• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

@BullockDW outra ideia que podes experimentar é depois de colocares as ventoinhas conforme sugerirem só teres a ventoinha traseira. Tu tens uma ventoinha à frente a mandar ar na direção do cooler. Os Noctua são óptimos coolers. Eu não sei se vai haver assim tanta diferença nas temperaturas finais. É uma questão de experimentares. Pelo menos nos meses mais frios deve dar.
Nada como testares. Esse cooler é bom e não há motivo para mudares.

@Metro não vou mudar de cooler, este segura a temp do cpu, tenho fé que mesmo nos meses mais quentes deve dar, mas até lá devo adicionar mais uma ventoinha em cima (em vez de trocar o lugar da traseira), e baixar as da frente.

Estou a espera das peças para fazer uma build muito parecida a tua mas AMD!

Estás com dificuldades na caixa, porque essa caixa não foi "feita" para levar AIOs em cima, mas podes pesquisar por "nr200p inverted mod" vão aparecer uns videos que te ajudam.

Quero ver o resultado final! 😄
O meu AIO está de lado e não em cima. Em cima não tinha como aplicar. Mas feitas as contas podia ter comprado a max e já tinha tudo 🤣

@BullockDW eu não estava a sugerir mudares. Apenas rodar como recomendaram e testares sem a ventoinha que ficaria virada para a frente da caixa porque tens uma já na caixa. A que ficava virada para a traseira ficaria a puxar o ar naturalmente.
Mas como também disseram, dá para manter a ventoinha da direita desde que a subas ligeiramente para não bater na RAM.

@BullockDW eu não estava a sugerir mudares. Apenas rodar como recomendaram e testares sem a ventoinha que ficaria virada para a frente da caixa porque tens uma já na caixa. A que ficava virada para a traseira ficaria a puxar o ar naturalmente.
Mas como também disseram, dá para manter a ventoinha da direita desde que a subas ligeiramente para não bater na RAM.
pelo que ele explicou, o próprio cooler só dá para meter naquela posição (possivelmente conseguia rodar mas tinha de pedir apoios específicos á noctua)

Boas já a tanto tempo que coloco cá nada..neste tempo todo ja troquei praticamente tudo algumas vezes...
Bem depois do 10980xe tive um 12900k,12900ks e agora 13900k..depois da 2080ti entrou uma 3090 e agora uma 4090..
Tinha e tenho os Steelseries Artic pro Wireless e agora os Nova pro wireless..Tinha a Phanteks Enthoo Elite troquei por uma 1000D e tinha uma AX1500I e agora tenho uma AX16OOI..Entretanto troquei de secretária cadeira etc..e entrou também 2 ecras g7 e g9..
YZ60AEu.jpg

1rtnPKP.jpg

ZSgXciI.jpg

Delid ao 13900k
VVmOr18.jpg

0txqG0Y.jpg

WeMKNVO.jpg

WEzL93x.jpg

30N7Xsf.jpg

ainda não tinha espalhado bem o metal mas fica a foto
Co4fAW0.jpg
LHCE4Of.jpg

@maia_cup2 grande setup. Eu a única sugestão que tenho e para melhorar a ergonomia, porque imagino que passes aí muito tempo, é trocares a cadeira por uma Steelcase Gesture ou Herman Miller Embody. São cadeiras muito confortáveis e muito ergonómicas. Mais do que todas as gaming. Seria a minha sugestão. Também nunca iria para pele ou imitação. É muito quente e parece-me que a tua já mostra alguns sinais de uso que não sei se devia. Não sei quanto tempo tem.

essa
Realmente este setup monstro merece uma Herman Miller.

E parabéns pela coragem do direct-die do 13900k, tem tantos pontos de falha nisso que nem me meto numa aventura destas!

Só quero saber o antes e depois :D (Temps, consumos e clocks)
Obrigado..As temps fui mais uns 12 graus mais ou menos pois eu já não tinha de origem se não eram para aí uns 25 graus..
WEb0kVM.jpg

Utilizei as 3 e agora é que fiz o Delid..Eu ainda ando em testes..
A jogar não tenho stress nenhum..temps entre os 45/55 e faz entre 58/59 as vezes 60 em certos jogos quando não usa muito cpu!!Em geral anda nos 58..
Consumos no cinebench por exemplo depende..svid em trained faz 360w mas eu typical scanario faz 460w..lol
Mas estou muito contente com o resultado!Eu quero isto é para jogar e a jogar eu nunca tive stress nenhum!!
@maia_cup2 grande setup. Eu a única sugestão que tenho e para melhorar a ergonomia, porque imagino que passes aí muito tempo, é trocares a cadeira por uma Steelcase Gesture ou Herman Miller Embody. São cadeiras muito confortáveis e muito ergonómicas. Mais do que todas as gaming. Seria a minha sugestão. Também nunca iria para pele ou imitação. É muito quente e parece-me que a tua já mostra alguns sinais de uso que não sei se devia. Não sei quanto tempo tem.
Obrigado..Concordo contigo estas cadeiras gaming são caras e não serão das melhores!!A gente compra por ser bonitas etc ;)
Para uma próxima vez que pense em comprar tenho que ver muito bem o que vou fazer!!
Um grande obrigado ao @MDK que ele é o verdadeiro culpado disto!Foi ele que me meteu o vício de fazer isto..kkkkk

Última edição pelo moderador:
É tens uma maquina igual à dele!

É um vício caro, mas olha com o que está a caminho :coolshad: vou ter a maquina mais potente que já tive e chega e sobra!

essa

Obrigado..As temps fui mais uns 12 graus mais ou menos pois eu já não tinha de origem se não eram para aí uns 25 graus..
WEb0kVM.jpg

Utilizei as 3 e agora é que fiz o Delid..Eu ainda ando em testes..
A jogar não tenho stress nenhum..temps entre os 45/55 e faz entre 58/59 as vezes 60 em certos jogos quando não usa muito cpu!!Em geral anda nos 58..
Consumos no cinebench por exemplo depende..svid em trained faz 360w mas eu typical scanario faz 460w..lol
Mas estou muito contente com o resultado!Eu quero isto é para jogar e a jogar eu nunca tive stress nenhum!!

Obrigado..Concordo contigo estas cadeiras gaming são caras e não serão das melhores!!A gente compra por ser bonitas etc ;)
Para uma próxima vez que pense em comprar tenho que ver muito bem o que vou fazer!!
Um grande obrigado ao @MDK que ele é o verdadeiro culpado disto!Foi ele que me meteu o vício de fazer isto..kkkkk
Belo setup mas realmente essa cadeira...

Tenho uma saudavel inveja desses componentes.

Saudades de ver os posts do @MDK (e dos aziados logo a seguir).

Bom homem é ele e sempre óptimas builds.

É tens uma maquina igual à dele!
Sim tenho praticamente tudo igual..fazes bem eu comprar uma máquina;) põe aqui depois para a gente ver..
Belo setup mas realmente essa cadeira...

Tenho uma saudavel inveja desses componentes.

Saudades de ver os posts do @MDK (e dos aziados logo a seguir).

Bom homem é ele e sempre óptimas builds.
A cadeira um dia pode ser que troque..quantos os posts do @MDK as vezes a malta deve de estar a brincar..porque o pessoal as vezes nem o conhece e fala coisas que não tem nada a ver!Ele é um camarada 5*

Ninguém tem que sentir inveja, é bom ver material de topo aqui na Zwame e não só em fóruns internacionais. A vida é curta e tem que usufruir.

Última edição:
Ninguém tem que sentir inveja, é bom ver material de topo aqui na Zwame e não só em fóruns internacionais. A vida é curta e tem que usufruir.

Epa não estavas aqui na altura das 980ti e afins em que ele tinha 2x GPU? Foi cada posta que o homem teve que aturar... por isso concordo, era bom ver aqui e não só lá fora. "Tuguices"...

Que será...?

Epa não estavas aqui na altura das 980ti e afins em que ele tinha 2x GPU? Foi cada posta que o homem teve que aturar... por isso concordo, era bom ver aqui e não só lá fora. "Tuguices"...

Que será...?
Sim estava eu também tinha 980ti sli foi quando troquei o crossfire de r9 290x..É pena a malta as vezes exagerar um bocado nos comentários..Mas é o que é ;)

maia_cup2

Notaste alguma diferença entre os vários contact frame que testaste?
Quanto à tua config muito bom, assim a olho até diria que era a do MDK. :beerchug:
Tenho pena que ele já participe pouco no fórum, mas até compreendo e respeito.

O único cpu que fiz delid foi o 8700k. Era extremamente fácil de fazer com 7/8/9th gen, sem SMDs a volta do ihs e pasta térmica em vez de solder.

Acho que não arriscava fazer isso no 13700k, se o IHS foge um pouco, lá vão os SMDs
Direct die é outro, para teres a pressão certa deve ser chato, um pouco mais/menos pressão lá começas com memory training menos consistente/menos capacidade de OC de ram ou até instabilidade/no post...

Última edição:
Boas

@maia_cup2 é um camarada e grande senhor

sim eu tambem já tenho direct die no meu 13900k as fotos em baixo são de limpeza....

@JPgod é melhor tens menos temps, depende de qual é o objetivo, jogos testes, etc, eu sinceramente ultimamente so jogo e fiz por fazer nada mais

no meu caso consegui algo em torno dos 18 a 20 c dependendo da temp ambiente esse valor é em condições ideais.

@askan7 isso da instabilidade sim é possivel, no entanto so acontece se não tiveres a sensibilidade necessaria ou com apertos quando são especificados tendo as ferramentas necessarias muitas das vezes não é real, ou seja se seguires as indicações é que vais ter problemas, cada caso é um caso, mas fazendo isso no teu CPU/board basta uma vez para ver qual o sweat spot

YFPUOpX.jpg

aiWPJSb.jpg

DEQbreD.jpg

d3hKRis.jpg

Última edição:
@MDK , Eu tenho o contact frame da thermalright e já senti isso. Mas sim, agora sei +- a pressão que preciso. Mas um pouco mais/menos não fica instável, mas se deixar por exemplo o VDDQ TX no limite, que é a principal voltagem que afeta memory training com ddr4 nota-se logo na estabilidade/consistência do memory training da board.

Por exemplo, preciso de 1.32v VDDQ TX para ter estabilidade a 4200c16 e 1.36v para garantir que o training é consistente independentemente da temperatura do cpu ou das vezes que me apteceça fazer memory training.
Se mudar a pressão do cpu ligeiramente fica instável no y-cruncher vst com os 1.32v vddq tx.

Mas lá está, tenho que estar no limite das voltagens para notar diferença. Não notei diferença no VCCSA ou vcore. Mas uma vez apertei demais e nem post fazia, ficou preso no memory training, mesmo com clear cmos.

Última edição:
@MDK , Eu tenho o contact frame da thermalright e já senti isso. Mas sim, agora sei +- a pressão que preciso. Mas um pouco mais/menos não fica instável, mas se deixar por exemplo o VDDQ TX no limite, que é a principal voltagem que afeta memory training com ddr4 nota-se logo na estabilidade/consistência do memory training da board.

Por exemplo, preciso de 1.32v VDDQ TX para ter estabilidade a 4200c16 e 1.36v para garantir que o training é consistente independentemente da temperatura do cpu ou das vezes que me apteceça fazer memory training.
Se mudar a pressão do cpu ligeiramente fica instável no y-cruncher vst com os 1.32v vddq tx.

Mas lá está, tenho que estar no limite das voltagens para notar diferença. Não notei diferença no VCCSA ou vcore. Mas uma vez apertei demais e nem post fazia, ficou preso no memory training, mesmo com clear cmos.

Sim, mas eu particularmente nunca tive problema algum no entanto existe inconsistencias com apertos menores ou demasiados, eu tenho os frames todos, o da thermalright é muito forgiven e sinceramente é o melhor custo resultados, o da thermalgrizzly é melhor para fine tuning especialmente para puxares mais pela memoria, no entanto para quem não quiser o delid mas ter os melhores resultados e melhor estabilidade se usares blocks EKWB

este é quase plug and play pois tens os beneficios do thermalright mas mais porque tens a parte de tras que reforça mesmo muito e as forças são muito bem distribuidas isto é igual ao direct die so o frame é diferente para o encosto ser no PCB e não no HS (não existe como é obvio)
4MAzcru.jpg

Camaradas,

A realidade é que também já estou cota :winknu: e não tenho o tempo que tinha antigamente.

Relativamente às vossas notas agradeço e retribuo toda a positividade, aqui neste fórum que é sem dúvida o melhor na nossa terra de Camões é só boa gente, nunca levaria nada a sério, cada pessoa têm a sua opinião e há que respeitar isso.

Muitas pessoas falam com experiência outras sem nenhuma, no entanto todas as opiniões são válidas, eu felizmente ou infelizmente pois também há maus resultados e a custa de muita guita por agua abaixo ja aprendi de tudo, sendo que agora o que faço é tudo extramamente soft.

Sim recordo-me bem quando comprei 3x 780ti ou 4x 980, e por ai fora fui muito criticado, recentemente quando mostrei duas 4090 não houve tanta critica........:D..... já começa a ser normal nos dias que correm

a ideia é que todos se sintam bem consigo proprios e que a malta toda se dê bem, e aprender todos uns com os outros pois todos têm algo a ensinar e ninguem é melhor que ninguem.

grande abraço a todos

Última edição:
Back