• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

Quanto ao radiador, é mesmo problema do Artic. Este radiador é mais espesso e para caber em cima tinha de ter menos 1cm (ou fans de 14mm em vêz de 25mm). Já vi pelo menos 1 ou 2 pessoas com o mesmo problema, mas não estava para trocar o Radiador ou colocar fans Slim (que 140 também não há muitas com o mesmo cfm).

Quanto às fans... Como tinha planeado o rad em cima a orientação "estava" bem, noobice que mudei para a frente e esqueci-me de inverter o fluxo... Ao menos tinha posto a de trás em intake e invertia o fluxo todo da caixa... [emoji38]

Já tenho programa para o fim de semana!

Ao setup, só me falta um hub para ter portas USB ali á mão (perto do monitor) e adicionar umas colunas para ligar ao focusrite, mas aí possivelmente vão umas monitoras, tipo Tannoy 402.
 
@ec99031 Boa build

@Peter1986 Pelo video que a uns tempos vi os tubos estão bem montados. Colocar os tubos vindo de cima é uma má pratica de montar Watercooler
Quanto aos tubos, no GN eles explicam a coisa:

Essencialmente com o radiador na vertical, desde que a bomba esteja abaixo do limite do radiador está bem, no entanto os tubos em cima implica que o ar vai ficar acumulado na zona de passagem entre o radiador e cooler, podendo provocar mais barulho. Assim o circuito fica com o ar na zona de transição entre os tubos ascendentes e descendentes e portanto menos sujeito a ruído.
 

What are ideal ways to mount the radiator?​

Radiator mounted at the front with the tube side at the bottom

One good mounting position is to mount the radiator of the cooler at the frontal area of the case interior. The side of the radiator where the tubes connect should be at the bottom, and the pump should be mounted in a position where it is slightly lower than the top of the radiator, where air is captured.

Radiator mounted on top of the case with tubes down

One good mounting position is to place the radiator at the top of the case with the tubes pointing downwards. This ensures the pump is below the radiator and that air will sit at the top of the loop and not be sucked into the tubes.

Aqui
 
@ec99031 Os artic agora não sei mas a uns tempos atrás era mais grossos que os de outras marcas, agora devem sofrer do mesmo mal.

Já agora porque foste para 280mm e não 240mm??
Inicialmente estava a pensar no 240, mas também estava a equacionar o 12700 e uma b660, como avancei para o k com a z690 e a diferença entre o 240 e o 280 era mínima (+-10€) preferi ter mais capacidade de arrefecimento, ou na verdade, menos ruído (fans maiores, menor ruído)...

Tenho de me dedicar um pouco á BIOS, que tirando o XMP ainda não mexi em nada. Sinceramente, a quantidade de opções que tenho na BIOS em relação á 10 anos atrás e enorme e não sei se para o comum dos mortais vale a pena ter... Tenho de estudar a matéria. Se tiverem dicas agradeço!
 
Bom passados mais de 1 ano e meio em teletrabalho, precisei de fazer um refresh porque isto já não ia de maneira nenhuma, para começar a trabalhar tinha que andar constantemente a desligar HDMI's, cabos de rede e USB's, puxava um cabo desligava quase a casa toda tal não era o enleio que já aqui ia...


Nada de novidade IKEA all the way...

857164f7513f9859d46c13ff1bcf432e.jpg
ebb042024f17cfc816d0367102bc318b.jpg
a6b8d2eb5b18db63243b21fdaf2f7fd5.jpg

Nada a ver com alguns comparados por aqui mas honestamente? Já nem dou tanto uso... Já não sei se trabalho em casa ou se moro no trabalho :sad:

A caixa da TV está ai de lado que ainda não me apeteceu montá-la depois das pinturas :001:

Bom, não existia planos para renovar nem para gastar dinheiro antes de me mudar de casa, mas como as coisas nunca são como queremos, e por necessidade de força maior, veio um monitor para actualizar e deixei ficar o velhinho para auxilio (especialmente em trabalho):
6b9122e9c37e4cc1e5d42cbad6f36704.jpg
39e3aa4ec048c16f15d1fd1fc3e561e9.jpg
fadafc8b4631edb6a1801ba3f82d5883.jpg

Ps: Comentários do "Ninguém joga tribos em 2022" são dispensados :biglaugh:

EDIT: O "único" update foi o monitor BenQ EX2780Q (horizontal) e respetivo suporte para continuar a dar uso ao monitor velho e um macbook pro que é ligado por type C ao BenQ (e que maravilha que é), o resto continua igual:

PC > Phanteks Enthoo Evolve m-ITX | I5 6500 | MSI B150I | 16GB HyperX Savage | RX480 OC | Seasonic 520W 80+ | Cryorig H7 <
Periféricos > Asus VG245H + BenQ EX2780Q | Anne Pro 2 Gateron Red | Glorious Model D | HyperX Cloud <
Armazenamento > OLD 2'5 500GB | WD Blue 1TB | 250GB SSD NVME Samsung 960 EVO <
EDC > Iphone 11 Pro | AirPods | Apple Watch SE | MacBook Pro M1 <
Xbox one S + Série X
 
Última edição:
@carrao1997 ajuda sempre saber o que estamos a ver, ou seja o que tens na configuração.
Em particular qual o upgrade feito.

O que me está a intrigar não é o jogo, mas a garrafa de Jack Daniel's Tennesse Apple em cima da mesa ... 😜
 
Muito mais importante que a orientação do radiador, quando é montado na parte lateral de uma caixa, é a altura da bomba relativamente ao ponto mais alto do loop que neste caso deve ser o radiador. Os tubos estarem para cima ou para baixo é secundário, idealmente vão estar virados para baixo, mas se estiverem virados para cima não vai morrer ninguém. Foi algo claramente exagerado pelo GN o tal que na altura das 5500xt recomendou a versão de 4gb, porque a de 8gb era deitar dinheiro fora. E volvidos 2 anos já diz o dito por não dito com os 4gb 6500xt, que sim são curtos, mas se esses são curtos os da 5500xt também já o eram quando sairam.

Gosto muito do trabalho do Steve, mas por vezes diz coisas questionaveis. Tens marcas como a Corsair a oferecem 5 anos nos seus AIOs e montam sempre aquilo com os tubos para cima, na realidade só se torna um problema assim que exista uma evaporação elevada no liquido do AIO, o mais provavel é já ter sido substituido quando realmente for um problema. E com a chegada dos AIOs com possibilidade de refill, mais irrelevante se torna a orientação dos tubos, basta que se assegurem que o loop tenha liquido suficiente.
 
@carrao1997 ajuda sempre saber o que estamos a ver, ou seja o que tens na configuração.
Em particular qual o upgrade feito.

O que me está a intrigar não é o jogo, mas a garrafa de Jack Daniel's Tennesse Apple em cima da mesa ... 😜

Pois esqueci-me disso, apesar de estar tudo na assinatura esqueco-me que a malta que usa no tapatalk ou assim não consegue ver.. Mas já editei, thanks pelo aviso.

Essa garrafa foi oferecida no natal, entretanto fui operado ao apêndice e agora apanhei covid, parece-me que não quer ser bebida :biglaugh:, todos os dias olho para ela e penso "é hoje? ou ficas para o verão?"
 
Back
Topo