Motherboard ou gráfica a dar o berro?

casser

Power Member
Ontem tava a ver um filme (na tv por TV-out) e o pc tava a bloquear de 10mnts a 10mnts..hoje liguei o pc as portas USB da Motherboard não funcionam..tentei jogar um jogo tb por TV-out, 30mnts a funcionar bem, dps de bloquear a primeira vez, é de 10 a 10mnts..

-Sem usar TV-out só bloqueou uma vez..
-Tinha o pc com um overclock mt ligeiro (de 133 para 143), mesmo na base de 133 bloqueia.
-se as portas USB não tivessem despachado, dizia k era da gráfica...mas assim não sei!
-a usar o pc normalmente..word/internet/etc, nunca bloqueia.

PC:
motherboard ecs K7S51 (uma treta)
AMD XP 1800+
ATI 9550 128mb/128bits
768mb ram (133mhz)

Alguma ajuda agradecia.
 
tb já tinha pensado nisso o "Motherboard Monitor"...diz-me k o CPU tá no maximo 40/42º nunca sobe acima disse, e a caixa à volta de 30º..

conheces outro freeware pa verificar a temperatura?
 
pode não ser o cpu, a gráfica também aquece.
até pode ser a fonte de alimentação...
muitas dessas coisas não têm sequer indicador de temperatura, por isso tens de experimentar abrir o pc e meter uma ventoinha ou coisa do género a refrescar o interior do pc, e voltar a jogar :P
 
por acaso não tinha pensado no aquecimento da gráfica ..tem lógica o sobreaquecimento, pk ele só começa a atrofiar depois do computador tá ligado mais de 6horas..

vou ver se dou um arejamento geral ao pc, mas acho que isso não vai trazer-me as portas USB de volta.:-D
 
ve se no cooler da grafica nao tempo e mesmo para o cooler do cpu....se tiver limpa pode ser a origem do sobre aquecimento....bem pode ser falta de massa termica...ao que me parece o teu pc tem uns 3 anos nao?
portanto também pode ser por aí
 
A gráfica tem cooler activo ou passivo?

Realemente a mim também me parece sobreaquecimento.. Mas quem sabe se a fonte também já não está a dar o Berro.. deduzo isto pela "morte" das portas USB..

cumps
 
a minha gráfica tem 1cooler passivo...mas como tb não sou mt dado a jogos, nunca necessitei demais.. tirei os Driver´s Omega Radeon e meti os da ATI...até agora td bem, não encravou mas atrofiou-me os gráficos do jogo (devido à mudança do driver, talvez?), mas a gráfica é independente das portas USB, por isso não devia ter despachado as portas, certo?

A fonte só tem 1ano e meio, é uma 400w da Radix Tacens.

preciso de testar isto mesmo pk tanto a gráfica e a fonte estão dentro da garantia...tenho k jogar jogar e testar:-D
 
Última edição:
Resolvido--> FSB base é 133mhz... começou a atrofiar aos 143mhz, funciona perfeitamente a 126mhz, talvez seja da RAM k é rasca.
 
A mim aconteceu-me o mesmo... No meu caso o problema não era ram rasca mas sim limpeza rasca :P

Depois de ter tirado os quilos de pó das slots de ram (com um compressor) akilo ficou 5*...

[]
 
A mim aconteceu-me o mesmo... No meu caso o problema não era ram rasca mas sim limpeza rasca :P

Depois de ter tirado os quilos de pó das slots de ram (com um compressor) akilo ficou 5*...

já me aconteceu foi esta motherboard não ligar por causa do pó...e como akilo tá outra vez tão encardido de pó k de repente é isso k tá atrofiar...:-D
 
Back
Topo