1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Motherboard Morta?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Voystice, 15 de Outubro de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 618)

1. Voystice

Voystice Power Member

Boas.

Deparei-me com uma situação um bocado esquisita hoje de manhã, quando fui ligar o meu PC.

Parece que o sistema não consegue fazer o boot a seguir ao "splash screen" da motherboard. Ou seja, quando ligo o pc, aparece o ecra de publicidade da Gigabyte, com o nome da motherboard, etc,... mas depois, ao invés de seguir para o post, e para o ecra de entrada no SO, simplesmente aparece um ecran em preto outra vez, volta ao "splash screen", depois fica preto outra vez, e sucessivamente.
    Ou seja, nunca chega a ir ao Windows. Mas dá sempre aquele "bip" único a dizer que o sistema está "ok".

Tentei aceder à bios, para perceber se tinha algum setting mal definido, mas nenhuma das teclas de atalho referenciadas no "splash screen" funciona, nem a del, nem a f9, nem a f12, nada. Qualquer uma dessas em que se carregue não faz acontecer nada, logo não consigo aceder à bios, sequer.

Fica só naquilo: Splash screen -> ecran preto -> Splash screen -> ecran preto -> Splash screen -> ecran preto -> Splash screen -> ecran preto -> Splash screen -> ecran preto -> etc... tenho que desligá-lo carregando no botão da caixa.

Ainda ontem à noite o tinha usado normalmente, e funcionava bem. Hoje de manhã acontece-me isto. Será que a motherboard morreu? Ou algum componente vital se "queimou" entretanto? Estou a achar isto esquisito, porque se a motherboard tivesse morrido ela nem daria sinal de splash screen, certo? Mas depois já não quer funcionar mais a partir daí. Já aconteceu uma situação destas a alguém? Sabem se isto tem remédio, ou a minha motherboard deu o berro?

Toda a ajuda que me pudessem dar, eu agradecia.

Obrigado.

\w/

P.S: Não percebo porque é que o meu sistema não aparece no meu perfil ao lado, mas talvez seja porque o actualizei ainda esta manhã. Seja de que maneira for, aqui ficam os detalhes da minha torre:

Caixa: NZXT Guardian
    Fonte: Corsair TX-650W
    Motherboard: Gigabyte S-Series EP43-DS3L
    CPU: Intel Core 2 Duo e6600
    RAM: 2 x 2GB Kingston Hyper X DDR2 (KHX8500D2/2G)
    GPU: Gigabyte GTS 450 Windforce Edition
    HDD: Western Digital 500GB Sata 7200rpm
    Placa de Som: Creative X-Fi
    SO: Windows 7

Última edição: 15 de Outubro de 2012
  2. faz um reset á bios, abre a caixa, depois de desligares a energia, remove o cabo de energia, remove a pilha e vai beber um cafe, depois liga tudo, 10min depois, a pilha, a tampa e o cabo.
    já deve ligar.

3. Voystice

Voystice Power Member

Ok! Vou agora voltar para casa para almoçar, e vou tentar fazer isso.
    À tardinha, depois digo mais qualquer coisa.

Thks!

\w/

Edit:

Ok, já tenho o PC a funcionar. Mas parece que não foi bem da maneira como estávamos à espera. :P

Desliguei a ficha da tomada, abri a caixa, e tirei a bateria. Fui ver um filme, e passado mais de meia-hora tornei a meter a pilha, fechei a caixa e liguei o PC. Estava tudo na mesma...

Ate que, calhei a espreitar para trás da caixa, e reparei que a luz de presença do disco externo WD de 2Tb estava aceso. Esperimentei desligar o disco da ficha USB, só mesmo naquela, uma vez que já estava por tudo... e não é que o PC reiniciou sem problema nenhum? :O

Porque raio é que isto aconteceu? Porque é que o meu disco externo de 2Tb impediu o PC de "arrancar" quando o meu outro disco WB de 750Gb e o mais antigo Maxtor de 420Gb nunca me deram esse problema? Será algum setting manhoso pré-definido na Bios, na zona onde se define qual o dispositivo para fazer arrancar o PC? Não tive mais tempo para dar uma vista de olhos a isso, mas quando voltar a casa lá mais para a noitinha, vou tentar perceber, e digo mais alguma coisa.

Obrigado pela ajuda.

\w/

Última edição: 15 de Outubro de 2012
  4. jimbo

jimbo Power Member

Aconteceu-me exatamente a mesma coisa.Tb tenho uma mb Gigabyte e dava esse erro, só que não saía do Splash Screen da board. Tinha uma pen ligada ao PC, retirei e reiniciou normalmente... seria da pen??? Já cheguei a ter noutras ocasiões pens ligadas e discos rígidos e nunca aconteceu nada disso...

Partilhar esta Página