Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Eu recentemente ando com muito menos paciência para resistência nos jogos.
Dificuldade, ter de fazer replay a seções do jogo porque morro, morrer 2 ou 3 vezes no mesmo sítio...
Possivelmente como estou em casa com a família desde o inicio de março devido ao Covid e o tempo para jogar é bem menos, a paciência também o é...
Mas agora prefiro que o jogo role sobre carris, apreciar as histórias e deixar a coisa rolar.
 
Acho que estamos todos no mesmo barco. À medida que envelhecemos, a paciência para grind reduz imenso. Queres jogos desafiantes mas eu ao mesmo tempo facilitem um pouco.
 
Já houve jogos que joguei nos modos mais difíceis, principalmente pelas platinas, mas deixei - me disso. No entanto não consigo jogar a baixo do normal, ou seja jogo sempre na dificuldade default.
 
Eu costumo jogar no default mas depois chateio-me comigo porque devia ter metido no fácil porque estou ali a perder tempo que não estou a descobrir a história.
Tenho que me deixar de tretas e jogar logo no fácil.
 
Eu por acaso é o contrario. À medida que vou envelhecendo (38 anos neste momento), se jogar algo que não me dê desafio ou seja muito fácil, passado 30 minutos de jogo já estou quase a cair pro lado a morrer de tédio e depois vem o sono.

Algo desafiante e difícil, deixa-me sempre desperto e completamente focado no que estou a fazer.

Acabei há pouco dias o TLOU2 em Hard, e antes disso tinha feito o AC Odyssey também em Hard (e se calhar neste até deveria ter ido para a dificuldade mais alta).
 
Também gosto de desafio, nos tempos da PS2 tinha pouca paciência. Agora escolho sempre normal, depois dependendo daquilo que quero, como por exemplo passar na dificuldade mais alta, aumento a dificuldade. Também posso baixar se assim se justificar. As dificuldades difíceis não são problema no meu caso.
 
Diria que, no meu caso, considero-me "mais educado" em termo de jogos, sei avaliar a qualidade e longevidade de um jogo e como me irei dar com o mesmo, sei que gosto imenso de um bom J-RPG e aceito e até espero a narrativa parva e estúpida que eles oferecem, porque gosto desse tipo de narrativa, gosto do sistema de combate, da progressão, sinto que o jogo "respeita" o meu tempo e esforço, e esse é um factor muito importante, a forma como o jogo respeita o jogador, no que ele oferece e como o oferece.

Diria que prefiro jogos mais desafiantes devido a isso mesmo, um jogo desafiante (que o saiba ser correctamente desafiante) oferece uma boa recompensa, razão pela qual me viro muito para géneros como os RPG, são os que melhor oferecem um bom desafio e a sua comum longevidade permite apreciar bem a progressão na narrativa e na evolução das nossas personagens. Diria que é uma das razões pela qual deixei de jogar Warframe, adorei o combate, o sistema de progressão, até dei uns 30 € só mesmo por uma questão de respeito pela equipa por detrás do jogo, mas depois de 30 horas de jogo removi o mesmo, porque tornou-se entediante tão rapidamente... o jogo é ridiculamente simples e há valor nisso, é um jogo que se foca no sentimento de poder, é suposto matar tudo à primeira, mas eu sei o que me espera, e não ira "perder" mais tempo num jogo desse formato.

O meu "ritual" para escolher um jogo é o seguinte, primeira coisa que faço num novo jogo é ler sobre as suas mecanicas e a respectiva dificuldade, como ela afecta o jogo, e se é algo que eu procuro, depois tento ter uma ideia geral de como é o "final" desse mesmo jogo, não o final em si mas se têm um final e se é um jogo que dê gosto completa, se é algo sinto que terá uma boa recompensa (um bom exemplo é o Mass Effect, primeiro jogo, completei umas 3 vezes só pelo gosto de o jogar, o segundo completei umas duas vezes, já no terceiro completei o jogo.. e nunca mais irei tocar em nenhum Mass Effect, o final foi de tal forma insultuoso que simplesmente perdi a vontade e o interesse em voltar a tocar nisso), depois avanço para a parte técnica, nomeadamente o suporte para 21:9, ficariam surpreendidos com quantos jogos mesmo antigos se dão bem em 21:9... e quantos jogos recentes aparentam não saber que esse formato sequer existe...

Já quando sinto que um jogo respeita quem o joga e sabe apresentar uma boa recompensa, seja em termos de narrativa, seja em termos de mecânica, é algo que me faz voltar a jogar várias vezes, uma das razões pela qual devo ter completado o primeiro Deus Ex umas 10 vezes. Perdi o interesse por completo nos "novos jogos AAA", focam-se tanto em tentar ser um filme com uns pedaços de acção pelo meio que sinto que estou mais a ser empurrado pela narrativa do que ser eu a definir a mesma, o ultimo grande jogo AAA que joguei foi o The Witcher e, mesmo ai, só acertaram à terceira, que o sistema de combate dos anteriores dois jogos... oh bolas, eles não faziam a mais parva ideia do que estavam a fazer nesse "departamento"... Agora procuro jogos que ofereçam boas mecânicas, que não se levem a sério e que ajam como o que são, um jogo, não uma "forma revolucionária de contar uma historia", e que respeitem os seus jogadores.

"Resumindo", vejo se o jogo é desafiante, se me irá entreter do inicio ao fim, tomo em consideração o seu suporte de 21:9 (há jogos que gosto tanto que até jogo a 16:9 sem nenhum problema) e depois vem a minha experiência com esse tipo de jogos e se é algo que me irá divertir, é por isso que ora um dia jogo Yakuza Zero (o jogo colou-me pela sua narrativa e pelo sistema de combate simples mas muito divertido) ora outro dia jogo Persona 4 Golden (adorei o Persona 3, gosto do seu ambiente relaxado, adoro tudo que o envolva um sistema de combate por turnos e adoro anime).



Para "terem uma ideia", neste momento tenho instalado o Yakuza Zero, Persona 4 Golden, o Fell Seal (este estou a "testar", adorei o Final Fantasy Tactis, este jogo aparenta estar a cumprir o que oferece, nada mau), o Monster Hunter World (foi um tiro no escuro, estava barata, comprei, adorei a mecânica de combate e 400 horas de jogo depois ainda por lá apareço, é um jogo que consegue ser recompensador caça a caça, o jogo não tem um "final" mas oferece pequenos intervalos de desafio que são sempre recompensadores).

Claro que depois há a lista de jogos que quero completar mas, e isto é interessante, não os instalo porque sei que não terei tempo ou serei "forçado" a partilhar a sua atenção com outros jogos, são daqueles jogos que eu sei que, se começo, é só isso que irei jogar até acabar, e /ou... e isto é meio snob... porque quero jogar a 4K num televisor OLED para desfrutar deles em toda a sua gloria, parvo, eu sei, mas eu tenho um televisor 4K que era usado para jogar... até ter adquirido um monitor 21:9 144hz com Freesync e agora jogar certos jogos ou um certo genero de jogos a 16:9 60hz Vsync não dá para mim*.

*Mas, falando a sério, experimentem jogar um jogo antigo a 4K, é um mimo.
Isso e o meu monitor ainda é a 1080p, por isso 4K, para mim, é a qualidade dos Deuses :D
Há dias que penso "ah e tal e um monitor 1440p 144hz? ah.. ainda estão a 1500€..."
Isso e tenho o televisor demasiado alto, tenho que mudar o móvel para voltar a jogar nele.
Retirando isso até há imensos jogos que jogaria na boa a 60hz e 16:9 neste exacto momento.



Oh, nem vou falar na Playstation 2 os 90 jogos que tenho, ou NES Mni, SNES Mini, Mega Drive Mini e a vontade que tenho de comprar uma Playstaion 3... mas, pelo amor da santa, 100 € por uma Paystation 3 em segunda-mão e sem comando?! Bem, é pelo melhor, a lista de jogos que tenho para jogar na Playstation 3 é tremenda, ai está, adoro anime, adoro J-RPG e que género é que a Playstation 3 tem mais? Pois é...
 
Última edição:
Por aqui a motivação não me falta, falta-me é o tempo e por isso acabo por fazer como alguns users já disseram mais acima. Meto modo easy para desfrutar da história.
 
Eu desde que terminei o Last of Us 2 estou numa completa rut a nível de jogos...
Olho para a minha biblioteca na Xbox com mais de 100 jogos ou para o Gamepass com os seus mais de 200 e não me apetece jogar nada...
Enfim, o Last of Us foi mesmo um jogo daqueles! Daqueles que é tão bom que estraga os outros jogos todos... :)
 
Eu fiz 30 este ano, e adoro jogos difíceis e de grind, aliás passei uns 5 meses no black desert online, só parei para o last of us e agora o Ghost.

Logo não vejo a idade como diferenciador, certo que até a filha adormecer tenho menos tempo mas depois compenso até às 2 ou 3 da matina.
 
Eu fiz 30 este ano, e adoro jogos difíceis e de grind, aliás passei uns 5 meses no black desert online, só parei para o last of us e agora o Ghost.

Logo não vejo a idade como diferenciador, certo que até a filha adormecer tenho menos tempo mas depois compenso até às 2 ou 3 da matina.

Isso é verdade! O last of us 2 prejudicou-me bastante a nível de sono!
Foi uma semana em que durante o dia eu próprio parecia um zombie... :)
 
Eu ainda não passei consola há próxima geração. No máximo tenho companhia da minha filha. Mas ver anúncios destes faz - me sentir um pouco velho..
Fica aquela sensação do tempo voa sem darmos conta.
O tempo voa mesmo. E cada vez vai se tendo menos paciência e vontade para jogar.
Eu vejo por mim. Já não tenho aquele FOGO que tinha pelos jogos. Vou jogando, mas jamais será o mesmo.
 
Back
Topo