• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

Já estou a tratar de instalar os jogos hihi, obrigado :)

Tb tas bem servido ;)

Cumps, Wolf

Fazes tu muito bem hehe.

Obrigado. Pois é também adquiri o meu este ano, primeiro Gaming PC em condições. Só tenho que comprar um Hdd para mais armazenamento mas por agora o ssd ainda serve. De resto nem tão cedo espero trocar nada, talvez quando as RAM tiverem em desconto aproveite e compre mais 16gb mas para já não é preciso.
 
Mais uma atualização. Saíram as Edifier R1700BT, entrou a LG SNH5.

YAfEZsf0_o.jpg
Teve bastante atenção no Reddit, até fui notificado [emoji3]
 
@MacFreak95 por acaso fiquei extremamente surpreso, normalmente tiro fotos com a DSLR, ajusto e tal, e nunca rendem "grande coisa", nessa aí tirei a foto com um telemóvel que não é nada do outro mundo (Poco X3), meti uma vinheta e siga :rrotflm:
 
Honestamente o intuito era passa para uma caixa ATX mais compacta mas surgiu este negócio da TJ07. Já pretendia esta caixa desde que me recordo do seu lançamento (2007), mas o preço sempre foi proibitivo e sem mods a caixa é meh. Consegui este exemplar com mods no valor de mais de 300€ por uma pechincha e tendo em conta à qualidade de construção e à beleza da caixa, preferi abdicar da redução de tamanho de forma a cumprir este "sonho" que tinha.

O intuito agora é futuramente passar para Full WC daqui a uns tempos, visto ser o maior potencial desta caixa.
 
O upgrade que tanto esperava.
Sai Antec Lanboy air.
IMG-20210704-130745.jpg


Entra Silverstone TJ07 c/ mods Acrylikustoms.
IMG-20210918-231832.jpg

Honestamente o intuito era passa para uma caixa ATX mais compacta mas surgiu este negócio da TJ07. Já pretendia esta caixa desde que me recordo do seu lançamento (2007), mas o preço sempre foi proibitivo e sem mods a caixa é meh. Consegui este exemplar com mods no valor de mais de 300€ por uma pechincha e tendo em conta à qualidade de construção e à beleza da caixa, preferi abdicar da redução de tamanho de forma a cumprir este "sonho" que tinha.

O intuito agora é futuramente passar para Full WC daqui a uns tempos, visto ser o maior potencial desta caixa.

Depois partilha quando fizeres Custom WC nisso :)

Que mods tem a caixa? Sei que pode levar 2x96mm atrás e a tua pela foto ve-se que tem, top 2x120mm e no bottom suporta rads até 480mm para custom WC, neste caso aquilo é apenas fans a meter ar de momento?

Cumps, Wolf
 
A nível de mods tem: psu plate, backplate, side plates, midplate, front panel e smoke side panel window. Coloquei já um suporte radiador 480 em baixo e para já só mete ar mas sem grande efeito prático devido à ausência do radiador mas gosto do look e sempre algum ar se aproveita. Na traseira leva 2x92 ou 2x90 visto ser mesma furação muda so dimensão do aro da ventoinha, terei de trocá-las visto terem rolamento gripado. Na zona das baias 5.25 com suportes custom meti 2x140 pra ajudar o airflow visto a frontal estar totalmente coberta. Topo tem 2x120.
O mod futuro é a motherboard tray que fecha a traseira por completa mas ainda fica caro.

IMG-20210730-194255.jpg
 
A nível de mods tem: psu plate, backplate, side plates, midplate, front panel e smoke side panel window. Coloquei já um suporte radiador 480 em baixo e para já só mete ar mas sem grande efeito prático devido à ausência do radiador mas gosto do look e sempre algum ar se aproveita. Na traseira leva 2x92 ou 2x90 visto ser mesma furação muda so dimensão do aro da ventoinha, terei de trocá-las visto terem rolamento gripado. Na zona das baias 5.25 com suportes custom meti 2x140 pra ajudar o airflow visto a frontal estar totalmente coberta. Topo tem 2x120.
O mod futuro é a motherboard tray que fecha a traseira por completa mas ainda fica caro.

IMG-20210730-194255.jpg

Já tem bastante coisa a contar que na altura este tipo de caixas n trazia nda para além de serem optimas para Custom loop :)

Congratz pela compra, uma vez que era a caixa que tanto queria, bom proveito e quando tiveres full custom wc, partilha ;)

Cumps, Wolf
 
Boas,

Após mais de 3 anos sem Desktop e após conseguir uma gráfica a preço que não pensei encontrar, pelo menos no próximo ano e meio, deixo aqui o meu layout e o novo PC. Da mesa saiu o meu portátil pessoal e só ficou o da empresa que uso para teletrabalho.

Agradeço a todos os que deram um pouco do seu tempo para me darem as suas sugestões e opiniões em dois tópicos, mesmo quando as mesmas não foram seguidas:
@Duoz
@Wolfblue
@DiogoAntunes
@p.miguel
@leocris
@Websync
@igordafonseca
@Tweeno
@QSPSP
@VrumVrum
@Pepper456
@JPgod
@danvil

Acho que não me esqueci de ninguém.

ShKAhZF.jpg

MJjfdn0.jpg

DPM4ARb.jpg

9vUIrg9.jpg

o3SJYse.jpg

TxC6Bje.jpg


Para quem diz que não aprecia muito LEDs acho que já está bem carregado ... 😅

As únicas coisas com as quais não estou totalmente satisfeito são:
- cable management da gráfica: esta Corsair, na minha opinião, não tem cabos muito apelativos para quem quer um cable management com melhor aspeto.
- CPU cooler: mais barulhento do que o que estava à espera. Tenho de ver melhor as temperaturas já que está frequentemente com rotações bem altas.

Componentes PC (tudo novo):
GPU: MSI GeForce RTX 3070 Ti Ventus 3X 8G
CPU: Ryzen 7 5800X
Motherboard: MSI B550 Gaming Plus
PSU: Corsair RM650X
RAM: Crucial Ballistix RGB, 2 x 8GB DDR4 3600 MHz Cl16
SSD: Samsung 980 Pro PCIe 4.0, NVMe M.2
Cooler: Arctic Freezer 34 eSports Duo
Caixa: be quiet! Pure Base 500DX

Periféricos (já tinha):
Monitores: Philips 24" 243S7EHMB / Philips 24" 243V7QDSB
HDMI Switch: 2 x UGREEN HDMI 4K Switch
Switch de rede: TP-Link TL-SG1005D
Headphones / Headset / Microfone: Sennheiser HD599 SE / Cooler Master MH752 / Fifine K669B
Teclado / Rato trabalho: Logitech MX Keys / Logitech MX Master 3
Teclado / Rato gaming: Cooler Master Masterkeys Lite L / Razer DeathAdder V2

Próximos/possíveis upgrades:
- Monitor de 27" 1440p IPS, mínimo 144 Hz, só no próximo ano.
- Possível SSD / HDD para armazenamento
- Possivelmente umas extensões para os cabos da fonte.

Cumps
 
Última edição:
@JackFlash Esta muito porreira a build, parabéns.

Só uma questão, pelo que vejo a caixa pode levar um AIO no topo de 2 fans, pq n optaste por isso?

Quando fiz o meu também estava na dúvida entre um cooler normal e um AIO e optei pelo AIO e estou muito satisfeito com a eficácia assim como o pouco barulho que faz.
 
Boas,

Após mais de 3 anos sem Desktop e após conseguir uma gráfica a preço que não pensei encontrar, pelo menos no próximo ano e meio, deixo aqui o meu layout e o novo PC. Da mesa saiu o meu portátil pessoal e só ficou o da empresa que uso para teletrabalho.

Agradeço a todos os que deram um pouco do seu tempo para me darem as suas sugestões e opiniões em dois tópicos, mesmo quando as mesmas não foram seguidas:
@Duoz
@Wolfblue
@DiogoAntunes
@p.miguel
@leocris
@Websync
@igordafonseca
@Tweeno
@QSPSP
@VrumVrum
@Pepper456
@JPgod
@danvil

Acho que não me esqueci de ninguém.
ShKAhZF.jpg

MJjfdn0.jpg

DPM4ARb.jpg

9vUIrg9.jpg

o3SJYse.jpg

TxC6Bje.jpg


Para quem diz que não aprecia muito LEDs acho que já está bem carregado ... 😅

As únicas coisas com as quais não estou totalmente satisfeito são:
- cable management da gráfica: esta Corsair, na minha opinião, não tem cabos muito apelativos para quem quer um cable management com melhor aspeto.
- CPU cooler: mais barulhento do que o que estava à espera. Tenho de ver melhor as temperaturas já que está frequentemente com rotações bem altas.

Componentes PC (tudo novo):
GPU: MSI GeForce RTX 3070 Ti Ventus 3X 8G
CPU: Ryzen 7 5800X
Motherboard: MSI B550 Gaming Plus
PSU: Corsair RM650X
RAM: Crucial Ballistix RGB, 2 x 8GB DDR4 3600 MHz Cl16
SSD: Samsung 980 Pro
Cooler: Arctic Freezer 34 eSports Duo
Caixa: be quiet! Pure Base 500D

Periféricos (já tinha):
Monitores: Philips 24" 243S7EHMB / Philips 24" 243V7QDSB
HDMI Switch: 2 x UGREEN HDMI 4K Switch
Switch de rede: TP-Link TL-SG1005D
Headphones / Headset / Microfone: Sennheiser HD599 SE / Cooler Master MH752 / Fifine K669B
Teclado / Rato trabalho: Logitech MX Keys / Logitech MX Master 3
Teclado / Rato gaming: Cooler Master Masterkeys Lite L / Razer DeathAdder V2

Próximos/possíveis upgrades:
- Monitor de 27" 1440p IPS, mínimo 144 Hz, só no próximo ano.
- Possível SSD / HDD para armazenamento
- Possivelmente umas extensões para os cabos da fonte.

Cumps

Congratz :) É sempre um prazer ajudar no que posso :)

A mesa parece pequena xD mas gosto do que vejo :)

Quanto aos cabos PCIe, concordo ctg... O facto de ter o extra 8 pins, faz com que os cabos num overall n tenham estetica nenhuma, como tive que comprar 3 cabos para a minha, uma vez que precisava de 3 e n apenas 2, n queria tb ficar com aquele aspecto de 1 cabo em sleeve e depois 2 dos normais. Se tivesses spot para passar os cabos ali ao lado do de 24 pins pra board, ficava com melhor look.

A tua 3070 Ti ja trazia esse suporte para a GPU ou compraste? Pois parece ser uma GPU "pequena" para haver a necessidade de ter o suporte, mas já que tem, sempre é um apoio :)

Como tb dizeram e concordo, eu mudava a fan que tens no topo para a frente, para algo deste genero se a caixa permitir colocar assim:



Ficas com uma fan a mandar ar para baixo da GPU e a outra pro cooler, o ar quente por cima lá sai por ele e a de trás tira logo o ar quente que o cooler do CPU produz.

De resto tá impec :)

Cumps, Wolf
 
Obrigado a todos pelos comentários e sugestões.

@JackFlash Esta muito porreira a build, parabéns.

Só uma questão, pelo que vejo a caixa pode levar um AIO no topo de 2 fans, pq n optaste por isso?

Quando fiz o meu também estava na dúvida entre um cooler normal e um AIO e optei pelo AIO e estou muito satisfeito com a eficácia assim como o pouco barulho que faz.

Sim um AIO é algo que poderei considerar mais tarde e pessoalmente acho que fica esteticamente mais agradável.
Contudo, com um cooler a Ar e por um valor inferior consigo performance igual ou superior à maioria dos AIOs.
Também andei a ver os coolers da Noctua, mas neste momento não queria gastar mais que 35-45 €.
Este Arctic custou-me 35 € e em termos de custo/performance é muito bom. Se o ruído me começar a incomodar muito tenho de pensar no que vou fazer.

eu só fazia uma pequenina alteração: mudava aquela fan em cima do cooler, para a frente da caixa.
Neste momento o que fiz foi deixar com a configuração de fans de stock e recomendada pela be quiet!
Mas sim, acho essa que essa configuração faz todo o sentido e estou a pensar testa-la: 2 à frente em "intake" e 1 atrás em "exhaust".

No entanto, vi uma review da caixa em que as diferenças em termos de temperaturas com diferentes configurações de fans fazem pouca diferença. Num stress test de 15 min, tanto para o CPU como a gráfica, estas 2 configurações, a que tenho e a que sugeres, são praticamente idênticas.
Mas o meu sistema não é igual ao da review, incluindo os coolers, e no teste feito colocam todas a fans ao máximo. Ou seja, nunca é possível fazer uma comparação directa, mas dá para ter uma ideia.

Ver minuto 2:32, as primeiras duas configurações do gráfico são as que estamos a discutir e os resultados são idênticos:

O que também estou a considerar é comprar mais uma de 140 mm para frente e fico com 2 à frente em "intake", 1 na traseira e 1 no topo em "exhaust".

Congratz :) É sempre um prazer ajudar no que posso :)

A mesa parece pequena xD mas gosto do que vejo :)

Quanto aos cabos PCIe, concordo ctg... O facto de ter o extra 8 pins, faz com que os cabos num overall n tenham estetica nenhuma, como tive que comprar 3 cabos para a minha, uma vez que precisava de 3 e n apenas 2, n queria tb ficar com aquele aspecto de 1 cabo em sleeve e depois 2 dos normais. Se tivesses spot para passar os cabos ali ao lado do de 24 pins pra board, ficava com melhor look.

A tua 3070 Ti ja trazia esse suporte para a GPU ou compraste? Pois parece ser uma GPU "pequena" para haver a necessidade de ter o suporte, mas já que tem, sempre é um apoio :)

Como tb dizeram e concordo, eu mudava a fan que tens no topo para a frente, para algo deste genero se a caixa permitir colocar assim:



Ficas com uma fan a mandar ar para baixo da GPU e a outra pro cooler, o ar quente por cima lá sai por ele e a de trás tira logo o ar quente que o cooler do CPU produz.

De resto tá impec :)

Cumps, Wolf

Sim, a mesa é pequena.
Na altura em que a comprei estive quase para comprar uma do mesmo modelo mas de 160 x 80 cm. mas a esposa convenceu-me a ir para uma mais pequena, para ficar-mos com mais espaço no escritório. Acabei por ir para o modelo de 140 x 60 cm.
Assim que a montei arrependi-me logo 😆

Em relação aos cabos concordo que se passar por cima da gráfica é capaz de ficar com melhor aspeto.
Tenho de ver o que consigo fazer com extensões ou outros cabos.

A gráfica de facto não é das maiores (305 mm).
O suporte vinha já com a gráfica e como me pareceu que a gráfica estava a descair um pouco resolvi coloca-lo.
Mas não lhe acho muito piada, acho que não dá quase nenhum suporte à gráfica e estou a pensar tira-lo.

Em relação às fans, tal como disse acima, é sim uma possibilidade que estou a considerar, mas o mais certo é comprar mais 1 fan para a frente.
Não sei se fará muita diferença, é uma questão de fazer uns testes.
 
Última edição:
No entanto, vi uma review da caixa em que as diferenças em termos de temperaturas com diferentes configurações de fans fazem pouca diferença.
podes não ter diferença de temperaturas, mas vais ter uma pressão negativa na caixa - mais ventoinhas a tirar ar que a meter - o que vai fazer com que o ar te vá entrar por ranhuras sem filtros.
 
Sim, a mesa é pequena.
Na altura em que a comprei, estive quase para comprar uma do mesmo modelo de 160 x 80 cm, mas a esposa convenceu-me a ir para uma mais pequena, para ficar-mos com mais espaço no escritório. Acabei por ir para o modelo de 140 x 60 cm.
Assim que a montei arrependi-me logo 😆

A gráfica de facto não é das maiores (305 mm).
O suporte vinha já com a gráfica e como me pareceu que a gráfica estava a descair um pouco resolvi coloca-lo.
Mas não lhe acho muito piada e estou a pensar tira-lo.

Em relação à fan, tal como disse acima, é sim uma possibilidade que estou a considerar, mas o mais certo é comprar mais 1 fan para frente.
Não sei se fará muita diferença, é uma questão de fazer uns testes.

Para o meu projecto, já tinha uma ideia do que queria, mas assim que vi algo parecido no reddit, disse logo, onde arranjo "aquilo" xD

Quando tiver isto finalizado a 100%, mostrarei em mais detalhe, mas o que tenho é, no lado esquerdo uma gaveta do Ikea "ALEX" cor turquesa acizentado com 4 suportes "CAPITA" para um extra de 9cm, para ser um match em altura de 79cm com o movel do lado direito "KALLAX" preto (já tinha) e por cima coloquei um tampo de cozinha "KARBLY" (186cm largura por 63.5cm de profundidade) com uma perna "OLOV" a meio para dar um suporte extra ao tampo e ficou lindo, melhor que o que tinha em mente/fotos :)

Fico com bueda espaço em cima da mesa para ter os dois (um apenas de momento) e a máquina ao lado e ainda sobra espaço para algumas coisas que ainda tenho em mente. Havia o tampo de 246cm, mas era to much para o espaço que tenho disponivel no quarto actualmente, mas se podesse era esse mesmo que comprava xD

A minha trazia uma peça/encaixe para colocar na GPU, para depois com um suporte especifico, colocar, para dar suporte á GPU, mas este mesmo suporte já n vem incluido LOL... Felizmente apesar do tamanho desta GPU, está praticamente plana em comparação a GPUs que já vi, sendo mais pequenas ou maiores xD

Vejo é pessoal no reddit a partilhar figures/rings pela compra de X GPU, isso é que era top :)

Realmente pelo teste do video em quase nda se altera, mesmo quando ele tem todas as fans possiveis na case (que é o melhor cenario), mas tb olha para as specs do Pc e logo ves o quão meh aquilo é, I5 9400F onde nem multithread tem e uma 2060 alimentada por apenas um cabo PCIe, por isso nda de especial ao calor gerido para dentro da caixa comparado a uma build como a tua, especialmente quando até tens uma 3070 Ti, dai o facto de ter dito para haver um melhor intake para a GPU e cooler, para levarem com ar "fresco", do que propriamente ter a fan no topo para tirar o calor. Até podes n notar diferença propriamente dito, mas é pelo facto de estares a mandar ar para as duas zonas que mais produzem calor, especialmente a GPU. Quando poderes e uma vez que a maquina tb é para estar mto tempo ligada, o ideal era mesmo tu encheres o resto com fans e fica top :)

E até tens uma boa caixa para os componentes que tens (tudo aconchegadinho), pk as fans ficam quase em cima dos componentes, fazendo com que o ar circule melhor e n fique em modo passivo de ir subindo com o calor.

A minha caixa, seria ainda melhor se o mount side para as fans fosse na diagonal (perto de 45º que seja), assim teria ar "fresco" a ir diretamente para a zona com ar em passivo, que é ali logo acima da 3080 Ti até chegar ás fans do radiador.

Cumps, Wolf
 
Última edição:
@Wolfblue
O teu setup actual acho que já está top, estou com curiosidade de ver o final.

@pereira2088 @Wolfblue
Tal como disse, em principio irei colocar outra fan à frente e sim o setup da review é diferente, o calor gerado não é certamente o mesmo.
Também prefiro pressão positiva, nem que seja por uma questão de evitar a entrada e acumulação de mais pó.
 
Back
Topo