1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Motherboard Asus NOVA não arranca

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por diogo.fps, 12 de Outubro de 2012. (Respostas: 30; Visualizações: 4181)

1. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Comprei ontem uma Asus M5A97 Pro. Quando ligo o pc as fans começam a funcionar a o CPU Led liga-se, mas não acontece nada..
    Os componentes estão todos bons, funcionavam no setup antigo.. Os cabos estão todos bem ligados, já tentei ligar só com uma placa de RAM e só com a PSU + MB + CPU, mas continua a dar o erro. Pensei que o cpu tivesse pins ligeiramente tortos, então passei com um cartão de crédito antigo nas filas de pins para endireitar, mas continuou sem dar sinal. Além disso também tinha pasta térmica a mais e foi um pouco de nada para os pins de lado mas limpei-o, mas tenho medo que não tenha sido suficiente, visto não estar a ligar.
    Ideias?

2. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

nao partiste pino ao cpu? limpas bem os pinos no cpu?

3. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Não, o cpu tem os pinos todos.. Mas fui agora montá-lo na board antiga e liga, mas também não acontece nada, na volta é mesmo do CPU. Há alguma maneira em especial de o limpar?

4. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Qual era probléma do teu pc? Tinhas OC no cpu? Qual cooler tem usado no cpu? Pasta térmica usada no cpu?

5. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Nunca soube o problema ao certo, mas na altura que começou a dar problemas lembro-me de ter testado tudo e ter chegado à conclusão que só podia ser da motherboard.. http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=709080
    Nunca teve OC nem nunca usou um cooler diferente do de origem. A pasta térmica é uma de marca branca que um amigo tinha a mais, mas funcionava, tanto que me lembro de as temps terem baixado quando tirei a pasta que vinha com o cpu de origem e pus esta.

6. vici

vici Power Member

Cheira-me problemas do cpu, os pinos tortos afectaram o cpu, pode ter havido "algum curto circuito", visto que não dá nenhuma das 2 board´s.

7. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Sim, agora também acho que é do CPU.. Não acho que seja dos pinos, porque era uma coisa mesmo muito ligeira (já uma vez me enganei a colocá-lo na board e alguns dobraram bem mais, mas endireitei-os e continuou bom).
    Secalhar foi da electricidade estática, há quem diga que pode estragar os componentes.. Comigo pelo menos nunca aconteceu, mas nunca se sabe. Acho que amanhã vou tentar pedir RMA para ele. Não há nenhum representante da AMD que trate disso cá ou há?

8. vici

vici Power Member

Depende qual o pino que esteja torto, existe pinos que são mais "importantes" que outros, de qualquer forma se ainda tiver na garantia manda para RMA da loja, caso tenha passado os 2anos, (salvo erro o cpu tem 3anos de garantia) logo o 3º é com a marca, tens que falar com eles.

Não sei como se faz atraves da marca, mas falando com eles, devem dizer passo a passo como mandar.

Também já entortei pinos em 2 AMD´S isso por causa da pasta térmica "fraca e seca", que ao retirar veio cpu com o dissipador junto, lá com muito cuidado ficou direito.

Já num Pentium 3 tive um torto e não teve ipotese nenhuma, mesmo eles tendo ficado direitinhos.

Última edição: 14 de Outubro de 2012
  9. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Eu a primeira vez que lhe entortei os pinos foi pela mesma razão.. Mas também é suposto rodar o cooler ao tirar, para quebrar o "selo" da pasta térmica, e eu simplesmente puxei :rolleyes:

Assumi que a garantia fosse pela marca porque comprei pela Amazon.co.uk e não sei bem como a garantia deles funciona, tenho que ir pesquisar sobre isso. Mas pela AMD pelo menos tem 3 anos de garantia (e o cpu só tem um ano).

10. JackFlash

JackFlash I fold therefore I AM

Nunca contactei directamente as marcas para garantia de CPUs, mas para outros componentes e equipamentos já o fiz e correu tudo bem.
    No entanto, pinos tortos é motivo para recusarem a garantia, por isso, se eles perceberem que alguns dos pinos já estiveram tortos podem recusar.

11. vici

vici Power Member

Vê os pinos em todos os angulos, vai rodando o processador até encontrares algum pino torto, muitas das vezes é mais que um.

Pois, podem recusar a garantia caso seja detectado pinos tortos.

12. WDFOX

WDFOX Moderador
    Staff Member

Fl1p, um concelho, quando quiseres retirar um cooler, vais jogar um jogo que puxe pelo CPU, deixas o CPU aquecer, depois desligas o pc e retiras o cooler. Com este método é muito mais facil retirar o cooler...

13. tem que ver com as memorias.
    faz um reset á bios, e fica tudo bem.
    remove o cabo energia, abre a tampa, remove a pilha, vai beber um cafe, 10min depois liga a pilha, a tampa e o cabo.
    caso nao ligue na mesma, tenta o mesmo procedimento com apenas uma memoria.

14. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Sim foi isso que fiz..

Nem tinha pensado nisso, mas também não o podia ter feito desta vez porque o pc estava parado à meses à espera de uma mobo nova, e com esta nem chegou a ligar.

Já tinha feito reset à BIOS mas a partir dos pins.
    Tentei com a pilha com duas memórias e não funcionou, vou agora tentar com uma.

EDIT: Não, também não deu..
    Entretanto já pedi RMA à AMD, esto à espera que me respondam.

EDIT 2:
    A AMD aceitou a garantia, já enviei o CPU para lá, estou à espera que me digam se o problema dele está coberto pela garantia ou não.

Última edição: 20 de Outubro de 2012
  15. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Boas..
    Recebi hoje o cpu novo da garantia da AMD.
    Até estava feliz, enviei o meu 955 BE e eles substituiram-mo por um 965 BE, novo, selado. Passados 5 meses sem poder usar o pc pensei que finalmente estava tudo arranjado.. Mas não.

A motherboard continua a ligar o led vermelho como se o cpu tivesse um erro. Vou fazer reset à BIOS, se não der, vou mandar a motherboard para a garantia também, estou farto.
    Alguém tem mais aguma ideia?

EDIT: Fiz reset à BIOS tanto como o rgdms disse (retirando a pilha) como com o método dos pins, e nada.

Última edição: 31 de Outubro de 2012
  16. Já reparas-te se o modelo de cpu que estás a colocar nas duas boards e suportado pelas mesmas? tenta tambem confirmar se a energia que a fonte esta a passar é a correta, pois às vezes deixa de enviar, funcionam alguns componetes mas nao tudo.

17. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

qual é revisão da mb que tem? Manda mb para garantia tb pode ter algum problema tb?

18. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Sim isso é a motherboard é uma Asus M5a97 Pro (AM3+) e o cpu um Phenom II X4 965 BE.
    Era capaz de jurar que já tinha visto que a minha Ram era compatível, mas fui ver outra vez e parece que não.. Se bem que continua a ser estranho, porque o Led de erro que a motherboard liga é o do cpu, e não das rams. Já pedi a garantia mas vou experimentar umas Rams novas, só para excluir essa hipótese.

19. Dyk

Dyk I quit My Job for Folding

Essa motherboard não se tem saído nada bem, tem sido problemática, recomendo enviares isso para garantia e se puderes tenta pegar numa GIGABYTE 970A-UD3 que esta na mesma gama de preços mas está bem melhor!

20. diogo.fps

diogo.fps Power Member

Tenho a Rev 1.01..

Na altura estava indeciso entre três boards, e escolhi esta porque dava para fazer um pouco de OC e tinha uma data de features, incluindo UEFI Bios.. Mas começo a arrepender-me um bocado, as features não servem de nada se a board não trabalhar.

Partilhar esta Página