1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Motherboard com problemas no usb

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ravenj, 8 de Março de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 1479)

1. ravenj

ravenj Power Member

Boas,

Comprei na semana passada uma motherboard gigabyte MA78g. Instalei todos os componentes no pc e, qd o iniciei, começaram os problemas.

Primeiro n detectava o teclado usb. Como tinha um ps2 utilizei-o. Comecei a instlação do windows e o mesmo se passava com o rato usb mas, mesmo assim, continuei só com o teclado. No final da instalação tive um "blue screen" com um problema qq do usb controller. Consegui finalizar a instalação mas, dentro do windows, n há dispositivo usb q seja detectado.

Tb tentei fazer um update à bios mas o utilitário da mesma n me detecta a pen drive e tb n tenho drive de disquetes.

Eu acho que o mais provável é a motherboard ter vindo com o controlador pifado. Mas como n sei se isso é mt normal gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado

2. kapataz

kapataz I fold therefore I AM

primeiro devias saber que ao instalar o windows só da o teclado ps/2 ,as usb não funcionam.
    Agora essa cena dos controladores, volta a instalar o windows.....ve se resolve isso.

3. ravenj

ravenj Power Member

boas,

Em primeiro lugar queria agradecer a ajuda.

Em segundo não é a primeira vez que monto um computador e não é a primeira vez que uso teclado usb na bios e teclado + rato usb na instalação do windows. Pelo menos, e que me lembre, desde o windows xp. Só nunca me aconteceu esta situação e por isso gostaria de saber a opinião de alguém mais experiente.

Já descartei o problema de software porque instalei o disco noutro computador, arranquei o windows e tudo funcionou sem problemas. O problema é hardware e só queria saber se poderá ser outra coisa para além da motherboard, que é onde eu acho que está o problema.

Cumps

4. FLCL

FLCL Power Member

Aproveito este tópico, para nao abrir outro.

Tenho uma Asrock P4v88+ e tb tenho um problema com as portas usb.. qualquer coisa que ligue, aparece um pop-up a dizer "Dispositivo USB não reconhecido". Já instalei e re-instalei os drivers da board, etc, e continua na mesma.. Ele passa corrente para as portas porque se ligar o ipod, ele carrega a bateria mas nao detecta como ipod, aparece o tal pop-up de dispositivo nao reconhecido..

Alguma ideia? :\

5. FastBoy

FastBoy Power Member

Ai é? Então e as boards que já não tem PS2? :lol:

FLCL, se isso te acontece com uma coisa tão banal como uma pen USB bem podes estár com um problema no controlador da board. Para despistagem podes ver se a bios detecta por exemplo uma pen USB (ligas o PC com a pen e podes ver nas definições de ordem de arranque se a pen está lá).

cump.

6. ravenj

ravenj Power Member

LOL...eu tb pensei o mmo, só acho que se ele n sabia n precisava de dar uma resposta tao arrogante.

Relativamente ao q disseste ao FLCL tb se aplica a mim. A bios n me detecta nada com usb...nem mesmo o utilitário para update da bios o detecta...só mesmo Drive de disquetes q n tenho. Depois de muito custo a instalar a windows vista reparei que as portas são alimentadas mas não há comunicação com os dispositivos usb. Por isso só pode mesmo ser defeito de fabrico da board.

Cumps

7. Funtux

Funtux Power Member

só para despistar... verficaste se os pinos usb estão correctamente ligados à board?

8. ravenj

ravenj Power Member

sim...eu utilizei as ligações internas e as traseiras da motherboard...o resultado era sempre o mesmo.

tb para despistar desliguei todos as ligações internas q tinha, painel usb frontal, e utilizei só as traseiras.

De qq das formas já devolvi a board e vou agora esperar por uma nova.

Cumps

Última edição: 9 de Março de 2009
  9. Funtux

Funtux Power Member

fizeste bem:x2:

10. ravenj

ravenj Power Member

boas,

Desenterrando este tópico..ontem ligaram-me da assistência da loja a dizer q a board está a funcionar correctamente com todos os aparelhos q lá colocaram. Isto deixou-me ainda pior pq, se o problema da usb n é da board, vou ter q o descobrir.

Embora já tivesse verificado tudo, é certo q fiz as ligações com a board dentro da caixa o q dificulta bastante. Pode ter ficado algum pino mal encaixado. Vou ligar o hardware básico fora da caixa e, se funcionar, ir acrescentando componentes um a um para tentar encontrar o problema.

Alguém terá mais alguma sugestão ficando excluído o problema da board? Relembro q os aparelhos usb nem na bios funcionavam.

Cumps

11. HyperRush

HyperRush Power Member

Tive um problema similar, mas nas boards Asus é corrente, passado um ano, parece que os ports USB ficam perros (99% seja por culpa do overclock, pois o USB é alimentado pelo CPU). Alguns periféricos de marca X podem ter conflitos com as portas USB. Exemplo básico é os ratos A4Tech pararem de funcionar na marca Asus. Essa board é nova ou usada?

12. ravenj

ravenj Power Member

É uma board completamente nova......chegou na semana passada.

Eu estou desconfiado com a alimentação. A minha fonte LC Power já n tem o 20ºpin (-5v) nas ligação ATX (24 pin). Será q isso poderá ter alguma influência? Não acho mt provável o problema do pin....se fosse tao influente teriam-no colocado.

Última edição: 12 de Março de 2009
  13. syqe

syqe Power Member

LOL, o quê, drivers HID para USB não?

Ao ler também fiquei com a ideia que seria da mobo, mas se te ligaram a dizer isso fico renitente.

Experimentaste a mobo fora da caixa? (não fosse haver algum curto-cicuito, com parafusos caidos ou deformação da caixa).

14. ravenj

ravenj Power Member

Boas, por acaso não experimentei. Depois dos testes e tentativas q fiz fiquei logo com a impressão de q seria a board e, como já a tinha dentro da caixa decidi n voltar a testar fora. Agora vou fazer os testes todos fora da caixa.

Mais logo começo os testes e depois digo qq coisa.

Cumps

15. ravenj

ravenj Power Member

Boas,

Só para colocar a conclusão da minha experiência.

Ontem testei novamente a mobo fora da caixa, só com fonte, processador e memória e continuava a dar o mesmo problema. Como eu achava que o problema só poderia vir da fonte, troquei-a por uma outra lc q tinha em casa. Qd arranquei o sistema estava tudo a funcionar na perfeição. Coloquei a fonte "estragada" noutro computador e também funcionou.

Resolvi o problema fazendo a troca das fontes, mas n deixa de ser curioso q a fonte mais recente n funcione neste mobo. As únicas diferenças estavam na potência ( a nova era de 550w green power e a antiga 420w ambas da lc) e a nova n tinha o 20º pin na ligação ATX e a antiga sim.

De qq das formas o problema encontra-se resolvido.

Obrigado a todos

cumps

Partilhar esta Página