Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Tales of an aging gamer: Why don’t I pick up a controller as often as I used to?

Despite a wider variety than ever before, video games don’t have the same effect on me as they used to. That might not sound like a problem to some of you, but it is to me. I have played video games from the early days of my childhood, starting somewhere around the late ’80s. I became heavily addicted to my Game Boy as a kid, and I can still remember the thrill I felt the day I bought my first PlayStation 22 years ago.

Gaming was like breathing. It was the biggest part of my life as a teenager, one of my priorities as a college student, and eventually one of my most expensive “hobbies” as a young professional.

Further Reading
Ars Technica’s best games of 2018
Then all of a sudden, after thousands of hours spent playing across genres and platforms, boredom hit me hard for the very first time in my early thirties. Some of my favorite games soon gave me the impression of being terribly long. I couldn’t help but notice all the repeating tropes and similarities in game design between franchises.

I figured it was just a matter of time before I found the right game to stimulate my interest again, but time continued to go by and nothing changed.

My 41-year-old cousin had dealt with the same thing years before me, and he had a simple explanation: “Now it’s you who has to worry about rent and bills, not your dad.” Deep inside I knew he was right. The more responsibilities, problems, and stress in life, the more we lose our appetite for things that used to entertain us, gaming included. But could there be something more to it than that? Games themselves were also changing. As technology enabled things I wouldn’t have dreamed were possible as a kid, it created entirely new platforms for gaming.

On top of that, as people grow older there are inevitable changes that influence how we see games—including things as simple as needing glasses to actually play the game. The gradual loss of focusing ability for near vision as we age, known as presbyopia, makes gaming on smartphones and portable game consoles a nightmare for older people. Happenings like this help explain why devices such as PS Vitas are created almost exclusively for younger players.

So, are the changes I've been experiencing some kind of fluke or an inevitable process for many? Can you in essence age out of gaming?


Artigo interessante, não sei se já passou por cá.

Já reparei que já não tenho um terço do entusiasmo que tinha para os videojogos, embora ainda os continue a comprar (basicamente para emagrecer a carteira e engordar o backlog). Nem me posso queixar de falta de tempo, na maior parte das vezes é mesmo falta de vontade.
 
Tales of an aging gamer: Why don’t I pick up a controller as often as I used to?



Artigo interessante, não sei se já passou por cá.

Já reparei que já não tenho um terço do entusiasmo que tinha para os videojogos, embora ainda os continue a comprar (basicamente para emagrecer a carteira e engordar o backlog). Nem me posso queixar de falta de tempo, na maior parte das vezes é mesmo falta de vontade.


Eh,acho que o entusiasmo e disponibilidade tem razões de ser diferentes. Falo por mim que o entusiasmo esfriou de à uns anos para cá. Quanto mais um tipo seguia e percebia acerca de desenvolvimento de de jogos,menos surpresas se tinham e mais exposto se estava a algumas realidades desagradáveis da indústria.

Já a disponibilidade,as mudanças para dedicar menos tempo são completamente normais. À medida que envelhecemos temos de dividir o tempo livre entre mais coisas. Adolescência e reforma são se calhar as alturas com mais tempo livre(pelo menos no papel). A malta com 10s e 20s nos anos 80 se calhar vão ser a primeira geração em que jogar na velhice vai se calhar ser mais normal.
 
Sinceramente nos ultimos meses tambem tenho jogado menos.

Acho, e é a minha opinião, o excesso de oferta faz o interesse baixar. Tenho varios jogos por jogar, nao consigo jogar tudo ao mesmo tempo, e quando comeco um jogo tenho tendencia a demorar a aplicar me no jogo. Para mim tem de ser seguido, começo e depois nao posso parar, com a hipotese de acabar por o encostar.

Um exemplo foi o Odissey que fiz o tutorial, escolhi o personagem e depois nao volter a pegar.
 
Concordo e muito interessante esta thread, este ano tenho jogado mas com pouca frequência ás vezes sem vontade de pegar num jogo só para jogar 1hora ou 30m e ás vezes nesse tempo prefiro ir ver uma série. E depois quanto mais envelhecemos mais parece que temos gerir o tempo, se quiseres fazer isto não podes fazer assado.

Tenho jogos que me duram a terminar 2 meses ou mais o que noutros tempos em semanas já tinha o jogo terminado. Acontece muita vez estar entusiasmado no jogo e depois chegar a meio de um jogo e passarem semanas ou meses sem pegar.

Tenho um backlog jeitoso em 3 plataformas, próxima geração tenho de pensar bem no assunto em reduzir alguma ou reduzir a quantidade de jogos.
 
Queres falar de backlog? :lol:

So tenho duas plataformas de momento que ainda jogo, vendi a xbox. A PS Vita ficou encostada e nao lhe pego a meses. Depois arranjei a PS Classic. Liguei e joguei Tekken 3. Ficou por ai. Tenho pi3 com cartao e imagem de 32gb, varias plataformas, joguei Golden Axe e Dinosaurs.

Ps4, qualquer jogo que tenha saido no Plus no ultimo ano ainda nao consegui jogar. Devo ter uns 6 jogos por terminar.

Switch... Estive a contar e tenho 36 jogos para jogar... Digitais, fisicos... Enfim... Alguns comecei, outros foram compras por impulso. Malditas campanhas e negocios pela internet.

Nas ferias vou estar com mais tempo, espero pelo menos nessa altura terminar uns 3 jogos.
 
Eu costumo ponderar imenso (ver/ler reviews) antes de começar a jogar algo. Se for single player tem que ter boa história e gameplay se não nem pego. Multiplayer é mais do mesmo (Fifa, COD, Rocket League...)
 
Começo a reparar que quase que preciso de me obrigar a pegar num jogo, sobretudo se (como é agora o caso) acabei de vir de outro que me encheu as medidas.
Tem acontecido sempre, ultimamente (leia-se: sempre que vou acabando outros jogos).
 
este tópico está interessante, não pelo estudo mas pelos comentários que tem aparecido por aqui. :)
Também ja vou nos 40entas e ainda jogo regularmente.
Não tanto como antes, em parte porque depois de 1 dia de trabalho (que tambem é passado parte em frente ao ecra) as vezes não apetece voltar para o ecrã, e também porque parece que a paciencia já não é a mesma.
Outra coisa que notei é que passei a ter periodos de tempo em que não apetece jogar nada, posso jogar um bocado esta semana e na próxima não apetece pegar em jogos, depois volta, etc.
 
@Sacripanta

Isso também me acontece. O problema é maior quando o ultimo jogo foi bastante "viciante" e existe uma fase de adaptação a outro jogo que volte a agarrar. Acho que é algo muito comum e que todos os jogadores já sentiram esse "vazio" entre o momento em que terminam um grande jogo que lhes tenha dado bastante satisfação e querem pegar noutro que dê uma idêntica sensação de satisfação.

Depois, e aqui falo por mim, mantendo uma enorme motivação para jogar, já não tenho a mínima paciência para jogos multiplayer e apenas procuro uma experiência single player com boa história e jogabilidade, para ir usufruindo aos poucos. Depois, com os compromissos familiares e dia-a-dia, já lá vai o tempo das horas que se esqueciam a passar enquanto jogava, para dar valor aos pequenos momentos gaming, em doses muito moderadas.

Enfim, coisas da idade :D
 
sim, isso tambem me acontece depois de terminar um bom jogo, as vezes ainda volto lá algumas vezes para fazer mais uns side quests e tentar voltar o interesse, mas nao é a mesma coisa. Depois costuma haver algum intervalo ate voltar a agarrar outro jogo de forma mais frequente.
 
É verdade que também me acontece.
Quando é um jogo muito bom e grande, ao acabar fico sempre com uma sensação de vazio que é difícil o jogo que vem a seguir preencher.
A última vez que me aconteceu acho que foi com o Witcher 3.
110 horas por aquele mundo naquelas aventuras todas que quando finalmente acabei tudo fiquei mesmo com tristeza de ter chegado ao fim.
 
Aproveito o tópico para expor o que me aconteceu, tenho jogado muito menos videojogos tinha dias que não me apetecia jogar nada. Agora passei a jogar jogos de tabuleiro modernos, no ano passado tinha registado no ano todo 66h (coleção mais pequena e éramos poucos ainda), este ano vamos em finais de Agosto e já levo 144h registadas, também ajudou o facto de começar a jogar regularmente com os meus amigos e namorada com uma coleção muito melhor e mais abrangente.
 
Tudo uma questão da experiência que se tem em relação ao género do jogo ou jogos em questão, também não consegui ir para outro Western RPG depois de completar o Divinity Original Sin, tente mas não consigo tocar no Dragon Age Inquisition, por exemplo, graficamente está muito agradavel, finalmente corre a 100% no meu actual sistema mas... o sistema de combate genérico aborreceu-me, tentei ir à "origem", o Dragon Age Origins, as primeiras horas foram muito agradáveis, o jogo a correr completamente suave com excelente detalhe.. e depois fui novamente vencido pelo sistema de combate, este ainda mais genérico e monótono, já não consigo jogar um Western RPG que não seja por turnos...

Penso já ter referido isto, o truque é mudar de género ou ir ás raízes do mesmo, voltar para algo mais simples, um actual Need for Speed é monotono? Porque não experimentar o Underground 2 ou um Need for Speed 3: Most Wanted? Agora a correr a 1440p / 4K e / ou a 144hz com Variable Refresh Rate? Tenho as minhas razões para não voltar a jogar no televisor 4K (versão resumida, jogar a 4K 60hz e depois jogar a 1080p 144hz troca-me o cérebro por completo :D) mas há muito jogo antigo que fica um mimo a 4K.


Pessoalmente já não acho é muita piada jogar sozinho jogos online, depois de muitas horas a jogar Battlefield com o pessoal ou jogar Duck Game ou BroForce em casa de amigos, já não consigo ir para um Call of Duty ou um Vermintide Diablo, que seja, já não é o mesmo, até para o World of Warcraft Classic vou comprar um headset novo só mesmo para jogar com o pessoal via VOIP que já nem isso aguento jogar sozinho.
 
este tópico está interessante, não pelo estudo mas pelos comentários que tem aparecido por aqui. :)
Também ja vou nos 40entas e ainda jogo regularmente.
Não tanto como antes, em parte porque depois de 1 dia de trabalho (que tambem é passado parte em frente ao ecra) as vezes não apetece voltar para o ecrã, e também porque parece que a paciencia já não é a mesma.
Outra coisa que notei é que passei a ter periodos de tempo em que não apetece jogar nada, posso jogar um bocado esta semana e na próxima não apetece pegar em jogos, depois volta, etc.
Tem me acontecido muito isso ultimamente, ás vezes com a canseira do trabalho e ginásio chego a casa e prefiro estar a ver uma série depois ao fim de semana lá pego num jogo. No entanto se um jogo me agarrar estou horas de volta dele!

Tem me acontecido muito estar a jogar e a meio do jogo não me apetecer jogar, depois passado semanas lá volto a ele porque deu novamente aquele click.
 
Eu honestamente fico maiores períodos sem jogar nada mas apenas porque sinto que os jogos são fraquinhos, ou os meus standards aumentaram com a idade.

De x em quando vem um Witcher 3, Borderlands 2, BF4, Metros e Divinity desta vida que me prendem mas depois olho para o que vem a seguir, ou nem me chamam a atenção, ou então compro, jogo e aborreço-me.

Também depende um pouco da altura da vida...quando emigrei, instalei o Tinder e não tinha mãos a medir, ao ponto de ficar viciado em mulheres como nunca tive na vida. Isso também me fez afastar nos dois primeiros anos cá.

Agora estou focado noutras coisas mas penso que no inverno estarei mais tempo a jogar...se saírem melhores jogos.
 
Entretanto "obriguei-me" a começar a jogar o Witcher 3.

Agora não me posso queixar de falta de tempo para jogar, felizmente. Vontade para me dedicar logo a outro(s) jogo(s) de empreitada é que já não há. Nem é por falta da qualidade dos jogos (tenho um backlog de qualidade), é mais resistência a começar.

E já notei um padrão (que quero ver se contrario agora com este): Começo os jogos, ponho-os de parte e depois passado umas semanas volto a pegar neles e é até os acabar e a divertir-me como sempre.

Foi assim com o Shadow of Mordor(já com a sequela foi pegar nele e sempre a andar, mas não conta porque é praticamente a mesma coisa que o anterior em termos de jogabilidade), com o Kingdom Come e mesmo com o Divinity. Aliás, no caso deste último até o joguei até ao fim do Act I e depois fui pegar no KC até o acabar e mal comecei (e encostei) o RDR 2, só voltando a recomeçar o Divinity quando acabei o anterior.

Diga-se de passagem que são todos jogos com história (e curiosamente focados no single player), o que também significa que à partida sei que vou ter que dedicar ali algum tempo.
 
ja que o tema esta a puxar mais para os rpgs, também gosto, mas tenho um problema com eles, especialmente os melhores e mais detalhados, normalmente começo com algum interesse, ao fim de uns dias (e ainda bem longe do fim) faço um break, depois nao consigo voltar a pegar-lhe porque ja nao me lembro onde ia, nem a a sequencia do que estava a fazer e acaba por ficar encostado até um dia.. o witcher3 foi um bom exemplo disso. jogo impecavel, mas larguei-o um bocado para pegar noutro e ja la vao meses.

Isto não acontece tanto com jogos mais simples, um fps ou outros, que em 5mns ou menos é continuar o save e siga.
Voltar a versões mais antigas de jogos não me atrai, tenho um amigo que faz muito isso, começa uma sequela nova de uma serie qualquer de jogos e passado pouco tempo vai buscar um dos mais antigos. Eu prefiro o atual, os visuais são muito melhores a evolução ao fim de alguns anos nota-se bem.
 
Volta e meia um tipo lá pega na mega drive ou nintendo 64 e mata as saudades.

O interesse pelo jogo vem diminuindo com a idade. Acaba por ser normal na maior parte dos casos pois preenchemos mais a vida com responsabilidades (Família, trabalho etc) mas falo por mim, nunca deixei de jogar. Jogo menos claro, mas o bichinho continua lá presente.

No PC, é jogos FPS e na PS é jogos Single Player, excetuando o fifa.
Acabo por me identificar com muita malta aqui que acaba um jogo do qual gosta muito e depois parece que demora a voltarmos "querer gostar" de outro jogo. Quando terminei o Darksiders 2 fiquei com um vazio enorme que não me dava vontade nenhuma de jogar outros títulos. Depois aos poucos um tipo lá vai esquecendo e começa a jogar outros. No PC, começo a ter cada vez menos paciência para jogar em FPS se estiver sozinho. Antigamente um gajo rapidamente chamava 3 amigos e faziam-se ali longas sessões de gaming. Hoje em dia, mais complicado. Confesso que jogos como PubG ou Cs Go só me dão gosto em jogar se for com companhia. Um tipo também vai ao Discord da Zwame e nunca lá está ninguém desanima logo :lol:.
 
Eu ando há meses sem jogar nada com história, ando sem paciência e só tenho jogado jogos online. Sempre fui uma pessoa que sempre gostou de jogar uma boa campanha do que quer que fosse. Há uns meses atrás peguei no Shadow of War e nem se quer o acabei, andava a jogar sem vontade. O único que terminei há uns meses atrás foi o Crahs Team Racing.

Ainda tenho aqui vários jogos por jogar, alguns selados há mais de 1 ou 2 anos e não consigo pegar neles.
 
Back
Topo