• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

Obrigado pela resposta! É só mesmo desapertar os parafusos virar o radiador e voltar a apertar, correto?
Sim, desapertas os 4 parafusos através da parte traseira da caixa, rodas o radiador ao contrário do relógio (isto de forma a n forçar os tubos) e voltas aparafusar os parafusos.

Cumps, Wolf
 
Nova aquisição
yXYAcvh.jpeg
qrCETQ7.jpeg
 
Uma boa pascoa a todos!

Algumas alterações no setup!

Colunas Logitech Z333 pintadas de branco
Barra debaixo do monitor com tira também em branco (usei fita cola de dupla face)

Specs list:

Cpu: AMD Ryzen 5 5600 6-Core 3.5GHz c/ Turbo 4.4GHz
Mb: Micro-ATX Asus TUF Gaming B550M-PLUS (Wi-Fi) II
Gpu: ASRock Radeon RX 6650 XT Steel Legend OC 8GB GDDR6
Ram: Team Group Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600MHz Delta RGB White CL16
Cooler: Thermalright Assassin King 120 SE ARGB White
Case: Montech AIR 100 ARGB Tempered Glass White
Psu: Modular Kolink Enclave 600W 80+ Gold
Sleeved cables: AsiaHorse 16AWG
Mousepad: One Piece extended XL
Keyboard: Logitech G915 TKL Lightspeed
Mouse: Machenike M720
Monitor: : LG 27MP450-B 1080p 75HZ 1MS Freesync
Tv: Xiaomi A2 SmartTV 50" LED 4K UHD Android TV

Brevemente mais mudanças!
Boas jogatinas a todos!

cV98MDM.jpeg
pnuAdLK.jpeg
 
Penso que nunca cheguei a mostrar como está o meu pc fixo secundário atualmente, por isso aqui fica:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg


As especificações de hardware estão no meu perfil, mas deixo aqui também:

Caixa: Fractal Design R4 window
Fonte: Corsair RM850
CPU: Intel i3 10100F 3.60Ghz
Cooler: Nox H-120 (ARGB)
Board: MSI Z490-A PRO
RAM: Crucial Bal. 16GB 3200mhz RGB
Gráfica: Gigabyte 980Ti G1 Gaming 6GB
SSD: WD Blue SN550 1TB
SSD 2: KingDian S280 1TB
Fan 1: Aerocool DS 14CM (Blue Led)
Fan 2: Aerocool DS 14CM (Blue Led)
Fan 3: Fractal Prisma AL-14 (RGB)
Fan 4: Nox Hummer X140 (ARGB)

Aproveito também pra fazer uma questão. A orientação do AIO está correta? Os tubos não deveriam estar para baixo e não para cima?

Foi o último update que fiz ao pc e, infelizmente, como tenho andado sem tempo pedi montagem numa loja e assim aproveitei e também limparam todos os componentes. Porém, pelo que pesquisei na internet acho que a orientação do AIO está incorreta. Acho que os tubos deveriam estar para baixo e não para cima, mas não consegui chegar a uma conclusão direta sobre a montagem de um AIO 120MM na parte traseira da caixa, por isso se alguém me souber responder agradeço. Acho que até esteticamente ficaria melhor.
Boas,

Sim, deves rodar o radiador para os tubos ficarem na parte de baixo!

Cumps, Wolf
Muito obrigado! Irei fazer isso e depois tiro foto!
Como prometido, aqui fica uma foto da mesma configuração, mas agora com o posicionamento do AIO correto, obrigado mais uma vez @Wolfblue !
1000055841.jpg
 
peço desculpa pelo ligeiro off topic, mas o topo do radiador não devia ficar mais alto em relação à bomba para a mesma não ganhar ar?
O que n pode ficar a cima do radiador é o Cooler do CPU, caso contrário o líquido mal chegará ao mesmo e vai de vela.

Neste caso assim, está impecável! Olhando para a caixa em si, o outro spot possível para o radiador, seria coloca-lo no topo.

Cumps, Wolf
 
peço desculpa pelo ligeiro off topic, mas o topo do radiador não devia ficar mais alto em relação à bomba para a mesma não ganhar ar?
O topo do radiador não é, sempre, onde tão os cabos. O Topo é a parte mais alta e sim tem de estar acima da bomba.
Alias cabos para baixo ate diz ter melhor(ligeiramente) performance que cabos para cima num radiador na vertical
 
Esta é a minha primeira vez na montagem de um pc de raiz. Desde a escolha dos componentes e montagem em casa.
Correu melhor do que esperava.
Ou seja, funcionou mal o liguei. Parece que coloquei os cabos nos sítios certos...lol

Será usado, essencialmente, para edição de imagem, Photoshop, Ligthroom. Algum trabalho em excel avançado.
E por fim em jogos, sem ser muito exigente.
Neste momento tenho um monitor 4k 27'' que é bom para edição de imagem...mas se começar a jogar mais jogos penso adquirir um de 27'' 1440p 165Hz.

Para além do hardware da 1ª e 2ª foto já adicionei: um Crucial T500 SSD 1TB "arrefecido" pelo Thermalright HR10 2280 PRO SSD Cooler.






 
Vira as ventoinhas de baixo ao contrario.
Estas a tirar ar e deviam estar a entrar, como tens cria turbulência e piores temperaturas em especial na gráfica.

Edit.
Vira as duas laterais de 140mm tb ao contrario para entrar ar e ficares com 5 a meter ar e 4 a tirar.
 
Vira as ventoinhas de baixo ao contrario.
Estas a tirar ar e deviam estar a entrar, como tens cria turbulência e piores temperaturas em especial na gráfica.

Edit.
Vira as duas laterais de 140mm tb ao contrario para entrar ar e ficares com 5 a meter ar e 4 a tirar.

Elas estão a fazer exatamente o que escreveste.
As duas 140 e as três 120 (no fundo) são reverse-flow, ou seja, puxam ar para dentro (intake). Já vêem com a caixa.

Assim tenho 4 exhaust e 5 intake
 
Ora bem... A minha primeira participação.
Apesar de já andar por cá antes da Internet e ter sido muito feliz com mIRC... nunca partilhei nada disto.

Deixo a primeira (partilha).
unnamed.jpg

Requisitos: muito espaço de acesso super rápido
Processamento: single core poderoso sem distinção performance
Gráfica: profissional (não jogo)

Detailing...
LianLi 216 black
AMD 7950x
Gigabyte Aorus Master
Noctua NHD15
G.Skill Trident Z5 Neo 2 x 32GB, 6000 MHz CL30
RTX A4000
1x 2TB Samsung 980 Pro
1x 2TB Samsung 970 EVO (acquisição prévia)
5x 4TB 870 EVO SSD (para Raid5)
1x Micro 7450pro u.3 14TB + statech pcie Adapter

Foi o meu primeiro AMD.
Montado a semana passada e agora a funcionar em pleno.


Problemas... ...
Aorus foi identificada como bottleneck de imediato e por estupidez minha (e sem direito a devolução, vai para venda).
A distribuição de lanes estava com pcie 4x não no cpu mas no chipset no segundo pci16x...
Resultado o Micron não passava dos 600MB/s com toda a partilha de recursos!

Solução...
Asus Strix X670E-E(!) - Next day delivered :) perks da actualidade...
Problema... ...
Não fazia print com os dois módulos de memória instalada. Ficava em check e não fazia boot com memórias no slot A2...
Troca daqui para ali, volta a montar tudo na Aorus e sem problema...
De volta à Strix, ambas as memórias arrancavam (alternando) no slot B2... lê daqui para ali em tudo quanto é fórum (aqui inclusivé)...
Epifania, lembrei-me de há muitos anos as memórias não arrancarem por problemas no slot do CPU(!).
Desmonta tudo... Analisa com lupa os pinos da Board... Voilá!!! Pino torto e cortado!!!...

RMA...
Nova Strix, e voilá!
2024-04-15-12-16-12-Window.jpg


Ainda não tenho os SSD ligados.
Estou à espera de uma coisa destas

S7a0492e36f854d51ab2a2e9bd55994232.jpg_640x640Q90.jpg_.webp


Será para storage e backup (morno) por isso não me preocupa não atingir aquelas velocidades!

é sem dúvida um assombro de velocidades vindo de um passado de 386 e 486...
Evolução assombrosa.

Em termos de performance o AMD mostra-se completamente Top!
Renders e processamento que ficam todos com bottleneck (quase) que nos softwares.

Copiar dados agora é outra fruta!
200+GB de um lado para o outro em 30s... Que descanso!


E pronto!
As memórias estão a correr em xmp o que faz o boot algo mais lento mas nada de mais.
Overclock talvez vá brincar um bocadinho mas não me parece estar com necessidade, pelo menos que justifique! :)

Abr. a todos!
Obrigado pelas leituras no debug da memória/MB.
 
Ora bem... A minha primeira participação.
Apesar de já andar por cá antes da Internet e ter sido muito feliz com mIRC... nunca partilhei nada disto.

Deixo a primeira (partilha).
unnamed.jpg

Requisitos: muito espaço de acesso super rápido
Processamento: single core poderoso sem distinção performance
Gráfica: profissional (não jogo)

Detailing...
LianLi 216 black
AMD 7950x
Gigabyte Aorus Master
Noctua NHD15
G.Skill Trident Z5 Neo 2 x 32GB, 6000 MHz CL30
RTX A4000
1x 2TB Samsung 980 Pro
1x 2TB Samsung 970 EVO (acquisição prévia)
5x 4TB 870 EVO SSD (para Raid5)
1x Micro 7450pro u.3 14TB + statech pcie Adapter

Foi o meu primeiro AMD.
Montado a semana passada e agora a funcionar em pleno.


Problemas... ...
Aorus foi identificada como bottleneck de imediato e por estupidez minha (e sem direito a devolução, vai para venda).
A distribuição de lanes estava com pcie 4x não no cpu mas no chipset no segundo pci16x...
Resultado o Micron não passava dos 600MB/s com toda a partilha de recursos!

Solução...
Asus Strix X670E-E(!) - Next day delivered :) perks da actualidade...
Problema... ...
Não fazia print com os dois módulos de memória instalada. Ficava em check e não fazia boot com memórias no slot A2...
Troca daqui para ali, volta a montar tudo na Aorus e sem problema...
De volta à Strix, ambas as memórias arrancavam (alternando) no slot B2... lê daqui para ali em tudo quanto é fórum (aqui inclusivé)...
Epifania, lembrei-me de há muitos anos as memórias não arrancarem por problemas no slot do CPU(!).
Desmonta tudo... Analisa com lupa os pinos da Board... Voilá!!! Pino torto e cortado!!!...

RMA...
Nova Strix, e voilá!
2024-04-15-12-16-12-Window.jpg


Ainda não tenho os SSD ligados.
Estou à espera de uma coisa destas

S7a0492e36f854d51ab2a2e9bd55994232.jpg_640x640Q90.jpg_.webp


Será para storage e backup (morno) por isso não me preocupa não atingir aquelas velocidades!

é sem dúvida um assombro de velocidades vindo de um passado de 386 e 486...
Evolução assombrosa.

Em termos de performance o AMD mostra-se completamente Top!
Renders e processamento que ficam todos com bottleneck (quase) que nos softwares.

Copiar dados agora é outra fruta!
200+GB de um lado para o outro em 30s... Que descanso!


E pronto!
As memórias estão a correr em xmp o que faz o boot algo mais lento mas nada de mais.
Overclock talvez vá brincar um bocadinho mas não me parece estar com necessidade, pelo menos que justifique! :)

Abr. a todos!
Obrigado pelas leituras no debug da memória/MB.

No boot mais lento podes desligar o memory training que com xmp não faz qualquer diferença.


Por acaso podias ter prestado atenção ao comprar memória e ter comprado logo expo.
 
Quando escrevi xmp queria dizer expo... Sorry o meu primeiro AMD... :)
Tenho lido que fica instável quando não faz o treino... talvez experimente, se tal volta a ligar-se!

Obrigado
 
Back
Topo