Most Popular Cameras in the Flickr Community

Nem por isso. A Sony vende muito pela marca mas a canon também. Aliás, acho que neste caso, e curiosamente, há maior preferencia pela canon que a sony, mesmo nos mal informados.
Não estou a defender a nikon, nem a dizer que a canon tem máquinas más, o que seria uma estupidez, digo apenas que no meio daqueles numeros há muito puto.

PS: E posso dizer que sendo estudante do secundário, há muita gente que quer comprar canon porque é canon. Já perguntei a um ou 2 e não me souberam responder porque. Mas pronto, esta conversa também não vai levar a lado nenhum


Isso é verdade, eu trabalho numa empresa em existem n máquinas fotográficas p&s para fotografar os trabalhos que se realizam "telecomunicações", a têndencia era para comprar sony porque era marca sony, embora ninguém soubesse exactamente pq. A utilização que é dada as máquinas é fotografar em modo VGA para enviar as fotos por mail sempre que necessário. Actualmente já alterei um pouco essa tendencia e as últimas que se compraram foram canon.

PS: Como vêem não sou fundamentalista, tenho Nikon SLR e comprei Canon nesta gama de máquinas.
 
tendencia existe sempre, em mts produtos.

embora a tendencia deva variar de acordo com a faixa etaria, creio que a tendencia das pessoas na minha faixa etaria ou mais velhas e comprar sony, pelo menos e isso que constato pelos meus amigos/conhecidos. talvez por conhecerem melhor a marca sony do que a marca canon, acho que a canon so passou a ter mais revelo ca em portugal à poucos anos atras, a sony no entanto ja esta muito bem estabelecida.

mas e possivel que o pessoal mais novo ja tenha uma percepcao diferente das marcas.
 
Não é só no segmento amador que existem essas tendências. A Canon tem o nome, merecido, completamente, e depois quando chega a hora da escolha muitas vezes nem se vêm outras coisas "porque os outros" também têm aquela marca. O mercado é mesmo assim :-)
 
certo, mas se os produtos nao forem bons nao e o nome da marca "X" k a sustem indefinidamente.

Com o passar do tempo as pessoas comecam a adoptar outra marca "Y" se os seus produtos forem melhores, e vai ser essa mesma tendencia que susteve a marca "X" que vai fazer as pessoas migrarem para a marca "Y".

ou seja o mercado funciona por ciclos, e so as boas (em preco/qualidade) marcas se conseguem manter no topo durante mt tempo.
 
Os numeros não querem dizer nada, cada vez se vê mais smarts em lisboa e isso não faz deles os melhores carros, não se vê muita gente com leicas e isso não faz delas máquinas inferiores.
 
LSeven é obvio que a BMW vende mais carros que a Ferrari, mas que os Ferraris sao melhores...

nao podes concluir que X é melhor que Y pq vende mais, especialmente se tiverem precos diferentes.

agora uma conclusao k podes tirar é se X vende bastante entao é porque é bom. nao quer dizer k seja o melhor que Y, mas quer dizer que é bom, que as pessoas estao contentes com o produto.

Se para 2 produtos equivalentes X tiver o mesmo preco que Y, e X vender mais, pelas leis de mercado existe uma grande probablidade de X ser melhor k Y.
 
certo, mas se os produtos nao forem bons nao e o nome da marca "X" k a sustem indefinidamente

Precisamente, e isso é um bom sinal a favor da Canon, quer dizer que os produtos são mesmo bons, nenhuma marca resiste ao passar do tempo se não se mantiver com qualidade de topo.

O que acontece é que pode haver (e há) outras marcas, com tao boa oferta como a Canon, mas que não conseguem subir porque há um gigante de qualidade e nome lá no topo. O mercado é mesmo assim, e obriga as marcas que estão um pouco mais abaixo a inovarem e melhorarem cada vez mais. A Nikon é um bom exempo disso.
 
LSeven é obvio que a BMW vende mais carros que a Ferrari, mas que os Ferraris sao melhores...

nao podes concluir que X é melhor que Y pq vende mais, especialmente se tiverem precos diferentes.

agora uma conclusao k podes tirar é se X vende bastante entao é porque é bom. nao quer dizer k seja o melhor que Y, mas quer dizer que é bom, que as pessoas estao contentes com o produto.

Se para 2 produtos equivalentes X tiver o mesmo preco que Y, e X vender mais, pelas leis de mercado existe uma grande probablidade de X ser melhor k Y.


Existe um factor muito importante a ter em conta, penso que no mercado da imagem não é tanto o caso, mas no sector automóvel tem um peso considerável, o marketing, podes ter um carro que não seja grande coisa, mas a marca soube investir em publicidade ou técnicas de venda, e contráriamente áquilo que o preço ou a qualidade deixavam antever, vende bastante.
 
o marketing e sempre importante especialmente kando se lanca um novo produto.

ca por portugal em fotografia nao se ve grande coisa, tirando uns placards canon que as vezes vejo nos jogos de futebol... ou entao nao estou atendo, a publicidade passa-me um bocado ao lado (conscientemente pelo menos :P).

na net acho k a nikon e a k melhor consegue publicitar os seus produtos, publicidade no flickr, D-Town TV, etc...
 
Precisamente, e isso é um bom sinal a favor da Canon, quer dizer que os produtos são mesmo bons, nenhuma marca resiste ao passar do tempo se não se mantiver com qualidade de topo.

O que acontece é que pode haver (e há) outras marcas, com tao boa oferta como a Canon, mas que não conseguem subir porque há um gigante de qualidade e nome lá no topo. O mercado é mesmo assim, e obriga as marcas que estão um pouco mais abaixo a inovarem e melhorarem cada vez mais. A Nikon é um bom exempo disso.

Exactamente
 
O sucesso da Canon, pelo menos no nosso país, deve-se (ignorando a qualidade dos produtos) ao excelente trabalho que tanto a companhia como a agência de meios têm conseguido realizar junto de diversos meios de publicidade e média.

Isso ajudou imenso a divulgar o nome da marca, e daí que, quando perguntamos a alguém (pouco conhecedor) sobre uma marca de equipamento fotográfico, o primeiro nome a sair é sempre Canon!


Infelizmente a Nikon em Portugal, pelo facto de não ter um dep. de Marketing próprio nem uma representação directa cá, é considerada uma autêntica mancha a nível nacional. Falo por mim, adoro os equipamentos Nikon, mas só consigo testar material deles pedindo emprestado a grandes superfícies, porque pelos representantes/importadores/distribuidores, todos me mandam pastar... Mudem de postura, que só têm a ganhar!
 
O marketing a maior parte das vezes, não precisa de grande presença nos jornais/TV, no caso das marcas fotográficas é mais importante uma presença forte nas grandes superficies, por exemplo eu vou a uma worten para comprar uma SLR, ao chegar à prateleira com Pentax tem lá duas cameras com mais de dois anos, isto também é marketing (ou falta dele), mais valia não ter nada.... Se vais a uma ***** és encaminhado para a marca que eles têm mais interesse em vender.

@Warlord o que não falta por ai é exemplos de produtos inferiores que graças ao marketing/lobby/moda vendem mais que os outros que têm melhor qualidade e melhor preço.
Tens o exemplo da Intel, mesmo quando os processadores deles eram inferiores continuaram a vender mais porque eram intel, nem sempre a melhor marca tem os melhores produtos, mas a marca fica incutida nas pessoas.... e tal é intel, mas existem muitos mais exemplos.
 
LSeven é obvio que a BMW vende mais carros que a Ferrari, mas que os Ferraris sao melhores...
É diferente. Tal como a Leica (por exemplo), a Ferrari é uma marca para um grupo restrito. O que garantidamente não significa melhor. A Ferrari triunfa mais pela performance e status do que qualidade, por exemplo, tal como as Rx são Leicas e não são consideradas melhores que uma Dx ou Mark. Tendo opção, eu preferia um 335d do que um F430, por exemplo, precisamente por ser melhor naquilo que eu quero que ele faça (mais conforto, espaço, economia, etc).
agora uma conclusao k podes tirar é se X vende bastante entao é porque é bom. nao quer dizer k seja o melhor que Y, mas quer dizer que é bom, que as pessoas estao contentes com o produto.
Também não tem nada a ver. O 206 foi recordista de vendas e é um péssimo carro (tenho um em casa e inclusive foi um case study referido numa formação que fiz).

No mercado há dois tipos de compras: Racionais e passionais. As primeiras obrigam a que o consumidor conheça minimamente os produtos e os saiba avaliar, portanto é algo que só está ao alcance de alguns. As segundas podem ter vários motivos, mas regem-se pela paixão (ou porque gostaram do anúncio, ou do design, ou do nome, etc).
Exemplo disso é a Sony, que vende bastante e nunca teve as provas dadas que tem a Canon. Vende porque "é Sony". E muita gente fica satisfeita, não por o produto ser bom, mas porque não conhecem melhor ou não sabem diferenciar (já vi malta a tentar comparar fotos de uma T1 com as de uma D80).
Depois claro que nem todas as escolhas racionais são bem fundamentadas. Há quem compre Canon simplesmente porque é uma marca que sabem que tem provas dadas (viram muitas nos jogos do Benfica :p), independentemente de aquele modelo particular ser o melhor ou não.
 
O marketing a maior parte das vezes, não precisa de grande presença nos jornais/TV, no caso das marcas fotográficas é mais importante uma presença forte nas grandes superficies, por exemplo eu vou a uma worten para comprar uma SLR, ao chegar à prateleira com Pentax tem lá duas cameras com mais de dois anos, isto também é marketing (ou falta dele), mais valia não ter nada.... Se vais a uma ***** és encaminhado para a marca que eles têm mais interesse em vender.
de acordo, se fores ca as grandes superficies tb encontras 5 prateleiras de acessorios/jogos sony e apenas uma de xbox... no entanto o k se passa ca nao e o k se passa no resto do mundo, e a xbox vende bastante globalmente. custa-me a crer k a nivel mundial a pentax esteja mal representada em todo lado... kando fui de ferias a rep. checa havia imensa publicidade a olympus espalhada por todo o lado (nao faco ideia pq) e ca em PT nao se ve nada...

@Warlord o que não falta por ai é exemplos de produtos inferiores que graças ao marketing/lobby/moda vendem mais que os outros que têm melhor qualidade e melhor preço.
Tens o exemplo da Intel, mesmo quando os processadores deles eram inferiores continuaram a vender mais porque eram intel, nem sempre a melhor marca tem os melhores produtos, mas a marca fica incutida nas pessoas.... e tal é intel, mas existem muitos mais exemplos.
certo, mas durante esse periodo as vendas da intel desceram e as da amd subiram, se a intel nao tivesse aparecido com os C2D nao se teria conseguido aguentar em 1º lugar por muito tempo. tb e certo k as coisas nao mudam da noite pro dia, existem contratos entre grandes empresas com duracoes razoaveis e k obrigam ao uso da marca X (mesmo sendo inferior). Agora o publico nao e parvo e mt mais rapidamente muda para a melhor relacao qualidade preco, veja-se o exemplo das placas graficas tao depressa compro nvidia como ati...
Se o nome fosse tudo ainda hoje as P&S da Sony eram as que vendiam mais, no entanto nao sao. Embora muita gente pensasse (e ainda pensa) que tudo o k é Sony é bom na pratica as vendas dos seus produtos cairam a pique porque os produtos da concorrencia eram melhores!

Agora tb e vdd k na compra de uma DSLR as coisas nao sao tao lineares e ninguem se pode dar ao luxo de andar a saltitar entre sistema de cada vez k uma marca lanca um modelo novo com uma feature xpto k a minha marca (ainda) nao tem. kando compras um sistema comprometes-te com essa marca, e convem escolher uma marca k te de alguma seguranca a todos os niveis.

@Rui Marto: estamos a (tentar) discutir compras racionais. as makinas sao mais faceis de comparar k os carros :)
 
@Rui Marto: estamos a (tentar) discutir compras racionais. as makinas sao mais faceis de comparar k os carros :)

O problema é que o grosso das vendas não são racionais. Como te disse, racional implica uma decisão bem informada e com comparações que a maioria não sabe fazer (ou nem tenta).

E não acho que seja mais fácil que os carros, muito pelo contrário, os carros até costumam ser na maioria compras racionais. Só recentemente é que se começaram a ver mais compras passionais, daí as marcas cada vez mais apostarem em restyles frequentes.
Acho que praticamente qualquer pessoa ao comprar um automóvel compara e sabe comparar minimamente potências, consumos e espaço, pelo menos.
Já ao comprar uma máquina, comparam "megapitos", que nem sabem para o que serve, e já é uma sorte se compararem mais alguma coisa.
 
O problema é que o grosso das vendas não são racionais. Como te disse, racional implica uma decisão bem informada e com comparações que a maioria não sabe fazer (ou nem tenta).

Já ao comprar uma máquina, comparam "megapitos", que nem sabem para o que serve, e já é uma sorte se compararem mais alguma coisa.
certo, mas agora olha la outra vez para o top no 1º post (tanto das dslr como das p&s) e diz-me kantas makinas se encaixam nessa "onda"?

e k mt sinceramente nao me parece k akele top corresponda a "compras na onda"...
 
certo, mas agora olha la outra vez para o top no 1º post (tanto das dslr como das p&s) e diz-me kantas makinas se encaixam nessa "onda"?

e k mt sinceramente nao me parece k akele top corresponda a "compras na onda"...

Mas há que ter em conta que aquilo não reflecte o mercado geral. O utilizador-tipo do Flickr é alguém que tem o mínimo interesse por fotografia.
 
Não é bem uma questão de ter o mínimo de interesse, porque isso toda a gente que tem uma máquina o tem (supostamente), é mais uma questão de ter um mínimo de conhecimento, e aí sim, o utilizador do flickr foge da generalidade (do flickr ou de outro site do género). Não que não ande por lá muito boa gente que percebe tanto de máquinas e de fotografia como eu de lagares de azeite, mas é como tudo ...
 
ok, tratando-se de pessoas com minimo de conhecimento entao faz sentido explicar aquele top como se tratando de compras carneirinho (um compra e os outros todos vao atras)?
 
ok, tratando-se de pessoas com minimo de conhecimento entao faz sentido explicar aquele top como se tratando de compras carneirinho (um compra e os outros todos vao atras)?

Não necessáriamente...

Existe muito boa gente que compra uma máquina fotográfica sem os minimos conhecimentos e depois começa a aprofundar e a demonstrar interesse pela fotografia e até coloca umas fotos no flickr ou no olhares ou outro qualquer, mas inicialmente pode ter comprado por influencias na loja ou outro qualquer motivo que já foi acima indicado.
 
Back
Topo