Motion control, o futuro dos videojogos?

Motion control, o futuro dos videojogos?


  • Total voters
    259
Na Wii tambem existem dois perifericos. São dois comandos, num tens um analógico, botões e motion chamado de Nunchuk e o outro é o já conhecido Wiimote. Basicamente é a mesma coisa que os da Sony, o que muda é mesmo a técnica usada para captar os movimentos, tal como o Crrash explicou.
além de que no da sony uma pessoa pode usar dois comandos, tal como na wii tambem se pode usar dois wiimotes. Ainda não houve é jogo que tivesse achado isso necessario e sempre consideraram o nunchuk como suficiente.
 
só uma coisa, o da ps3 encontra a posição baseado na luz. ora se tiverem 4 pessoas (8 comandos) como e que ele os distingue?
só dão no maximo 4 comandos (um por jogador) e será provavelmente com luzes/cores diferentes. isso é uma questão tecnica que nós não nos precisamos de preocupar :P
 
só uma coisa, o da ps3 encontra a posição baseado na luz. ora se tiverem 4 pessoas (8 comandos) como e que ele os distingue?
O Wiimote também encontra a posição baseado na luz, esquecem-se que a scheme é meramente invertida, na PS3 a camara está ligada à consola e o comando serve de "farol" na Wii o sensor de captação está no Wiimote e a sensor bar serve de farol. A calibração do Wii Motion Plus também passa pela calibração e essa é feita por IR, a solução da Sony é, literalmente, um "wiimote" virado ao contrário, a aproveitar periféricos que não foram desenhados para isso (Playstation Eye).

O Playstation Eye é uma camara de muito pouca resolução (640x480) enquanto o comando da Wii tem camaras @ 1280x960, por isso a sua utilização na PS3 será meramente para posicionamento do comando (a tal captação do ponto luminoso... tracking) tudo o resto, incluindo coordenadas são dadas pelo comando; para as tasks pretendidas o eyetoy mal tem resolução para ser accurate num jogo SD, quanto mais no território HD.

Respondendo à tua pergunta... tracking.
 
Última edição:
não me vês a dizer que o da sony é uma copia do da wii. há uns poucos elementos semelhantes, mas funciona de maneira diferente. O resultado final acaba é por ser igual ao da wii, sendo a unica diferença significativa que o da sony usa movimento absoluto (o programa vê a posição do controller na imagem da camara) e o da nintendo usa movimento relativo (o programa vê quanto e em que direcção o controller se mexeu). Pessoalmente acho a solução da nintendo melhor, mas pode ser que ainda provem o do sony melhor.
o da microsoft é uma evolução do eyetoy, reconheçendo formas 3D (em especifico pessoas), em vez de só movimento e (provavelmente) imagens 2D. Admito tambem neste caso que nunca cheguei a usar programas de eyetoy mais novos, por isso não sei os limites disso

Não disse que eras tu...falei no geral...
Acho que em comparação ao comando da wii tem mais potencial já que também utiliza a camara mas só o futuro dirá...

Quanto ao Projecto Natal, espero estar enganado mas ao fim vai haver desilusões...

Mas apesar de o mais destacado ser o reconhecimento a 3D, o que achei mais engraçado foi mesmo o controlo por voz para reproduzir videos e para desligar, por exemplo...


Quanto ao tópico mais própriamente, acho que não são o futuro...quem gosta deste tipo de coisas já foi para a wii...
 
Última edição:
bem... deixo uma noticia.. tem a ver com o project natal..

Foi em entrevista à Official Xbox Magazine que Shane Kim, presidente do mundo Xbox, tratou de esclarecer que o Project Natal não é uma «resposta» ao que a Nintendo fez com a sua consola Wii. O dito defende, ainda, que o seu projecto é algo distante do que a marca nipónica e a Sony estão a fazer.

«O Natal não é uma resposta à Nintendo e ao que fizeram com a Wii. É muito distante do que a Nintendo e a Sony estão a fazer», asseverou Kim. «Trata-se de desbloquear o potencial e quebrar as barreiras que continuam a manter afastadas as pessoas que se sentem intimidadas, ou pouco confortáveis, com um comando nas mãos... algo que não permite que tenham uma excelente experiência na Xbox 360 e no Xbox LIVE», salientou.

Na mesma entrevista, Kim realçou o facto de a Microsoft ainda não ser a «líder» desta, digamos, «guerra das consolas», mas que é para isso que todos andam a trabalhar. «Esta geração ainda não chegou ao fim e ainda não somos líderes. O nosso objectivo é vencer, sempre foi. Queremos ter centenas de milhões de clientes, quer seja na Xbox 360, quer seja no LIVE. Esta é a nossa visão. E o Project Natal representa-a».

O final de 2010 é apontado com a altura ideal e escolhida para o lançamento do Project Natal.

http://www.gamerstek.com/noticias-8033.php
 
Trata-se de desbloquear o potencial e quebrar as barreiras que continuam a manter afastadas as pessoas que se sentem intimidadas, ou pouco confortáveis, com um comando nas mãos... algo que não permite que tenham uma excelente experiência na Xbox 360 e no Xbox LIVE

Então não querem fazer do PN o futuro standard? É que por aquilo que entendo deste texto estão a referir-se a um determinado segmento e não a todo o universo de jogadores da 360.
 
Última edição:
Então não querem fazer do PN o futuro standard?

eu acho que o PN é mais pra alguns jogos do Live.. e alguns mesmo da 360.. mas nao todos..

eu nunca vi um FPS numa Wii.. nem outros tipos de jogos.. mas nao me tou a jogar por exemplo um HAlo ODST com o PN.. a ter que andar pela csa toda.. ou ter que dizer.. foward.. left.. etc..

acho que o PN é mais pra jogos do Live... etc....
 
eu nunca vi um FPS numa Wii.. nem outros tipos de jogos.. mas nao me tou a jogar por exemplo um HAlo ODST com o PN.. a ter que andar pela csa toda.. ou ter que dizer.. foward.. left.. etc..

O Wiimote tem botões, sensor de movimentos e pointer (que é a melhor coisa do Wiimote). Portanto, apontas o Wiimote para a TV a fazer de mira e tens os botões para as acções normais. O Nunchuk tem analógico que serve para o movimento da personagem, tambem tambem mais 2 botões.
Jogar FPS na Wii não é muito diferente de jogar no PC com rato.
 
Não joguei mas sei que na Wii temos alguma coisa nas mãos. Agora por exemplo no Project Natal para jogar um jogo de corridas temos de ter os brços esticados a fingir que estamos a agarrar num volante. Deve dar um jeito...


nisso concordo perfeitamente. alias o natal pode ser revolucionário, mas se formos a ver não é aplicável a maioria dos jogos.

rpg no natal como? fps no natal como? até fifa no natal como? acho que não faz sentido, nunca se poderia tornar um comando principal.
 
pois.. mas no Projecto Natal.. sem botoes.. domo devera ser pra jogar um FPS???

:confused:
supostamente reconheçe movimento de dedos, ou seja poderia reconheçer que estás a disparar, e além disso podes estar a agarrar num controller e usar o natal só para funções extra. Como todos,concordo que o natal em si não deve ser muito bom para uma série de generos
 
bem. jogar RPG no natal eu acho k dá.. no modo battle system .. é dizer attack.. tal enemigo.. ou Magic tal enemigo.. mas acho que depois seria um pouco confuso.. =P
 
Depende do tipo de jogo pois para jogar fps ou jogos de futebol com motion control deve ser um pouco mais complicado do que jogar só com o comando lol

Na minha opinião o comando nunca deveria desaparecer.
 
yah.. apesar de nunca ter jogado numa wii.. o motion control é fixe.. mas não para todos os jogos :D podem fazer jogos para o motion control.. de tiros.. etc.. mas o comando nao deve ficar de fora :D
 
Depende do tipo de jogo pois para jogar fps ou jogos de futebol com motion control deve ser um pouco mais complicado do que jogar só com o comando lol

Na minha opinião o comando nunca deveria desaparecer.
não sou da opinião que tudo deve ser com motion control, mas acho que FPS com o motion control da Wii e tambem o da sony provavelmente, funcionam mesmo muito bem. Mas tambem não gosto nada de jogar FPS em consola.
Para jogos de futebol parece que inventaram um novo genero de gameplay que funciona muito bem na wii, que é mais estrategico. nunca joguei por isso não posso dar a minha opinião nisso
 
Back
Topo