Morphex, antes de mais convem dizer-te que se te estavas a dirigir a mim digo-te já que sei muito bem o que é uma beta e o que é ser um beta tester... vais me desculpar a arrogancia mas duvido muitíssimo que tu e mesmo alguem deste forum tenha já participado em tantas alphas e betas de mmorpgs como eu que já o faço à quase uma década, e participei nas beta phases da grande maioria dos mmorpgs pagos. Além disso sou gestor de qualidade de sw por profissão, e trabalho com o standard mais exigente neste campo, o GSWS (
Galileo).
Por tudo isto digamos que penso que estou bastante bem qualificado para classificar a Star Vault como
muito inexperiente e provavelmente incapaz de gerir um projecto desta envergadura.
Parece que estão a gerir como um projecto entre amigos ou colegas de faculdade, mas esquecem-se que têm em mãos um projecto comercial e que já meteram ao bolso mais de 400.000€ dos seus futuros clientes.
Não quero dizer que seja um mau jogo.
Continuo a depositar alguma fé nele, por alguma razão o comprei e ainda não vendi, mas que esta é a fase beta gerida de forma mais imatura e inexperiente de todas as que já participei, lá isso é.
A escolha do Mantis como bug reporting tool, embora inédita neste tipo de sw, parece-me uma boa aposta. É uma boa ferramenta e não precisa de licença, nisso apoio a escolha da Star Vault.
A escolha de um .torrent para distribuição do client já não é muito adequada e percebe-se bem porquê, basta perguntar ali ao tonijunior...
Mas acima de tudo a escolha do IRC para contacto directo com os developers
epah, eu sei que isso pode parecer "cool" a muita gente deste e outros forums, mas isso demonstra tamanha irresponsabilidade, imaturidade e inexperiencia, que nem tenho palavras para descrever...
Não desejo mal à Star Vault até porque o Mortal me interessa, mas não posso concordar com fanatismos a tentar desculpar as falhas graves e "excentricidades" (
) da Star Vault e da sua forma de gerir esta fase do desenvolvimento do Mortal Online.
PS: Já agora Morphex, vou acreditar quando dizes que toda a beta até ao momento pos-char creation está livre do NDA e vou apontar um caso concreto:
- o bug de arranque relacionado com o PhysyX. Sabes por acaso a que é devido esse bug?
Vou tentar explicar sem complicar: a SV está claramente a desenvolver o jogo em plataformas Nvidia, e o que acontece é que quando compilaram a build divulgada para o 1º batch de beta testers, não tiveram o cuidado de testar essa build noutras plataformas, nomeadamente as com graficas ATI em sistemas Dx10. O workaround que inventaram à pressa (o batch file incluido) o que faz é obrigar o client a correr sem isso, mas ao fazerem-no estão a forçar o uso de Dx9. Para abreviar a historia, quem tiver Windows Vista tem o Dx10 instalado por defeito, e por isso muitos nao têm alguns dos .dll do Dx9, daí o famoso erro que todos se queixavam...
Agora pergunto: antes de se publicar codigo executavel, não se fazem testes nas target platforms?
Fazem sim, faz parte de todos os processos de engª de sw, o que nos leva à 2ª pergunta: plataformas com grafica ATI e SO Vista não fazem parte das target platforms?
Fazem sim.
Então como é possível este problema não ter sido detectado?
O problema do server cap de 500 quando o Batch A inclui 2000 testers e mesmo os problemas de instabilidade ainda compreendo, mas o problema referido antes acho gravíssimo e preocupante.