• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Motherboard + Ram (e talvez CPU)

Sparrowhank

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

600-700€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Motherboard + Memória + CPU (se o upgrade se justificar)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

70% trabalho de programaçao, investigaçao e documentaçao
30% Jogos wow, Crusader Kings 3, Mass effect Legendary, similares. Jogo num ultrawide a 3400x1440.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
2 Anos com excepção da gráfica se o mercado ficar normal (o que nao acredito)

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Caixa Micro-ATX NZXT H400
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH PLUS
Seasonic Focus Plus Gold 550W Full Modular
RYZEN5 2600
GTX 1660 Ti
SSD 1tb intel
RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz
Arctic Freezer 33

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

Não estou muito a par do que anda no mercado apenas estou na duvida se vale a pena ir para um I7 ou assim.

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)

micro-atx, neste momento o sistema é bastante silencioso e queria manter assim.
b. Processador (Intel ou AMD)
> Se o upgrade se justificar estou mais inclinado para a Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
> micro-atx.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Queria meter 32gb de 3600 se possivel.

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Na

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Na

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Pensao que a que tenho chega ?

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

Boas, a minha motherboard desde o inicio que me dá problemas (Só acede a bios quando apetece, ficar preto no boot sem qualquer informaçao quando lhe apetece etc) coias que francamente nunca me aconteceram em quase 20 anos a montar pcs. Ultimamente tem escalado com o pc a crashar sem razao aparente (ja formatei 2+ vezes, verifiquei o event-viewer, tentei perceber se a memoria estava avariada, etc aparentemente nada o justifica) e depois o pc nao arranca durante horas (fica preso num ecran preto) depois volta sem problemas e fica meses a funcionar como nada fosse.

Como agora vou ter uns tempos mais folgados em termos profissionais queria livrar-me desta board e comprar umas memorias melhores. Estou na duvida se em termos de cpu se comprar um novo os ganhos sao muito significativos ... se forem faço ja o upgrade e guardo este para outros projectos.

tldr: Essencialmente queria uma boa board e que o pc fica-se estavel.

Nota addicional eu tenho três monitores ligados ao pc (um ultrawide de 34, um de 28 e um de 32).

muito obrigado a todos que me possam ajudar :)
 
Back
Topo