1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Motherboard para transição

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por xe0n, 26 de Março de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 926)

1. xe0n

xe0n Power Member

Olá,

Estou à procura de uma motherboard socket 775 para quad core que tenha tanto AGP8x como PCIe x16, com as novas tecnologias. O preço não importa, visto que não quero voltar a estar nesta situação em que estou, limitado em tudo pelo hardware que tenho. Como podem ver no meu sistema actual (Socket 478) a única coisa que se aproveita é a gráfica, razão pela qual queria ter AGP numa futura board assim como PCIe para uma nova gráfica que venha a comprar. Quero vir a puder montar disco e dvd-rom (IDE) na futura board, mas se não der, não morro.

Em globaldata.pt fiz uma configuração teste para ter uma ideia do que iria precisar de desembolsar:

INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 (2.40GHZ) SKT 775 BOX --> 204,00 €
    ASROCK 4CORE1333-FULLHD* --> 77,90 € (Não quero esta pois não tem AGP, é só pa ter uma ideia)
    CORSAIR KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 800 XMS2 DHX (CL5)* --> 54,00 €

TOTAL --> 335,90 €

Achei bem barato embora falte aí a PSU que acho eu que vai ser preciso uma nova tb.
    o que acham? O preço pretendido... carote, quero ter performance e tecnologias de topo nesta nova máquina, por isso que seja mesmo bom, mas nada de preços exorbitantes :p Ah e outras coisas importantes, o hardware não precisa de ter grandes capacidades de OC, prefiro que já seja bom em definições de fábrica, e quanto à mobo, se não fosse ASRock tb era porreiro uma vez que estou descontentíssimo com a actual por várias razões tipo compatibilidade e controlador das memorias, bios, conectividade etc.
    Desculpem o testamento mas acho que explicando tudo é mais fácil para outros me ajudarem a escolher.

2. cpe

cpe Power Member

penso que dentro do que queres será dificil fugir da asrock...
    deverias pensar melhor e sairia te melhor e mais barato pensares num full upgrade se queres mesmo jogos...
    se calhar vender a grafica e mudar para PCI EX

3. O que achas da ASUS P5KC?

Já suporta DDR3

mas se o preço não importa, tens outras escolhas

4. xe0n

xe0n Power Member

cpe: Sim o facto de ter AGP está-me a cortar as pernas, mas por quanto conseguirei vender a grafica? Embora esteja muito contente com ela e não a queira vender, o que tem de ser tem de ser.

viri4to: para o caso de vender a gráfica e nao precisar de AGP parece jeitosa, mas por esse preço não conseguirei melhor? Achei confuso nas características ver 4 DIMMs e na foto ver 6 para as rams.

Ninguém encontrou nada que tenha tanto AGP8x como PCIex x16? nem que seja por volta de 200€, poupo noutras peças ou compro mais tarde, mas ao menos fico bem servido.

5. xe0n

xe0n Power Member

viri4to: reparei agora que tens um processador igual ao que falei anteriormente, que tal é isso?
    pretendo usar a máquina para encodes e jogos e não me quero preocupar com upgrades tão cedo. Esse processador serve essas necessidades folgadamente?

6. xe0n

xe0n Power Member

Ninguém conhece motherboards com AGP e PCIex?

7. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

Encoding=Q6600

Jogos=E8200

8. Frize86

Frize86 Power Member

Vaskz, a grande dúvida acho que era qual a melhor solução para ambos (jogos e encoding), o Q600 ou 0 E8200.

Quanto à placa não é fácil mesmo, uma vez que quando se opta por uma motherboard com agp e pci-express, se puseres uma gráfica agp, a largura de banda vai estar longe da agp real.A performance vai ser mais baixa.

A melhor solução seria mesmo comprar uma board so com pci-express e vender essa agp, uma vez que se esta está nova ou praticamente nova, esse dinheiro vai dar-te para comprares uma igual so que pci-express, que são mais baratos.

Quanto aos processadores deixo para quem saiba mais "um bocadinho" que eu.

9. Saur0n

Saur0n Power Member

penso que a melhor solução intermédia jogos/encoding seja um e8400

10. pixelsurgeon

pixelsurgeon Power Member

Pois... essa opção de ficar agarrado à tecnologia obsoleta nunca foi uma boa ideia.

Se tens condições financeiras para fazer a transição total para as novas plataformas, fá-lo, se não, o melhor é esperares e ires juntando dinheiro para o fazeres.

Tenho aqui um pc que ainda me é bastante útil e que não me vou desfazer dele, espero poder continuar a dar-lhe uso nos próximos tempos (1 ou 2 anos), apesar de ter um novo pc já encomendado e bastante potente, como podes ver AQUI. O problema é que o meu pc velhinho, à medida que o vou actualizando, vai-me saindo cada vez mais caro... ainda há um mês gastei 46€ numa memória DDR400 de 1Gb (Team Elite) quando o mesmo valor quase poderia comprar 4Gb DDR2 800 da mesma marca!

Por isso vês que a melhor opção, provavelmente, é abdicares do material ultrapassado e fazeres um upgrade geral à medida das tuas possibilidades.

11. xe0n

xe0n Power Member

Bem, tá visto que mais vale ficar com o pc actual como está, e juntar grana para montar um pc novo de raiz.
    Estive a ver e para me preparar para o futuro acho que vou comprar uma mobo ASUS PK5C, com DDR3 :o
    pelo menos se até lá não sair algo melhor com preço semelhante.

12. vascobailao

Por DDR3 numa P5KC?

Não, pelo menos numa P5E3

13. xe0n

xe0n Power Member

Hehe, não exageremos, essa tem mais do dobro do preço, e não tem DDR2. A minha intenção era mais usar DDR2 na P5KC até os preços das DDR3 chegarem mais perto do desbarato que estão as DDR2. Até lá não se justifica gastar 200€ ou 300€ em 2 módulos. Quando as DDR3 estiverem baratas, aí sim, vendo as velhas ou dou a um amigo e chapo-lhe com novas que o pc até levanta paralelo.

EDIT: Mas já agora, há alguma coisa de errado ou fraco com a P5KC que não tenho reparado?

Última edição: 29 de Março de 2008
  14. vascobailao

Repara que quando o preço das DDR3 baixarem, vão tar a frequencias malucas. E essa board não suporta essas frequencias de 1600 e 1800 MHZ

Partilhar esta Página