• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

Belo build. Tiveste que fazer alguma alteração para a gráfica caber? Pelo que tinha lido era necessário remover o filtro de pó.

Obrigado. Não é necessário remover o filtro de pó, a caixa fecha sem problema e as ventoinhas não tocam no filtro. Também li que era necessário remover, mas há também muitos relatos de pessoas que nao tiveram problemas.
 
Também tive uma maquina igual a essa durante 4 anos. Grande canhão.
Vendia a 8meses a um colega. Não usava e ele procurava uma coisa baratinha para a jogatana e vendi-lhe.
 
Também tive uma maquina igual a essa durante 4 anos. Grande canhão.
Vendia a 8meses a um colega. Não usava e ele procurava uma coisa baratinha para a jogatana e vendi-lhe.

Acho que estás-te a referir á minha gráfixa. Se for o caso, sim é mesmo isso, ja foi tempo de dar aos 500€ por graficas e o tempo agora é menor. Para aquilo que jogo vai dar perfeitamente
 
quase quase completo

computador1.jpg
computador-2.jpg


Falta as ventoinhas da Lian Li Unifan e um NVME 4.0

Depois tiro melhores fotos com luz solar
 
Já há imenso tempo que não mexia em hardware de computadores mas finalmente ganhei coragem para montar uma máquina "nova".
Com esta nova vaga de doideira do hardware, tudo sempre esgotado e os preços a serem dominados por scalpers fiquei ainda mais virado para hardware antigo.

O objectivo era melhorar a performance quando estava a fazer render dos meus videos para o YouTube, e jogar alguns jogos - maioritariamente single player - a 4K. O preço máximo que estipulei foi 1000 euros e tinha que funcionar bem com os periféricos que eu já tinha. Eu tinha mais ou menos ideia do que queria (8c16t, 32GB ram, bom GPU) mas como ia comprar maior parte das coisas usadas andava à procura de eventuais bons negócios que pudessem aparecer.

Lista de hardware:

- ASUS P9X79 Pro - 100eur (usado do eBay)
- Intel Xeon 1680 v2 - 180eur (usado do eBay)
- 8x4GB DDR3 2133 CL9 - 80eur (usado do eBay)
- Titan X Pascal 12GB + Bloco WC EK + Backplate EK - 320eur (usado do eBay)
- Bloco WC EK Supreme - 30eur (usado do eBay)
- Radiador Alphacool 280mm cooper + MCP35X + Alphacool 100mm Res - 100eur (usado do eBay)
- Artic P14 - 15eur (novo Amazon)
- Samsung 970 Evo 1TB - 130eur (novo Amazon)
- Adaptador NVME PCI-E - 20eur (novo Amazon)
- 1Kg PETG AmazonBasics - 20eur (novo Amazon)

Ficam então umas fotos das coisas montada:







Fiz uns ligeiros mods. A UEFI foi modificada para permitir boot pelo PCI-E. Soldei também duas resistências de 5MO na GPU, uma para cada connector de 12v para aumentar o power limite da Nvidia. Posso assim puxar 150W do 6-pin PCI-E e 300W do 12-pin PCI-E.

Até agora muito contenta com a performance. O CPU está com overclock para 4.4Ghz com 1.275v e a Titan X está a 2.1Ghz. As temperaturas estão também muito boas, a jogar FS2020 45C no CPU e 43C no GPU.

EDIT:

Estou a fazer ca. de 10800 pontos no Superposition em 4K optimized.
 
Última edição:
Sem procurar muito um ryzen 2700X e board compatível, terá mais performance com muito menos consumo e possivelmente até um 3700x/board consegues.

Em gaming o 2700x é pior. O 3700x deverá depender do jogo. Boards como deve ser são todas (bem) mais caras. Para não falar nos preços da DDR4 que para ter 32GB gastava o dobro. Foram tudo coisas que tive em consideração.
Não sei quanto os AMD consomem, mas este CPU nem parece tão mau como isso. Full load são 180W, em jogos anda entre os 100-120W.
 
Tenho de concordar com o @w@rrior. Um 2700X e uma board B450 era mais que suficiente para fazer frente a esse conjunto. Não é preciso uma "board como deve ser". A maior parte das B450 da MSI/Gigabyte são decentes e não são caras.

Quanto aos jogos, podes ter a certeza que um 2700X é melhor. Então um 3700X nem se fala. Cilindra esse CPU a todos os níveis.
 
Tenho de concordar com o @w@rrior. Um 2700X e uma board B450 era mais que suficiente para fazer frente a esse conjunto. Não é preciso uma "board como deve ser". A maior parte das B450 da MSI/Gigabyte são decentes e não são caras.

Quanto aos jogos, podes ter a certeza que um 2700X é melhor. Então um 3700X nem se fala. Cilindra esse CPU a todos os níveis.

Há uma data de vídeos no YouTube do 1680v2 vs 2700x e 3700x. Todos eles pintam uma situação diferente daquele que estás a afirmar. Mas claro podem estar todos enganados. Exemplo 1, exemplo 2

As motherboards por 100€ só compras o low-end. Para teres alguma coisa minimamente semelhantes em features tens que começar a ver >150€.
 
Este fim de semana montei a minha Steambox RTX.

Zen 3 + Ampere. Isto é para correr em 4K ligado à TV. Fica dentro de um Ikea BESTA.

AMD Ryzen 5 5600X 3.7 GHz 6-Core Processor
Noctua NH-D15 CHROMAX.BLACK 82.52 CFM CPU Cooler
Gigabyte X570 I AORUS PRO WIFI Mini ITX AM4 Motherboard
Crucial Ballistix 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3200 CL16 Memory
Crucial MX500 2 TB 2.5" Solid State Drive
Sabrent Rocket 4.0 1 TB M.2-2280 NVME Solid State Drive
Crucial P5 1 TB M.2-2280 NVME Solid State Drive
Palit GeForce RTX 3080 10 GB GamingPro OC Video Card
Streacom BC1 Mini Mini ITX Test Bench Case
Fractal Design Ion SFX-L 650 W 80+ Gold Certified Fully Modular SFX Power Supply

Eyhm1Hsl.jpg


dmwnFsil.jpg



Mais PICs (para não spammar)
https://imgur.com/a/VBLLKpi
 
Para não falar nos preços da DDR4 que para ter 32GB gastava o dobro. Foram tudo coisas que tive em consideração.

Além do que já foi dito, volta e meia aparecem kits 2x16GB ou 2x(2x8GB) 3000MHz/3200MHz a 100€-110€. São ligeiramente mais caros, mas também mais recentes e melhores.

As motherboards por 100€ só compras o low-end. Para teres alguma coisa minimamente semelhantes em features tens que começar a ver >150€.

Isto também não é verdade, uma MSI B450-A Pro custa menos de 100€ e não é propriamente low end.
 
Além do que já foi dito, volta e meia aparecem kits 2x16GB ou 2x(2x8GB) 3000MHz/3200MHz a 100€-110€. São ligeiramente mais caros, mas também mais recentes e melhores.

Isto também não é verdade, uma MSI B450-A Pro custa menos de 100€ e não é propriamente low end.

Esta e' a minha ultima resposta aqui para acabar com o OT. Em relacao 'a RAM 2133Mhz CL9 e' o equivalente a 3600 CL15. Por esses precos so' encontras CL15/16 a 3200, vao ter menos largura de banda do que 2133 CL9. A vantagem da DDR4 sera' consumirem menos energia.

Em termos de features (on-board devices, PCI-E Lanes, SATA, etc) nao sao motherboards muito comparaveis. E claro estamos sempre a falar de produtos ligeiramente mais caros que iam sempre causar o orcamento passar o limite que eu tinha definido.
 
@APT@ISR: É como te aprouver. Apenas assinalámos que não é assim tão difícil arranjar, com esse orçamento, um sistema mais recente, novo, com performance igual ou superior a esse, embora provavelmente com menos features.
 
Back
Topo