Dúvida Motherboard a dar as ultimas?

Acho que a minha board também se avariou, já que o meu PC já nem liga.

É muito difícil trocar a board ou é preferível pedir à loja que me troque? Se sim, onde me aconselham: na Vobis, que foi onde comprei o pc ou numa dessa "clínicas" como a PC Clinic?

Sabem mais ou menos quanto terei que pagar pelo arranjo?
 
Acho que a minha board também se avariou, já que o meu PC já nem liga.

É muito difícil trocar a board ou é preferível pedir à loja que me troque? Se sim, onde me aconselham: na Vobis, que foi onde comprei o pc ou numa dessa "clínicas" como a PC Clinic?

Sabem mais ou menos quanto terei que pagar pelo arranjo?
Se queres ser roubadinho vai á clinica...
senão compra uma tu, vais ás configs e expoes o teu caso, lá ajudam-te.
edit: é fácil precisas de 1 chave estrelas e a motherboard nova, um pouco de massa térmica para depois meter no cpu, que é extremamente fácil, existe tu
tuturiais no forúm para fazer isso,
cria un opico nas configs para isso

***
off topic, mas acerca disso das clinicas dos PC e afins:

tenho aki um caso dum miudo que pagou 180 euros para meter:
- uma abit cv-45 ( na clinica foi 60 euros e o preço real sao 40 )
- 1 gb de ram ddr2 667 ( foram 60 euros e de marca branca, IKM qualker coisa, e deram lhe uma caixa de uma kingston)
- levaram 20 euros de mão-dE-obra + iva e companhia perfez 180 euros...

o caso foi explicado á DECO com o meu apoio, o rapaz enviou um mail á mpresa que efectou a reparação que nÃo foi entregue visto o email da empresa estar offline, e está para ir de novo á loja. e reclamar pelo engano e aldrabice por eles feita.
embora eu não saiba como ficou, pois ainda nao falei com o rapaz desde ontem, mas 60 euros por uma ram ddr2 667MHZ, marca branca e que nao corresponde á marca da caixa vazia entregue ao rapaz... é no minimo roubalheira... e quem sabe dizer se a ram não seria usada...
quem quizer ver uma digitalizaçao da factura eu envio pois o miudo passou-me uma e mostrou-me com a WEBCAM o material.

não vou revelar o nome da empresa em questão pois não quero arriscar a ser banido do forum por divulgar o nome, mas quem quizer saber eu posso dizer por PM
 
Última edição:
Eu so posso dizer, que na empresa do meu irmão, a media de uma reparação deste género é 25€, logicamente iva incluído, para o cliente unipessoal.
....

Normalmente aquelas lojas na cidades que reparam televisões, circuitos eléctricos, fazem este tipo de reparações....
 
Acham mais provável que o PC não ligue devido à motherboard ou à fonte de alimentação?

É que nem as ventoinhas nem as luzes da torre ligam...
 
Acham mais provável que o PC não ligue devido à motherboard ou à fonte de alimentação?

É que nem as ventoinhas nem as luzes da torre ligam...

Experimenta duas coisas para teres a certeza, sou voltamos á treta do costume e medes a fonte com o multímetro, ou testas com uma diferente.
Podes também mudar a pilha da Board para ver, porque é um caso possível.
Podes desligar tudo e deixar simplesmente a board e a fonte trabalharem para ver se dá sinal. mesmo sem memorias e grafica etc....
 
Experimenta duas coisas para teres a certeza, sou voltamos á treta do costume e medes a fonte com o multímetro, ou testas com uma diferente.
Podes também mudar a pilha da Board para ver, porque é um caso possível.
Podes desligar tudo e deixar simplesmente a board e a fonte trabalharem para ver se dá sinal. mesmo sem memorias e grafica etc....

Quanto à pilha da board, posso comprar uma do supermercado certo?
 
Numa loja de componentes electrónicos é melhor, e levas a pilha antiga, mas tem a certeza antes de comprar uma nova pois num sei se a que tens esta acabada :P
 
Numa loja de componentes electrónicos é melhor, e levas a pilha antiga, mas tem a certeza antes de comprar uma nova pois num sei se a que tens esta acabada :P

Agora que eu estou a ver, é mesmo capaz de ser da pilha, porque a dificuldade em ligar o pc foi cada vez maior até hoje que deixou de dar.

Tendo o computador 3 anos, isto é normal?
 
Num é muito normal, mas pode ser possível.... também pode ser problema condensadores....
Verifica a pilha, depois os condensadores, e vê se a board tem soldas frias...
 
Fizeste muito bem em expor esse caso, por isso é que este país não anda para a frente cambada de chulos, tb quando comprei o meu pc nem liguei ao preço ( à uns anos atras), hoje que já percebo alguma coisa e já monto um pc sozinho é que reparei o quanto foi enganado no preço, sinceramente quase sempre é melhor comprar um pc as peças e montar-mos nos mesmos.

Hawk, descobri mais uma coisa, no ultimo problema que referi (em que o pc quando o ligo ele desliga-se automaticamente passados 2 segundos liga-se) isso só acontece se o desligar totalmente ou seja no botão da fonte de alimentação, depois quando o ligo normalmente no botão da frente (Power) lá lhe dá esse problema, mas se não o desligar totalmete, fazer só encerrar esse problema já não se verifica, liga normalmente sem problemas...ela há com cada coisa

Posto isto o que pensas ser o problema definitivo???


Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Posto isto o que pensas ser o problema definitivo???

Eu diria que é confirmação do que te tinha dito, existem condensadores na tua board que não estão, definitivamente, em bom estado, logo, quando desligas a board do cabo AC ou mesmo no switch, a Board deixa de ter a energia correcta a circular, possivelmente até lhe dando pequenos impulsos para que o pc arranque e só com sucesso depois de várias tentativas ou então nunca.
Quando por fim, consegues que ele arranque, consegues desliga-lo e voltar a ligar sem problemas, pelo menos durante algum tempo.

Só uma ultima coisa, a Bios perde as configurações quando desligas a fonte da corrente?
 
Hawk, descobri mais uma coisa, no ultimo problema que referi (em que o pc quando o ligo ele desliga-se automaticamente passados 2 segundos liga-se
tb me acontece isso mas vou apontar o dedo noutra direcçao:

eu conheço o gygu sei que tem uma board da gigabyte e tem os condesadores todos japoneses supostamente melhores.....

tenho uma asus p5q pro comprada em abril e nao me acontecia o ligar depois de desligar dois segundos ate ter adquirido um a gtx 275
a minha tambem tem os condensadores joponeses e nao tao empruados eu digo isto pk se meter uma grafica que nem precisa de alimentacao da fonte o pc liga directamente!

pode ser da grafica:confused: pode ser normal?:confused: ate ter lido este poste pensava que era!


quanto aos condensadores nao digo que nao tenha a ver mas acrescento que o gygu tem uma fonte de 800w de marca digamos pouco confiavel eu tenho uma corsair tx 850w
 
tb me acontece isso mas vou apontar o dedo noutra direcçao:

eu conheço o gygu sei que tem uma board da gigabyte e tem os condesadores todos japoneses supostamente melhores.....

tenho uma asus p5q pro comprada em abril e nao me acontecia o ligar depois de desligar dois segundos ate ter adquirido um a gtx 275
a minha tambem tem os condensadores joponeses e nao tao empruados eu digo isto pk se meter uma grafica que nem precisa de alimentacao da fonte o pc liga directamente!

pode ser da grafica:confused: pode ser normal?:confused: ate ter lido este poste pensava que era!


quanto aos condensadores nao digo que nao tenha a ver mas acrescento que o gygu tem uma fonte de 800w de marca digamos pouco confiavel eu tenho uma corsair tx 850w

Uma coisa que apreendi foi que isso das marcas é mais mitos que outra coisa.... Logicamente que uma marca ganha fama pela fidelidade e qualidade de construção, mas o que é certo é que elas todas avariam, de uma forma ou de outra tudo tem fragilidades...
Se o pc já funcionou antes com aquela fonte, tem que continuar a funcionar com a mesma fonte, a num ser que tenha sido adcionada um novo suporte de qualquer tipo ao pc, e a fonte deixa de ter energia para o suportar, mas tendo em conta que ele foi retirando suportes essa probabilidade é eliminada.
Outra coisa é, os condensadores empolados, eles podem até não apresentar nenhuma deficiência visual, até podem estar com um aspecto bem bonito, mas sem os medir num se pode confirmar nada, onde eu pretendia chegar com os condensadores empolados é que era a confirmação visual que confirmava a fonte do problema. No entanto volto a sublinhar para mim o problema ou é a pilha ou são condensadores, no entanto também num dispensava testar uma outra fonte...
 
Não nesse especto a Bios não perde as configurações, mas isto quer dizer que tenho a Board por horas?
 
Não nesse especto a Bios não perde as configurações, mas isto quer dizer que tenho a Board por horas?

Retiraste o cabo AC? testa sem o cabo, e espera um minuto ou dois e depois ligas outra vez e vês se perdeu as configurações.... Se não perder quer dizer que a pilha está boa....
 
Olha acabei de fazer o que disseste e foi o pior que fiz, o pc voltou ao maior problema, não passa do logotipo da board...dass.
 
Olha acabei de fazer o que disseste e foi o pior que fiz, o pc voltou ao maior problema, não passa do logotipo da board...dass.

Liga o cabo, e vê se a board da sinal de vida... esperas um pouco e tentas-lhe dar o arranque...
se num der tentas outra vez mexer nos condensadores um por um...
 
Sinal de vida dá, tipo quando está no logotipo eu carrego no botão Delete para entrar na bios, mas só o faz passados 2 min...o que aconteçeu foi que eu tinha o processador a 3.0Ghz e vou agora a ver e voltou ao inicial 2.83Ghz...será então da pilha?

Já experimentaste outra pilha?? É que me está acontecer exactamente o mesmo cada vez fica mais lento no arranca e perde configurações.
 
Última edição pelo moderador:
Acabei de colocar uma pilha nova e tudo está a funcionar como novo (pelo menos por enquanto), não quero deitar já os foguetes, mas até ver o problema era mesmo da pilha, talvez por levar um quad core a pilha teve de puxar mais e então lá se foi ( mas isto sou eu).
 
Pessoal, eu não percebo muito disto...só sei dizer se um componente é bom ou não, de resto entre software e funcionamento dos componentes não percebo nickles.

O meu PC também tinha esse problema do liga-desliga-liga desde o inicio e nunca liguei muito.. até fazia um 'bip' quando o ligava, mas como veio da ***** e foram técnicos a montar estava descontraído...

A minha board sofreu danos durante o processo de montagem, e desde dai ficou mais fragil, muito susceptivel a overheat o que levava ao Crash assim do nada (Se fizesse algo que exigisse puxar pelo PC).

Mas agora encontro-me numa situação em que o PC liga, mas não passa disso. O ecrã fica preto, houvesse um barulho intenso (tipico de quando o PC ligava inicialmente, antes de desligar e ligar de novo) e se nem sequer ligasse eu diria que deu o berro.

Poderá ser da MBoard? Eu gostava de pensar que não, mas agora que leio aqui sobre Pilhas e Condensadores... ou será da gráfica? Pq parece que esse componente esta muito acelerado (parece que é dai que vem o barulho intenso).

A minha mãe queria que eu levasse o Pc à *****, mas a vida não esta para brincadeiras.. ainda acababam por me levar um pipa de massa :X E às tantas nem saberiam do que era.. metiam-se a trocar componentes até descobrirem o que estava marado e depois no fim ainda diziam que era preciso comprar um novo ;(

E não me sento muito tranquilo para estar a mexer, percebo pouco daquilo, sei que alguns componentes são frágeis e não me queria arriscar a estragar algum ou a fazer algo incorrectamente,...
 
Back
Topo