• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Mostra a tua configuração (Atenção ao offtopic)

O SLI está totalmente morto a partir desta geração e mesmo assim nunca foi viável para jogos, só para benchmarks ou certos trabalhos que utilizam toda a pool de memória.

E repararem foi sendo retirado aos poucos quando antigamente todos os GPUs suportavam SLI.
Ampere: apenas a 3090 (Nvlink)
Turing: Apenas TU104 - RTX 2080 e 2070 super e TU102 - RTX 2080 ti e a Titan RTX (Nvlink)
Pascal: GTX 1070 para cima

Antes da Pascal tinhas as xx60 suportando SLI e até algumas xx50 como a GTX 950.

Daí que não se ver mais builds com 2 ou 4 gráficas e também como que colocarias estas gráficas hoje? Duas RTX 4090 enche totalmente uma caixa full-atx + o power que é preciso para alimentar.

4x GTX 980 são 8 slots logo viável em caixas bigtower, fora que o consumo total da uns 650-700w, uma só 4090 destas mais vitaminadas atira-se aos 500w...

Ola @JPgod

O sli não foi só para benchmarks tinhas bom escalonamento em algum software não só em benchmarks, quanto mais gpus menor o ganho e como disse depende de jogo para jogo.

Mas as 3000 foi a morte completa mesmo só para benchmarks, as 2000 as minhas 2x 2080ti só funcionavam bem em jogos antigos.

Nas 1000 tive 2x 1080 e 2x 1080ti como sabes e também tive algumas boas experiências mas sim começou aqui o declínio.

Mas 900 e 700 eu tinha ótimas experiências.

Neste momento se houve-se suporte era algo que considerava, o fato de ter mostrado 2 4090 não quer dizer que seja tudo para mesma máquina :winknu:

Sim, tem software de produtividade que escala muito bem em multi GPU. 2x 3090 fica com 48GB de memória unificada que para renders pesados e afins é uma mais valia, mas é um loophole que a nVidia fechou para poder vender as profissionais.

Ola @JPgod

O sli não foi só para benchmarks tinhas bom escalonamento em algum software não só em benchmarks, quanto mais gpus menor o ganho e como disse depende de jogo para jogo.

Mas as 3000 foi a morte completa mesmo só para benchmarks, as 2000 as minhas 2x 2080ti só funcionavam bem em jogos antigos.

Nas 1000 tive 2x 1080 e 2x 1080ti como sabes e também tive algumas boas experiências mas sim começou aqui o declínio.

Mas 900 e 700 eu tinha ótimas experiências.

Neste momento se houve-se suporte era algo que considerava, o fato de ter mostrado 2 4090 não quer dizer que seja tudo para mesma máquina :winknu:

Pena nunca teres ido por um sistema secundário itx. Com o poder para investir e o "know how" teria sido interessante.

Podes mostrar uma foto dos monitores de frente?

Pena nunca teres ido por um sistema secundário itx. Com o poder para investir e o "know how" teria sido interessante.

Podes mostrar uma foto dos monitores de frente?
0TerTPM.jpg

Não é a minha cena sistemas ITX, já montei uns quantos, e ficam muito engraçados mas eu gosto de caixas grandes as vezes a 1000D acho pequena :001:, no entanto o ITX em board top tier é muito interessante especialmente para overclock as memorias,nesta geração especialmente em intel na maioria dos casos consegues bem melhor OC nas ITX do que nas ATX ou ATX-E a não ser que sejam as APEX da Vida ou dark´s Kingpin, unify-x etc.

cheers

@MDK muitos parabéns pelo teu sistema.
Uma pergunta prática de usabilidade. Os monitores nessa disposição são práticos? É algo que andes a pensar em trocar?
Se puderes partilhar o tipo de uso, tenho curiosidade. Eu tenho um ultrawide de 34" e o portátil fica de lado.
Trocar está difícil porque não me consigo decidir. Necessitava de mais área mas tem que ficar de frente. Esse de 49" fica baixo e o outro já demasiado alto.

Estás a ver a confusão que aqui vai :D

Ver a zwame pequena neste monitor ai é estranho ahaha! Eu uso full screen @ 27" 1440p

Não é a minha cena sistemas ITX, já montei uns quantos, e ficam muito engraçados mas eu gosto de caixas grandes as vezes a 1000D acho pequena :001:, no entanto o ITX em board top tier é muito interessante especialmente para overclock as memorias,nesta geração especialmente em intel na maioria dos casos consegues bem melhor OC nas ITX do que nas ATX ou ATX-E a não ser que sejam as APEX da Vida ou dark´s Kingpin, unify-x etc.

cheers
Já eu sou adepto do ITX e microATX.

Até tenho uma miniITX B650 aqui, mas é para vender, mais que 6000-6200 não dá mesmo e nem tenho memória de jeito.
Por causa do tamanho dos GPUs acabei por voltar ao mATX @ ASUS AP201

Mas uma board que deve ser jeitosa mATX é a ASUS X670E Gene, com 2 slots, mas pronto é uma fortuna.
É curioso não ter uma versão para Intel. A única ASUS non-ITX COM 2 slots é a Z790 Apex.

immersion-m.jpg

@MDK muitos parabéns pelo teu sistema.
Uma pergunta prática de usabilidade. Os monitores nessa disposição são práticos? É algo que andes a pensar em trocar?
Se puderes partilhar o tipo de uso, tenho curiosidade. Eu tenho um ultrawide de 34" e o portátil fica de lado.
Trocar está difícil porque não me consigo decidir. Necessitava de mais área mas tem que ficar de frente. Esse de 49" fica baixo e o outro já demasiado alto.

Estás a ver a confusão que aqui vai :D

Como sabes eu tinha 1 de 34 em cima e dois de 27 nos lados e tinha outro de 49 ao centro quando comprei o g9 encostei esse todos e coloquei esse de 42 4k para mim é perfeito é para ter discords e afins.

Ele está tiltado (grande palavra) para baixo não empenas o pescoço :biglaugh:, a configuração para mim funciona muito bem, eu uso para jogar e todo o tipo de tarefas, não estou a pensar trocar, monitores é algo que troco de longe a longe troquei para o g9 neo devido a 4090 para ela ter mais palha.

Cheers

Ver a zwame pequena neste monitor ai é estranho ahaha! Eu uso full screen @ 27" 1440p

Já eu sou adepto do ITX e microATX.

Até tenho uma miniITX B650 aqui, mas é para vender, mais que 6000-6200 não dá mesmo e nem tenho memória de jeito.
Por causa do tamanho dos GPUs acabei por voltar ao mATX @ ASUS AP201

Mas uma board que deve ser jeitosa mATX é a ASUS X670E Gene, com 2 slots, mas pronto é uma fortuna.
É curioso não ter uma versão para Intel. A única ASUS non-ITX COM 2 slots é a Z790 Apex.

immersion-m.jpg
Tens opções dentro de outras marcas e penso que e Z690.

Não tenho nada contra esses formatos, mas a titulo pessoal como ando sempre a inventar não são nada praticos, mas possivelmente a no futuro a rig pessoal pode passar para openbench e ai é indiferente

@maia_cup2 e @MDK estou a ver esses GPUs a passar muita sede :coolshad:
Vindo de vós estou a estranhar :P

pah sinceramente o cooling destas 4090 funciona muito bem, mas não esta posto de lado, mas havera novidades a chegar em breve ;)

Última edição:
nOoavda.jpg

DBWQafx.jpg

A minha work/gaming station.
Montei em Novembro 2020, e pus waterloop passado 6 meses ou assim.

Specs:
Caixa Lian Li O11 XL
Motherboard: EK-Quantum MSI MPG X570S CARBON EK X D-RGB
CPU: Inicialmente montei com 5950X, mas consegui mandar de volta para garantia e comprei o 5800X3D o ano passado. - MonoBlock Watercooling
RAM G-Skill: G.SKILL 32GB (4x8GB) DDR4-3600MHz CL14
EVGA 3090 FTW3 Ultra, com WaterBlock da EKWB e Active Backplate.
PSU: CoolerMaster RMx850 White
Bomba Agua: EKWB D5 TBE
Rads: EKWB XE360 60mm em baixo, PE360 44mm em cima
Fans: 9x Unifans AL120
Hard Tubing em acrilico com fittings torque da EKWB

Monitor:
LG 38 GN850 - 21:9 @3820x1600 144HZ
LG 27 GN7 - @1080

Specs do portatil lá a trás: Prestes a levar com um martelo da proxima vez q encravar.

Ja teve outrora distro plate mas era uma porcaria para fazer manutenção e mata uma beca a criatividade que podes ter com os tubos, só linhas retas nas bends, mas estou sinceramente cansado do RGB, e estou aos poucos a mudar umas cenitas para preparar para uma eventual mudança (provavelmente quando vier serie 50 da Nvidia).

Este Verão vou mudar o meu escritório para a varanda q remodelei(miudo nasceu e vai-me expulsar deste quarto/homeoffice), e devido a espaço vou montar o PC na parede, e comprar uma Thermaltake P3 Pro, tb devo mudar para 2x420mm radiators e 6 Noctuas pretas 140mm, esquecer o RGB quase todo e apostar 100% no silencio da operaçao.

Última edição:
Bom faltou apresentar a maquina de FPS aka Inno3D RTX 4080 iChill 3X :D

H8IS3Ii.jpg

VgSw4ei.jpg

f3eVcdi.jpg

O suporte muito tecnológico!! Powered by LEGO (eu sei, cinza não combina, quando encontrar peças brancas novas atualizo :D).
A placa até tráz um suporte, mas a haste é muito comprida e bate na fonte ou interfere com os cabos.

LiMgHap.jpg

E já tudo montado:

4YaoTPv.jpg

AAZ6pL5.jpg

A tratar
- Compra de cabo nativo 12hpwr que este octupus do demo alem de horrível, não me deixa fechar a caixa, o receio de dobrar e causar o temível mal contacto que tanto derreteu RTXs pelo mundo afora.
- Comprar um cabo EPS maior que ficou esticado no limite.
- Tendo estes cabos em mão, montar a SF750 com velcros ou zip ties para ganhar mais airflow interno que este suporte enorme.

Já este RGB useless que não há forma de desligar isso sem usar crapware? Não queria puxar a ficha do PCB, que nem sei se dá sem desmontar o cooler (tem selo de garantia). Até trouxe um cabo mas não é comparível com os headers RGB da minha board :facepalm: e a gráfica não é reconhecida no OpenRGB.

Hello,

Ligeiro update, Mo-ra alguns quick koolance and AC,

Agora Bloco para este GPU anda em analise ando a ver os:

bitspower:
cM0D4g1.png

Granzon:
RGYx3q1.png
PqMGs2O.png

Ando tambem a ver os da praxe EKWB, Alphacool, etc

Fg30h9m.jpg

haB1RCT.jpg

TK5gLpF.jpg

W32l1Pl.jpg

8ocDSOI.jpg

2UWeZB5.jpg
GUWZEn1.jpg

Bem aqui está a minha build.
Montei-o há quase 1 semana e tive que dar uns retoques na secção de cabos e organizar me melhor.

Como podem ver é uma secretária personalizada, usei a madeira de pinho (disponível na IKEA) para o tampo e usei uma estrutura feita de ferro pelo meu avô para colocar ambas as partes por cima dele. A estrutura parece frágil mas garanto que é solida. Até porque costumo meter a minha OLED em frente ao meu monitor de modo a que possa usufruir dos 65" da cama e sim da trabalho porque a OLED da LG pesa como tudo :S mas é o que há de acordo com o espaço disponível. Acabo por usar o desktop tanto no monitor como na TV (comando) onde jogo alguns jogos como Fifa, Forza e afins...

Eu joguei durante anos na XSX e PS5 porém cansei me sobretudo porque jogo WZ2 e os movimentos, ainda que muitos digam que o raio do comando ajuda, prefiro o Keyboard+Mouse até porque jogava de forma competitivo COD4 e ainda CS Source!

A minha namorada joga comigo há anos e então fiz lhe um setup há uns meses atras com um i5 13500 e uma AMD Rx 6750 XT para dar lhe uso com o monitor de 1080p da AOC (165Hz). Ela jogava num laptop já antigo portanto foi um upgrade na vida :P até ao ponto de se queixar "eish, isto está rápido demais..." até que joga melhor que eu e nem tenho vergonha de o admitir ;)

Quanto ao meu build, foi com a ajuda da malta aqui e talvez o meu único erro foi a escolha do monitor. Optei pelo HP X32 QHD inicialmente mas esqueçam, cores mortas, cores enfim, mesmo depois de configurado. Acabo por ficar com um monitor ali empatado porque não o posso devolver e nem 4 dias de uso teve :S

Comprei então um Lenovo Curvo Legion G32qc-30 VA 31.5" e é muito bom, pelo valor não arranjam melhor. E apesar de ser quase 32", vale bem a pena.

A caixa é uma Lian Li 215 (era para ser a 216 mas estava esgotada) com a Fonte da Seasonic de 850W.

Comprei depois de uma batalha de escolhas o AMD Ryzen 7 7800X3D que está com PBO e EXPO ativado para tirar o máximo partido.
A motherboard devido às polémicas, escolhi a MSI Edge B650 Wifi que actualizei para a bios mais recente. As SOC voltagens estão na casa dos 1,29V portanto não me vai explodir.

RAM, optei por um kit que corre a 6400MHz em EXPO de CL30 da GSKill. É próprio para AMD e foi acessível, são 32GB.

Em termos de cooling, sim teve que ser, optei pelo AIO da Lian Li de 240MM e é suficiente. O CPU não passa dos 71ºC mesmo a jogar horas a fio...

O Disco, bem isso é o que mais tenho cá em casa, optei pelo Gen4 de 2TB que tinha na PS5 antigamente. Chega e sobra mas se precisar tenho mais SSDs por casa.

A gráfica, ufff... confesso que tive para comprar a 4090 mas está overpriced. Optei pela AMD Rx 7900 XTX da Sapphire Nitro+ Gaming OC Vapor-X e sim é um monstro. Não aconselho a fazerem overclock porque já está puxada mas sim a fazerem undervolt.

Vi-me lixado para o deixar "estável" mas prontos

Meti uma LED de 2,2m atrás da secretária e da outro ar ao setup. A minha TV também tem!
Ah e teclado e rato? Eu uso da Razor (custou me o conjunto cerca de 140€)

Fotos:

E sim tenho que arranjar um apoio para a GPU :s Ele traz mas não consegui colocar então devo colocar algo na vertical nem que seja de ferro feito à medida...

A secretaria tem cerca de 2,25m de comprimento e 75cm de largura, a altura é de 80cm. Custo da mesma foi de 240€ (se vendessem só o tampo era metade...)

E prontos ficou modesto.
Um investimento que me levou anos a juntar e quis ter a certeza que não faria asneira...
Dúvidas, coloquem ;)

Abraço

Back