• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

@grab tenho 8 ventoinhas, estao ligadas 4 + 4 usei 2 spliters semelhantes a este:
Hd9988c3b5aa749838949311544745fb7Z.jpg

nao requerem tensão adicional e tem condensadores para estabilizar a tensão.

Depois liguei 'as portas da MB vocacionadas para bomba de 'agua porque essas suportam 1.5A (18W).

Depois foi so' esconder os splitter num canto da caixa, aquilo trás uma fita dupla face para colar.
HnufrBk.jpg



2.JPG.0efc9a3311e961d80a8a29819359f9de.JPG

5.JPG.aaf3a43d7c7e2457ee49a8862b775f1b.JPG


Normalmente arranjas esses splitters no chines.
 
@grab não! A da direita e a do meio ao cpu_fan e a da esquerda á cpu_fan_opcional.

Nao tenho um cpu fan optional, mas tenho uma hub pwm, nao correrá na mesma velocidade mas deve ficar funcional, de qualquer das formas ainda estou a considerar , tiveste grandes melhorias no coolling? barulho? isto é mais coisa de quem está sempre a mexer no pc, do que realmente necessário :p
 
Nao tenho um cpu fan optional, mas tenho uma hub pwm, nao correrá na mesma velocidade mas deve ficar funcional, de qualquer das formas ainda estou a considerar , tiveste grandes melhorias no coolling? barulho? isto é mais coisa de quem está sempre a mexer no pc, do que realmente necessário :p

Sim, é verdade isso que dizes. É mais para quem está sempre a mexer no PC.
A nível de temperaturas ganhei 1/2°c e ruído se puseres a rotação a 40% pouco ouves.
Sim, ligas ao hub!
 
Boas pessoal. Partilho aqui a minha build. Primeira vez que faço watercooling e tentei fazer algo diferente comparado com o que o pessoal costuma de fazer com a O11 Dynamic.

01_47TSnwX.jpg


02_VkXhIdW.jpg


03_J4GbJcg.jpg


04_RqbeBph.jpg


05_GRrTSup.jpg



Deixo aqui a lista dos componentes que usei:

Watercooling parts (tudo da EKWB):

Mais fotos aqui
 
Última edição pelo moderador:
@nferreira47

Muitos parabéns. Que grande sistema que tens aí. Importas-te que alojemos as imagens aqui na ZWAME de modo a não desaparecerem e as coloquemos no teu post?

Uma pergunta sobre as ventoinhas. Faz sentido ter tudo ligado? Tens 9 ventoinhas e arriscava que não será necessário ter tanta ventoinha ligada mesmo a baixa rotação que estão. Isto, porque o que mais me preocupa nos sistemas de watercooling é o barulho da bomba de água que nem sempre é linear como as ventoinhas, e as ventoinhas o estarem tão juntas ao radiador e este ter as lâminas tão juntas para ser mais eficiente aumenta a resistência à passagem do ar pelo que acaba por aumentar o ruído. E mais uma vez acabo por dizer porque não sou grande amante de sistemas de watercooling apesar de neste caso o aspeto visual ser fenomenal.
 
Obrigado pelo feedback!

Estão à vontade, podem alojar as imagens.

Quanto às ventoínhas, como são dois radiadores e estão os dois a tirar ar do interior da caixa acho que faz sentido ter as 9 ligadas.
Para não ter "pressão negativa" na caixa as 3 ventoínhas que puxam ar para dentro estão a RPMs mais altas que as outras 6.

Quanto ao barulho da pump, como ela está na parte de trás da caixa não se ouve quase nada mesmo que esteja no máximo de RPMs.
 
Já coloquei as imagens. Obrigado.

Faz sentido mas penso que tens ali muita margem para reduzir as ventoinhas a funcionar. 1-3 ou 2-4 por exemplo sem haver grandes diferenças nas temperaturas muito provavelmente. Em particular quando vier o inverno e a temperatura ambiente for bastante mais baixo.

Mas é uma excelente build em todos os sentidos.
Mais uma vez parabéns.
 
@nferreira47

Parabéns pela build!

Não sou apreciador do modding nos PCs com tudo o que lhe vem associado, mas sei admirar o trabalho e o investimento de tempo (e dinheiro) que essa máquina te fez dispender.

:clap::clap::clap:

Obrigado pela partilha
 
Ora bem, já não postava aqui nada há já um bom tempo. Então como o meu filho que tem 7 anos já anda todo colado em jogos no tablet ( Free fire, Pubg; minecraft e afins), acabou por descobrir CS no meu pc.

Comecei a deixá-lo jogar algumas vezes e agora anda-me sempre a "chatear" que quer jogar..


Resumindo, não pretendi gastar muito dinheiro em montar um pc para ele e então, decidi tentar comprar tudo peças usadas/ou novas em sites de compra e venda de usados. (Quem me dera a mim com 7 anos ter tido um pc) .
Perdi algum tempo, e consegui arranjar material interessante. Segue o que consegui e os preços que ficaram ..


Ssd M2 Western Digital 240Gb - estava novo e selado - Comprei por 20€ com fatura de compra até julho de 2021.Fiz o registo na WD tenho garantia até Dezembro de 2022


 
Última edição:
Fonte Kolink KLC-850W - Usado durante uma semana - Comprei por 30€ com fatura de 23 meses de garantia.








Ryzen 5 1400


Comprei com um ano de uso sem OC por 25€. Estava a pensar em comprar o Ryzen 3 1200AF que custa novo cá 50€, mas apareceu o vendedor a pedir 60€ foi negociado e veio por 25€.















XFX R9 280X 3GB Black Edition - ficou-me por 40€
1f44d.png





















Desta vez o cooler Artic Freezer 34 Esports Black completamente novo. Ficou por 20€ .













Mais duas aquisições:

Preferi comprar a board nova pois o que o pessoal pedia por outras boards inferiores era somente uma diferença de 10€ e sabia lá se já não teriam problemas com oc mal feitos.

A caixa andava atras desta o que obrigou a ser nova também.


Asrock b450m pro-f 71€.


Nox Hummer Zero -Micro Atx - 39€


IMG-20200725-151915.jpg


















As memórias 2667mhz 4gbx2 29€ vindas da china.




Os dissipadores brancos para as memórias 3€ os dois, china também.




Disco WD 500gb sem sectores danificados e a 100% saúde -10€




Fans 3,33€ cada uma. Chinatown também.








Resto do material em falta

Teclado wireless 7,5€ novo site de compra e venda

Rato wireless 3,5€ novo chinatown

Suporte de headset 2,70€ novo chinatown

Cabos sleeved 21,60€ novos chinatown


































As fotos nao ficaram muito bem mas dá para ter uma ideia de como fica. Ahh os leds das fans são brancos
1f61d.png
1f60b.png











Fica a falta só os headset que tambêm estou á espera que venha da China . Depois posto aqui as fotos
 
Última edição:
Ta fixe so acho que grafica e fonte nao foram assim tao boas compras.

Tinhas ido para uma fonte 450w gold usada ou msm 500w bronze, e uma grafica mais recente tipo uma 1060/RX 570.

Como esta a eficiencia em idle vai ser mt mazinha.
 
Ta fixe so acho que grafica e fonte nao foram assim tao boas compras.

Tinhas ido para uma fonte 450w gold usada ou msm 500w bronze, e uma grafica mais recente tipo uma 1060/RX 570.

Como esta a eficiencia em idle vai ser mt mazinha.


Pois, mas o proposito foi arranjar material usado e barato! Se calhar por 50 ou 60€ nao tava para ai virado comprar uma fonte, e arranjar uma 1060 ou rx570 por 40€ é impossivel com o pessoal a pedir 100€ por usadas. Eu tenho uma r9 280x da asus matrix edition e nao tenho razoes de queixa.
 
Fonte Kolink KLC-850W - Usado durante uma semana - Comprei por 30€ com fatura de 23 meses de garantia.








Ryzen 5 1400


Comprei com um ano de uso sem OC por 25€. Estava a pensar em comprar o Ryzen 3 1200AF que custa novo cá 50€, mas apareceu o vendedor a pedir 60€ foi negociado e veio por 25€.















XFX R9 280X 3GB Black Edition - ficou-me por 40€
1f44d.png





















Desta vez o cooler Artic Freezer 34 Esports Black completamente novo. Ficou por 20€ .













Mais duas aquisições:

Preferi comprar a board nova pois o que o pessoal pedia por outras boards inferiores era somente uma diferença de 10€ e sabia lá se já não teriam problemas com oc mal feitos.

A caixa andava atras desta o que obrigou a ser nova também.


Asrock b450m pro-f 71€.


Nox Hummer Zero -Micro Atx - 39€


IMG-20200725-151915.jpg


















As memórias 2667mhz 4gbx2 29€ vindas da china.




Os dissipadores brancos para as memórias 3€ os dois, china também.




Disco WD 500gb sem sectores danificados e a 100% saúde -10€




Fans 3,33€ cada uma. Chinatown também.








Resto do material em falta

Teclado wireless 7,5€ novo site de compra e venda

Rato wireless 3,5€ novo chinatown

Suporte de headset 2,70€ novo chinatown

Cabos sleeved 21,60€ novos chinatown


































As fotos nao ficaram muito bem mas dá para ter uma ideia de como fica. Ahh os leds das fans são brancos
1f61d.png
1f60b.png











Fica a falta só os headset que tambêm estou á espera que venha da China . Depois posto aqui as fotos

Fizeste uma coisa bem porreira, o teu miudo deve estar aos pulos!!
 
Fizeste uma coisa bem porreira, o teu miudo deve estar aos pulos!!

Ainda não lhe dei. Vai ser para os anos! Penso que vai delirar. Ainda falta outra cena que tenho andado a juntar nos ultimos 3 anitos que tambem vai-se passar! mas não posso postar aqui pois é "off topic"
 
Última edição:
A fonte é mazinha, não lhe tocaria nem com um pau. Troca isso por algo mais robusto. Poupar em fontes é péssima ideia, até porque duram bastante.

À parte do rato que deve ser muito mau, ficou impecável. O miúdo vai adorar, parabéns.
 
A fonte é mazinha, não lhe tocaria nem com um pau. Troca isso por algo mais robusto. Poupar em fontes é péssima ideia, até porque duram bastante.

À parte do rato que deve ser muito mau, ficou impecável. O miúdo vai adorar, parabéns.


Falaram-me bem da marca desta fonte dai dai ter aproveitado a aquisiçãoo deste modelo, ja tive uma corsair ha uns bons anos atras e deume o peido ao fim de 2 anos e pouco! O rato ja o tive a testar juntamente com o teclado durantes uns dias e impec, sem delay nem nada!
 
Boas malta, vem aqui o meu setup:

XV9Mpjz

JKq0RyT


- Ryzen 5 3600
- MSI B450-A Pro MAX
- G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16
- Caixa ATX MSI MAG Forge 100M Preta
- SSD M.2 2280 Kingston A2000 1TB 3D TLC NVMe
- Seasonic focus gx 550w
- GTX 1660 Super
- arctic freezer 34


- Monitor Curvo LG 34WN80C-B IPS 34" QHD 21:9 60Hz



Agradeço ao @mariopeople e ao @mata-pombos pelas sugestões, foi uma build de ambos! O cooler é mesmo silencioso, quanto à gráfica é uma MSI em vez de PNY, devo ter pagado mais pelo mesma performance :P , e estou muito contente com o monitor e com a caixa do PC, impecáveis !

Foi a minha 1ª montagem do PC, provavelmente os cabos podiam ter ficado mais bem arranjadinhos ahah, mas levaram uma organização no final.

Abraço
 
Back
Topo