Motion control, o futuro dos videojogos?

Motion control, o futuro dos videojogos?


  • Total voters
    259
eyetoy não tem tecnologia muito avançada, é basicamente uma webcam com uma software que vê quando um grupo de pixel se mudam muito e considera isso a pessoa.
Natal parece-me que funciona com duas camaras. ou seja vê em 3D e consegue reconhecer exactamente o que é uma pessoa. Por isso dá para fazer muito mais coisas. é algo bem mais complicado e dificil.



Enfim é a mesma tecnologia .. tal como disse .
 
digamos uma evolução em termos de hardware e software
mas pronto não faço ideia se o que penso é mesmo como funciona
 
Parece-me óbvio q o futuro será a co-existência dos dois, de qualquer forma, se fosse obrigado a escolher um neste momento, escolhia o comando da 360 (embora acredite e espero q o Project Natal vá fazer "estragos", pois a potêncialidade é tremenda).
 
em alguns jogos acho que poderá vir a substituir completamente o tradicional comando mas noutros nem sequer faz sentido, irão sempre co-existir!

acho engraçado que só depois de Sony e Microsoft apresentarem os seus sistemas de motion control é que aparece um tópico a perguntar se é o futuro... dá a ideia de ser uma coisa nova...
isto tudo faz-me lembrar o provérbio: "se não os consegues vencer, junta-te a eles!"
a Wii é limitada nisto e naquilo mas vende... porque tem aquilo que as outras não têm! por isso toca a "copiar"... não acho mau o que a Sony e MS fizeram! pelo contrário! é muito bom até! assim quem tem uma X360 ou PS3 e quiser utilizar este sistema de controlo não tem de comprar uma Wii e quem não tem nenhuma das 3 consolas passa a ter mais escolha!

isto é o que percebi depois de tomar conhecimento dos sistemas:
o sistema da MS "parece" ser o mais avançado mas acho que é apenas um duplo eyetoy melhorado. a sua grande vantagem é que a visão estereofónica permite ver em 3D e assim detectar a nossa distência em relação à câmara.
o sistema da sony e da nintendo também permitem medir a distância ao ecrã mas no caso da sony é apenas o comando que é detectado e na nintendo também mas neste caso ainda mais restrito porque o comando tem de estar a apontar para o ecrã!
o sistema da MS parece o que mais liberdade de movimentos permite e detecta mais pontos do corpo (acho que é mais a "forma" do corpo e não os 48 pontos falados no artigo acima e digo já a seguir porque acho isso...) mas lá está! enquanto não se vir jogos lançados e reviews (tanto do sistema da MS como do da Sony) não se pode dizer se é melhor ou pior que o sistema da Nintendo que já está cá fora e que acabou de melhorar com o Wii Motion Plus.


quanto aos supostos 48 pontos detectados pelo sistema da MS: já vi vários videos de como detectam o movimento do corpo e o reproduzem num ambiente virtual e usam camaras em vários angulos à volta da pessoa que tem um fato com marcadores que são detectados pelas camaras e agora chega a MS com um acessório - que não pode ser assim tão avançado, senão será muito caro e não vai vender - e detecta 48 pontos do corpo sem qualquer marcador?

falta também saber que impacto estes sistemas vão ter na performance das consolas! será que os jogos que usem estes sistemas vão ter de ter uma qualidade gráfica abaixo do normal para libertar poder de processamento para o motion control?

isto foi uma bocado offtopic mas como falei nas 3 consolas e o tópico está no jogos - geral achei que era o melhor sitio para dar a minha opinião!
 
acho engraçado que só depois de Sony e Microsoft apresentarem os seus sistemas de motion control é que aparece um tópico a perguntar se é o futuro... dá a ideia de ser uma coisa nova...
claro que já se falou na altura da wii, mas agora que as outras apresentaram as suas respostas ao wiimote, o tema voltou a ser actual.

o sistema da MS "parece" ser o mais avançado mas acho que é apenas um duplo eyetoy melhorado. a sua grande vantagem é que a visão estereofónica permite ver em 3D e assim detectar a nossa distência em relação à câmara.
não só a distancia, mas tambem deve conseguir distinguir objectos e pessoas e variados detalhes como dedos. é aí que está a sua grande vantagem, não a capabilidade de detectar distancia
o sistema da sony e da nintendo também permitem medir a distância ao ecrã mas no caso da sony é apenas o comando que é detectado e na nintendo também mas neste caso ainda mais restrito porque o comando tem de estar a apontar para o ecrã!
o wiimote detecta a sensor bar, e não ao contrario, o que cria uma certa diferença entre os dois sistemas.
não sei bem o que interessa saber em tanto detalhe a distancia para o ecrã, mas pronto é um feature que as outras parecem ter melhor.
 
claro que não tem. dá pa apontar sim, mas é apenas pa usar tipo "rato".

mede a distância sim! fui agora experimentar no wii play e no jogo de bilhar, se não estiver a apontar para o ecrâ não dá para puxar o taco para dar a tacada. ele manda apontar o comando para a TV\sensor.
se ele usasse o acelerómetro então não precisava de estar a apontar para o ecrã depois de escolher onde quero dar a tacada.
a não ser que o jogo tenha sido programado para obrigar o jogador a apontar...

mesmo que não seja usada a função, a distância pode ser calculada! basta calcular a distância entre os 2 pontos IR captados. claro que o angulo horizontal do wiimote em relação à sensor bar influencia o valor captado mas mesmo não dando para calcular a distância exacta permite na mesma medir se houve uma alteração da distância em relação à sensor bar...

eu sei que é o wiimote que detecta a sensor bar tornando-o diferente dos outros sistemas! até é uma desvantagem porque se fosse ao contrário agora a nintendo podia usar a câmara para outras aplicações sem ser apenas detectar o wiimote..
 
Sendo possuidor de uma wii e gostando do estilo de control desta, acho como muitos que o motion control é algo que vai co-existir com o comando clássico. Eu por exemplo não me vejo a jogar Boom Blox sem ser com o wiimote, ou a jogar Smash Bros sem ser com o meu querido comando da GC.
Achei o project Natal muito interessante, e uma evolução bem grande em relação ao eyetoy, ainda que precise de umas afinações (repararam nas posições estranhas em que o avatar do apresentador se colocou em alguns momentos :p?).
Mas devo dizer que mesmo com o motion control, tenho que sentir qualquer coisa na mão. Posso jogar um jogo de corridas com um volante de plastico na mão "a la" Mario Kart, mas jogar apenas com os braços no ar na posição de condução sem estar a segurar nada? Naaah...
O mesmo se aplica a um fps, preferia ter uma pistola de brincar na mão que ter só o dedo a apontar. Tenho que sentir que estou a segurar algo. Dai achar que um compromisso entre os 2 sistemas é o ideal. Juntar camera-recognition com wiimote+motionplus-style control parece-me o caminho a seguir.
Depois é uma questão de evoluir a capacidade de reconhecimento dos movimentos dos 2 sistemas.
 
Sendo possuidor de uma wii e gostando do estilo de control desta, acho como muitos que o motion control é algo que vai co-existir com o comando clássico. Eu por exemplo não me vejo a jogar Boom Blox sem ser com o wiimote, ou a jogar Smash Bros sem ser com o meu querido comando da GC.
Achei o project Natal muito interessante, e uma evolução bem grande em relação ao eyetoy, ainda que precise de umas afinações (repararam nas posições estranhas em que o avatar do apresentador se colocou em alguns momentos :p?).
Mas devo dizer que mesmo com o motion control, tenho que sentir qualquer coisa na mão. Posso jogar um jogo de corridas com um volante de plastico na mão "a la" Mario Kart, mas jogar apenas com os braços no ar na posição de condução sem estar a segurar nada? Naaah...
O mesmo se aplica a um fps, preferia ter uma pistola de brincar na mão que ter só o dedo a apontar. Tenho que sentir que estou a segurar algo. Dai achar que um compromisso entre os 2 sistemas é o ideal. Juntar camera-recognition com wiimote+motionplus-style control parece-me o caminho a seguir.
Depois é uma questão de evoluir a capacidade de reconhecimento dos movimentos dos 2 sistemas.

Mas a grande vantagem do Natal é que podes usar os objectos que quiseres, desde que ele reconheça os movimentos do teu corpo... A diferença é que podem ser objectos de qualquer tipo, não precisando sequer de ser electrónicos...
 
mede a distância sim! fui agora experimentar no wii play e no jogo de bilhar, se não estiver a apontar para o ecrâ não dá para puxar o taco para dar a tacada. ele manda apontar o comando para a TV\sensor.
se ele usasse o acelerómetro então não precisava de estar a apontar para o ecrã depois de escolher onde quero dar a tacada.
a não ser que o jogo tenha sido programado para obrigar o jogador a apontar...

ups desculpa, isso eu sei, achei que tavas a dizer que o motion só funcionava a apontar po ecran, o que era estupido.
 
Mas a grande vantagem do Natal é que podes usar os objectos que quiseres, desde que ele reconheça os movimentos do teu corpo... A diferença é que podem ser objectos de qualquer tipo, não precisando sequer de ser electrónicos...

Nunca disse que não se podia usar, apenas que prefiro ter algo na mão ;)
Não sei até onde vai a precisão do sistema da MS, mas um wiimote+motionplus não detectará melhor os movimentos das mãos/pulsos melhor que a camera do sistema Natal?
Dai eu dizer que prefiro o sistema hibrido, camara para detectar movimento mais amplos de areas maiores do corpo, como pernas, tronco, braços, cabeça, junto com algo tipo wimmote+motionplus para movimentos mais precisos de mãos/pulsos.
Exemplo: o Red Steel 2. Juntando os 2 sistemas poderiamos usar o Wiimote+motionplus para detectar com fidelidade o uso da katana/arma, e a camera para dar pontapés/cabeçadas/fazer dodge.
 
Espero que não, é giro das primeiras vezes e depois cansa (isto falando obviamente da porcaria que é o wiimote). Mas com o Wii Motion Plus, aquele coiso da Sony e o Project Natal o futuro é risonho.
 
Espero que não, é giro das primeiras vezes e depois cansa (isto falando obviamente da porcaria que é o wiimote).

Concordo plenamente, por isso é que todos os milhões de wii's vendidas estão inutilizadas, pois as pessoas foram enganadas por um mau produto. E estupidamente continua a vender, as pessoas devem ser burras, porque de vez em quando à dificuldades de produção de Wii's para todas as pessoas que querem uma. Não devem ter amigos com Wii para exprimentar a porcaria que é o Wii mote antes de comprar uma.
 
Última edição:
Concordo plenamente, por isso é que todos os milhões de wii's vendidas estão inutilizadas, pois as pessoas foram enganadas por um mau produto. E estupidamente continua a vender, as pessoas devem ser burras, porque de vez em quando à dificuldades de produção de Wii's para todas as pessoas que querem uma. Não devem ter amigos com Wii para exprimentar a porcaria que é o Wii mote antes de comprar uma.

Então não sei porque continuas a jogar... :P
 
Última edição:
Back
Topo