PC Mortal Online

Mudando de assunto, relativamente aos videos dos leaks gosto muito do que vejo.
Sem duvida que o mundo de Nave está bonito e variado :)

Agora resta ter fé que o talento, gosto e dedicação do pessoal da Star Vault sejam capazes de suplantar os problemas que a sua inexperiencia vai criar.
 
Morphex, antes de mais convem dizer-te que se te estavas a dirigir a mim digo-te já que sei muito bem o que é uma beta e o que é ser um beta tester... vais me desculpar a arrogancia mas duvido muitíssimo que tu e mesmo alguem deste forum tenha já participado em tantas alphas e betas de mmorpgs como eu que já o faço à quase uma década, e participei nas beta phases da grande maioria dos mmorpgs pagos. Além disso sou gestor de qualidade de sw por profissão, e trabalho com o standard mais exigente neste campo, o GSWS (Galileo).
Por tudo isto digamos que penso que estou bastante bem qualificado para classificar a Star Vault como muito inexperiente e provavelmente incapaz de gerir um projecto desta envergadura.
Parece que estão a gerir como um projecto entre amigos ou colegas de faculdade, mas esquecem-se que têm em mãos um projecto comercial e que já meteram ao bolso mais de 400.000€ dos seus futuros clientes.

Não quero dizer que seja um mau jogo.
Continuo a depositar alguma fé nele, por alguma razão o comprei e ainda não vendi, mas que esta é a fase beta gerida de forma mais imatura e inexperiente de todas as que já participei, lá isso é.
A escolha do Mantis como bug reporting tool, embora inédita neste tipo de sw, parece-me uma boa aposta. É uma boa ferramenta e não precisa de licença, nisso apoio a escolha da Star Vault.
A escolha de um .torrent para distribuição do client já não é muito adequada e percebe-se bem porquê, basta perguntar ali ao tonijunior...
Mas acima de tudo a escolha do IRC para contacto directo com os developers 8|8|8| epah, eu sei que isso pode parecer "cool" a muita gente deste e outros forums, mas isso demonstra tamanha irresponsabilidade, imaturidade e inexperiencia, que nem tenho palavras para descrever...

Não desejo mal à Star Vault até porque o Mortal me interessa, mas não posso concordar com fanatismos a tentar desculpar as falhas graves e "excentricidades" ( :002: ) da Star Vault e da sua forma de gerir esta fase do desenvolvimento do Mortal Online.

PS: Já agora Morphex, vou acreditar quando dizes que toda a beta até ao momento pos-char creation está livre do NDA e vou apontar um caso concreto:
- o bug de arranque relacionado com o PhysyX. Sabes por acaso a que é devido esse bug?
Vou tentar explicar sem complicar: a SV está claramente a desenvolver o jogo em plataformas Nvidia, e o que acontece é que quando compilaram a build divulgada para o 1º batch de beta testers, não tiveram o cuidado de testar essa build noutras plataformas, nomeadamente as com graficas ATI em sistemas Dx10. O workaround que inventaram à pressa (o batch file incluido) o que faz é obrigar o client a correr sem isso, mas ao fazerem-no estão a forçar o uso de Dx9. Para abreviar a historia, quem tiver Windows Vista tem o Dx10 instalado por defeito, e por isso muitos nao têm alguns dos .dll do Dx9, daí o famoso erro que todos se queixavam...
Agora pergunto: antes de se publicar codigo executavel, não se fazem testes nas target platforms?
Fazem sim, faz parte de todos os processos de engª de sw, o que nos leva à 2ª pergunta: plataformas com grafica ATI e SO Vista não fazem parte das target platforms?
Fazem sim.
Então como é possível este problema não ter sido detectado?

O problema do server cap de 500 quando o Batch A inclui 2000 testers e mesmo os problemas de instabilidade ainda compreendo, mas o problema referido antes acho gravíssimo e preocupante.


Em relação ao IRC...não percebo a implicancia...não é "cool" é um meio rapido, instantaneo, eficaz de comunicação...melhor só o uso de VOIP ou falar frente a frente com os devs...é gratis..seguro..porque so nicks autorizados entram no irc beta...sinceramente...não é por mais ninguem usar o irc que estes gajos estão errados ao usa-lo.

Problemas e bugs reportados no mantis k é bom como ja disseste...e cenas imediatas, perguntas rapidas com rapida resposta entre todos os beta testers no irc..que é k se pode kerer mais??? na minha opinião é a melhor coisa k fizeram...quando não consigo entrar no server fico logo a saber pelas conversas do irc o k se passa, muitas cenas k não sabia fikei a saber pelo irc instantaneamente...agora diz lá o k está mal em usar o irc..ou é apenas uma cena pessoal contra o irc...se for ok justificado...de resto não existem inconvenientes...
 
Nao 'e por questoes relacionadas com a operacionalidade do IRC mas sim por questoes de profissionalismo.
O Mortal Online 'e um projecto comercial, a Star Vault 'e uma sw house, no's somos clientes. Isto nao 'e um projecto entre amigos ou um projecto de final de curso da faculdade...

Os developers nao podem nem devem estabelecer esse tipo de contactos com os clientes pois pode trazer-lhes diversos problemas na sequencia de informacoes reveladas acidentamente devido 'as comunicacoes se darem em tempo real.
Alem disso os bugs assim nao ficam bem reportados e arrica-se a que nao sigam o ciclo de vida adequado a um SPR (software problem report), entre outros problemas tecnicos que nao interessam para aqui estar a referir visto que isto 'e um forum de jogos e penso que nao interessa 'a maioria dos leitores.

O IRC 'e uma escolha pouco profissional da Star Vault que demonstra uma grande inexperiencia, mas isso em nada enxovalha o talento ou capacidades da Star Vault, vamos ver 'e se nao trara' mais problemas do que as vantagens que voces tanto estao a gostar de momento...

PS: e sim, eu tambem nao gosto de IRC e recuso-me a instalar o mIRC no PC de casa so' para poder acompanhar este jogo, mas isso nao 'e a razao pela qual censuro a escolha do IRC como ferramenta de trabalho da SV...
Tambem uso Skype, TS, VT e Meebo em casa, por isso podia ao menos ligar-me ao VT da SV, nao o faco mais uma vez pois nao considero isso nem etico nem profissional, e como tal nao tera' o meu apoio nem participacao.
 
Em relação ao IRC...não percebo a implicancia...não é "cool" é um meio rapido, instantaneo, eficaz de comunicação...melhor só o uso de VOIP ou falar frente a frente com os devs...é gratis..seguro..porque so nicks autorizados entram no irc beta...sinceramente...não é por mais ninguem usar o irc que estes gajos estão errados ao usa-lo.

Problemas e bugs reportados no mantis k é bom como ja disseste...e cenas imediatas, perguntas rapidas com rapida resposta entre todos os beta testers no irc..que é k se pode kerer mais??? na minha opinião é a melhor coisa k fizeram...quando não consigo entrar no server fico logo a saber pelas conversas do irc o k se passa, muitas cenas k não sabia fikei a saber pelo irc instantaneamente...agora diz lá o k está mal em usar o irc..ou é apenas uma cena pessoal contra o irc...se for ok justificado...de resto não existem inconvenientes...

so um conselho...tenta escrever em portugues.
 
Também nunca fui grande fã do irc, mas neste ponto, só concordo que devia haver mais informação num sub-fórum restrito ao pessoal do Block-A por exemplo, ou ao pessoal de todos os blocos.

No entanto, quando se trata de comunicar em tempo real com os Devs (que é necessário, e habitual nas beta tests) o irc é mesmo a melhor opção. Se for feito através de um canal oficial, fechado e moderado, não vejo de que forma é que isso afecta o profissionalismo da empresa.

Na minha opinião, o facto de que quando eles abriram a loja online, os utilizadores viam um erro de acesso à base de dados do Drupal é bem mais grave.
 
Na minha opinião, o facto de que quando eles abriram a loja online, os utilizadores viam um erro de acesso à base de dados do Drupal é bem mais grave.
Esse foi um problema gravíssimo sim, mais um a pesar na minha preocupação já bem demonstrada em todos os meus posts anteriores:
Agora resta ter fé que o talento, gosto e dedicação do pessoal da Star Vault sejam capazes de suplantar os problemas que a sua inexperiencia vai criar.
Todos os problemas que encontrei até agora (e ainda nao entrei no jogo propriamente dito) foram todos típicos da inexperiencia da Star Vault, e alguns deles bastante graves.
Esperemos que a sua experiencia como gamers ao menos lhes tenha oferecido a capacidade de criar mecanicas de jogo correctas, pois afinal de contas o que todos queremos é um bom jogo, e se no final o Mortal Online oferecer isso penso que a maioria estará disposta a esquecer os restantes "precalços"...
 
Vassago...a star vault na tua opinião não é profissional ao usar o irc como complemento de comunicação com os testers...

Recusas-te a instalar o irc....e o mantis??? não?? isso é uma opinião muitisimo pessoal desculpa lá...muito muito pessoal...


p_c_sousa87?? Aconselhas-me a escrever em tugues...tens razão...não coloco acentos na maioria das palavras e usei o "K" para abreviar o "que" ou substituir o "q" pelo "k" exemplo kerer fi-lo cerca de 10x...mas não existe uso excessivo de abreviaturas, nem erros "k" tornem o texto ilegivel...se tu não escreves com erros os meus parabens...eu dou erros....bastantes....

Mas em compensação se for ao macdonaldos..consigo comer uns big macs e umas colas sem dar erros nenhuns...e já tu provavelmente engasgas-te ou ficas cheio só com 5 big macs...cada macaco no seu galho.:D
:offtopic:
 
Morphex, antes de mais convem dizer-te que se te estavas a dirigir a mim digo-te já que sei muito bem o que é uma beta e o que é ser um beta tester... vais me desculpar a arrogancia mas duvido muitíssimo que tu e mesmo alguem deste forum tenha já participado em tantas alphas e betas de mmorpgs como eu que já o faço à quase uma década, e participei nas beta phases da grande maioria dos mmorpgs pagos. Além disso sou gestor de qualidade de sw por profissão, e trabalho com o standard mais exigente neste campo, o GSWS (Galileo).
Por tudo isto digamos que penso que estou bastante bem qualificado para classificar a Star Vault como muito inexperiente e provavelmente incapaz de gerir um projecto desta envergadura.
Parece que estão a gerir como um projecto entre amigos ou colegas de faculdade, mas esquecem-se que têm em mãos um projecto comercial e que já meteram ao bolso mais de 400.000€ dos seus futuros clientes.

Compreendo. Tu já trabalhas no ramo ha bastante tempo para ter um olhar mais profissional sobre todo o projecto da SV e é claro que vendo-o desse ponto de vista, há certas coisas que eu (como gamer) acabo por perdoar, mas que no fundo mostram, como disseste, alguma inexperiência por parte da Starvault.

PS: Já agora Morphex, vou acreditar quando dizes que toda a beta até ao momento pos-char creation está livre do NDA e vou apontar um caso concreto:
- o bug de arranque relacionado com o PhysyX. Sabes por acaso a que é devido esse bug?
Vou tentar explicar sem complicar: a SV está claramente a desenvolver o jogo em plataformas Nvidia, e o que acontece é que quando compilaram a build divulgada para o 1º batch de beta testers, não tiveram o cuidado de testar essa build noutras plataformas, nomeadamente as com graficas ATI em sistemas Dx10. O workaround que inventaram à pressa (o batch file incluido) o que faz é obrigar o client a correr sem isso, mas ao fazerem-no estão a forçar o uso de Dx9. Para abreviar a historia, quem tiver Windows Vista tem o Dx10 instalado por defeito, e por isso muitos nao têm alguns dos .dll do Dx9, daí o famoso erro que todos se queixavam...
Agora pergunto: antes de se publicar codigo executavel, não se fazem testes nas target platforms?
Fazem sim, faz parte de todos os processos de engª de sw, o que nos leva à 2ª pergunta: plataformas com grafica ATI e SO Vista não fazem parte das target platforms?
Fazem sim.
Então como é possível este problema não ter sido detectado?

Detectado ele foi, e foi por isso mesmo que aquele .bat tava lá, até porque o problema com os .dll do dx9 tava a afectar tb plataformas nVidia. Agora, enquanto isso é fácil de resolver (sacando a ultima actualizaçao do dx), o que já nao é tao directo é o problema com botao "play" no launcher deles e acho que é daquelas coisas que me poe a pensar "Se já começam os problemas no play button, imagino como tao as coisas lá dentro..." mas felizmente lá dentro nao tá tao mal quanto se podia pensar :-D

Mudando de assunto, relativamente aos videos dos leaks gosto muito do que vejo.
Sem duvida que o mundo de Nave está bonito e variado

Agora resta ter fé que o talento, gosto e dedicação do pessoal da Star Vault sejam capazes de suplantar os problemas que a sua inexperiencia vai criar.

Novos Leaks: http://www.youtube.com/watch?v=pnrHU2VZLoY | http://www.youtube.com/watch?v=u251S_VseAE&NR=1 :002::002::002:

EDIT: Quem é que joga Age of Chivalry daqui? O combate é parecido com o do Mortal Online, dá pa treinar pa quando entrarmos no jogo termos a vantagem de ter mais experiencia que os outros xD
 
Última edição:
Vassago...a star vault na tua opinião não é profissional ao usar o irc como complemento de comunicação com os testers...

Recusas-te a instalar o irc....e o mantis??? não?? isso é uma opinião muitisimo pessoal desculpa lá...muito muito pessoal...


p_c_sousa87?? Aconselhas-me a escrever em tugues...tens razão...não coloco acentos na maioria das palavras e usei o "K" para abreviar o "que" ou substituir o "q" pelo "k" exemplo kerer fi-lo cerca de 10x...mas não existe uso excessivo de abreviaturas, nem erros "k" tornem o texto ilegivel...se tu não escreves com erros os meus parabens...eu dou erros....bastantes....

Mas em compensação se for ao macdonaldos..consigo comer uns big macs e umas colas sem dar erros nenhuns...e já tu provavelmente engasgas-te ou ficas cheio só com 5 big macs...cada macaco no seu galho.:D
:offtopic:

era so pelos 'k' que usas.nao leves a mal.erros todos dao.abraço
 
Agora nem passar do Login screen consigo :002:
... escusado será dizer que sem beta forum e sem respostas aos mails que envio para o mail de suporte a paciencia já não é muita para pesquisar o que é que se passa desta vez...

Sinceramente por mim está encerrada esta beta test.
Se a equipa da SV não se digna sequer a testar o básico, porque razão iria eu dispender do meu precioso e escasso tempo para os ajudar a testar o software deles?
Na altura da release logo tento novamente. Até lá quem tiver paciencia e tempo a mais que ajude a SV, eu por mim já contribuí com mais do que acho que eles merecem.

PS: Cheatdeath, não discordei do uso do Mantis porque essa é uma ferramenta totalmente adequada a estas funções, e para tua informação é muito utilizada a nível profissional.
Pessoalmente não usamos o Mantis nos projectos em que trabalho, mas usamos uma tool muito semelhante e igualmente gratuita chamada Bugzilla.
Quando falas convem que percebas alguma coisa do que estás a falar...
 
Última edição:
Agora nem passar do Login screen consigo :002:
... escusado será dizer que sem beta forum e sem respostas aos mails que envio para o mail de suporte a paciencia já não é muita para pesquisar o que é que se passa desta vez...

Sinceramente por mim está encerrada esta beta test.
Se a equipa da SV não se digna sequer a testar o básico, porque razão iria eu dispender do meu precioso e escasso tempo para os ajudar a testar o software deles?
Na altura da release logo tento novamente. Até lá quem tiver paciencia e tempo a mais que ajude a SV, eu por mim já contribuí com mais do que acho que eles merecem.

PS: Cheatdeath, não discordei do uso do Mantis porque essa é uma ferramenta totalmente adequada a estas funções, e para tua informação é muito utilizada a nível profissional.
Pessoalmente não usamos o Mantis nos projectos em que trabalho, mas usamos uma tool muito semelhante e igualmente gratuita chamada Bugzilla.
Quando falas convem que percebas alguma coisa do que estás a falar...

lol Vassago...instala o ventrilo e pede-me os dados do vent..entras e ouves e falas com pessoal k esta no beta, fazes perguntas tiras duvidas...na hora...se o resto do pessoal esta no beta..entra no game kuando os servers estão up, fazem armors, weapons lutam..testam lutas, block etc..não vejo nenhuma razão para alguem com extrema experiencia em betas não conseguir...eu k sou um noob consigo...

Já agora um leakzinho, não é meu...
http://www.youtube.com/watch?v=3Yu2m12NeX4
 
Cheathdeath, não é uma questão de conseguir ou deixar de conseguir.
Não instalo IRC, mas o Ventrillo tenho instalado sempre no PC, só não me ligo ao VT da SV porque simplesmente não me apetece e porque não acho que isso devesse ser necessário para executar as minhas tarefas de beta tester. Nunca precisei de o fazer em beta nenhum e não vejo porque ei de ceder a estas "excentricidades" da SV...

Os problemas que tenho tido com este jogo são básicos e tinham obrigação de ser testados e retestados pela SV antes de iniciar qualquer fase de teste externo, seja uma beta ou mesmo uma alpha! Como tal não admito sequer testá-los porque não me compete a mim como beta tester testar este tipo de coisas.
Como já disse no meu post anterior, se a SV se está a borrifar para as tarefas de teste mais básicas não encontro qualquer motivação para dispender o meu precioso tempo livre a ajuda-los a testar o Mortal:
Se a equipa da SV não se digna sequer a testar o básico, porque razão iria eu dispender do meu precioso e escasso tempo para os ajudar a testar o software deles?
Na altura da release logo tento novamente. Até lá quem tiver paciencia e tempo a mais que ajude a SV, eu por mim já contribuí com mais do que acho que eles merecem.
Como disse, perdi a vontade de ajudar esta equipa de developers, e como não sou pago para isso este é um capricho a que me posso dar.
Quando o jogo for lançado logo usarei o meu mês incluído para ver que tal é a peça, mas até lá tenho outras actividades onde prefiro empregar o meu tempo.
 
lol Vassago...nem sei o k te diga...Queres testar um game sozinho...não keres ligar te ao irc, não keres ligarte ao ventrilo...então fazes bem em não testar o game...um beta tester que não se dá ao trabalho de usar as ferramentas de comunicação disponibilizadas só porque axa que devia haver forums beta apenas, e queixa-se que o game tem bugs...lol Vassago..jogos que já sairam teem bugs..o wow tem 4 anos e tem bugs antigos...o MO começou o beta agora e tem bugs??? BLASFEMIA não pode lol...eles não vão sentir a tua falta deixa lá...;)
 
Cheatdeath, se não sabes ler aprende sff.
Não me queixo de bugs do MO, queixo-me de uma completa ausencia dos testes mais básicos antes de uma release, o que me dá a entender que a SV pretende é evitar contratar QA engineers para fazer a normal verificação interna, e com isso não posso compactuar.
Não há qualquer desculpa possível para publicar uma versão onde nem o botão "Play" do updater funciona.
Se isso para ti é normal "porreiro pah", agora para mim não é.

O uso de VT, IRC ou Mantis não retira a necessidade de um beta forum. A instalação do mesmo pode ser feita em menos de 1 manhã, e é uma ferramenta standard em todas as beta tests.
Se a SV não se dá a esse trabalho eu tambem não me estou para dar ao trabalho de perder tempo tentar todas as coisas que me lembro e preencher bug reports, parece-me justo.
Se é apenas para jogar e passar o tempo que serve a beta do Mortal Online, então prefiro de longe gastar esse tempo em jogos acabados.
Betas não são momentos de diversão, são repletas de momentos aborrecidos que só estou disposto a passar quando acredito num projecto e considero que a equipa de developers é merecedora, o que já não é o caso no Mortal.

E não vale a pena estar-mos aqui a ocupar mais linhas de forum com esta conversa pois não vamos chegar a acordo nenhum...
É um facto inegável que a metodologia de beta test usada pela SV é tudo menos convencional (para dizer o mínimo...).
Se a ti te agrada esta metodologia e tens tempo disponível para oferecer à SV ainda bem, eu não, e não há mais nada a dizer sobre este assunto.
 
A minha primeira opinião do jogo é de tal forma má que já o desinstalei, já deixei de seguir e já dei os 70€ como perdidos :005:

A impressão com que fiquei do Mortal é que nem sequer é um jogo... é um software construído sem a permissa mais básica de um videojogo: a diversão... Quanto muito pode ser visto como uma simulação, onde um publico muito hardcore pode encontrar alguma satisfação e um sem numero de oportunidade para "epeen displays".
É pena, pois no papel o Mortal tinha sem duvida deixado-me muito interessado :(
 
Última edição pelo moderador:
A minha primeira opinião do jogo é de tal forma má que já o desinstalei, já deixei de seguir e já dei os 70€ como perdidos :005:

A impressão com que fiquei do Mortal é que nem sequer é um jogo... é um software construído sem a permissa mais básica de um videojogo: a diversão... Quanto muito pode ser visto como uma simulação, onde um publico muito hardcore pode encontrar alguma satisfação e um sem numero de oportunidade para "epeen displays".
É pena, pois no papel o Mortal tinha sem duvida deixado-me muito interessado :(

Quando gastaste os 70 erois ja sabias k tipo de jogo era...muita pena

Mortal Online é um jogo, uma simulação tbem é um jogo( corridas, guerra ww2 online, flight simulator etc)

È um software que para ti não tem diversão para outros pode ter...não deixa de ser divertido só porque tu não o axas...

Feito para Publico hardcore? sim devido principalmente ao full loot..e por ter fool loot não vai ter tanto "e.peen" como outros mmos...porque se o gear é lootable por outros nunca é verdadeiramente teu..hoje estás com o melhor gear daqui a 5 minutos numa batalha perdes tudo...enquanto que em mmos sem full loot podes mostrar o gear em sites armory, nas cidades, mostras mounts raras etc..e nunca ficarás sem elas...

No papel o Mortal é exactamente o k esta a sair..um full loot pvp centered game com first person view

Há posts em que dizes coisas coerentes e aceitaveis..mas este post que fizeste so acertaste no hardcore mais nada...e não é opinião..é facto...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo