1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mortos e feridos pelo Ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Nora, 16 de Julho de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1656)

1. Nora

Nora Power Member

Instalei há umas 2 semanas o Ubuntu 8 numa segunda partição (com o Win2000 na 1ª) para resolver um problema que sempre tive com a minha ligação internet. Após 2 "freezes", lá mudei alguns parâmetros e ficou a funcionar lindamente.
    Só que depois começou o Windows a variar.
    Primeiro só me pediu para reinstalar a driver da LAN integrada, mas passadas umas sessões, começou a pedir-me drivers doutras coisas (também já todas supostamente instaladas).
    Por essa altura, já tinha lido que o Ubuntu tinha problemas de compatibilidade com algumas drivers e achei melhor tomar medidas.
    Só que já fui tarde.
    Para sumarizar uma longa história: os discos que de alguma forma foram tocados por instalações do Ubuntu (eu fiz uma intra-Windows num disco, antes de fazer uma extra noutro) começaram a dar problemas. Tentei usar discos de emergência, mas o processo encravava. A BIOS começou a reiniciar, voltando aos parâmetros originais. Tentei apagar um dos discos com uma ferramenta DOS, não consegui. O PC deixou de reconhecer os discos. Tentei um outro HD. A BIOS foi-se de vez. As ventoinhas andam, mas não arranca rigorosamente mais nada, nem disquetes, nem CDs, fica tudo apagado.

Acho que foi a primeira vez que testei um programa sem pesquisar a fundo primeiro e logo me lixei.
    Enfim, vou ver se tenho dinheiro para substituir a placa, mas agora põe-se outro problema: como é que eu vou fazer para salvar os discos sem lixar outra BIOS? É que devia ligar pelo menos um deles uma vez para transferir os ficheiros. Eles estão numa partição formatada fora do WIndows, mas a esta altura, já não sei de mais nada... E outra dúvida: CDs gravados no Windows corrompido podem ter o mesmo efeito que os HDs?

Eu sei que esta é especialmente bicuda, mas se alguém me puder dar alguma dica, agradeço mesmo muito. :)

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Deixa ver se percebi. Tens uma board / sistema marado, e a culpa foi do Ubuntu ? :paranoid:

Já viste no Gnu Linux/*nix World, um LiveCD para recuperação de dados ?

3. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Queres uma dica? Em vez de te queixares que um SO te lixou a BIOS, manda o PC para reparar porque parece que está todo bananas.

4. Romani48

Romani48 Power Member

liga os teus discos a outro pc e faz backup dos teus dados.. e apaga as partições todas.. (não formates, apaga as partições apenas)

mete no teu pc antigo, vai a net noutro pc, sacas uma bios actualizada para a tua board, e vais fazer uma actualização ou reinstalação da BIOS..
    Durante o processo de instalação dos teus discos rigidos verifica se os cabos estão em condições e se tudo está ligado correctamente..

Vais agora tirar a pilha, desligar o pc da corrente e deixares isto fazer um reset total..

volta a por a pilha e ligar o pc..
    agora vais instalar o windows novamente.. dps diz algo

5. Nora

Nora Power Member

AndreAPL ; The_True_Eue - Eu tenho o PC há uns 4 anos e esteve a funcionar muito bem até eu instalar o Ubuntu - daí a minha conclusão. E há relatos de incompatibilidade de drivers\equipamento com o Ubuntu a causar problemas do género (descobri-o um pouco tarde, infelizmente). Ainda não pude ir ao forum deles, mas assim que der vou ver o que dizem. Contrariamente a algumas pessoas, eu não ando pelos foruns a cascar em programas pelo desporto. :)
    Se não foi o Ubuntu, só pode ter sido um que vírus conseguiu passar mas, tanto quanto sei, o sistema estava limpo...

Um LiveCD talvez fosse uma boa solução mas não posso usá-lo porque o PC não arranca de todo...

Romani48 - Pois... Esqueci-me de dizer... Eu tentei fazer isso com um PC velho que tinha aí e ele foi ao ar também... Não sei se foi coincidência ou se foi de ligar-lhe um disco que tinha estado ligado ao outro PC... Parece uma ideia estúpida, mas é surpreendente a frequência com que coisas estúpidas me acontecem... :rolleyes:
    É por isso que que não me arrisco a ir ao PC de outra pessoa tentar transferir os dados.
    A minha BIOS estava actualizada e o cabo IDE era novo, que eu precisei de arranjar um mais comprido há uns tempos. De qualquer forma, eu verifiquei as ligações todas. Eu nunca tenho o PC ligado à corrente quando não o estou a usar. Só não me lembrei de tirar a pilha, não perco nada em experimentar... :)
    Já não ligo o PC há uma semana ou assim, quem sabe ele resolve (estupidamente) ressuscitar...

Obrigada pelas dicas, pessoal, vou ver se acontece alguma coisa. :)

6. VuDu

VuDu Power Member

Tens consciência que problemas de compatibilidade é não de tectar o hardware X ou o hardware Y só funcionar a y%, não tens?
    Um sistema operativo nunca tocaria na BIOS se tu não usares software com essa finalidade.

Pela descrição dos problemas, parece claramente que o principal problema é estares a fazer coisas sem teres os conhecimentos mínimos para o fazeres.
    Queres um conselho? Procura um colega que perceba bem de hardware e com bons conhecimentos de varios SOs que consiga descobrir o que fizeste de mal.

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Pelos 'sintomas' não me parece que tenha feito alguma coisa 'de mal'.
    Cheira-me que a MB pifou (mas não sou técnico nem estou a ver o computador). Por coincidência foi quando instalou o Ubuntu. Podia ter sido ao acender uma lâmpada ou quando passasse um avião pelas redondezas ou outra coisa qualquer.

8. VuDu

VuDu Power Member

Ele asneiras fez, nem que seja o ter tentado apagar o disco pelo MS-DOS, que de certeza que está ligado ao facto de não detectar o disco (provavelmente queria dizer partições).

Em todo o caso, nas mas de quem perceba e de quem tiver hardware extra para testar o que se passou, resolve o problema facilmente.

9. Nora

Nora Power Member

VuDu - Por acaso, tenho. Ou tinha... A esta altura estou por tudo... :P
    Depois, ainda por cima, vejo gajos a dizer que estouraram placas gráficas e sei lá mais o quê assim, e toda a gente (mesmo maluquinhos do Ubuntu) acha normal... Já não sei o que pensar.
    Quanto a formatar (na sequência de criar partições) o disco pelo DOS, eu faço-o com o Seagate Wizard, que só funciona em DOS.
    E eu queria mesmo dizer o disco, não a partição.
    Eu posso ainda meter muita água, mas depois de uns 15 anos a lidar com PCs, já devo ter aprendido alguma coisa. Digo eu... :)

slack_guy - Também pode ter sido isso... E estou convencida que esta MB morreu mesmo, infelizmente. Mas é giro o 2º PC também ter tido um fanico assim de repente. Tendo vocês razão, parece que também houve um monte de coincidências brutais à mistura, então.

A minha hesitação em procurar um técnico (além do dinheiro) deve-se ao facto de, francamente, não saber onde encontrar um que mereça a apelidação. Lojas até há, agora os tipos que lá trabalham, nunca se sabe. Os que me venderam o PC, pediram-me o 2000 para o instalar e não o souberam fazer, por exemplo (e ainda me escavacaram a caixa do programa). Eu também não sabia, mas dei-me ao trabalho de aprender. É o que ganho com situações destas, pelo menos, conhecimento para não voltar a asneirar.

A propósito, ocorre-me agora uma coisa que pode ter corrido mal... embora também não faça inteiramente sentido... vou investigar.

Obrigada pelas vossas ideias. :)

10. VuDu

VuDu Power Member

Então no teu caso a primeira coisa q fazia era tentar arranjar uma caixa USB, correr o liveCD do ubuntu para ver se o disco é detectado... de preferência noutro pc ou portátil.
    Se o disco for detectado, com o gparted consegues apagar tudo e criar as partições que quiseres.
    Mas, como já o resto do pessoal todo disse, acho que o mais certo é mesmo a motherboard estar a dar o berro... o que não é muito surpreendente, uma vez que disseste que tinhas o Windows2000, que em principio indica que o computador já é velho.

Seja como for, esquece a ideia que os SO's danificam o hardware por "pirraça".

11. kou_seiya_girl

kou_seiya_girl Power Member

A board não tem condensadores pifados nem nada? As voltagens da pilha da BIOS estão boas? Anyway partilho da mesma opinião do resto da malta, ou é board a dar o último suspiro, ou uma grande trapalhada de sistema de definições de BIOS...

12. Nora

Nora Power Member

Ponto da situação

Finalmente. Peço desculpa se estava alguém à espera, mas tive outra crise para resolver.
    Parece que afinal estava a lidar com uma daquelas sequências estúpidas de problemas.

Então é assim:

- O P4:
    Experimentei mudar o jumper CMOS mas não fez grande efeito. Depois tirei a pilha. Dias depois (estive ocupada, entretanto :p ) voltei a colocá-la e - milagre! - o PC ressuscitou. :n1qshok: Eu pensei que tivesse estourado a BIOS de apoio também, mas não. Agora estou é com a versão original outra vez.
    Continuo a não saber o que aconteceu (o que me irrita!). Estou a teclar dele agora, como se nada tivesse acontecido, mas não sei se lhe vai dar outra coisa daqui a uns tempos ou não. Entretanto comprei DVDs para guardar os ficheiros do HD de arquivo, não vá o diabo tecê-las...

- O P2:
    Vai-se a ver, a pilha deste precisava mesmo de ser trocada (pudera, já levava uns 11 anos de uso!). Pus-lhe a do P4 e comprei uma nova para o outro. Além disso, A drive das disquetes não funciona lá muito bem nele, embora funcione nos outros todos, vá-se lá saber porquê. Troquei-a por outra. Depois descobri que 2 das linhas da fonte de alimentação estão com problemas de mau-contacto, o que faz com que de vez em quando, o leitor de CDs e as disquetes não funcionem - tem que se dar um toque no fio... :rolleyes:
    Para juntar a isto, ainda não consegui instalar nenhum OS nele, mas isso acontece por uma série de outras coisas que não vêm agora ao caso... Ele que me aguarde.
    :004:

VuDu - Não conhecia o gparted. *junta aos favoritos para estudo posterior* :)
    O SO é velho, o PC tem 4 anos.

kou_seiya_girl - Não imagino que pudesse haver alguma coisa de errado nas definições da BIOS. Eu não faço OC e não tenho por que mexer nos parâmetros. Dum modo geral só lá vou para mudar a ordem de arranque.

Vou retomar as coisas donde estava e ver se o gajo não tem outro ataque...
    Obrigada mais uma vez. :)

13. Nora

Nora Power Member

Resolvido o mistério!!!

Hoje tive tempo para desmontar o PC (que foi abaixo outra vez, entretanto) e descobri finalmente o problema - 3 condensadores a deitar as tripas (como estes). Não os tinha visto ainda por estarem obscurecidos pelo dissipador da CPU. :rolleyes:

Enfim, tenho a placa lixada, mas estou muito mais aliviada por saber porquê. :p

Partilhar esta Página