Motherboard louca?

Mysterium

Power Member
Viva,

O meu Pc fica ligado 24h/dia 7 dias/semana desde que o comprei.. 2 anos e meio. Felizmente nunca teve problemas e nunca tive de lhe instalar anti-virus nem firewalls (odeio-os).
Eu dou uso bastante ao PC, por acesso remoto. Estou fisicamente no PC apenas 1 dia por semana, o restante acesso-o a partir do meu local de trabalho, pelo que sem o computador ligado e conectado à internet, é um grande filme... tenho de esperar por segunda feira para que tenha acesso físico e liga-lo.
Mas tal raramente aconteceu, até estes dias.
Quase sempre que entrava no Pc remotamente, ele estava como se tivesse sido reíniciado, o que me leva a pensar que algo lhe andava a causar a reiniciação, mas nunca percebi o que pudesse ser, pois nunca fiz nada de diferente nele. Estes dias deixei de conseguir o acesso remoto.
Hoje cheguei a casa e percebi porque, ele não liga.

Então os factos são estes:
- Se o ligo, as drives de cd ficam malucas spr a fazer barulho como se tivessem a tentar ler cd's
- Os discos nem chegam a ligar
- Um Led verde da Motherboard está ligado e estático, o que creio ser normal
- As ventoínhas funcionam
- Não chego sequer a ver a BIOS no monitor, creio que nem sequer chega a fazer ligação.
- Para reiniciar o computador tenho de manter premido o botao uns segundos.

Alguém sabe o que poderá ser? O ele reiniciar-se tantas vezes sozinho terá danificado algo?

Motherboard: ASUS P5P800
Processador: PIV 3.4hz
2 gb RAM

Update:
Retirei todas as placas e aram, desliguei todos os cabos e ventoinhas. Fiz reset ao CMOS.
Voltei a ligar.
Agora... ao ligar vai abaixo passados uns 3 segundos. Se eu retirar o cabo da alimentação da cx alimentaçao ao conector de alimentaçao da board (suponho eu que seja esse, lá diz ATX12V), nao vai abaixo, mas, continua como antes (quando nao ia abaixo com todos os cabos ligados)

Alguém com experiencia nestes casos, a quem ja tenha aoctecido algo semelhante? Muito Obrigado.
 
Última edição:
e "bips" e apitadelas, o gajo não dá qd ligas?

Nadinha.

Poderá ser sobreaquecimento do processador?
Eu ao tirar a ventoinha do processador senti um "rasgar", a ventinha estava colada ao processador com algo. entretanto andei a ler e creio que seja uma tal pasta que metem.
Mas eu n tenho essa pasta, será por isso que ele agora so se aguenta ligado uns 7 segundos? experimentei ligar o computador com o dedo no processador, sem a ventoinha por cima, e ele de facto aqueceu mto ao ponto de queimar o dedo, isto em 3 segundos. Poderá ser disso?
Fiz também uma outra experiencia, nao liguei o cabo dos 12volts que é a energia do computador, e assim, sem o processador a ligar, o computador n vai abaixo.
Caso seja o sobreaquecimento, que deverei fazer?
 
pode ser isso, tens que comprar pasta termica.
limpas bem e com cuidado o processador e a base da fan, colocas a ver o que dá.
se aguentar mais tempo, aplica a pasta termica.
mas creio que o problema seja da board... puffff.
 
Se eu tiro o processador, ele nao vai abaixo. No entanto, também n se ve a bios, n deve haver comunicaçao com o monitor.
Se eu deixo ficar o processador, ele aquece bue e uns 7 segundos depois vai abaixo. Mas mesmo durante este periodo tb n chega a existir comunicaçao com o monitor uma vez que nao se chega a ver nada...
Sera mesmo defeito na board?
 
cm um pc ligado dia e noit esses anos todos é normal k a board pifou.. ve se tem condensadores inchados.. eu tive tmb assim uma da compaq e durou 1ano +/-.. todo o resto tava bom.. trokei apenas a motherboard..

edit:tmb reiniciava do nada.. ate k comecou a aguentar apenas minutos, depoise gundos.. ate k ja nem xegava a carregar o windows..
 
cm um pc ligado dia e noit esses anos todos é normal k a board pifou.. ve se tem condensadores inchados.. eu tive tmb assim uma da compaq e durou 1ano +/-.. todo o resto tava bom.. trokei apenas a motherboard..

edit:tmb reiniciava do nada.. ate k comecou a aguentar apenas minutos, depoise gundos.. ate k ja nem xegava a carregar o windows..

Antigamente os aparelhos faziam-se para durar toda a vida... tenho aqui umas quantas aparelhagens que são prova disso. Em breve vamos tar a investir já a saber que no ano seguinte temos de voltar a investir pois ja n vai estar bom.. e o raio da placa ainda foi cara, uma Asus P5P800. Só espero que ainda existam semelhantes para venda pois eu tenho imensas placas PCI antigas e pelo que reparei sao cada vez menos as slots pra essas. A ver vamos... já vai a caminho da reparação. Obrigado.
 
Antigamente os aparelhos faziam-se para durar toda a vida... tenho aqui umas quantas aparelhagens que são prova disso. Em breve vamos tar a investir já a saber que no ano seguinte temos de voltar a investir pois ja n vai estar bom.. e o raio da placa ainda foi cara, uma Asus P5P800. Só espero que ainda existam semelhantes para venda pois eu tenho imensas placas PCI antigas e pelo que reparei sao cada vez menos as slots pra essas. A ver vamos... já vai a caminho da reparação. Obrigado.

testa com outra fonte de alimentaçao, é a primeira coisa a dar o berro em pcs ligados 24/7.
 
sao pa durar toda a vida com uso normal.. nao com uso escessivo.. a nao podes comparar com aparelhagens.. por ex, tens um carro e n andas com ele 24/24 7/7.. senao tmb iria avariar mto depressa.. um pc normal domestico "nao é feito/estudado" para tar assim ligado.. para isso ha workstations e servers

por acaso o meu tem estado ligado 24/24 7/7 ja a uns dois meses.. e um dia s xegar a casa cm ele pifado n m iria admirar
 
Back
Topo