Análise Motherboard ASRock 890GX Extreme 3

steelballzz

Folding Member
Motherboard Asrock 890 GX Extreme 3
Autor : Steelballzz
Data : 18 - 04 - 2010​


Análise
logopretord8.jpg





Hoje vamos analisar uma motherboard proveniente da Asrock, com o novo chipset 890GX, gentilmente cedida pela própria Asrock, e que irá ser a segunda board analisada com este chipset​

Como podem verificar pela descrição, esta board está muito longe daquilo que a Asrock nos tinha (mal) habituado, pois verifica-se que tanto a nível de layout como de “features” esta board deixa a um canto outras concorrentes e, como irão verificar, em termos de desempenho é realmente uma agradável surpresa​




  • Phenom II X6 6-Core CPU Ready
  • Supports Exclusive ASRock UCC Chip - Unlock CPU Core feature​
  • ASRock DuraCap (2.5 x longer life time), 100% Japan-made high-quality Conductive Polymer Capacitors​
  • Advanced V8 + 2 Power Phase Design​
  • Supports CPU up to 140W​
  • Supports Dual Channel DDR3 1800(OC)​
  • Integrated AMD Radeon HD 4290 graphics, DX10.1 Class iGPU, Shader Model 4.1, Max. shared memory 512MB​
  • Built-in 128MB DDR3 1333/1200MHz SidePort Memory​
  • Supports ATI™ Quad CrossFireX™, 3-Way CrossFireX™, CrossFireX™ and Hybrid CrossFireX™​
  • Multi VGA Output options: D-Sub, DVI-D and HDMI​
  • 1 x eSATA3 Connector, 6 x SATA3 6.0 Gb/s connectors, 2 x USB 3.0 ports, 2 x IEEE1394 ports​
  • Smart Swith Design : 1 x Power Switch with LED, 1 x Reset Switch with LED, 1 x Clear CMOS Switch with LED​
  • Dr. Debug (7-Segment Debug LED)​
  • Supports ASRock Instant Boot, Instant Flash, OC DNA, OC Tuner, IES, Multi-Speed Fan Control​
  • 7.1 CH HD Audio with Content Protection, DAC with 110dB dynamic range (VIA® VT2020 Audio Codec with QSound) , Premium Blu-ray audio support.​
  • ErP/EuP Ready​


De notar que quando montei esta board, sofri alguns “freezes” ocasionais, mas rapidamente a asrock enviou uma nova versão da bios, e desde ai que tem sido “rock solid”
Vamos começar por ver as habituais fotos, onde facilmente se repara no cuidado colocado no fabrico desta motherboard
Antes de mais a parte da caixa e acessórios, que salta logo á vista, colocando num patamar elevado aquilo que muita gente gosta de ver, o aspecto “flashy” e cheio de cores e informações sobre o produto​







IMG_9099.JPG

IMG_9102.JPG

IMG_9103.JPG

IMG_9105.JPG

IMG_9106.JPG




De seguida vamos ver o layout e alguns detalhes que realmente me deixaram surpreendido, pela qualidade e empenho postos pela Asrock no fabrico desta motherboard​





IMG_9108.JPG

IMG_9109.JPG

IMG_9111.JPG

IMG_9113.JPG

IMG_9116.JPG

IMG_9117.JPG

IMG_9118.JPG

IMG_9119.JPG

IMG_9120.JPG






Como facilmente podem verificar, existem botões de power e reset, embutidos e, no painel, temos outro para efectuar o clear cmos.
Existe igualmente o display para leitura dos códigos de POST, para que facilmente se possa perceber eventuais problemas de arranque, identifica-los e corrigir os mesmos, dando a esta motherboard um look típico das boards vocacionadas para overclock, e facilitando imenso a vida a quem pretende seguir esse caminho
A colocação das portas sata, o espaçamento entre os slots de memoria, que mesmo assim não me permite utilizar as ocz flex, devido ao tamanho dos dissipadores, mas que já mostra alguma melhoria em relação a outras boards que já me passaram pelas mãos, e no geral uma colocação cuidada e acessível dos componentes
A qualidade das soldaduras parece ser boa, e não fica nada a dever a outras marcas consideradas “de topo” e a escolha de cores no pcb e nos referidos dissipadores dá um ar agradável e de solidez de construção
Como já devem ter reparado, fiquei muito bem impressionado quando retirei a board da caixa, e passei a montagem, mas estava algo céptico relativamente ao seu desempenho, pois não guardava grandes recordações de outras Asrock que tive, já há algum tempo.
Vamos então passar aquilo que interessa realmente, e ver os resultados desta “menina”, já no post a seguir
 
Vamos então passar a parte dos testes


Testbed

AMD Phenom X4 140w
Asrock 890GX Extreme 3
2x2048 Patriot ELKA PC3 12800
Seagate Barracuda 1TB 7200rpm 32M
corsair 850 TX
Windows 7 ultimate 64

Como poderão facilmente constatar, e podem usar esta review como comparação, a Asrock fez um trabalho notável com esta board
Em termos sintéticos. ganha em quase todos os testes a sua concorrente, e apresenta uma solidez e estabilidade surpreendentes.
Quando montei a board, fiquei algo apreensivo, pois tinha alguns "freezes" ocasionais, mas ainda não tinha decorrido 2 dias, já estava a receber no meu email uma bios nova, e desde aí que estou francamente maravilhado com a estabilidade, perfomance e facilidade de utilização
De facto a Asrock excedeu-se, não só a nível de layout, como também a nível e perfomance e capacidades de overclock
O software que acompanha é bom e funciona, a IGP é bastante razoável, pois de momento é o que tenho usado, e no geral, principalmente na gama de preço que estamos a falar, é de facto bastante superior á sua concorrente, testada no link acima.
Mas como uma imagem vale por mil palavras, e eu já estou a falar demais, vamos então aos testes​

3DMARK.JPG

CINEBENCH.JPG

CRYSTALMARK.JPG

PCMARK.JPG

WINRAR.JPG

WPRIME.JPG

X264.JPG


Como podem ver, os números não enganam, e a Asrock que conheciamos, já era
no post seguinte poderão ver fotos da bios, e posso dizer que parecia que estava numa DFI, tal são as opções presentes, seja a nível de memórias e de voltagens
esta board tem que levar obrigatoriamente o selo Zwame​



recomendado_zwame.png



Agradecimentos
A ZWAME agradece á Asrock pela cedência desta motherboard


Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Ficam então as fotos da bios
Nem se nota que é uma Asrock e não uma DFI
O utilitário para flashar a bios é fácil e intuitivo, e só encontra os ficheiros especificos, não sendo necessário andar á procura
Para uma board deste preço, é tudo muito acima da média​


BIOS (1).JPG

BIOS (2).JPG

BIOS (3).JPG

BIOS (4).JPG

BIOS (5).JPG

BIOS (6).JPG

BIOS (7).JPG

BIOS (8).JPG

BIOS (9).JPG

BIOS (10).JPG

BIOS (11).JPG

BIOS (12).JPG

BIOS (13).JPG

BIOS (14).JPG

BIOS (15).JPG

BIOS (16).JPG

BIOS (17).JPG

BIOS (18).JPG

BIOS (19).JPG

BIOS (20).JPG

BIOS (21).JPG

BIOS (22).JPG

BIOS (23).JPG

BIOS (24).JPG

BIOS (25).JPG

BIOS (26).JPG

BIOS (27).JPG

BIOS (28).JPG

BIOS (29).JPG

BIOS (30).JPG

BIOS (31).JPG

BIOS (32).JPG

BIOS (33).JPG

BIOS (34).JPG

BIOS (35).JPG
 
Última edição:
esta mobo tem tido uns resultados muito bons. E não é só esta. A Asrock tem-se esforçado imenso. Fico à espera do resultado desta review :)
 
É desta que vou apostar num sistema AMD, com boards desta categoria com um preço tão baixo até dá gosto ir para AMD.
Só falta memórias a condizer.

Ficamos há espera dessa grande review. :)

Bom trabalho

PS: Venham os X6.
 
Estou mesmo muito impressionado com esta mobo. Ganhou à Asus em quase todos os testes, de facto. Se eu fosse para AMD, esta mobo seria uma boa opção, pois tem uma relação perfomance/preço muito boa. E o próprio layout e visual agrada-me muito.

Gostei ;)
 
acho que te esqueceste de uma palavra XD
e facto a Asrock excedeu-se, não a nível de layout, como também a nível e perfomance e capacidades de overclock
de veria estar pelo que percebi da frase
e facto a Asrock excedeu-se, não apenas/só a nível de layout, como também a nível e perfomance e capacidades de overclock

de resto está uma review exelente
 
Back
Topo