Motherboard com i845PE

Raptor

OC Legend
A toda as pessoas que já adquiriram motherboards com este chipset, qual axam o melhor modelo/marca e resultados de Overclock, Sandra mem, etc...

Eu amanhã vou a uma Lan mas vou aproveitar para testar exaustivamente uma Asus P4PE!


usando umas Samsung PC2700D consegui ir aos (+/-)450MHz e tive cerca de 3400MB/s no sandra mem, e com as memórias com timings todos no minimo... de facto esta motherboard rullez relativamente a memórias!
 
porreiro, ninguém tem boards destas...

Bom, ontem tive a brincar, com as Crucial consegui ir aos 425MHz com timings no minimo a apenas 2.9v de vmem, e consegui resultados na orde dos 3200mb/s no sandra!

not bad para DDR...

Com a adição de um Dimm Twinmos velhote PC2100 roscof conseguia usar as memorias a Cas2 a 200MHz... ambas! e no sandra tinha scores na ordem dos 3050...


Axo que são resultados animadores, para DDR ja com mais de 2 anos e que ainda ca andam para as curvas!
 
Eu tenho uma Asus P4PE e até ao momento não me queixo. tb diga-se que tou a overclockar pouco mas com ddr da praça já se passa a barreira dos 200mhz sem grande problema.
 
infelizmente noto 2 problemas com esta motherboard, que são bem ao estilo da série Abit IT7...

1º- Temperaturas mais elevadas do que o normal (o northbrige é um abuso de calor, obrigatorio meter-se um cooler por cima!

2º- linha dos +12v é bastante irregular e muito baixa...


Mas por outro lado tem grandes vantagens, Overclocka mais que as restantes boards usando menor voltagem... deveras interessante!

resumindo, é uma excelente board, mas precisa de algumas "home made modifications"!
 
heis o que fiz para "estabilizar" a FSB's acima dos 170MHz, e pelo menos assim a má fila reduziu a temperatura na motherboard em cerca de 5ºC... significativo! :D

usei uma fan bué maluka de 40mm no cooler do northbrigde...

sim, aquelas são as maravilhosas crucial que o iJ me vendeu ah ja bastante tempo... ainda rullam, a a 425MHz de FSB!!! :D
 

Anexos

  • image000.jpg
    image000.jpg
    50,5 KB · Visualizações: 92
Tb noto que o northbridge é caloroso... ando pra por uma fan como essa... uma cena que tb noto é que a bios é lenta a mudar os menus (será prob da minha?) e tb uma cena estranha é o rato que é USB por vezes ao ligar o PC ele não funka... tenho de desligar o rato e voltar a ligar e já fica ok... é capaz de ser do rato pk tenho uns mods no rato que tenho de meter aki pro ppl ver :)
 
isso do rato desconheço, pq uso o meu como ps2... uso o adaptador... n curto ter problemas com usb portanto vai logo para ps2... e n mexe mais para n me ralar! :P
 
O meu rato tá assim. Inspirei-me num site xamado Metku mods... perdi o link mas tem umas boas coleções de mods.. fica o agradecimento ao Japala que foi quem teve a ideia de fazer isto. (apesar de eu não o conhecer de lado nenhum :) )
 

Anexos

  • picture 001.jpg
    picture 001.jpg
    14,8 KB · Visualizações: 80
e mais outra (isto foi tirado com a minha Webcam - sucks)

O grande prob é k os leds azuis são 2 de 5volts... na volta tou a mamar muito power e o usb não se aguenta à bronca. Será?
 

Anexos

  • picture 002.jpg
    picture 002.jpg
    16,2 KB · Visualizações: 77
Vou procurar aqui o adaptador pra ligar isto em na ps2... eu tinha isso pra aqui algures.... e a cena da BIOS assim pro lenta tb acontece aí??
 
Pois .. isso dos menus, e das asus quase de certeza. A minha tb o faz.

A northbridge aquece para BURRO .. levou logo com uma fan parecida com essas em cima. Neste momento estou com as ddr a dar 3350 no Sandra, 220mhz 2.2.2.6 2.9v.

Rap .. os readings da linha de 12v nao sao reais ... e isso e as temps .. mas isso parece ser sindroma do aquecimento global dos 845pe.
 
Back
Topo