podem ocorrer no vídeo de introdução.
  • Ao contrário da versão Megadrive, não era preciso código para ter todo o sangue e fatalities!

Game Gear:
  • Censurada tal como a versão Megadrive. Possível de utilizar o código de "activação"
  • Problemas acentuados no que toca à framerate do jogo. Lentidão e atraso na resposta.
  • Apenas 2 níveis e menos uma personagem.

comparar.png
 
Última edição:
personagens.png


O grupo que deu ínicio ao elenco do Mortal Kombat. Nada bate os originais.
Imagens retiradas do manual da versão SNES (sem Shang Tsung).

personagens_art.jpg


Uma tabela para exemplificar quais as personagens disponíveis na maior parte das versões

personagens_disponiveis.png


Segue-se a informação básica sobre cada lutador.
personagens_info.png



stages.png


stages_pic.png

A stage "The Pit (Bottom)" só está disponível num certo momento. Sabem qual é esse momento sem verem os códigos? :002:

fatalities.png


Sem mais demoras, os fatalities foi, é e será sempre o que deu a enorme popularidade ao nome Mortal Kombat!
Na altura não havia nada mais simples de fazer, é que nada mesmo! Apenas tínhamos de fazer uma sequência de direcções e botões e estar na posição adequada! Como podem ver, até uma criança de 5 anos conseguia executá-los. Quem não os descobrisse todos era n00b... :002:
Para tal, necessitávamos de derrotar o nosso adversário ao fim de 2 rounds (regra geral) e após aparecer uma bonita mensagem :)

finish_him.gif
finish_her.gif


O adversário acaba de sofrer uma morte miserável? A sua cabeça acabou de voar?? Está todo queimadinho???
Então parabéns! Lá conseguiram ter o vosso fatality! Nem sabem como o fizeram... :p

Pelo contrário... o vosso inimigo toca a fazer uma sesta no chão? Começa a ter vergonha pois perdeste a tua hipótese de ver algo bonito! O adversário agradece :002:

fatality.gif

Que comece a chacina....

fatalities_img.png
 
Última edição:
truques_e_dicas.png


Secção em dedicatória ao que em tempos existiu, os famosos "Truques e Dicas" (isto se não me enganei no nome) em que continham carradas e carradas de páginas com códigos e segredos de muitos jogos. Houve mais do que um volume e em muitos casos traziam códigos para várias versões de um jogo! Infelizmente já há muito tempo que as perdi, devia ter pelos menos umas 3 edições.
Quem for o sortudo que ainda as tenha por aí está à vontade para mostrar ao pessoal ;)

PS: Uma autêntica atrocidade a forma como estas spoilers tag se apresentam, ainda estão pior agora :| Oh well, a ver se ainda implementam spoilers tag através de click...

Siga...

Qual é a Personagem Secreta? Podemos lutar contra este adversário? (Até ver, o processo é igual em todas as versões com esta personagem secreta)

A personagem secreta do jogo é o Reptile. Um ninja verde baseado no Sub-Zero e Scorpion.

Para terem a hipótese de lutar contra ele, são obrigados a seguir os seguintes pontos rigorosamente:

- É expressamente proibido utilizar o botão de bloco durante os rounds!
- Têm de acabar com ele utilizando um FATALITY!
- O Fatality da Sonya usa o bloco, apenas o podem utilizar para fazer o Fatality e nada mais!
- Têm de conseguir duas vitórias PERFEITAS! Podem perder 1 round no processo, não mais!
- Têm de o conseguir fazer no cenário "The Pit"!
Para visualizarem o que acontece se seguirem os passos indicados e o que encontrarão, carreguem no seguinte link:
-> Personagem Secreta


Como é que poderia ter descoberto tudo isto?

O jogo oferece várias dicas, sendo elas:

* I am Reptile, Find Me !
* You must Find me to beat me
* Alone is how to find me
* Perfection is the key
* Fatality is the key
* 10,000,000 Points if you destroy me
* Look to La Luna (The Moon)
* You Cannot Match my Speed
* TIP EHT FO MOTTOB
* Blocking will get you Nowhere


Mas que porcaria é esta? Onde está o meu precioso sangue na versão Megadrive?! E na Master System/Game Gear?![Blood Code]

Para ter acesso ao sangue, bem como todos os fatalities, eis o que têm de fazer:

- Têm de estar no menu "Combat Code/Code of Honor" exactamente após as imagens da "Arena" e "Splash".
- Executem a seguinte sequência: A, B, A, C, A, B, B


Nas versões Game Gear/Master System:

- Nos menus iniciais, chegará uma altura que dirá "Mortal Kombat adheres to many codes, but does it contain one?
- Neste momento carreguem em: 2, 1, 2, Baixo, Cima.


Como obtenho acesso a um monte de códigos? [Cheat Menu] [Megadrive/SEGA CD]

- No menu de "Start e Options" executem a seguinte sequência:
- Baixo, Cima, Esquerda, Esquerda, A, Direita, Baixo

Se fizerem tudo correctamente, a opção "Cheat Enabled" irá aparecer. Parabéns!

Querem ter uma ideia do que isto vos dá? Carreguem no seguinte link!
-> Cheat Enabled


Afinal como é que tenho acesso ao Goro na versão Game Boy?

Façam o seguinte:

- Acabem o modo Arcade.
- Quando acabarem os créditos e aparecer a mensagem "THE END", pressionem os botões: Cima + Esquerda + A + SELECT.
- Mantenham-nos pressionados até aparecer o menu de escrever as iniciais.
- Escrevam-nas e pressionem o botão A.
- Esperem até verem a tabela de pontuações e carreguem START!
- Uma mensagem irá aparecer "GORO LIVES... ... AS YOU !" como sinal de que fizeram tudo bem!


Executar os Fatalities

Vazio!? Mas que autêntica palhaçada é esta! Como é que vou fazer uns fatalities se ninguém me diz?

:002: Estou à espera de que sejam vocês a dizer :D Há uns anos pedia-se ao amigo que tinha descoberto um ou dois, ou acabávamos por ser obrigados a comprar os ditos guias.
Sortudo aquele que já tinha internet e descobria isto num piscar de olhos :007:

Se vocês não se chegarem à frente, ficarão perdidos para sempre os segredos para efectuar os fatalities :002:


OK... pronto! Dou-vos o "fatality" do "The Pit", digam-lá se não é uma grande ajuda! :D

The Pit
Baixo + Murro Baixo (ou Murro alto) junto do inimigo

Contributos por THE-STORM (post)

Scorpion
(media distançia) - bloqueio, cima, cima

Sub-Zero
(perto) - frente, frente, baixo, frente, soco

Kano
(perto) - atras, baixo, frente, soco

NOTA: na mega drive, a fatalitie do Kano é realizada de forma diferente- atrás, atrás, soco

Johnny Cage
(perto) - frente, frente, frente, frente,soco

Rayden
(perto) - frente, frente, atras, atras, atras, soco

Sonya
(qualquer distançia) - frente, frente, atrás, atrás, bloqueio

Liu Kang
(perto) - bloqueio+circulo completo com o d-pad

NOTA: é possivel fazer também longe do oponente,mas o soco não será dado e o oponente ficará atordoado sem cair. Contará na mesma como fatalitie



curiosidades.png


  • Mais de 10 milhões de dólares gastos na publicidade do 1º Mortal Kombat!
  • Antes de existir o nome Mortal Kombat (por contribuição de Steve Richie), as sugestões foram: Kumite, Dragon Attack, Deathblow e depois Fatality.
  • Na primeira versão Arcade, num dos menus era possível ver a mensagem "ERMAC"! Muitos pensaram que seria uma personagem secreta mas não passavam de histórias de embalar (na altura hehe) PS: ERMAC é o termo para "Error Macro".
  • O nome original para o Liu Kang era "Minamoto Yo Shin Soo". Por motivos óbvios, não ficou esse nome.
  • Ainda sobre o Liu Kang, era suposto ele ter sido um monge careca, mas o actor recusou a ideia de rapar o cabelo, logo adeus Liu Kang careca! A partir deste "problema" acabou por surgir o Kano.
  • Sub-zero tinha o nome de "Thundra" aquando do desenvolvimento do jogo.
  • Uma personagem com um nome conhecido esteve planeada para o Mortal Kombat, chama-se ele: Kurtis Stryker. Apesar do nome, referiam-se ao futuro Jax! Aí está a citação:

    "JT: Jax was called Kurtis Stryker a long time ago, because Jax originally was going to be in Mortal Kombat 1, but we did him as Kurt Stryker, and his story was actually Sonya's story.

    EB: When we decided to add Sonya, we took the story line and applied it to her. We always wanted to bring Jax back, and that's why we brought him into Mortal Kombat II...
  • Apesar do código fonte se encontrar parcialmente na versão Game Boy, Johnny Cage acabou por não ser "finalizado" pela suposta limitação em termos de espaço.
  • Esta versão também teve direito a uma arena exclusiva, mas infelizmente apenas se viu nas imagens iniciais do jogo. De novo limitação em termos de espaço?
  • Em vez do "Johnny Cage" era para ter sido o Jean Claude Van-Damme a fazer de personagem! Na altura estava envolvido noutro jogo da Megadrive e acabou por cancelar essa "oferta". Tal jogo nunca viu a luz dia :-D
  • Várias cabeças "desmembradas" da equipa que desenvolveu o jogo, incluindo o John Tobias e Ed Boon, podem ser vistas no cenário "The Pit (Bottom)".
  • ^Uma certa personagem iria aparecer mais tarde utilizando as palavras, com uma certa ordem e feitio, dos dois nomes mencionados anteriormente :002: Sabem qual é?
  • Desenhos do Pac-Man podem ser vistos no lado direito do cenário "Palace Gates".
  • Houve um rumor (falso) de que seria possível meter a Sonya Blade nua. (ora não...)
  • Pre-orders da versão do Reino Unido, para as versões caseiras, incluíam um Bónus intitulado "Kombat Kit"! Eram eles um Poster, cartas das personagens, uma tatuagem e um pin badge.
  • A versão PC/DOS é a melhor conversão da versão Arcade (ambas em linguagem C). O que se faz numa, faz-se na outra!
  • A personagem secreta do Mortal Kombat foi inserida no jogo apenas com o conhecimento do próprio Ed Boon, em Novembro de 1992. Só mais tarde, já a meio de 1993, se viria a descobrir tal personagem, numa revisão recente do jogo e através de uma entrevista feita pela revista "VideoGames" aos criadores, na qual eles deram a conhecer o "como o desbloqear".
  • A versão SNES foi a mais censurada, desde o sangue (mais pó/terra) até aos fatalities completamente diferentes.
  • A versão Megadrive necessita de um código para dar acesso ao sangue e à totalidade dos fatalities!
  • A versão Sega CD/Mega CD ultrapassaria este problema ao trazer tudo de origem. Por isso mesmo, obteve uma classificação "Maiores de 17" ao contrário de "Maiores de 13" da versão Megadrive.
  • Screenshots das primeiras versões do Mortal Kombat na SNES, Megadrive, Master System e Game Gear mostram o Goro e Shang Tsung como personagens jogáveis (confirmado pelo sistema de pontuação)
  • As personagens são todas caricaturas de "figuras" de vários tipos de filmes segundo o Ed Boon (Arnold Schwarzenegger em Terminator - Kano; Bruce Lee - Liu Kang; Big Trouble in Little China - Raiden; Cynthia Rothrock - Sonya Blade)
  • O Scorpion foi, é e continua a ser a personagem favorita de Ed Boon.
  • A personagem mais utilizada na versão Arcade é o Johnny Cage segundo vários estudos e estatísticas.
  • Se fosse dependente dele únicamente, Ed Boon já teria feito um Mortal Kombat vs Street Fighter.

extras.png



Finalizando mais uma análise, infelizmente apenas o 1º jogo da saga, fica a questão!

- Não és fã de Mortal Kombat? Então pisga-te que este não é o teu lugar :002:
- Mortal Kombat para a vida inteira? Ou és do clube Street Fighter? Gostas de ambos e ou queres lá saber de Mortal Kombat, viva ao Street Fighter!
- És simplesmente um fã de jogos de luta? Mortal Kombat, Street Fighter, Virtua Fighter, Dead or Alive, Tekken, entre mais alguns... Qual deles merece a vossa maior dedicação?


Muito rapidamente digo que os meus favoritos eram e continuam a ser (sorry não sou fã dos recentes: pós Dreamcast; old school aqui) o Mortal Kombat II (pelas personagens/fatalities e o tempo que perdi nele e o MK3 ou UMK3 como queiram pelo sistema de combos.

Em termos de jogos, de momento possuo o MK, MKII, MK3 para a Megadrive, UMK3 e Mortal Kombat Trilogy para a Sega Saturn e por fim o Mortal Kombat Gold. Ainda me falta experimentar a versão UMK3 mas na Megadrive e a versão "mais" básica do Mortal Kombat Gold, o Mortal Kombat 4.

Até a uma próxima! :x2:






















next2.gif
see_you_next_time.png
next2.gif
 
Última edição:
:-D Fui apanhado mais cedo do que estava à espera :cool:

Infelizmente, tenho más notícias para quem é fã de animalities, babalities e por aí fora... :sad:

Tópico finalizado! (surgiu durante o Chrono Trigger :002:)
 
Excelente tópico as usual .Obrigado pelos tópicos [Retro] EagleEye.

Excelente jogo, tantas noites :D

Cá esperamos pelo Mortal Kombat 9, com um regresso às origens!

Cumprs,
 
Para mim o melhor jogo de porrada alguma vez feito!! hehehehe Juntamente com o MK2 como é claro... :P

Acho que o MK juntamente com o Sensible Soccer, foram os dois jogos mais jogados da minha vida!! O meu Amiga 1200 quase que estoirava de tanto jogar... hehehe

Grande tópico sem dúvida, Parabéns!! :)
 
Última edição:
Excelente tópico :)

Fui dos que acompanhei o port para as consolas através das revistas... e depois comprei para Mega Drive. Os gráficos, à semelhança do Primal Rage, estavam inferiores ao arcade, mas adorei o jogo.
Para mim o melhor foi mesmo o MK2... nunca fui grande fã da jogabilidade do MK3.
 
Grande topico sim senhor!!

Nao sou grande fan de jogos de luta mas adorei os 3 primeiros. Tinha os dois primeiros para Amiga e o 3 para megadrive.

agora e que me estou a lembrar tanto joguei com o Rayden no primeiro que nao sei como criei um erro na disquette lol, o jogo funcionava direito com todos os pergonagem e quando chegava ao rayden ia abaixo. aiiiiii mais do que saudades do MK sao mesmo as saudades do meu Amiga!!!
 
Ao autôr do tópico,parabéns e obrigado por me trazêres tão boas recordações.Perdi conta ás moedas de 50 escudos que gastei com o primeiro MK...Juntamente com Resident Evil,as minhas séries favoritas.Por aqui tenho

Mortal kombat
arcade
mega drive
super nes
master system
sega cd

Mortal Kombat 2
mega drive
super nes
game gear

Mortal kombat 3
mega drive
super nes
playstation

Mortal kombat 3 Ultimate
mega drive
sega saturn
nintendo ds

Mortal Kombat Trilogy
playstation

Mortal Kombat Gold
Dreamcast

Mortal kombat Deadly Alliance
Mortal Kombat Deception
xbox

Mortal Kombat Unchained
psp

Mortal Kombat Armageddon
ps2

jógo todos sem me cansar!
 
Ao autôr do tópico,parabéns e obrigado por me trazêres tão boas recordações.Perdi conta ás moedas de 50 escudos que gastei com o primeiro MK...Juntamente com Resident Evil,as minhas séries favoritas.Por aqui tenho

Mortal kombat
arcade
mega drive
super nes
master system
sega cd

Mortal Kombat 2
mega drive
super nes
game gear

Mortal kombat 3
mega drive
super nes
playstation

Mortal kombat 3 Ultimate
mega drive
sega saturn
nintendo ds

Mortal Kombat Trilogy
playstation

Mortal Kombat Gold
Dreamcast

Mortal kombat Deadly Alliance
Mortal Kombat Deception
xbox

Mortal Kombat Unchained
psp

Mortal Kombat Armageddon
ps2

jógo todos sem me cansar!

Grande viciado em MK.
Como eu te compreendo, joguei alguns jogos da série e para mim são do melhor mesmo.
 
Belo post eu também adoro Mortal kombat e para mim os melhores foram as versões 2D, penso que quando se voltaram para o 3d estragaram o jogo sendo o meu mortal kombat preferido o Mortal Kombat Trilogy(psx)..Gostava de ver um Mortal Kombat 2D em HD nas consolas de hoje..
 
Cada tópico Retro que crias é um prazer garantido na leitura, nas imagens e no cuidado que tens ao recolher tantos factos e informações. Parabéns por mais um belíssimo trabalho! :)
 
THE-STORM - Que grande fã! :wow:

Para os hardcore de Mortal Kombat, o seguinte vídeo é excelente:

-> Mortal Kombat: Old School

Depois da versão Prototype nas arcade o adversário caía muito mais depressa, impossibilitando os combos longos que praticamente tiravam toda a energia.
Também dá uma ideia diferente do sistema de combate: é mais complexo do que possa parecer.


Cá esperamos pelo Mortal Kombat 9, com um regresso às origens!

Cumprs,

Duvido muito que tal aconteça :005:. Ultimamennte só tenho tido desilusões nesse departamento... vê lá que o último que gostei foi o MK4 (Gold) assim razoavelmente, o Deadly Alliance foi aquele que menos desgostei dos jogos recentes mas muito aquém da experiência de um MKII ou MK3.

Uns exemplos do que acho que deveriam fazer:

- Simplificar o sistema de combate (tirar as armas; golpes mais simples na sua execução como os primeiros mas um maior número de golpes)
- O design das personagens. Deixem de lado a complexidade e os designs "muito preenchidos" e façam-nas mais simples, com aquele aspecto mais básico.
- Fatalities grotescos e que estejam relacionados com a personagem em sim (adeus à utilziação de armas), mais Pit fatalities com o charme dos primeiros).
- Mantenham os Babalities/Animalities. São um bom extra
- Por mim, "eliminavam" personagens mais recentes e focavam-se nas do MK2-MK3
- Deixava o sistema de bloqueio do DA. Dá outra longevidade ao jogo se tivermos muitos unlockables para fazer (desde que façam sentido).
- Mais Goro, mais Shang Tsung, mais Shao Kahn.


Mais um excelente tópico. Prefiro (e joguei muito mais) o segundo mas também dei uns toques neste, tanto na MD como nas arcadas, e é bom ver que alguém decidiu dedicar-lhe um tópico que, uma vez mais, está excelente. Continua o excelente trabalho. A malta agradece. :)

Já somos dois :D Ainda ontem lá fui dar umas voltinhas no MKII e fazer uns fatalities.
Já não me lembrava como o CPU era "forreta" em certas alturas (agarrar até dizer chega, fazer golpe X repetidamente sempre que fazes um certo movimento, etc...)

Cada tópico Retro que crias é um prazer garantido na leitura, nas imagens e no cuidado que tens ao recolher tantos factos e informações. Parabéns por mais um belíssimo trabalho! :)

Grandes jogos merecem trabalho extra :)
 
Última edição:
Nem imagino o trabalho que tivestes para compilar toda esta informação de forma organizada. Excelente trabalho.

Este jogo apenas joguei na Game Gear, mas mesmo com os defeitos que tinha em relação a outros jogos, deu para divertir bastante.
Só mais tarde é que joguei o MK3 e o MK3 Ultimate Trilogy na Mega Drive. Bons tempos em que os MK eram referencias do género.
 
Eu não li tudo até ao fim mas acho que te falta aí uma curiosidade, na versão megadrive (não sei se isso acontecia em mais versões) quando usavas o ball breaker com o cage contra a sonia o golpe não era feito, o cage fazia a espargata na mesma mas não dava o golpe (porque seria?) ;)

Já agora punhas aí como fazer as fatalities e o facto da fatalitie do liu kang poder mandar o gajo lá abaixo no "The pit" (essa combinação de fatalities era a minha fatalitie favorita no jogo)
 
Nem imagino o trabalho que tivestes para compilar toda esta informação de forma organizada. Excelente trabalho.

Este jogo apenas joguei na Game Gear, mas mesmo com os defeitos que tinha em relação a outros jogos, deu para divertir bastante.
Só mais tarde é que joguei o MK3 e o MK3 Ultimate Trilogy na Mega Drive. Bons tempos em que os MK eram referencias do género.

E tenho pena desta saga por isso mesmo, o nome foi em certa parte, perdendo-se ao longo do tempo. Os jogos começaram a sre menos marcantes, sem aquelo peso que tinham e a qualidade dos mesmos também não ajudava à festa.
Até pelos comentários do Ed Boon vemos que nunca ficou lá muito contente com as últimas iterações da saga...


Eu não li tudo até ao fim mas acho que te falta aí uma curiosidade, na versão megadrive (não sei se isso acontecia em mais versões) quando usavas o ball breaker com o cage contra a sonia o golpe não era feito, o cage fazia a espargata na mesma mas não dava o golpe (porque seria?) ;)

Já agora punhas aí como fazer as fatalities e o facto da fatalitie do liu kang poder mandar o gajo lá abaixo no "The pit" (essa combinação de fatalities era a minha fatalitie favorita no jogo)

:lol:

Esteve nos planos (meter na info da personagem) mas pelo nome pareceu-me óbvio o problema que o ataque teria pela frente :D
Outra curiosidade em relação a esse golpe é não funcionar no Goro, mas penso que não seja igual em todas as versões/revisões arcade.

Vários glitches do jogo também estão relacionados com esse golpe, por exemplo fazeres o Fatality e logo de seguida fazeres o golpe. Vais ver o que que acontece... :002: (isto versão Arcade de novo)

Os fatalities deixei vazio pela razão muito simples: queria deixar isso para aqueles que viessem ao tópico e por acaso se lembrassem de como os executavam.
Mas com o tempo, é normal que já praticamente ninguém se lembre. Já eu não em lembro dos MKII e MK3 e fartei-me de jogá-los :facepalm:

Não sei se chegaram a esse ponto, mas do MKII e MK3 cheguei a fazer uma lista de tudo o que se podia fazer com cada personagem, desenhei os artworks de cada um individualmente e guardava tudo numa espécie de agenda. Os Fatalities foi descobrindo individualmente ou através de amigos... assim que apanhava um que soubesse uns que não sabia, eram horas a discutir para ele me dar os códigos (e dias à espera para receber a lista toda)...

Bons tempos... :'(

edit: Essa do Liu Kang + The Pit desconhecia, tenho de a tentar :)
 
Última edição:
Back
Topo