Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Eu tenho muita dificuldade em acabar um jogo. Mas mesmo muita. O último que joguei foi o valkyria chronicles 4 e esforcei-me mesmo para chegar ao fim da "campanha", ao ponto de já estar a jogar "obrigado" nas últimas missões (o que é estúpido).
A maior parte das vezes desisto para aí a meio dos jogos! Sou sincero, acho que hoje em dia eles também são muito longos, se fossem mais baratos e curtos.
 
@Snake Link

Provavelmente já não tens o mesmo gosto que tinhas antes.

Eu também já não tenho aquela vontade de jogar que tinha á 5 anos atrás. Continuo a jogar campanhas e online. Vou jogando aos poucos, apatecendo jogo, não apatecendo, não jogo.

@BolaBrancaV7

Passar as campanhas é regra principal quando vou jogar. Mais do que jogar online.
 
A maior parte das vezes desisto para aí a meio dos jogos! Sou sincero, acho que hoje em dia eles também são muito longos, se fossem mais baratos e curtos.
Isso não é necessariamente negativo. Eu também ajo assim muitas vezes. No meu entender, se um jogo me entreteve durante dez a vinte horas, já cumpriu o seu propósito e dou o dinheiro por bem gasto.
 
Pessoalmente tenho dificuldade em pegar. Depois de viciar lá vou até ao fim. Um tipo já não é adolescente e o tempo já não é o mesmo de outros tempos..
No entanto com a PS4 já tive umas boas experiências. RDR2, The Witcher 3 (+dlc), AC Black Flag e Origins, Final Fantasy XV são alguns jogos que aproveitei. Fiz a história e depois encosto, já não tenho a paciência para rebentar com troféus e essas coisas.
 
Eu por outro lado acho que estou viciado. Tipo ás vezes deixo alguma tarefa porque tenho vontade de jogar e fazer mais aquele "achievment" para aumentar o gamerscore, apesar de isso não valer nada no mercado de trabalho.

Coloquei a regra de não comprar mais que 1 jogo por ano, infelizmente este ano já comprei 5, o que já mostra o mal que tenho. Não pretendo comprar mais nenhum.
Depois vendi uns quantos, mas alguns tenho tipo receio de vender, atribuo uma memória ou razão qualquer para não o fazer.
Ainda tenho uns quantos jogos com uns 3 ou 4 anos que nunca joguei...

Quero ver se jogo menos, a porra dos achievments é alta droga, já joguei cenas grátis que não me interessam só por que tinha achievments fáceis e lá se foram umas quantas horas de vida.

Tenho mesmo que enfiar as consolas num caixote e não tocar mais durante uns meses.
 
Eu por outro lado acho que estou viciado. Tipo ás vezes deixo alguma tarefa porque tenho vontade de jogar e fazer mais aquele "achievment" para aumentar o gamerscore, apesar de isso não valer nada no mercado de trabalho.

Coloquei a regra de não comprar mais que 1 jogo por ano, infelizmente este ano já comprei 5, o que já mostra o mal que tenho. Não pretendo comprar mais nenhum.
Depois vendi uns quantos, mas alguns tenho tipo receio de vender, atribuo uma memória ou razão qualquer para não o fazer.
Ainda tenho uns quantos jogos com uns 3 ou 4 anos que nunca joguei...

Quero ver se jogo menos, a porra dos achievments é alta droga, já joguei cenas grátis que não me interessam só por que tinha achievments fáceis e lá se foram umas quantas horas de vida.

Tenho mesmo que enfiar as consolas num caixote e não tocar mais durante uns meses.

Os Achievements e platinas só nós servem para prender a jogos e plataformas. Eu tenho 20 platinas, já joguei jogos além do tempo que me estavam a divertir ou jogos que não jogaria se não fossem as platinas.
Agora jogo o que me diverte, pois isto é um hobby e não um trabalho.
Quanto a compra de jogos, tenho bem mais dos que consigo ou conseguirei jogar, agora estou mais seletivo e não compro só porque está em promoção. O objetivo de comprar um jogo por ano é extremo e fácil de falhar.
 
Os Achievements e platinas só nós servem para prender a jogos e plataformas. Eu tenho 20 platinas, já joguei jogos além do tempo que me estavam a divertir ou jogos que não jogaria se não fossem as platinas.
Agora jogo o que me diverte, pois isto é um hobby e não um trabalho.
Quanto a compra de jogos, tenho bem mais dos que consigo ou conseguirei jogar, agora estou mais seletivo e não compro só porque está em promoção. O objetivo de comprar um jogo por ano é extremo e fácil de falhar.

Eu ainda estou na primeira fase :)
De jogar além da diversão por um ou outro troféu :)
Mas no geral, acabo sempre por me divertir.
Mas sei que isto não vai durar para sempre e mais cedo ou mais tarde vou dar o salto para a fase onde tu já estás :)
 
Quanto a compra de jogos, tenho bem mais dos que consigo ou conseguirei jogar, agora estou mais seletivo e não compro só porque está em promoção. O objetivo de comprar um jogo por ano é extremo e fácil de falhar.
Tenho agora 129 jogos, estou quase a chegar aos 120, ando a terminar uns quantos só para me livrar deles. Queria ver se ficava só com 100 e o resto que joga-se era cenas do Plus ou assim. Mas uma pessoa agarra-se ás tretas. Enfim.
 
Última edição pelo moderador:
Ainda há dias estava à conversa com amigos que diziam que tinham deixado de jogar inicialmente por não se conseguirem controlar (horas em frente ao ecrã e descuido da vida pessoal e responsabilidades relacionadas) e posteriormente por terem perdido o interesse.

Perguntei-lhes o que é que faziam agora no tempo livre e ambos responderam que se dedicam ao consumo de serviços streaming em catadupa.

Ou seja, basicamente ocupam o mesmo tempo mas desta vez a verem episódios de séries colados uns aos outros, substituíram um "problema" por outro.
 
Ainda há dias estava à conversa com amigos que diziam que tinham deixado de jogar inicialmente por não se conseguirem controlar (horas em frente ao ecrã e descuido da vida pessoal e responsabilidades relacionadas) e posteriormente por terem perdido o interesse.

Perguntei-lhes o que é que faziam agora no tempo livre e ambos responderam que se dedicam ao consumo de serviços streaming em catadupa.

Ou seja, basicamente ocupam o mesmo tempo mas desta vez a verem episódios de séries colados uns aos outros, substituíram um "problema" por outro.

Com a única diferença que ver "televisão" é socialmente aceite e bem-vindo, mas jogar já não é a mesma coisa.
 
Ainda há dias estava à conversa com amigos que diziam que tinham deixado de jogar inicialmente por não se conseguirem controlar (horas em frente ao ecrã e descuido da vida pessoal e responsabilidades relacionadas) e posteriormente por terem perdido o interesse.

Perguntei-lhes o que é que faziam agora no tempo livre e ambos responderam que se dedicam ao consumo de serviços streaming em catadupa.

Ou seja, basicamente ocupam o mesmo tempo mas desta vez a verem episódios de séries colados uns aos outros, substituíram um "problema" por outro.
Pois ver novelas ou séries não é mal visto socialmente, jogar jogos ainda é. Eu no meu caso controlo bem o tempo com a família e está sempre a frente, mas no tempo que tenho livre deixei de ver praticamente TV, as séries para mim tornaram-se numa perda de tempo bem maior, novelas nem vale a pena falar.
 
Pois, mas o ponto que queria focar é que como não conseguiam controlar o vício deixaram de jogar até perderem o interesse em experimentar jogos novos.
 
Pois, mas o ponto que queria focar é que como não conseguiam controlar o vício deixaram de jogar até perderem o interesse em experimentar jogos novos.
Sim, e trocaram por outro vício que ainda exige menos esforço.
O mal não está em jogar jogos, ver TV, ler livros, está no exagero e se esses hobbies atrapalharem o quotidiano.
 
Se por esforço quiseste dizer "empenho" ou "interesse", concordo.

Para haver motivação para jogar das duas uma: ou já conheço o jogo/história/género ou o mesmo é tão bom que me agarra logo nas primeiras horas de jogo.

Posso dar como exemplo (bem recente) a minha experiência com o The Witcher:
Comecei por tentar jogar o Assassins of Kings mas pouco mais joguei que o tutorial. Não me interessou.
Já o Witcher 3 teve outro resultado. E perco horas naquilo (sem ter a mesma necessidade de o jogar todos os dias como era há uns anos com WoW's e anteriores), tal como "perdi" com o Divinity II antes deste.

Já não consigo jogar só por jogar, aborrece-me e prefiro e fazer outra coisa qualquer. Mas daí a perder completamente o interesse ainda vai uma grande distância.
 
Se por esforço quiseste dizer "empenho" ou "interesse", concordo.

Para haver motivação para jogar das duas uma: ou já conheço o jogo/história/género ou o mesmo é tão bom que me agarra logo nas primeiras horas de jogo.

Posso dar como exemplo (bem recente) a minha experiência com o The Witcher:
Comecei por tentar jogar o Assassins of Kings mas pouco mais joguei que o tutorial. Não me interessou.
Já o Witcher 3 teve outro resultado. E perco horas naquilo (sem ter a mesma necessidade de o jogar todos os dias como era há uns anos com WoW's e anteriores), tal como "perdi" com o Divinity II antes deste.

Já não consigo jogar só por jogar, aborrece-me e prefiro e fazer outra coisa qualquer. Mas daí a perder completamente o interesse ainda vai uma grande distância.
WoW esse sim posso dizer que era vício, mas foi numa altura que tinha tempo. Se bem que se continuasse naquilo continuava solteiro e cheio de tempo.
Posso dizer que jogo por gosto, e tenho 43 anos. Deixei de fazer platinas por isso mesmo, porque a determinada altura estar a fazer grind, repetir histórias por causa de um troféu e o divertimento fica para trás.
 
Back
Topo