Dúvida Motherboard a dar as ultimas?

GyGu

Portugal@Home Member
Olá boa gente, é o seguinte o meu pc ao iniciar não passa do logotipo (Gigabyte) da motherboard nem se quer consigo entrar na bios, por vezes no fim de carregar no botão Delete para entrar na bios lá entro mas só passados uns quantos minutos, já exprimentei tirar o disco rigido e liga-lo, mas nem assim, continuo-o a não conseguir entrar na bios!!
Alguma ideia do que isto seja?



Cumps
 
desliga mais cenas. drives opticas, placas de expansao...
Principalmente as drives ópticas. Uma definição errada nos jumpers é o suficiente para isso.

Experimenta arrancar a máquina com o hardware mais básico. Board, cpu, ram, gráfica (se tiveres gráfica onboard usa a onboard)
 
Nada ja desliguei as drives opticas, ja meti tudo nas definições de origem da bios e tudo fica na mesma!! Acho k é uma board nova!!
 
Reparei agora que o pc arranca, mas só passados 2 min no logotipo, depois mais 2 min na leitura da memória depois mais 2 min o ecra em preto e dpois lá arranca!! O que é mais estranho é k a luz de leitura do disco está sempre ligada e não a piscar quando está a ler que é o normal.
 
Última edição:
Olha vê se a board tem condensadores empolados...

condensador.jpg
 
mexi nos condensadores um por um, agora o pc já arranca mas tipo ligo-o depois desliga-se automaticamente durante 3 segundos e liga-se sozinho...coisa esquisita!!
 
mexi nos condensadores um por um, agora o pc já arranca mas tipo ligo-o depois desliga-se automaticamente durante 3 segundos e liga-se sozinho...coisa esquisita!!

E confirma-se que tens condensadores empolados?! Se tiveres tens que proceder à substituição de todos os condensadores empolados, é normal que lhe aconteça isso de reiniciar porque os condensadores não estão a fazer a sua função correctamente, ou seja a energia que é "condensada" neles é perdida e quando voltam a ficar "carregadas" o pc volta a ligar....
 
Última edição:
Desculpa a minha insignificância mas isso de os condensadores estarem empolados significa exactamente o que? (tortos, uns em cima dos outros?), tenho que os substitui-los todos?? tipo remove-los? Se for o caso compro uma board nova.
 
Desculpa a minha insignificância mas isso de os condensadores estarem empolados significa exactamente o que? (tortos, uns em cima dos outros?), tenho que os substitui-los todos?? tipo remove-los? Se for o caso compro uma board nova.

aaaazxa.jpg

Esta é a diferença entre um condensador em bom estado e outro em que não esta apresentando um ligeiro inchaço na parte de cima.
Logicamente que todos os condensadores que estejam empolados devem-se trocar, dependendo do condensador os preços podem variar, mas para teres uma ideia, existe condensadores a 8€ como existem condensadores a 50 centimos... dependendo da voltagem e dos microfarad´s (uF).
Claro que para retira-los é preciso que tenhas em casa um estação de soldagem, solda, e um multímetro....
Mas se levares isso a um técnico ele faz-te isso na boa....

P.S. Agora que falei do multímetro, se quiseres tira a board e mede os condensadores todos...
e vais ver que o microfarad´s podem não estara bater certo com o condensador estando assim confirmada a sua avaria..
 
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=143689

post 18, pelo que pecebi as 'pilhas' não estão alinhadas com as outras, a parte de cima está um bocado de fora. Se for o caso, board nova.
Se não, já experimentaste mudar a ram?

Board nova para quem tem dinheiro, ainda esta semana reparei aqui na minha casa duas boards de que iam para lixo por causa disso...
Levando a um técnico ele faz-te a reparação disso... normalmente ate encontras esses condensadores dentro de fontes velhas em bom estado...
 
Obrigado pela expilicação é sempre bom saber essas coisas....Tudo no meu pc é novo, felizmente posso comprar uma outra board, mas esta por enquanto cumpre (agora está a funcionar normal) apesar de ter tido este problema e tb não é muito antiga...uma das piores coisas que se pode fazer a uma board é uam actualização á bios, se uma pessoa não sabe o que está a fazer ui...
 
Ui inda nem 3 anos tem a motherboard..tou na minha que uma pilha da board aguenta uns largos anos....(digo eu)
 
mas isso do multimetro nao testa só os diodos, transistors pnp, npn e resistencias?
ou existe maneira para calcular a capacidade dos conensadores?

Bem se calhar num me expliquei bem.... existe uma aparelho que mede os microfarad, que eu tenho, e que por acaso também lhe chamo de multímetro, mas é erro meu tecnico.... eu depois tiro uma foto e coloco aqui o que é certo é que num sei como se chama :S xD

Quanto á pilha, também pode estar a provocar isso é uma realidade.... tira a pilha e experimenta e mede para ver se está boa.
 
Back
Topo