1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mostrem lá os vossos sistemas

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por kidloco, 19 de Outubro de 2006. (Respostas: 5110; Visualizações: 2001210)

1. MyRuin

MyRuin Power Member

@Phoo

Agradeço desde já toda a informação e conhecimento que me deu.

Considerei um sistema mais sério, pois nunca investi muito em som e sinceramente os anteriores foram um desperdício de dinheiro, tirando alguns headphones, o que comprei não o vejo como o quanto a minha carteira permite comprar, mas sim qual o valor máximo que psicologicamente estou disposto a pagar (por ex. valor do som relativamente ao gasto na TV), não me leve a mal, mas há valores que independentemente se os tiver, não os consigo justificar. Andei com ideias de comprar uma soundbar, mas já andava em valores de mais de 1000 eur e foi quando vi as q-acoustics e apaixonei-me pela sua beleza e pensava que eram bem mais caras, mas os valores não eram muito mais do que a soundbar. A partir daí encontrei uma boa promoção e comprei, vi amplificadores da denon de uma gama superior e não consegui justificar os 200 eurs a mais, se calhar fiz mal, mas até ao momento não me arrependi, depois andei a ver sobre o dolby atmos e dts-x e colunas em branco e que em preço qualidade fossem relativamente boas, achei as kef muito bonitas e que falavam muito bem, mas não conseguia justificar o preço para o resto do conjunto.

Sim, infelizmente, não consigo pôr tripés nas frontais, gostava de as subir, já pensei em mandar fazer uns pés à medida para as colocar a meio da altura da tv, mas tenho receio que façam vibrar o móvel e que piore a experiência.

Vou fazer o que me diz e colocar à frente, apesar que depois teria que andar sempre a pôr para a frente, pois não sei se consegue ver na foto, mas por baixo da tv tem um prato giratório de modo a virar para outra zona da sala, neste caso para a mesa, ficando a coluna a tapar parte da imagem, foi o que me levou mais a encostar, mas não custa fazer o teste e será um mal menor.

Relativamente à altura deve ser o que me fala, também achei e será mesmo isso que me fez aumentar os dbs, mas com os furos ja feitos e as calhas coladas, teria que pintar toda a sala, o que para já terá que ficar assim, segui-me por fotos em sites, mas nos exemplos que vi, o pé direito delas deviam ser bem inferiores ao meu.

As colunas traseiras já as tive a 45° para o centro, mas como tenho o sofá praticamente encostado à parede andei a ver e foi ai que virei directamente, vou virar talvez a meio, 22,5° e ir experimentando.

Não querendo abusar não percebo muito bem como o subwoofer deve actuar, por vezes parece-me que não actua, mas se o subo muito, tenho a mulher a queixar-se que ouve as vibrações na outra parte da casa. O meu problema é que por vezes ele nao está lá, se calhar é fracote e é mesmo assim, ou poderá ser alguma coisa que estou a fazer mal.

Mais uma vez quero agradecer o seu tempo e disponibilidade que tirou para me ajudar, tenha a certeza que irei testar, pois estamos sempre a tentar melhorar e se podemos aproveitar os conhecimentos que os outros, que têm mais experiência, nos estão a dar, só temos a ganhar.

2. Silver-Eye

Silver-Eye Power Member

@MyRuin

No subwoofer, ao fazeres a calibração pelo audissey, coloca o volume (no sub) a 25%.

Após calibração passa para 50% (e regula a gosto).

Coloca tb em "LFE" ou "Receiver" o setting ao lado do volume (antes da calibração).

Agora, depende sempre muito de filme para filme, e da masterizacao feita (o que em um filme esta a partir os vidros da casa, no outro.. pffff, n existe..)

Exelente filme para testar o sub, para mim, Ready Player One e Dredd (o ultimo).

Edit: Ja que não podes por tripés, que tal umas esponjas - "speaker sponges" , facilmente encontradas pelo ebay e amazons..

3. MyRuin

MyRuin Power Member

@Silver-Eye

Muito obrigado, vou testar.

As esponjas, estive a ver mas não percebi muito bem quais são, são aquelas para colocar nos cones? Se for já tenho e melhorou bastante.

4. Silver-Eye

Silver-Eye Power Member

@MyRuin

Ja agora, eu tenho (em pesquisa para upgrade) o sub Q3070. A dica do colocar o volume em 25% durante o Audissey veio da malta da QAcoustics no AVForums.

as esponjas que me refiro, servem para isolar a coluna do móvel.

São as seguintes (exemplo):

Neste caso são as Auralex Mopad.
    Existem de vários tamanhos, formatos e com ou sem inclinação.

Última edição: 15 de Outubro de 2018
  5. MyRuin

MyRuin Power Member

@Silver-Eye

Pois essas esponjas faz mais sentido, assim talvez até as conseguiria subir em altura, relativamente ao móvel.

Quanto ao sub, tenho que fazer isso.

Mais uma vez, muito obrigado.

6. Phoo

Phoo Power Member

Ora essa, o tempo é parte do prazer que tenho em falar de musica, cinema.
    Compreendo quando afirma que criou um teto máximo para gastar no seu sistema.

O receiver é subjetivo, se esse que comprou o satisfaz é suficiente, eu como lhe disse sou excêntrico e gosto de ouvir os detalhes.
    Gastei algum dinheiro, comprei o Yamaha 3070, porque no dia que me apetecer acrescentar colunas posso ir até 9.1 só com esta máquina ou então ir até aos 11.1 mas aqui já precisaria de um power.
    Gosto de máquinas robustas.

As colunas, pode pô-las só à frente quando for ouvir musica ou cinema e depois volta a pô-las no mesmo lugar.
    Infelizmente nem todos nós conseguimos ter uma sala que permita ter um home cinema no devido lugar.
    O seu Subwoofer não está no melhor sitio, porém uma vez que ele tem a saída pela lateral esquerda o ideal seria era ele ficar do lado esquerdo nem que fosse só enquanto assiste a um filme e depois até podia pô-lo do lado direito do móvel da Tv, que parece ter lá um espaço à medida dele.
    (digo eu).

Isto porque, o sub ao lado do sofá não vai fazer com que consiga sentir a imersão das explosões e outras coisas do género.
    O facto de achar que nem sempre ele trabalha, como foi falado aqui tem mesmo a ver com os filmes, embora eu diga que um Sub raramente fica afinado para os filmes todos, eu estou sempre a baixar e levantar o som do meu, o corte de frequência ponha entre os 70 e os 80 hz, uma vez ligado ao receiver o volume pode ficar no meio, na maioria dos filmes fica equilibrado.

Não querendo de forma alguma ser inconveniente, mas vou só dar uma última dica, um dia troque de móvel, aplique a Tv na parede. Existem uns suportes de parede que viram a Tv para a direita e para a esquerda sem precisar mexer no móvel e melhor é que eles custam 70 euros mais coisa menos coisa, com a vantagem de nem precisar de levantar a Tv, pode ficar à mesma altura que tem.

Podia até imaginar um móvel, desenhar e mandar fazer por medida e depois já teria espaço para por uns tripés nas frontais.
    o senhor neste momento está a dizer que sou doido ou até mesmo a pensar o que ganharia você som essa alteração !
    Eu digo:

1º Ganhava logo, palco sonoro, coisa que nunca via conseguir ter com elas em cima do móvel.

2º Preenchimento sonoro em toda a sua sala, a mudança é estrondosa acredite porque já passei por esse processo.

àh. se pretender manter assim as colunas passe numa loja de bricolage e compre umas borrachinhas para colocar por baixo delas com um diâmetro de 16,0 mm e com 7,9 mm de altura. Estão na zona dos batentes para as gavetas. Custam uns 4 euros 6 unidades. isto vai fazer que elas não sofram com a trepidação.

Desculpe se fui intransigente, em alguma parte.

7. MyRuin

MyRuin Power Member

@Phoo

Já quis colocar a TV na parede, mas tal não é permitido pela minha mulher e muitas cedências faz ela, por ex. as colunas lá em cima, por isso também não posso pedir mais, happy wife happy life.

Infelizmente o subwoofer não dá para colocar nem do lado esquerdo à frente, devido à profundidade e fazer as pessoas tropeçar, como do lado direito que já lá esteve temporariamente, mas fazia com que o móvel fosse para cima da porta.

Depois de ler os seus comentários já andei com a fita métrica para ver se passar de um móvel de 1,8m para um de 1,6m conseguia colocar outros suportes iguais aos que tenho nas traseiras. Até porque desde que coloquei esta TV, a coluna central e o amplificador vejo que o móvel está a abaular, para já vou ver se coloco umas ripas por baixo para ele aguentar e aproveito e compro as borrachas que me fala.

Não tem que pedir desculpa de nada, agradeço todas as opiniões e dicas que me está a dar de modo a poder melhorar.

8. miguelbarroso

miguelbarroso Power Member

@MyRuin e porque não colocar as colunas da frente fixas na parede? A QAcoustics tem suportes próprios para elas, e pelo que sei funcionam bem assim.

Quanto às traseiras, eu experimentava movê-las um pouco para trás e mais afastadas do sofá, com uma ligeira rotação para a frente. Assim o sub podia sair do canto, e colocar ligeiramente mais para a frente e para o lado (mantendo-o ao lado do sofá, mas afastado da parede)

9. MyRuin

MyRuin Power Member

@miguelbarroso

obrigado, pois têm suportes para as paredes e que são bem mais baratos que os pés, mas também não são do agrado da minha mulher, ou seja, também não pode ser.

Relativamente às traseiras e subwoofer, tinha ideia que este devia estar o mais perto da parede, poderei afastar, mas devo colocar mais junto do sofá? Vou experimentar. Eu desse lado até consigo afastar mais, o problema é do outro que apesar de até ter mais espaço, iria ter que concorrer com uma árvore (sim, leu bem...) consigo talvez afastar 10 a 15 cm, não mais.

10. miguelbarroso

miguelbarroso Power Member

Sem aparelhos de medição, isto é longe de ser uma ciência exata.

Mas pelo teu relato que o sub por vezes parece muito baixo e outras vezes muito alto, o que pode estar a suceder é que algumas das frequências estão a tocar mais alto do que outras. O subwoofer no canto pode pontenciar um "room mode", ou seja, uma frequência específica que a dimensão e forma da tua sala naturalmente acaba por fazer soar mais alto. Ao afastar desse canto, conseguimos algumas reflexões que podem ajudar a cancelar esse exagero em determinadas frequências. Ou não. Daí eu sugerir experimentar ;-)

11. luis_santos

luis_santos Power Member

Boas! alguém daqui usa algum suporte de PS4 para parede?

12. GeneratePower

GeneratePower Power Member

Uma pergunta... (que acredito que vai gerar alguma "discussão" (sobre gostos e opiniões claro))... Qual o melhor sítio para se colocar o subwoofer do home cinema?

Pergunto porque ao contrário do que pensava (e sei que talvez esteja a pensar mal) sempre pensei que o subwoofer tivesse que ser colocado a meio (por exemplo incrustado no móvel da TV) e alinhado com a posição onde se vai estar a assistir aos filmes. Mas isso vai limitar bastante os graves para além de ficarem excessivamente concentrados e falsamente amplificados, certo?

O certo é que nas fotos dos vossos setups não vi nenhum sub no móvel :lol:

Assim sendo qual o melhor sítio para colocar o subwoofer?

13. goliath_2k

goliath_2k Power Member

Nunca tinha ouvido tal coisa, aliás a única coisa que sempre ouvi é "mete onde ficar melhor esteticamente". A ideia que tenho é que se tudo estiver a funcionar como deve ser, tu não vais sentir onde está o subwoofer. Geralmente o pessoal mete a um canto.

14. kronnuz

kronnuz Power Member

A colocação de um sub depende muito de muitas coisas.
    Não havendo instrumentos de medição, pesquisem por "subwoofer crawl".
    Não me vou alongar mais porque este tópico é para partilhar imagens dos espaços e não para esclarecimento de dúvidas relacionadas com os sistemas.

15. GeneratePower

GeneratePower Power Member

É exactamente isso que eu já tinha encontrado e lido. De qualquer forma a minha questão tinha sido mais no sentido de tentar "ver" se alguém conhecia o método e me recomendava, e já vi que sim! :) (considerando que alguns consideram o método bastante bom para quem não tem instrumentos e condições para medições fiáveis sequer).

Obrigado, vou tentar esse método. Fico por aqui com este tema, e se for necessário, caso tenha dúvidas depois crio um tópico ou faço post noutro sítio, para não entrar no offt-topic aqui.

16. blackibiza

blackibiza Power Member

Já aqui vai mt offtopic, contudo com o intuito de o terminar partilho este link para quem precisar de umas luzes/esclarecimentos no alinhamento do sub. Tem outros tópicos onde abordam a técnica sem precisar de acessários/extras. procurem lá.

17. [​IMG]

TV: Samsung PN60E550
    Som: Laterais - Monitor Audio MR4, Central - Monitor Audio MRC, Traseiras - Monitor Audio MR2, Subwoofer - BK Gemini II
    AVR: Pioneer VSX-521-K
    Entretenimento: PS4, Nvidia Shield.

Tenho o sistema todo interligado no Home Assistant incluindo a fita de leds.

18. Silver-Eye

Silver-Eye Power Member

Podes tirar uma foto ao sub? Gostava de ver o tamanho dele na tua composição.

:)

19. Claro. Assim que tiver foto coloco aqui ;)

20. Tenho de dar um jeito ainda a esses cabos mas é aí o lugar dele.

Última edição pelo moderador: 30 de Outubro de 2018