vou comprar uma motherboard, mas antes gostava de saber que saidas, que interfaces uma board tem, que ter para eu puder instalar um disco seagate 80gb, um dvdrom e um cdrw? que tipo de saidas são... help me out... tava a pensar numa Asus P4S8X-X... não é nada demais, mas é barata e é só para desenrascar... obrigada!
Bem Vindo ao Fórum Techzone! Reparo q és novo nestas andanças, mas n te preocupes pq todos nós um dia tb aprendemos São canais IDE. Existem sempre dois: o Primário e o Secundário. Tb existe o da Floppy, q é um pouco mais pequeno. Nestes canais colocas os cabos IDE, q ligam aos respectivos drives (disco rígido, gravador de cd's, dvd-rom, etc.). Se tiveres mais alguma dúvida, é só colocar. Fika bem
nao é ser novo, é ser a 1ª vez que vou montar um pc... mas era exctamente aí que queria xegar... o IDE... o disco, dvd e cdrw são IDE? atao e na board quantos dispositivos IDE dá para ligar?
as boards de hj em dia suportam todas discos de 80Gb e a Asus P4S8X-X é uma boa board pena é o chipset SIS []'z
Pois, era exactamente isso q eu keria dizer. São, todos esses drives têm ligações IDE, o disco para ter tem de ser ATA 100 ou 133 (q são os mais frequentes). Qt ao numero de drives q podes ligar, depende da board, se a board tiver Raid, podes ligar mais discos ainda. Se n, normalmente tens 4 saídas IDE q podes ligar com o q kiseres. E ainda mais uma á parte para a Floppy (drive de disquetes).