Motherboards Dual Athlon64/Opteron - P4/Xeon

OddZ

Power Member
Viva,
malta que opções temos para fazer sistemas de 2 processaores

para AMD Athlon 64 ... para os Opteron


e para P4 e Xeon ?


ando a pesquisar o mercado para ver isso ;) quiça quiça.
 
LOL.... bem.... aqui vais aprender de tudo se por cá ficares.
Ñ percebi nem o sentido da tua pergunta, mas, se lhe dei o sentido correcto, sim.... estamos cá pra ajudar sempre que pudermos, afinal, isto é uma grande familia ;)
 
OddZ disse:
Viva,
malta que opções temos para fazer sistemas de 2 processaores

para AMD Athlon 64 ... para os Opteron


e para P4 e Xeon ?


ando a pesquisar o mercado para ver isso ;) quiça quiça.

Primeiro que tudo não há sistemas dual para PIV e A64. Só mesmo para Opteron e Xeon.

Depois para as pessoas te darem opções, tens que que dizer qual é a finalidade do sistema. É que uma board para meter num rack a fazer de server é diferente de uma board warkstation, etc etc.
 
NeoToPower disse:
LOL.... bem.... aqui vais aprender de tudo se por cá ficares.
Ñ percebi nem o sentido da tua pergunta, mas, se lhe dei o sentido correcto, sim.... estamos cá pra ajudar sempre que pudermos, afinal, isto é uma grande familia ;)
sim semos todos uma granda familia, mas aki o kakashi sou eu XD ele é 1 sósia XD (no gozo)

em relação a sistemas multi-cpu... cá em portugal é muito dificil arranjar isso a bons preços, mas á lojas especializadas nisso na internet, em relação à performance a minha crença é k n se ganha kuase nada em performance por exemplo o macOS X é desenhado de base para tirar proveito de multicpu kuase os prgms são optimizados para tal, mas aki no mercado de pcs só aplicações muito especificas para workstations e servers têm essas optimizações, sebem k essa tendencia já começou a mudar, vai demorar muitos anos até ser standard, se tens de ir para algum tipo... vai para amd mto + baratos k os intel e os athlon MP se arranjares ainda são muito capazes (e baratos) e as novas plataformas da amd... são... bem... dual 64 bits... para workstations ainda pode haver a duvida se tens montes de dinheiro pa keimar... mas em servers... o limite de cpus de 32 bits ék só conseguem endereçar de 4 GB de memória, para um opteron 64 é 64 GB, isto para listagens de utilizadores e gestão de recursos torna as coisas muito mais rapidas (melhor k os trukes do xeon para endereçar mais duk 4 GB), opteron 64 para mim n podes pedir muito mais se keres um servidor/workstation, são mais baratos, e já começam a haver jogos e aplicações k chegam ao zé povinho que tiram partido dos 2 cpus dos amd 64, em relação a placas de workstation/server tem muito cuidadinho numa coisa... o mercado empresarial é incompativel com o do zé povinho, os malucos dos gajos das empresas chamam às geforce 4 mx uma quadro 4 só pk tem um bios k lhes dá ligeiramente melhor kualidade de imagem (e por isso custam muiiito mais) o slot agp... pelo menos nas intel, é diferente
 
Digamos uma Asus PC-DL Deluxe com 2 CPU Intel Xeon 2.8 Prestonia 512KB ou Xeon 3,06 Prestonia de 1MB cache.

200-230€ pela board e 320-350€ por cada Xeon 2.8 de 512KB ou 540€-570€ por cada Xeon 3.06 de 1MB...

Mas isso é apenas uma suposição minha! :D
 
I_Eat_All disse:
e as novas plataformas da amd... são... bem... dual 64 bits... para workstations ainda pode haver a duvida se tens montes de dinheiro pa keimar... mas em servers... o limite de cpus de 32 bits ék só conseguem endereçar de 4 GB de memória, para um opteron 64 é 64 GB

Os Xeons podem endereçar mais de 4GB atravez do PAE. Perde performance, pelo menos no Xeons 32 bit. Nos Nocona 64 bit não sei o que acontece.
O limite teorico do Opteron não é 64GB, é bem maior.

I_Eat_All disse:
e já começam a haver jogos e aplicações k chegam ao zé povinho que tiram partido dos 2 cpus dos amd 64

Jogos que tiram partido de dual cpu? Diz lá 1.

I_Eat_All disse:
em relação a placas de workstation/server tem muito cuidadinho numa coisa... o mercado empresarial é incompativel com o do zé povinho, os malucos dos gajos das empresas chamam às geforce 4 mx uma quadro 4 só pk tem um bios k lhes dá ligeiramente melhor kualidade de imagem (e por isso custam muiiito mais) o slot agp... pelo menos nas intel, é diferente

????
Placas incompativeis? Estás a falar do AGP Pro?

EDIT: Se ele quizer boards boas mas caras. Tyan, iWill, Supermicro.....
 
Nemesis11 disse:
Os Xeons podem endereçar mais de 4GB atravez do PAE. Perde performance, pelo menos no Xeons 32 bit. Nos Nocona 64 bit não sei o que acontece.
O limite teorico do Opteron não é 64GB, é bem maior.



Jogos que tiram partido de dual cpu? Diz lá 1.



????
Placas incompativeis? Estás a falar do AGP Pro?

se reparares eu disse "(melhor k os trukes do xeon para endereçar mais duk 4 GB)" ou seja tou perfeitamente ciente de k os xeon conseguem endereçar mais, a custo da performance o k não aconteçe nos amd.
só n me lembrava do nome, hehehe (aliás nunca o soube)
tb n sabia k os amd 64 lidavam com mais duk 64 GB... interessante ^_^ esse intel NoCona tem um nome interessante? mas a amd ganhava essa batalha pelo menos cá em portugal se chamá-se ao proximo core do opteron... WithCona XD (e dái não sei, com tantos castelos brancos por aí...)

jogos k tiram partido de dual cpu... aí fora creio k nenhum, mas espero k venham aí, já li sobre isso, não te consigo dizer onde, já googlei e tudo e não encontrei nada, nem sei se vi numa revista ou onde foi, mas tinha uma imagem dum jogo qq tipo shooter k creio k fosse open source e uk retive foi k os developers iam optimizar o jogo para amd 64 bits e iam também pôr linhas para multiprocessing, o jogo ia sair tanto em amd como mac, e por isso não era propriamente perder tempo, muitos macs têm dual cpu e pelo k percebi as linhas de texto não têm de ser muito alteradas (ou nada mesmo, n sei) para tirar partido dos opteron em dual, era sobre essa base... agora o jogo... não me lembro mesmo
mas acho k provavelmente se isso for verdade ambas as marcas agora usam cpu's de 64 bits e se o codigo não tem de ser muito mudado para tirar partido disso, é logico k implentem logo em amd ou lançem um patch kuando lançarem uma versão para mac, ék kuase todos os mac 64 bits têm 2 cpu's (não k sejam grandes plataformas para jogos)
placas incompativeis, sim tou a falar do agp pro, k não sei se a ati usa, mas nos xeon vejo muito as famosas nvidia quadro e as ati fire

EDIT:
Max[x] disse:
20 minutos atrás desliguei-me de uma máquina com 16 cpu's...
onde ék achaste essa maravilha? :wow:
 
Última edição:
Tens aqui uma review:
7 Dual Xeon Motherboards Take On the Opteron Challenge
http://www.tomshardware.com/motherboard/20041111/index.html

Intel Xeon 3.6 (Nocona) vs. AMD Opteron 250 - Database Test
http://www.anandtech.com/IT/showdoc.aspx?i=2205

Intel and AMD in a Web Application Shoot-out
http://www.anandtech.com/IT/showdoc.aspx?i=2247

Visita tb este site: http://www.2cpu.com/

Mas é realmente como o Nemesis11 diz:
Depende do que vais fazer com o PC.
Esse é o primeiro aspecto a ter em conta.
 
Back
Topo