1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

motherboard, uma entrada IDE para disco+leitor dvd

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por zapater, 6 de Janeiro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 1073)

1. zapater

zapater Banido

Vou comprar um motherboard que só tem uma entrada IDE, mas como só tenho discos/leitores IDE, gostaria de saber se posso usar os dois componentes ao mesmo tempo na mesma entrada IDE e usar o disco rigido para o sistema operativo..ou tenho que comprar um disco SATA para o sistema operativo?

Obrigado.

2. Queiros

Queiros Power Member

em cada slot IDE podes usar dois dispositivos, sejam duas drives, uma drive e um disco, ou dois discos... e sim podes ter o sistema operativo no disco..

3. casser

casser Power Member

edit.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  4. Queiros

Queiros Power Member

não, não ha perda de performance do disco... trabalha como se estivesse ligado sozinho...

5. nelsondac

nelsondac Power Member

só poderás vir a notar perda de desempenho no disco em caso de estares a usar a drive...

cuidado com o que estiveres a fazer depois quando estiveres a gravar cds/dvds porque mais facilmente podem ocorrer erros... e falo com experiencia...

6. Queiros

Queiros Power Member

sim mas isso acontece mesmo que a drive e o disco nao estejam ligados simultaneamente no mesmo cabo... a gravação de CD's/DVD's consome alguma parte do sistema

7. OverPowereD

OverPowereD Power Member

mas que grande coincidencia, ia mesmo agora fazer um topic sobre essa historia de apenas ter uma entrada ide na board, tenho o mesmo problema. ;D
    mas o meu problema é que a minha caixa e' uma supertower, ou seja, o gravador de dvds está muito longe dos discos (ambos ide) sou capaz de comprar um adaptador ide que se mete num slot pci para te acesso aos dois dicos.
    ou entao vender os dois discos e comprar um sata 500gb.

ps: tenho um disco de 200 e outro de 250.

8. Pretender

Pretender Power Member

São as tendências parvas dos fabricantes de tirarem coisas essenciais para pouparem no máximo 1 ou 2$, depois defendem-se no layout... pois sim...
    Ainda mais grave é retirarem as portas COM e paralela. Há tanta coisa que se programa por COM, em que o USB simplesmente não dá...

Teoricamente ligares um disco e um dispositivo óptico no mesmo canal IDE não deveria dar quebras de performance, mas a realidade é que UDMAs diferentes e tempos de acesso e escrita diferente tornam o fluxo de dados lentíssimo quando os dispositivos estão a competir entre si.

Partilhar esta Página