M@ster
Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: MSI P55-GD65
Data : 16-09-2009
ZWAME Análise
INTRODUÇÃO
Produto: MSI P55-GD65
Data : 16-09-2009


ZWAME Análise
INTRODUÇÃO
A Motherboard MSI P55-GD5 é uma das soluções deste fabricante para a nova plataforma Lynfield, não sendo um topo de gama como a GD80, é virada para um mercado mais específico, procurando conquistar adeptos entre os overclockers.
Com esta Motherboard, a MSI pretende apresentar uma plataforma com uma boa relação qualidade/preço, ao mesmo tempo que proporciona uma imagem diferente, inovadora e muito apelativa com suporte para os acabados de chegar ao mercado, Intel Lynnfield Processor também denominados;
Com preços aproximados por mil unidades de $196, $284, $526, respectivamente, todos com um TDP de 95W.
- Core i5-750 com 4 cores e 4 threads com "clock" de 2,66GHz.
- Core i7-860 com 4 cores e 8 threads (HT) com "clock" de 2,80GHz.
- Core i7-870 também com 4 cores e 8 threads (HT) mas com um "clock" um pouco superior de 2,93GHz.
Passamos a assinalar algumas das principais diferenças entre o chipset P55 e o X58:
- A comunicação com o CPU, o P55 usa DMI (Direct Media Interface) com um máximo de largura de banda de 2GB/s de largura de banda, enquanto o X58 usa o Intel QPI (QuickPath Interconnect) máximo de largura de banda de 25.6GB/s bastante mais rápido. O X58 também usa DMI mas apenas para comunicar com o conhecido chipset ICH10.
- Outra diferença assinalável, é o suporte de PCI Express, o P55 apenas suporta uma slot de 16x ou duas de 8x, comparado com o X58 que pode suportar duas slots de 16x ou até quatro de 8x.
- Não podíamos deixar de fazer notar que o P55 apenas suporta Dual-Channel e o X58 suporta Tri-Channel.
Especificações
FOTOS
CAIXA
BOARD
Pormenores da Motherboard e do Layout
Particularidades
- Suporte para Intel Lynnfield Core i5 e Core i7 LGA1156 CPUs
- Intel P55 PCH
- Quatro 1.5V DDR3 DIMM slots que suportam até to 16GB de memória
- Dois controladores Gigabit Ethernet: Realtek 8112L e 8110SC
- Dois slots PCI-Express 2.0 x16 que permitem 1x16 ou 2x8 PCI-Express
- Um slot PCI-Express x4 (open ended)
- Dois slots PCI.
- Seis portas SATA 3Gbps derivadas do chipset P55 que suportam; Intel Matrix RAID 0, 1, 10, 5 and JBOD
- Uma porta IDE que suporta dois dispositivos, um SATA e um eSATA derivando do controlador JMicron JMB363
- Catorze portas USB 2.0 - Oito no painel trazeiro I/O e seis internos.
- Duas portas IEEE1394a (Firewire) VIA VT6315N – uma interna, a outra no painel trazeiro I/O.
- Audio, Realtek ALC889 7.1-channel High-Definition audio codec
FOTOS
CAIXA








BOARD


A MSI apresenta um PCB um pouco diferente do que nos têm habituado as outras marcas, em especial as suas concorrentes mais directas, ASUS e Gigabyte, mas não deixa de ser bem estruturado, muito bonito e funcional.
Ao apresentar uma board em cores de preto (PCB e conectores), azul (conectores) e prata (coolers), conseguiu um conjunto apelativo, que desperta a atenção e que dá vontade de levar para casa.

De cor azul como é costume, as entradas PCI-Express 2.0 x16, com três espaços entre elas permitem uma boa refrigeração das placas gráficas, no caso de se fazer Crossfire ou SLI, ou ainda o uso de coolers de grandes dimensões.

Bem mais pequeno do que os coolers da ASUS ou da Gigabyte, o cooler do Southbridge chega perfeitamente para o trabalho que lhe é pedido, nunca conseguimos aquecer este cooler de maneira a parecer quente ao toque, talvez também, devido ao espaço livre que tem à sua volta e a estar na zona de ventilação de uma das gráficas.

Nesta imagem, podemos observar o painel traseiro, composto por, duas placas de rede 10/100/1000Mbit, a placa de som com 8 canais áudio, conector Coaxial e Óptico,2 portas PS/2 Keyboard e Mouse.
Podemos observar ainda 6 portas USB, e duas e-SATA, bem como 1 firewire iEEE 1394a.
Pormenores da Motherboard e do Layout
Uma das características que chama a atenção, é um pequeno rectângulo azul que pode ser encontrado junto à ficha de power e à IDE e serve para medir as voltagens do VTT, DDR, CPU e PCH, muito mais rápido e muito mais preciso do que um software como o CPU-Z por exemplo, é uma característica que muitos overclockers não dispensam, apesar de não ser inédito, a ASUS já tinha apresentado uma ideia idêntica, a MSI com este tipo de “gadjets” coloca-se na rota dos entusiastas e ganha alguns pontos nas vendas.

Outra das inovações que acompanham esta board, é a inclusão do Botão e do Chip, “OC Genie” que nos permite com um toque, fazer overclocking (OC) ao PC.
Mediante uma série de testes que são feitos ao sistema, até encontrar OC estável ao CPU e há Memória, em poucos segundos conseguimos passar dos 2,66GHz para 3,40GHz, apenas com o toque num botão.
Não sendo para nós uma ferramenta particularmente útil, porque preferimos fazer OC na Bios e retirar o máximo que conseguirmos do conjunto, pode ser para a maioria das pessoas uma característica que ajuda a tirar mais alguma potência do PC.

Incompreensivelmente, a MSI não incluiu botões de Reset e CLR CMOS o que nos parece uma escolha muito estranha, dado o público-alvo que esta motherboard pretende atingir.
Particularidades


SuperPipe: Heat-Pipe de cobre de 8 mm que ajuda a motherboard a funcionar a uma temperatura mais reduzida.
![]()
DrMOS: que é o nome da tecnologia que combina um controlador IC, um mosfet superior e um mosfet inferior num único chip. A distância mais curta entre cada componente proporciona uma variação de fase 4 vezes mais rápida e a eficiência energética melhorada em 90%. O desenho não só diminui a temperatura funcionamento, como também aumenta a estabilidade da fonte de alimentação.
V-Kit: resumidamente permite medir as voltages do CPU e RAM com um multímetro (V-Check Points). Apresenta ainda um interruptor que permite a voltarem máxima do sistema dentro de valores definidos (V-Switch). Estes aspectos são muito interessante para overclocking extremo.
APS (Active Phase Switching): detecta e muda de forma dinâmica de acordo com o nível de carga o número de fases PRW com benefícios em termos de consumo energético.
Winki 2.0: é um sistema operativo gratuito baseado em Linux. Praticamente todas as boards existentes têm um destes sistemas operativos embutido apenas mudando o nome.
Direct OC: permite carregando em dois botões, + ou - ajustar a frequência do processador.
![]()
True Blu-ray Audio: apresenta áudio de alta definição com canais de som 7.1 capazes de 24bit/192kHz.
Power eSATA: melhora o standard eSATA tradicional com uma nova característica, ou seja, a própria porta eSATA alimenta o dispositivo, em tudo similar ao que acontece com as portas USB. Esta função torna os dispositivos eSATA muito mais convenientes sem sacrificar nenhuma das suas vantagens de alto rendimento.
![]()
USB Safeguard: a motherboard vem equipada com chips anti descarga electro-estática ajudando que tanto a motherboard como as portas USB não sejam danificadas por algum curto-circuito.
Última edição: